Início Artigos Astrologia LUA CHEIA EM ESCORPIÃO

LUA CHEIA EM ESCORPIÃO

458
0
Amanhecer com Lua Cheia

O mês de maio está cheio de eventos celestes! A começar por esta semana com início em 4 de maio, teremos Lua Cheia no dia 7, às 7h45, em Escorpião. A fase de Lua Cheia costuma acentuar, acelerar ou fazer chegar ao auge os eventos que tiveram inicio no ciclo atual.

Desde o inicio, esse ciclo tem sido de muitos desafios, controvérsias, contradições e esquisitices, e já pudemos constatar isso nos movimentos descompassados da politica, da economia, da saúde pública e de nossas vidas. Portanto, espera-se que os índices da covid-19 explodam e extrapolem as expectativas, que os contrassensos do presidente e sua corja continuem, que seja necessário decretar o lockdown em breve para coibir o maior avanço da covid-19.

Movimento aparente de retrogradação

Na semana que vem entre os dias 11 e 13, teremos alguns planetas entrando em retrogradação. Plutão, que já entrou há alguns dias, Júpiter e Saturno, além de Vênus. Tudo isso somado deve representar a decretação  do lockdown em alguns locais e sentiremos essa parada como algo brusco: pode haver muitas reações e espera-se alguma histeria por parte dos que são contra.

E, se depender de Vênus, sem duvida atingiremos o pico da doença, o auge no numero de mortos e as consequentes tragédias que virão acompanhando tais tendências. Isso porque a pequena benéfica vai retrogradar a partir do dia 13 de maio no signo de Gêmeos e por seis semanas. Trata-se de um longo período, durante o qual, tudo deve permanecer fechado e ao sabor dos desmandos e descompassos que já conhecemos.

Vênus é estrela mais brilhante que vemos no céu. Ela atrai nossos olhos com sua beleza e representa os nossos desejos e a capacidade que temos de atraí-los para nós, sejam pessoas, objetos ou situações. Ela nos conta sobre nossos afetos, gostos, valores e preferências, descreve nossa habilidade em seduzir, conquistar, agradar e ser amado, atraindo união, harmonia, paz e bem-estar para nossas vidas. Se a pequena benéfica estará andando para trás nas próximas semanas, veremos seus atributos diminuírem ou mesmo se anularem, sendo substituídos por sentidos e significados diferentes ou mesmo inversos.

Gêmeos

A retrogradação ocorrerá no signo de Gêmeos, que rege a respiração, os pulmões, os braços e mãos, rege as trocas, seja de objetos ou de informações, além da comunicação, o contato e o deslocamento em todos os sentidos; consequentemente, o signo rege tudo o que é da esfera de atuação do coronavírus nos humanos, sobretudo o contágio. Gêmeos rege ainda a juventude, a adolescência, a fase mais tenra do jovem adulto e simboliza as camadas mais populares da sociedade. Isso posto, parece que a doença está mirando na pontaria do público jovem e das classes menos abastadas, que para nossa tristeza, serão os próximos a serem muito afetados.

Não é pra menos, já que as condições sanitárias e de moradia da periferia das grandes cidades são críticas e precárias, sendo difícil pedir para esse público jovem que permaneça em casa em ambientes tão restritos e opressores. É numa hora como essa que devemos agradecer por não termos sido afetados e render nossas homenagens aos que estão nos deixando e aos seus familiares, pois é às custas do seu sofrimento e pesar que as transformações necessárias ao nosso tempo, vão acontecer. Na realidade, essas pessoas se colocaram a serviço dessa grande mutação, à qual estamos todos atravessando, em direção a um novo mundo, uma nova terra, uma nova era.

Explico: a Astrologia é o estudo da qualidade que o tempo e seus eternos ciclos têm. Através do seu estudo constatamos que vivemos vários ciclos que se sobrepõem ao mesmo tempo, alguns pessoais, outros sociais e outros ainda coletivos. Cada ser humano que está nos deixando nesse momento está fechando um ciclo pessoal e partindo dessa pra outra dimensão e momento de sua vida espiritual; mas cada um deles também faz parte de um ciclo maior, um ciclo da humanidade, que está se encerrando, fechando as portas de uma era racional (ou irracional?), truculenta, materialista, autocrática e violenta, de exploração da natureza pelo homem e do homem pelo homem, sempre em busca de obter maior poder, da ambição desmedida, do dinheiro em penca, símbolos máximos do mundo em que vimos vivendo.

Ouranos, o deus celestial

Está na cara que essa pandemia está a serviço de algo maior, seja da Providencia Divina, de Deus ou do Destino da humanidade, ou do que quisermos chamar; a mim parece claro que precisamos reconhecer o quanto temos excluído pessoas, classes, grupos, minorias, gêneros, raças, religiões, profissões e até governos; parece claro que temos com a oportunidade de equilibrar danos, rever princípios, repensar valores, questionar atitudes, posições e comportamentos em nome de construir um novo mundo, um mundo mais justo, mais ordenado, igualitário, fraterno, democrático e livre, onde todos possam ser e viver em paz, com condições de vida mais humanas e espiritualizadas.

Em breve, adentraremos uma nova fase, ou mesmo uma nova era em que o SER será valorizado em detrimento do TER! Uma era que proponha um viver mais alegre, leve, consciente e responsivo, um viver que faça sentido e tenha significado para cada um como individuo, para cada grupo como comunidade, para cada nação como coletividade e para a humanidade enquanto espécie. Temos um longo caminho a percorrer até o final do ano, quando inauguraremos esse novo mundo; um mundo que só será construído aos poucos, para tanto temos que cultivar a paciência como virtude indispensável.

Mas vamos dar um passo de cada vez para que tenhamos tempo de processar cada etapa, reequilibrar cada situação, cuidar de cada indivíduo, de cada família, de cada grupo, cada crise, cada necessidade no seu tempo. E a próxima fase é a da retrogradação de Vênus, que funciona como um sinal de que ali, naquele lugar do nosso mapa natal, estivemos acelerando o passo e agora se faz necessário rever, repensar, retroceder, se desculpar, se curvar, refazer, atrair e reconquistar o território perdido. No mapa astral do Brasil, esse lugar é justamente o do povo, já que a Vênus vai retroceder sobre a Lua do Brasil, que mora em Gêmeos. É hora do país se desculpar com seu povo.

Quanto à Lua Cheia em Escorpião, signo da morte e da transformação, também conhecida como Lua de Wesak ou da Iluminação Buda, que personificava Luz e Sabedoria espiritual, temos a oportunidade de meditar e pedir pela libertação da humanidade e pela transfiguração de Buda e da realidade em direção a uma maior consciência. Wesak é o grande festival do Oriente, que se dá sempre nesta Lua Cheia, momento em que Buda desencarnou e em que se comemora sua jornada de volta ao lar, promovendo uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior. Vamos aproveitar a oportunidade!

O regente desta lunação, cujo ascendente não por acaso é Gêmeos, é Mercúrio, o mensageiro, que está ao lado do Sol no setor XII do mapa, evidenciando que estamos todos confinados e assim permaneceremos. O Sol forma uma boa parceria com a trinca Saturno/Júpiter/Plutão, que paira no setor da morte e das transformações, espaço também de recolhimento, confirmando que só através da quietude e da reflexão, atingiremos nossos turning points e nos ultra-passaremos.

Escorpião

A Lua Cheia por sua vez, está no setor da saúde, representando todos os que estão a serviço da saúde publica e da humanidade para trazer cuidado e conforto aos que precisam. É por todos eles, doentes e curadores que devemos nos manter recolhidos, emanando-lhes luz. E que assim seja

Confira abaixo lendo a respeito do seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também.

ÁRIES Lua cheia ativa o eixo finanças/economia, crises/transformações: cabe refletir. Quanto à ação, estará mais voltado aos projetos futuros e a articulação e negociação dos mesmos. Vênus deve questionar justamente os tais negócios futuros e sugerir que refaça alguns caminhos no que tange a tratativas e documentos.

TOURO a Lua culmina no que tange os relacionamentos e sugere diálogo, negociações, melhores amarrações. Mas também sugere que trate a vida, as coisas e as pessoas com mais afeto e cuidado. No âmbito das finanças, será preciso refazer caminhos, rever o passado, repensar gastos, ganhos e valores.

GÊMEOS cheia ocorre no dia a dia e bastante agitação e atividade. Você terá tempo de processar tudo a contento, mas deve levar em consideração os afetos e sentimentos alheios. Ao retrogradar, Vênus sugere que deva recuar em alguns assuntos e revisitá-los com mais dedicação e detalhamento: valores, finanças e afetos em jogo.

CÂNCER cheia ativa os assuntos futuros, projetos, negócios ou situações que entram em foco e os temas se referem a finanças, afetos ou filhos: dedique-se para que saiam a contento. A principio, o retrocesso de Vênus parece não incomodar, mas ao examinar de perto, questões familiares voltam a cena para serem resgatadas. Mergulhe.

LEÃO cheia põe foco nos temas familiares que vem trabalhando há semanas. Você tenta desviar a atenção para o profissional, mas não consegue de todo. E Vênus confirma que os projetos futuros só vão caminhar, se os carmas familiares forem enfrentados, revistos e cuidados. Não se deixe iludir por sentimentos. Seja realista.

VIRGEM Lua cheia estimula o pensamento, a comunicação e o conhecimento, lembrando que tudo isso deve ser tratado com maior profundidade e adequação filosófica, para que possa vir ao mundo em breve. É no âmbito interno e das relações domésticas e familiares que Vênus aconselha revisão e reposicionamento.

LIBRA cheia ativa as finanças e a economia, as crises e as transformações sejam materiais ou emocionais. No momento, tudo parece fluir de vento em popa, mas já há sinais de que temas como criativos, culturais, intelectuais, de  justiça ou de viagens, podem precisar de revisão, aprofundamento ou renegociação em breve. Aprofunde-se.

ESCORPIÃO Lua cheia se dá no seu signo e acentua os relacionamentos, temas e projetos que envolvam outras pessoas. O momento indica que as atitudes mais generosas e afetivas podem dar mais certo para atingir seus objetivos do que enrijecer ou forçar a barra. Mesmo assim, um deles terá que ser revisto e renegociado.

SAGITÁRIO seu foco deve se manter no dia a dia e nas áreas objetivas e práticas de sua vida para atingir seus objetivos. Um de seus relacionamentos mais íntimo ou próximo tende a precisar de revisão e renegociação. Você ou o outro terão que recuar e rever posições para chegar a um acordo. E pode levar um tempo para ser retomado.

CAPRICÓRNIO Lua cheia agita o eixo da criatividade, dos amores, afetos, amizades e diversões. Mesmo em tempos de isolamento, comemore a dois, porque será muito mais divertido. No dia a dia, algo ou alguém tende a recuar, diminuir, desacelerar, desistir. Cuide também da saúde e das relações no ambiente de trabalho.

AQUÁRIO Cheia acontece no eixo de casa/trabalho e os dois ambientes parecem fluir muito bem, com renovação, esperança e até romantismo no ar. No âmbito mais pessoal, você vem pressionando alguém próximo e a recomendação é que não vai adiantar. Melhor seria deixa-lo livre e solto pra fazer suas próprias escolhas.

PEIXES seu regente Netuno está envolvido com a Lua Cheia e isso pode trazer situações, vivencias e sentimentos muito gostosos pra você em seus contatos, relacionamentos, interações. No entanto, em breve algo ou alguém de sua base familiar tende a recuar, retroceder ou desacelerar. Reflita e respeite o ritmo, por ora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here