Início Artigos Astrônomos que também foram astrólogos no ocidente

Astrônomos que também foram astrólogos no ocidente

274
0

Nosso colega, Fernando Guimarães, astrólogo renomado em São Paulo e Campinas-SP, teve a gentileza de nos ceder um de seus artigos, interessante como sempre. Confira e deleite-se com as informações!

By Fernando Guimarães

Embora astrologia e astronomia sejam disciplinas distintas, muitos astrônomos tiveram um interesse secundário pela astrologia. Ao longo da história, essas duas áreas do conhecimento foram entrelaçadas de maneiras complexas e interessantes.

A diferença entre astrônomos e astrólogos

Embora ambas as disciplinas estejam relacionadas ao estudo dos corpos celestes, astrônomos e astrólogos diferem em suas práticas e crenças. Astrônomos buscam uma explicação científica para os fenômenos celestes, enquanto astrólogos buscam encontrar significados e padrões através da interpretação de mapas astrológicos.

Astrônomos que se aventuraram na astrologia

Nicolau Copérnico

Copérnico foi um astrônomo renomado e autor de “De Revolutionibus Orbium Coelestium“, que defendeu o modelo heliocêntrico do sistema solar. Ele também produziu um almanaque que incluía previsões astrológicas.

Johannes Kepler

Além de ser conhecido como o pai da astronomia moderna, Kepler também era um estudioso da astrologia. Ele usou seus conhecimentos astrológicos para tentar explicar as movimentações planetárias, mas em geral tentava separar as duas disciplinas.

Tycho Brahe

Brahe fez muitas observações precisas do céu noturno, coletando dados que seriam importantes para o desenvolvimento da física moderna. Ele também era um patrono generoso da astrologia, produzindo mapas astrológicos para a nobreza da Europa.

As crenças astrológicas no Ocidente

No ocidente, a astrologia tem suas raízes nas tradições gregas e romanas, mas também incorpora influências judaicas e árabes. Ela foi muito popular na Europa medieval e renascentista, e muitas acreditavam que os corpos celestes influenciavam os eventos na terra.

Nicolau Copérnico: astrônomo e astrólogo

Nicolau Copérnico: astrônomo e astrologo
Nicolau Copérnico: astrônomo e astrologo

Copérnico foi um astrônomo polonês que desafiou a teoria geocêntrica então dominante, propondo um modelo heliocêntrico do sistema solar. Ele também produziu almanaques astrológicos.

Johannes Kepler e sua relação com a astrologia

  • Data e local 1571, Alemanha
  • Contribuição para a astrologia: Aplicou seus conhecimentos de astrologia à questão da ordem do sistema solar, tentando encontrar padrões que ajudassem a explicar os movimentos planetários.

Tycho Brahe: Astrônomo e patrono da Astrologia

1) O “Maior Observador da Era Pré-telescópica” – Brahe fez observações astronômicas incrivelmente precisas (e às vezes bizarras) na Europa do século XVI. Ele coletou dados que seriam cruciais para a física moderna.
2) Um Professor Generoso – Brahe formava seus próprios assistentes e alunos, muitos deles criados para se tornarem seus sucessores. Ele também era um patrono generoso de estudiosos e astrólogos, produzindo mapas astrológicos para a nobreza europeia.

Galileu Galilei: sua contribuição para a astronomia e sua relação com a astrologia

Galileu Galilei: sua contribuição para a astronomia e sua relação com a astrologia
Galileu Galilei: sua contribuição para a astronomia e sua relação com a astrologia

Galileu é frequentemente considerado o pai da física moderna. Ele fez muitas descobertas importantes em astronomia, incluindo os satélites de Júpiter, as fases de Vênus e as manchas solares. Ele também aplicou seus conhecimentos astrológicos ao seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here