Lua Cheia amplia consciência

A fase da Lua Cheia desse ciclo entra no dia 12 de março às 11h55 em Virgem.

Novamente um stelium em Peixes ocupa o alto do mapa: Sol e o mensageiro Mercúrio, unidos aos curadores Netuno e Quiron. O signo de Peixes continua exaltado e necessário ao emanar suas características humanitárias e sensíveis às questões sistêmicas para que possamos, sincronicamente, nos abrir aos temas que pululam à nossa volta como fome em índices alarmantes, guerras inúteis e ininterruptas, corrupção e autoritarismo correndo soltos-mundo afora, violência exponencial contra os mais fracos e as minorias, contravenção se multiplicando a olhos vistos, massacres do homem pelo homem como uma realidade pra se acostumar (?). Tomara que a consciência coletiva, a compreensão universal e sistêmica, a compaixão e o voluntarismo militantes do signo possam contribuir pra aplacar, ao menos em parte, o sofrimento desses milhares de pessoas.

E, como ficamos mais sensíveis e abertos às questões da barbárie humana quando os planetas caminham por aquele signo, podemos atentar à nossa volta para quais ações, por menores que sejam, podemos realizar pra tornar o mundo um lugar melhor pra se viver; podemos ainda nos engajar em alguma das incontáveis inciativas de grupos ou indivíduos que militam em alguma causa que nos sensibilize; podemos nos dispor multiplicar e compartilhar a informação e a ação sobre elas; podemos agir e não ficar esperando que o outro, o parente, o vizinho ou o governo o façam.

Um exemplo disso é www.semanaheforshe.org , que ocorre no MAM – Museu de Arte Moderna, Parque do Ibirapuera, de 8 a 14 de março, com programação gratuita. Parece feito em homenagem ao signo que nos estimula também a criar e espalhar arte, beleza, música, convivência e romantismo, temas que tornam nossa caminhada mais charmosa e amena. Vamos cultivá-los?

A Lua em Virgem nos convoca a perceber que podemos ter uma vida mais simples, mais despojada, mais próxima da natureza e de seus ritmos, mais próxima do que é puro, essencial, básico, bom e belo justamente porque é singelo. Na fase Cheia podemos ver nossos propósitos chegando ao auge; ou constatar o que falta ou pode ser corrigido pra que sejam atingidos a curto, médio e longo prazos. Peixes nos ferramenta com especial visão sistêmica e ampla pra que possamos vislumbrar o todo, em 360 graus.

Para que possamos ficar mais abertos e receptivos ao vem de fora, dois planetas realizam movimentos que nos permitem diminuir o ritmo e observar: Marte, o executivo, que entrou em Touro, signo onde traça minuciosas considerações antes de partir pra qualquer ação e Vênus que caminha retrógrada em Áries. Em mútua recepção, quando um caminha no signo do outro, pedem a nossa atenção para o descompasso da vida interna com a externa, das relações sociais e afetivas, dos desejos com a realidade.

Mercúrio se muda pro signo de Áries no dia 13 próximo e nos deixa mais intuitivos, espertos, diligentes, objetivos e comunicativos. No final de semana se encontra com Vênus e promete amenizar os descompassos da bela pequena.

triangulo equilátero, figura geométrica perfeita

Outra boa configuração é formada entre Marte e Saturno, os mais fazedores. Unidos ao Nodo Norte que transita no incansável Virgem, os três formam um triangulo equilátero, que nos mantem ativos e empreendedores. Oxalá!

Pena é que Urano, o rebelde e irreverente em contato com Júpiter, o expansor e em tensão com Plutão, o poderoso, permaneçam nos alertando que os confrontos e rebeldias se estendem ainda por algumas semanas, principalmente pros nativos do 2º e 3º decanatos de Áries, Libra, Capricórnio e Câncer. Boa semana pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIEScheia focaliza saúde física e mental. Vênus pede atenção às relações e ao dispêndio desmesurado de energia. Seu regente Marte propõe ritmo mais lento pra que possa degustar melhor a vida. Ao adentrar setor de ganhos e valores, ele pede que produza e dê valor ao que angaria. Mercúrio em seu signo vai ajudar muito.

TOUROCheia põe foco nos seus planos e projetos futuros, demonstrando claramente onde estão os gargalos que atrapalham suas devidas implantações. Que tal valorizar mais as relações humanas e menos as coisas e a segurança? É por isso que sua regente Vênus pede revisão profunda do seu papel de indivíduo e cidadão do mundo.

GÊMEOSvocê se encontra aflito por dois temas: os relacionamentos e as finanças. Sempre vai ter desafios por conta de sua volubilidade perante qualquer tema da vida. Nem todo mundo lida bem com mudanças frequentes. Seja firme, maduro e confiável frente ao olhar dos outros. Sentirá e transmitirá mais segurança. Experimente.

CÂNCER fase cheia vai trazer bastante agitação pro seu domingo e pra sua semana também. Fique atento ao dia 14 e ao final de semana, seja às mudanças repentinas e imprevistos positivos ou não, quanto aos relacionamentos em geral, à saúde e ao ambiente de trabalho cotidiano. Boas oportunidades batem à sua porta. Agarre-as.

LEÃOcheia mostra que as finanças caminhariam melhor se não fossem os contratempos. Alguns não são controláveis, mas quem sabe pudesse ser mais prático e objetivo no trato delas? Crises merecem atenção aos detalhes, mas só se transformarão mesmo em dois meses. Cuide da qualidade dos pensamentos e palavras.

VIRGEMcheia em seu signo mostra os descompassos entre você e os parceiros. Será que não anda exigente demais consigo e com os outros? Maneire, releve e critique menos. Não é preciso se ater tanto aos detalhes e por conta disso alterar seu humor a cada instante. Seu regente adentra setor das crises. Não piore as coisas.

LIBRAcheia coloca o dia a dia em pauta e pode se sentir pressionado por algo que vem mais de dentro do que de fora. Mas é no setor das relações que a coisa tá pegando mesmo, né? O período é de quietude e reflexão justo pra que possa lidar melhor com a agitação interna. Que tal relevar um pouco o excesso de vaidade?

ESCORPIÃOfase cheia põe em foco afetos e criatividade x capacidade de produzir ganhos e valores. E de se sentir seguro tanto num quanto no outro quesito. Perceba que seus planos futuros também se comprometem com esse descompasso de valores. O período pode elevar as criticas vindas do outro. Quem sabe ele tenha razão…

SAGITÁRIOcheia põe você em alta atividade profissional. Mas isso pode acentuar o mal estar interno ou em casa. Meter a cara no trabalho nem sempre muda o que é necessário? Se as relações afetivas estão pedindo isso, cortar o mal pela raiz pode permitir ver as coisas de outra forma. Nem sempre o prazer deve falar mais alto.

CAPRICÓRNIOcheia sempre acentua a realidade. Mas a alta atividade interna ou familiar parece querer uma trégua. Permaneça atento. Mercúrio pode promover o milagre da comunicação mais fluente e levar ao entendimento. Oxalá! Releve um pouco a importância do lado profissional, que não deve mudar de rumo por enquanto.

AQUÁRIOcheia mostra o excesso de agitação das questões materiais, concretas, financeiras. Isso o deixa meio aflito e pode gerar alguma crise momentânea na comunicação interna e familiar. Cuide da qualidade de seus pensamentos e palavras que andam um pouco sem controle quando seus objetivos estão em jogo.

PEIXESCheia acentua o quanto anda dependente dos outros, suas opiniões, conselhos e criticas. Por isso te afetam tanto e de vez em quando você tem um choque de realidade. Diminua a importância e a presença deles em sua vida. Crie mais espaço, dê mais liberdade, exercite sua autonomia e autoconfiança. Simbiose mostra os limites.