Início Astral da Semana LUA NOVA em LIBRA COINCIDE com ECLIPSE SOLAR ANULAR – OUT 2023

LUA NOVA em LIBRA COINCIDE com ECLIPSE SOLAR ANULAR – OUT 2023

560
0

Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.

A próxima Lua Nova se dará no signo de Libra e vai coincidir com um Eclipse Solar Anular, em que o Sol fica totalmente encoberto pela Lua de tal forma, que só vemos um anel de luz bem brilhante ao seu redor, quando o observamos naquele momento.

Eclipse Solar Anular de 14 out 2023 dez (foto jornal O tempo – BH)

O evento, que ocorrerá no dia 14 de outubro de 2023 às 14h56, horário de Brasília, é universal, mas nem sempre é visível em todo o planeta. Nesse caso, poderá ser observado no hemisfério ocidental do planeta, sobretudo nas Américas do Norte e do Sul, exceto na Groenlândia, Sul do Chile e da Argentina.

No Brasil, as cidades de Natal e João Pessoa terão o privilégio de contemplar melhor o eclipse, mas todo o Norte e o Nordeste o contemplarão quase totalmente. O horário de pico do evento será 15h30 às 16h45 e a duração da anularidade será de 3h33’ no total. Para as outras regiões do planeta será um eclipse parcial, que atingirá milhares de quilômetros de largura (wikipedia).

Trajeto do Eclipse solar anular de out 2023 por Wikipedia

Um elipse ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados de tal forma a um dos astros ser ocultado por outro. Todo eclipse solar acontece numa Lua Nova e todo eclipse lunar numa Lua cheia, podendo ter características e significados diferentes, o que depende do signo, do mapa astral de cada indivíduo, empresa, nação ou local onde ocorre.

Os eclipses acontecem semestralmente e em geral aos pares. Teremos esse próximo em 14 de outubro, seguido de outro lunar penumbral, e bem mais leve, em 28 de outubro.

eclipse solar

No caso de um eclipse solar, início também de um ciclo lunar mensal de crescimento e manifestação, é o momento em que a Lua alcança o Sol, que neste ato a insemina, correspondendo a qualquer início de vida, nascimento de projetos, iniciativas, criações, invenções, etapas, empreendimentos e outros.

Eclipsar significa desaparecer, obstruir ou enfraquecer e sempre provoca acelerações ou intensificações, acentuando crises ou trazendo inversão de tendências nas situações que vinham ocorrendo. Por isso um eclipse é tão importante e deve ser observado com atenção, por seu significado, tempo de duração de seus efeitos e signos que mais são atingidos na ocasião.

Lua Nova com eclipse em Libra

Este eclipse especificamente, ao ocultar o Sol, que é luz, clareza, e consciência, evidencia o passado e situações, atividades, relacionamentos, ideias, sentimentos e hábitos ressurgem mais atraentes do que nunca, para que façamos uma revisitação ao assunto e novamente, uma escolha.

Símbolo de Libra

Nesse caso específico, como se dará no signo de Libra, os relacionamentos, casamentos, parcerias e sociedades entram em evidencia, além dos temas onde o eclipse incidirá no mapa astral de cada indivíduo, seja uma pessoa, uma nação, um animalzinho de estimação, um projeto, uma empresa, uma intenção e etc…

Signo de Áries

Este eclipse afeta especialmente os nascidos no final do 2º e início do 3º decanatos de Libra e Áries, Câncer e Capricórnio, que se sentirão mais estimulados ou desafiados a resolverem os problemas dos seus relacionamentos;

Signo de Câncer

e esse eclipse também atingirá os nativos do 2º e início do 3º decanatos de Gêmeos e Aquário de forma mais positiva, fluente e impulsionadora. Seus efeitos começam um mês antes do evento ocorrer e podem durar até seis meses depois.

Signo de Capricórnio

Mercúrio está em Libra, próximo ao casal dos luminares e faz parte da lunação, deixando tudo um pouco mais leve e com potencialidade de maior diálogo e entendimento, para quem quiser desfrutar da harmonia, da paz e do equilíbrio que o signo de Libra prega e propaga. Mas como tudo isso ocorre na casa VIII do mapa, que é uma casa de crise, podemos esperar delongas em tudo que está posto sobre a mesa, acrescidas de acirramento na crise econômica mundial.

Mercúrio ou Hermes na mitologia grega

Vênus acaba de entrar em Virgem, signo que a deixa um pouco tímida e Marte acaba de entrar em Escorpião, signo que rege e que o deixa bem forte, destemido e corajoso do que o anterior, mas agressivo, sujeito a revides se provocado. E ambos, Vênus e Marte, continuam em contato positivo e aliados em tudo o que fazem. Isso é bom para os casais e para os relacionamentos em geral, que potencialmente seguem juntos e em harmonia.

Vênus e Marte, o par eterno

Porém, Marte se estranha de forma bem tensa com Plutão e isso já faz duas semanas. Já esteve pior, quando Marte estava no final de Libra, em tensão exata a Plutão em Capricórnio. Agora em Escorpião, signo que ocupa a casa 9 e que é regido por ambos, podemos esperar que temas como fronteiras exteriores, relações exteriores, comércio exterior, bolsa internacional, além de justiça, ética, moral e religiões estarão na pauta e no palco de forma acentuada.

Ares e Afrodite para os gregos ou Marte e Vênus para os romanos

Para o Brasil, a Lunação cai na mesma casa 9, o que indica que estaremos envolvidos nas mesmas temáticas, já que inclusive o Brasil é o atual responsável pela condução do Conselho de Segurança da ONU. O clima é bem tenso, mas como agora a relação está menos exata entre Marte e Plutão do que já esteve, torçamos para que tais tensões possam vir a arrefecer. Oxalá nos ouça!

Marte e Plutão, tensão e domínio

Notem ainda que lá da casa 11, aquela da política e relações sociais e coletivas, Plutão estabelece certo domínio no mapa da lunação, não apenas de Marte, mas também dos Nodos Lunares do destino, de Quiron e de Netuno. Portanto, o futuro é uma incógnita e ainda é cedo para saber como tudo vai se encaminhar. Oremos e meditemos!

Saturno, o velho sábio

Essa lunação terá ainda forte presença de Saturno no ascendente que estará em Peixes, e que sempre nos exige empenho, dedicação, trabalho, resiliência e humildade, principalmente dos nativos do 1º decanato daquele signo e, de seus parceiros de água, Câncer e Escorpião do mesmo decanato, de forma mais suave e expressiva.

Já os nativos de Virgem, Gêmeos e Sagitário sentirão sua presença de forma mais tensa e desafiadora quanto aos seus relacionamentos pessoais e parcerias, assuntos domésticos, familiares e profissionais, respectivamente, e serão convocados a mostrar capacidade, serviço e entrega de resultados concretos, além de terem que conter seus impulsos e desejos em nome da economia, da contenção, eficiência, seriedade e exposição pública.

Há duas semanas atrás quando comecei a analisar essa lunação, ainda não tínhamos tido o ataque do Hamas a Israel e esse é um ótimo exemplo de um assunto que volta à tona depois de parecer resolvido ou estabelecido como estava. Notem que Israel tem o ascendente no 3º decanato de Libra, que já foi envolvido pelo dito eclipse. Acima mapa da lunação sobre o mapa do Brasil, vejam casa 9.

Portanto, moçada, vamos nos preparar para um ciclo desafiador, sabendo que tempos melhores ainda virão, mas tentando dar o melhor de cada um de nós para que cheguem logo! Tenham todos uma boa lunação e não deixem de consultar seus signos pessoais, tanto solares quanto ascendentes. Até a próxima!

ÁRIES – Você é um dos quatro signos mais atingidos por essa Lua Nova, principalmente se for do final do 2º ou do 3º decanatos. Suas relações estarão em foco, seja de que tipo forem, mas as de parceria, sociedades e casamentos mais ainda. Seu regente Marte está em boas relações com Vênus e isso pode ajudar, desde que você não insista em ser mandão ou na agressivo.

TOURO Essa lunação ativa o dia a dia, o ambiente de trabalho, a relação com superiores ou subordinados, além de sua saúde. Desempenhe bem e vai colher bons resultados. O momento é  positivo, mesmo porque sua regente Vênus estimula o amor, a criatividade e a relação com os filhos e com suas obras. Saturno pede planejamento do futuro a médio e longo prazos. Marte no oposto avisa que parceiros e sócios estarão tensos e exigentes.

GÊMEOS Lunação vai ser deliciosa porque agita o setor do amor, da criatividade, relação com filhos, prazeres e invenções. Observe como você é feliz, comunicativo, sedutor e bom nos negócios. Vênus aquece as relações familiares. Saturno pede empenho e dedicação no profissional, prometendo boas colheitas em dois anos. Marte avisa que você vai trabalhar bastante nas próximas semanas e que vai valer a pena.

CÂNCER Você é um dos quatro signos mais atingidos por essa Lua Nova, principalmente se for do final do 2º ou do 3º decanatos. Suas relações estarão em foco, especialmente as domésticas, familiares e profissionais. Você tende a estar mais suscetível e afetável por qualquer coisinha. Avise os mais íntimos. Pessoal do 1º decanato com comunicação e criatividade em alta.

LEÃO lunação se dará no setor das comunicações e do intelecto, do comércio, transportes, deslocamentos e pequenas viagens, além das relações fraternais. Como vê são muitos os temas que estarão em pauta nesse ciclo, pedindo que seja hábil, jeitoso com as palavras, principalmente com os de casa. O par Vênus/Saturno chama a atenção para as finanças e a economia: seja organizado, diminua os gastos, planeje entradas e saídas.

VIRGEM   essa lunação vai atingir os temas concretos, materiais e financeiros, mesmo porque seu regente Mercúrio está junto, e vai ajudá-lo a ver com clareza, como andam seus ganhos e seus gastos. Vênus em seu ascendente vai atrair o que necessita, mas não conte muito com os parceiros, sócios ou clientes que estarão mais rígidos do que de costume. Marte vai deixar você mais duro com as palavras: tenha calma pra não ferir os mais próximos.

LIBRA lunação em seu signo vai torná-lo mais relacionável ainda, exercitando todo tipo de relacionamento neste ciclo, seja pessoal, emocional, profissional, material e etc. Marte está no setor das finanças e deve usá-lo para ganhar e não para gastar: fique ligado! Vênus, sua regente, em setor espiritual, pede quietude e reflexão para ancorar a tremenda energia que está no ar. Organize o dia a dia e ponha foco no trabalho.

ESCORPIÃO a lunação em si não deve afetá-lo muito porque se dá em setor embrionário do mapa. Cabe fazer um bom planejamento para o mês que vem, quando será Lua Nova em seu signo. Mas como seus dois regentes estão em tensão entre si, você deve estar especialmente mandão e rabugento, querendo enfrentar um leão por dia. Use essa energia para estar e para ajudar os parceiros, que estão muito positivos e bem humorados.

SAGITÁRIO essa lunação vai atingir o setor de panos e projetos futuros e você vai estar bem criativo, inquieto e entusiasmado. Use essa oportunidade para planejar o futuro, que pode envolver parceiros, filhos ou amigos, o que seria muito agradável. Vênus paira no Meio do céu em Virgo, o que é ótimo p’ra você. No Fundo do céu pede atenção aos temas familiares e imobiliários. Marte percorre setor inconsciente: cuide dos amores e dos filhos.

CAPRICÓRNIO Você é um dos quatro signos mais atingidos por essa Lua Nova, principalmente se for do final do 2º ou do 3º decanatos. As relações estarão em foco, especialmente as profissionais, respingando nas domésticas e familiares. Avise os mais íntimos e tente ser menos mandão, crítico e exigente. Áreas de comunicação, intelecto e viagens estarão bem ativadas E área de projetos futuros, participação social e amigos também.

AQUÁRIO Você é um dos positivamente contemplados por essa lunação, que se dá em sua área intelectual superior, favorecendo o foco em trabalhos que precise desenvolver por ali. Marte no Meio do céu vai ajudá-lo. Já as áreas financeira e econômica pedem muita atenção, planejamento e contenção. Mas Vênus vai ajudá-lo a encontrar os dividendos que precisa para tocar seus projetos em frente. Conte com a família e com os amigos.

PEIXES Saturno em seu signo vem afetando sobremaneira os nativos do 1º decanato. Foco, dedicação, empenho, desempenho e resiliência serão necessários, principalmente nas áreas intelectual e relacionamentos. A lunação se dará em território crítico do seu mapa, enfatizando as finanças e as emoções, que não andam muito positivas, né? Tenha fé em si mesmo e siga em frente, discriminando alhos de bugalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here