A Lua Nova será em Gêmeos no dia 10 de junho, às 7h52, horário de Brasília e vai coincidir com outro eclipse, desta vez um Solar Anular. Desta vez, o fenômeno será visível no Hemisfério Norte, desde o Canadá até a Rússia e terá magnitude de 0,9435.
Um eclipse ocorre quando as órbitas do Sol, Terra e Lua se alinham tão paralelamente, de modo que algum dos astros, Sol ou Lua é ocultado. No caso do eclipse do Sol, a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, ocultando o astro-rei, o representante do presente, da consciência, da luz e da vida.
Com isso os fatos, hábitos, atitudes, experiências, vivencias e pessoas do passado, que são regidos pelo astro lunar, tendem a retornar com força total, propondo a revisão de temas que já tinham sido superados. Resta saber se queremos reeditá-los em nossa vida ou se é hora de mudar de direção, de postura, de relações, de atitude de uma vez por todas.
Por ocasião de um eclipse, os Nodos Lunares Norte e Sul, que marcam dois pontos de intersecção entre as órbitas aparentes do Sol e da Lua, estão sempre próximos aos eventos de Lua Nova ou de Lua Cheia; projetados na esfera celeste, os Nodos têm significativa importância na astrologia hindu, também chamados de Rahu e Ketu, ou Cabeça e Cauda de Dragão.
O Nodo que aponta para o Norte propõe um novo aprendizado, um novo caminho espiritual, o nosso Dharma, enquanto o Nodo Sul representa nossas ações, hábitos, atitudes, sentimentos e comportamentos automatizados, enraizados e repetitivos, ao que chamamos de carma.
A sombra projetada pela Lua sobre o Sol, no caso do eclipse solar, ou a sombra da Terra sobre a Lua, no caso do eclipse lunar, são a disputa entre o passado e o futuro ou entre Dharma e Carma. É quase impossível imaginar que algo de bom possa surgir das sombras, mas até pode ocorrer. É comum vermos que os países onde a sombra da Lua se projeta durante um eclipse são os que podem vir sofrer ou já estar sofrendo revezes, aflições, desafios e caos social.
Os mais afetados nesse Eclipse Solar serão os nativos de Gêmeos e Sagitário, Virgem e Peixes da passagem do 2º para o 3º decanato. Recomenda-se não estar vivendo situações que estejam próximas do seu limite, que estejam com a corda esticada ou exigindo energias extras. Seus efeitos começam um mês antes do eclipse ocorrer e podem perdurar por até 6 meses.
Os luminares estarão ocupando a casa 12 do mapa da Lunação e formando uma trinca com Mercúrio, que se encontra retrógrado e coladinho nos mesmos, apontando que devemos dedicar maior atenção aos dados e fatos com os quais estivermos lidando na ocasião, porque há tendência a erros, enganos, imprecisão.
E mais, a trinca ainda estará em tensão com Netuno, que apesar de muito belo e benéfico, pode gerar ilusões quando está acentuado na lunação, tapando o Sol com a peneira, turvando nossa vista, nos deixando enganar por sonhos, fantasias, mentiras, percepções difusas e confusas. Convém manter os olhos bem abertos, os pés firmes no chão, os planos e metas previamente definidos e não embarcar em conversa fiada.
O setor 12 é um setor de gestação, em que podemos afirmar que algo ainda não está pronto para nascer, vir à tona, ser inaugurado, ganhar corpo. E como é um setor público, é possível fazer conexões com o moroso processo de vacinação que mantém a taxa de transmissibilidade em alta, com a vulnerabilidade do público jovem, com o desdém para com a educação e a saúde públicas, com a CPI da covid-19, que ainda leva um bom empo para ser concluída, e com as sucessivas tentativas de quererem nos enganar.
Outro exemplo de eventos de casa 12 é a incrível e enorme manifestação popular do último dia 29 de maio, em que vimos o povo nas ruas de todo o Brasil, pedindo pra parar de ser enganado. E isso foi bárbaro, porque finalmente podemos afirmar que estamos acordados, unidos e reagindo pra virar o jogo.
O único enlace positivo é estabelecido entre a trinca e Saturno, o velho sábio e corregedor, que pode vir a trazer alguma justeza, alguma continência e alguma inibição para as possibilidades de estarmos mergulhados no caos por mais um ciclo inteiro.
No entanto, Saturno está na casa 8 e pode estar apontando também a intensificação da crise econômica, da falta de recursos e do endividamento, além de apontar que o temor e o medo estão tomando conta do imaginário coletivo.
A Lua é a regente do ascendente em Câncer, que exalta a sensibilidade e a vulnerabilidade dos mais frágeis e das famílias em relação à doença. A presença de Vênus por ali tenta amenizar a situação, prometendo melhorias ao longo do período, além de surpresas, novidades e imprevistos positivos.
Mas como a bela benéfica está em tensão com Quiron, o planeta que rege a saúde, ela aponta para outro público em especial vulnerabilidade: as mulheres, crianças e puérperas. A posição de destaque do Quiron indica que a doença vai permanecer como protagonista do período que estamos adentrando.
O Sol rege a casa dos recursos e finanças, confirmando o que Saturno já apontava: intensificação da crise e da escassez enquanto Mercúrio rege a própria casa 12, focalizando o público jovem como o mais atingido por todas as circunstancias. Além disso, Mercúrio rege a casa 3 que é da comunicação, do conhecimento, comércio, negócios e deslocamentos, temas nos quais devemos dar especial atenção porque nem tudo é o que parece ser.
Marte, o executivo, continua em pé de guerra com Plutão, o todo-poderoso, e isso se traduz pelas várias disputas, desavenças, litígios, desentendimentos entre dois lados de uma questão, dois times, dois partidos, dois países que se rivalizam de forma agressiva e perigosa.
E a intriga entre Saturno e Urano, os representantes do passado e do futuro, continua. Portanto, o céu vem repetindo os mesmos temas e isso nos parece óbvio: até que consigamos compreender o que realmente se passa por aqui e como transformar a atual situação de calamidade, abuso e manipulação em consciência, saúde e justiça social, o céu vai continuar batendo na mesma tecla.
Ao caminharem, no dia seguinte, 11 de junho, teremos o Sol em conjunção exata com Mercúrio R em Gêmeos, principalmente na parte da manhã, o que acentua a necessidade de atenção com aparelhos, conexões, automóveis, mensagens, comunicações. Nesse dia 11, Marte entra em Leão na parte da manhã e nós ganhamos e renovamos a energia, vitalidade, criatividade, coragem, alegria, carisma e ousadia: muito bom para o amor e a autoexpressão! A Lua transita o dia todo em Câncer e vai se unindo primeiramente com Júpiter, o benéfico, e à noite, se une a Urano e Vênus, prometendo romantismo e ousadia que podem trazer bons e românticos imprevistos afetivos: aproveite e já comece a comemorar o dia dos namorados!
No sábado, dia 12 de junho, dia dos namorados mesmo, amanhecemos com Lua e Vênus ainda unidas e, ao longo do dia, a Lua vai se unir a Netuno, o grande romântico, já bem tarde da noite, garantindo uma noite de amor e realização de sonhos e desejos.
No domingo, dia 13, enquanto Vênus e alia a Urano, o excêntrico e pode nos propor programas inusitados, o Sol se estranha com Netuno, o ilusionista e pode nos fazer dourar a pílula mais do que gostaríamos, nos turvando bem a vista e não deixando ver nada com clareza. Ainda bem que para compensar, a Lua entra em Leão e sobe a temperatura e a energia de braveza, bravura e assertividade: ficaremos mais ligados!
No dia 14, segunda-feira, o dia começa elétrico e vai ficando cada vez mais cheio de imprevistos e surpresas já que a Lua enfrenta a dupla Saturno/Urano e a instabilidade toma conta do cenário: estaremos com os nervos à flor da pele! Convém checar tudo duas vezes antes de qualquer ação porque ainda estaremos com tendência à imprecisão e a enganos muito presente.
No dia 15 de junho, a Lua se mantém em Leão, mas a partir do final da tarde ela torna-se fora de curso e convém não iniciar projetos de vulto, relacionamentos importantes, fechar contratos outros. Deixe tudo pro dia seguinte e só se envolva-se com atividades lúdicas, culturais, humanas ou artísticas.
Na 4ª-feira, dia 16, a Lua entra em Virgem e nos deixa ansiosos, exagerados, excessivos e excêntricos: use de maneirismo para equilibrar-se. A dupla Urano/Saturno vai passar a semana em pé de guerra e muitos serão os exemplos que veremos de disputas, controvérsias, lutas e guerras entre os dois lados, dois times, duas opiniões de uma mesma questão.
Na 5ª-feira, dia 17 de junho, véspera de Lua crescente, mantenha a energia em alta e aja concretamente porque os resultados podem ser mui positivos!
Uma boa lunação pra todos! E não deixe de conferir abaixo os prognósticos pro seu signo solar e ascendente. Boa semana!
ÁRIES – Você pode vir a ser beneficiado em seus negócios, tratativas, pequenas viagens e temas de comunicação: aposte na estabilidade; mas fique atento ao Mercúrio R por ali também. Vênus promete harmonia e intimidade no lar e na família. Seu regente Marte se muda pra setor criativo e afetivo em breve, deixando os amores e a alegria em alta!
TOURO – Lua Nova vai ativar suas finanças, bens, valores e ganhos e pode trazer novas opções de ganho e estabilidade mui positivas. Mas há que ficar atento aos detalhes e não se iludir. Vênus traz novidades positivas nas comunicações e negócio, além de proximidade com irmãos. Marte adentra o familiar e pode trazer alterações por ali e no profissional.
GÊMEOS – Lua Nova em seu signo traz muita energia para todos os nativos, em especial para os já citados. Muita atenção ao passado que retorna: cheque tudo nos mínimos detalhes. E tente não embarcar em ilusões no profissional. Vênus agita as finanças positivamente; Marte ativa as comunicações e negócios: você estará bem ativo, mas fique atento.
CÂNCER – essa lunação não deve atingi-lo em especial, mas prepare seu renascimento para a Lua Nova do mês que vem em seu signo. Até lá, aproveite a Vênus em seu signo para atrair benesses e satisfazer desejos. Mas cuide bem da saúde. Afetos em alta, mas evite fantasias e ilusões. Marte adentra as finanças: bom para ganhos, atenção aos gastos.
LEÃO – Lua Nova pode trazer o passado de volta, seja em relação a projetos, amizades ou participação em grupos. Mas fique atento às palavras e detalhes. Marte entra em seu signo em breve e vai deixa-lo enérgico, ativo, desbravador, mas cuide dos excessos. Saturno exige rigor aos nativos do 2º decanato. Cuide das ilusões e não se endivide.
VIRGEM – Lua Nova ativa as relações profissionais e pode trazer estabilidade ao dia a dia. Mas há que cuidar bem das palavras, da saúde e dos detalhes de qualquer ato, contrato ou negociação por conta de seu regente Mercúrio estar R e em destaque. Olho vivo nas parcerias: não se iluda em demasia. Vênus traz boas perspectivas projetos futuros.
LIBRA – essa lunação costuma diversificar interesses, ampliar fronteiras, territórios ou expandir projetos intelectuais que envolvam viagens. Fique atento aos detalhes. Vênus transita no profissional e atrai benefícios e ganhos, além de boas negociações se houver dívidas. Marte adentra o setor dos projetos futuros e pode trazer novidades e parcerias novas.
ESCORPIÃO – Lua Nova pode trazer oportunidade para ganhos extraordinários e até propiciar a negociação de dividas. Mas examine se não é o passado que retorna e está cobrando a sua parte. Em qualquer dos casos, cabe ficar atento aos detalhes e dados de qualquer negociação. Marte no profissional vai torna-lo ativo, guerreiro, desbravador.
SAGITÁRIO – Lua Nova vai agitar o setor das parcerias, relacionamentos, sociedades e relações com cliente, mas convém tratar tudo isso com bastante calma e detalhamento, escolhendo bem e lendo atentamente as palavras. Não assine contratos sem ter certeza do que se trata. Vênus traz boas novidades e Marte amplia fronteira e oportunidades mundo afora.
CAPRICÓRNIO – Lunação vai se dar no âmbito do cotidiano, saúde e rotinas. Conectando-se bem com seu regente Saturno, o trio pode trazer estabilidade nas finanças, desde que cheque bem os detalhes das transações que surgirem. Novidades nas parcerias e nos afetos. Marte poderá propor negociações em dividas, que devem ser bem examinadas.
AQUÁRIO – Lunação agita a área mais criativa, divertida e afetiva da vida e traz boas novidades, possibilidades de realização e satisfação. Mas é preciso checar os detalhes de tudo que surgir tanto para você quanto para os envolvidos, afetos ou filhos; se houver envolvimento financeiro, mais ainda. No dia a dia surgem novas propostas e parcerias com familiares.
PEIXES – é no âmbito familiar e doméstico que a lunação vai se dar, trazendo o passado de volta, especialmente pros nativos entre o 2º e o 3º decanatos. Examine se quer retomar tais assuntos ou não e seja firme nas suas decisões. Não se iluda nem se engane em fantasias. Vênus amplia alegria, criatividade e afeto. Marte impõe ação e energia no dia a dia.