É chegada a última Lunação do ano que será em Sagitário no dia 4 de dezembro às 4:44 da manhã, horário de Brasília, e desta vez, coincidindo com um Eclipse Solar total, par daquele eclipse lunar que tivemos na última Lua Cheia.
Vamos lembrar que um eclipse sempre provoca um conflito entre passado e futuro. No caso do eclipse solar, já que o Sol representa o presente, é o passado que tende a retornar para ser revisitado, propondo a revisão de temas que já tinham sido superados. Resta saber se eles cabem em nossa vida novamente ou se vamos concluir que é hora de mudar de hábitos, de direção, de relações, de postura, de atitude. E isso será mais especial para os nativos do 2º decanato de Sagitário e Gêmeos, Virgem e Peixes.
De qualquer modo é uma Lua Nova, hora de plantar sementes, inaugurar projetos, fazer lançamentos, iniciar processos. O signo de Sagitário pertence ao elemento fogo, elemento relativo ao espírito, também conhecido como o fogo inteligente, que expande os nossos horizontes para além da realidade física, das crises e dos problemas.
E Sagitário faz isso através do enriquecimento mental, do exercício intelectual que nos abre portas, nos mostra novas fronteiras e territórios a serem explorados, tais como outras terras, outras culturas, religiões, maneiras de pensar e de viver, expandindo assim a nossa fé na vida e no ser humano, elevando o espírito para o além mar.
No mapa da lunação, os luminares estão na casa 1, um pouco antes do ascendente que está no finalzinho de Escorpião, o que confirma que as transformações devem continuar.
Ao lado dos luminares na casa 1, está Mercúrio, o mensageiro, que reforça e potencializa a espiritualidade do signo, defendendo a comunicação, a articulação, a troca e as negociações como meios de atingir o que deveremos buscar nesse ciclo. Todos eles estão em conexão com Netuno, o que amplia a sensibilidade e a espiritualidade do momento, mas que também sinaliza que nada estará muito claro e fácil de perceber, ao menos na primeira fase do ciclo.
Como planeta mais forte da lunação, Marte logo antes do ascendente, impõe ao ciclo um ritmo enérgico, combativo, audacioso, estratégico e guerreiro que devemos incorporar às nossas ações e que será necessário para levar nossos projetos e atividades em frente.
Marte é o regente da lunação e está conectado a Júpiter, que amplia seu espírito combativo, desbravador e explorador: é preciso ser bem audacioso nessa primeira etapa do ciclo. Marte tenta sair na frente como um arauto, querendo impor seu espírito fálico e bélico, formatado e suavizado pelo charme de Netuno; e ambos prometem que o astral estará muito propício para o entendimento entre tudo e todos.
Netuno por sua vez, chama a atenção para o talento e as atividades artísticas, culturais, humanas e educacionais. E tudo isso é muito bom! Chega de pensarmos apenas na sobrevivência e em como será o dia de amanhã. Vamos desfrutar e degustar o aqui e o agora!
Vejam no mapa acima como tudo tende a acontecer na primeira metade do ciclo, até a Lua cheia e depois, parece que entraremos numa calmaria, é o que aponta o mapa claramente.
Na verdade, tudo tende a acontecer no primeiro terço do ciclo, com concentração nos primeiros dias da fase nova, derrame de recursos logo em seguida, e com certa energia de ruptura, quebras e incidentes na entrada da fase crescente. Por volta do décimo dia, um pouco antes da fase cheia, teremos boas notícias e novidades culturais, populares e artísticas.
Júpiter também exerce papel importante, assim como exerceu no ciclo passado e isso contribui para um astral elevado, positivo, justo, otimista e esperançoso. Juntamente com Plutão, o todo-poderoso, o outro regente dessa lunação, podemos esperar que transformação e justiça continuem dando o tom para esse ciclo também.
Vênus e Marte continuam aliados, articulando, costurando e selando acordos, o que é um bom sinal. Vênus, a regente do dinheiro e dos recursos, figura ao lado de Plutão na casa 3, indicando que as finanças podem apresentar problemas e trazer decepções no meio do caminho. Quem confirma isso é Capricórnio aonde ela está, o signo mais contabilista do zodíaco.
É bom a gente ter ciência de que da metade do mês em diante, Vênus vai retrogradar e ficará 40 dias andando para trás. Como está pertinho de Plutão, o planeta do poder, temo que alguns acordos e regras já estabelecidas, serão totalmente revistas.
Nisso tudo, Saturno tem papel importante, já que mantém a tensão com Urano. Não serão poucas as quedas de braço, rompimentos, rompantes, rupturas, acidentes e incidentes nesse ciclo, já que esses planetas sempre se estranham porque pertencem a mundos diferentes e defendem valores antagônicos e chocantes entre si.
Portanto, podemos esperar que será um ciclo animado, cheio de surpresas e novidades. Estejamos alertas e atentos, de coração aberto para conseguir discriminar o joio do trigo.
Ao caminharem, os planetas vão nos mostrando outros cenários…
No domingo dia 5, a Lua entra no Capricórnio por volta do meio-dia e, conforme o dia vai passando, nosso satélite vai nos mostrando que a 2ª-feira e a realidade estão se aproximando. É hora de acordar!
A semana começa com a Lua aliada a Urano, o imprevisível, e não devemos contar que nossas agendas funcionem como estava previsto: algo vai se alterar. À noite, a Lua estará embolada com Vênus e Plutão e o clima estará mais propenso à ansiedade, já que a realidade material e concreta parece estar mais crua.
Na 3ª-feira dia 7, migrando para Aquário, a Lua nos convoca a acelerar as atividades pra dar conta do ritmo acelerado que se imporá a qualquer custo. O dia vai estar exigente, já que Marte estreita sua tensão com Júpiter e espalha farpas por um lado, enquanto Mercúrio, o mensageiro e comunicador, tromba com Netuno e faz sobrarem palavras titubeantes, imprecisas e confusas por outro. É dia de prestar atenção e medir palavras, atitudes e posturas. À noite, é possível que o trabalho nos convoque a algumas horinhas extras…
Na 4ª-feira, dia 8 de dezembro, acordaremos agitados, ansiosos e sob pressão, já que a Lua e Urano se estranham no céu, o que causa imprevistos e atropelos, gerando ansiedade. Aguarde alterações de agenda! Marte e Júpiter em tensão exata propõem não provocar o leão com vara curta, pra não tomar bordoada à toa! E essa tendência a mudanças, alterações e atropelos segue noite adentro.
Na 5ª-feira, dia 9, acordaremos com boas notícias. Mesmo assim, convém conferir, porque pode não ser o que parece. Por volta do meio-dia, a Lua se muda para o signo de Peixes e amplia a possibilidade de haver palavras em vão.
Ao longo de toda essa semana, convém sempre checar as informações, palavras e mensagens recebidas porque podem não condizer com os fatos ou com a realidade. Tem gente que se aproveita das letras e das palavras para distorcer a realidade a seu favor. Olho vivo!
E sigamos rumo à Lua crescente, investindo nesse ciclo novo com bastante determinação e energia porque em breve o ritmo deve ficar bem mais tímido.
Não se esqueça de perseguir seus planos com gana e garra, e tenha uma ótima semana!
Não perca abaixo os prognósticos pro seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também.
ÁRIES – Essa Lua Nova vai ser muito boa para você, porque amplia horizontes e fronteiras, mostrando caminhos e opções mais amplas. Informação é a palavra-chave para o seu ciclo. Seu regente vem forte nessa lunação, para ajudá-lo a arrematar o passado recente, antes de tudo. Cuide bem das relações na área profissional e dos projetos futuros.
TOURO – Essa lunação costuma ativar o setor das transformações propondo balanço material ou emocional profundo. Mas saiba que as tendências são positivas. Seus parceiros vão auxiliá-lo a cuidar dos anseios e projetos futuros. Nem tudo está muito claro ainda. No profissional tudo vai de vento em popa. Por isso mesmo, pise leve e vá com calma.
GÊMEOS – Lua Nova vai ativar suas parcerias de forma bem positiva. Seu regente Mercúrio também está por ali, garantindo diligencia e agilidade. Mas também acusa que são muitos os interlocutores. No presente, o profissional deslancha com força total. Por isso mesmo, seja organizado e disciplinado para dar conta de tudo, porque nada é muito claro ainda.
CÂNCER – essa lunação agita bastante o dia a dia, deixando a rotina bem estimulante. São muitas as tarefas a cumprir. Mas deve mirar sua atenção para os relacionamentos porque em breve Vênus retrograda ali e vai questioná-los profundamente. Há ganhos financeiros extras, com boas entradas. Mas ter disciplina com os gastos, será fundamental.
LEÃO – Essa lunação do ano é sempre uma delícia para você, porque ativa o setor da criatividade, dos afetos, lazer e diversões. Todos querem estar com você e comemorar a beleza da vida. O dia a dia está com fortes demandas e ritmo acelerado. Por isso cuide da saúde e organize-se bem para produzir bastante na 1ª quinzena. Depois virá sombra e água fresca.
VIRGEM – Esse ciclo ocorre no âmbito familiar, ativando as relações e tarefas por ali, incluindo as domésticas e possíveis reformas. Dedique-se e organize-se porque vai ser bem agitado. Tudo vai bem no âmbito da criatividade e dos afetos mais próximos, mas há que cuidar de tudo e todos atentamente por ali: em breve haverá revisões a serem feitas..
LIBRA – Lunação estimula ainda mais o mental e por tabela o dia a dia: tudo estará bem agitado. No meio do caminho estão os afetos, o lazer e as diversões, a casa e a família. Tudo estará muito intenso e é importante que mantenha atenção aos gastos por impulso porque sua regente paira por ali e em breve vai pedir revisões. Antecipe-se e não exagere.
ESCORPIÃO – Lunação se dará no setor das finanças, recursos, valores e produtividade. Aproveite a energia disponível do seu regente Marte e tente adquirir quilometragem na 1ª quinzena do ciclo. Despois disso, será mais difícil contar com ajuda alheia. Como está num momento intenso a apaixonado, há tendência a exageros de todo tipo: domine o gênio.
SAGITÁRIO – Lua Nova em seu signo vem convoca-lo para o crescimento! Aliados ao mensageiro, regente de suas parcerias, avisa que você não deve poupar esforços para negociar, articular e vender seu peixe. Júpiter seu regente aconselha a termine as tarefas que estão pendentes. Criatividade, arte, afetos e charme vão surpreendê-lo no meio do caminho. Bom, né?
CAPRICÓRNIO – Essa lunação não costuma incomodá-lo muito. Ao contrário, essa tende ajudá-lo a articular melhor os projetos para o futuro próximo quando haverá Lua Nova em seu signo, no início do ano: faça planos. Vênus vai auxiliá-lo em pavimentar as vias por onde deve trafegar. Mas como vai retrogradar em breve, tenha atenção aos passos de agora.
AQUÁRIO – Lua Nova excelente para você fazer planos futuros de curto e médio prazos. No presente, cuide bem das finanças, recursos, bens e valores de todo tipo. Tudo tende a fluir bem, mas fique atento aos detalhes se for do 3º decanato porque está com tendência há gastos por impulso. O trem do profissional está passando em velocidade. Não perca!
PEIXES – Lunação ocorre no Meio do céu ativando o profissional de forma mui positiva. Mas nem tudo está muito claro: cheque bem os detalhes antes de qualquer transação. Vênus vai retrogradar no âmbito do futuro e da sua relação com grupos, outros temas a serem cuidados com esmero. Que sentido a vida pode ter sem reflexão e embasamento filosófico?