Início Geral LUA NOVA e JUPITER em GÊMEOS – JUNHO 2024

LUA NOVA e JUPITER em GÊMEOS – JUNHO 2024

203
0

Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.

Zeus, o pai dos deuses e dos homens para os gregos

Júpiter ou Zeus, o deus dos deuses, sejam romanos ou gregos, respectivamente, acabou de mudar de signo e pelos próximos doze meses estará em Gêmeos, signo do pensamento, da comunicação, comercio, transportes, meios de transporte e deslocamentos, exportação e importação, viagens de longa distância, estudos especializados, temas culturais e universais, línguas e culturas estrangeiras, relacionamentos entre irmãos, vizinhos e iguais. Júpiter vai ficar em Gêmeos até junho de 2025.

Na mitologia grega, Zeus é o pai dos deuses e dos homens, que dividia o governo do mundo com seus irmãos Hades (Plutão) e Poseidon (Netuno), mas que detinha em suas mãos a hegemonia do Universo. Zeus era a personificação do céu luminoso, que com seu poder lança raios, dissipa nuvens e faz chover com abundância, fecundando a terra.

Júpiter com Plutão

Júpiter rege a expansão intelectual e espiritual, a sabedoria e os estudos superiores, as filosofias e religiões, a justiça e a ética. Mas tais regras não eram aplicadas a ele, que se considerava acima do bem e do mal, legislando o mundo do seu Olimpo.

E era realmente assim que os Gregos o compreendiam: um grande deus de quem dependiam o céu, a terra e até a mântica. Alguns outros de seus epítetos comprovam sua grandeza e soberania: senhor dos fenômenos atmosféricos, dele depende a fertilidade do solo; protetor do lar e símbolo da abundância, defensor da pólis, da família e da lei e, ainda, deus também da purificação e da mântica.

Zeus, Poseidon e Cronus

É conveniente, no entanto, deixar claro que o triunfo de Zeus, embora estabeleça a vitória da ordem sobre o Caos, como pensava Hesíodo, não redundou na eliminação pura e simples das divindades primordiais. Algumas delas, se bem que desempenhando papel secundário, permaneceram integradas ao novo governo do mundo e cada uma, a seu modo, continuou a contribuir para a economia e a ordem do Universo. Vê-se nesta descrição o quanto Zeus instala no mundo uma ordem democrática, igualitária e livre, mas por vezes autoritária, onde certamente a batuta central estava em suas mãos e mais do que tudo, o favorecia.

Zeus e suas ligações amorosas

Seus casamentos e ligações amorosas refletem claramente as hierogamias de um deus, senhor dos fenômenos celestes, com divindades olímpicas ou telúricas. De outro lado, como protetor da família e da polis, é necessário levar em conta que a significação profunda de “tantos casamentos e aventuras amorosas” obedece mais a um critério religioso (a fertilização da terra por um deus celeste) e, depois, a um sentido político: unindo-se a certas deusas locais pré-helênicas, Zeus consuma a unificação e o sincretismo que hão de fazer da religião grega um caleidoscópio de crenças, cujo chefe e guardião é ele mesmo” (1).

Cada planeta do sistema solar tem um ciclo ou órbita específica, tempo em que leva para retornar ao ponto em que se encontrava no mapa astral de um indivíduo. No caso de Júpiter o ciclo é de doze anos, o que faz com que permaneça um ano em cada signo, em cada casa ou setor de nosso mapa. Quando passa em pontos significativos como Sol, Lua, ascendente ou planetas pessoais, promove maiores efeitos. Sua qualidade de energia e luz espalha benevolência, generosidade, expansão e progresso por onde passa.

Mercúrio, Vênus e Júpiter estão em Gêmeos

Astronomicamente é o maior planeta visível do céu: sua massa e volume são superiores à soma de todos os outros. Por analogia, oportuniza crescimento, sucesso, fortuna e prestígio. Do ponto de vista psicológico, promove autoconfiança e entusiasmo porque atrai e emana simpatia, favorece e facilita, fertiliza e enriquece, transmitindo sensação de confiança e proteção.

A casa regida por Gêmeos, onde ele se encontra neste momento, revela em quais assuntos você pode expandir seus horizontes, ultrapassar seus limites, desenvolver atividades que impliquem em estudo, conhecimento, trocas e comunicação e, onde vai encontrar portas abertas que promovam seu desenvolvimento.

Aonde ele estiver é também onde não enfrentará rotina ou monotonia, onde estará precisando de arejamento, novidades e liberdade, onde quer experimentar, ir mais longe, buscar mais sentido e alegria para sua vida. É também onde você vai viver os momentos e fatos mais positivos dos próximos doze meses e onde encontrará fé, otimismo e esperança num mundo melhor. Se você não souber onde está Gêmeos no seu mapa, consulte o seu astrólogo.

(Extraído do livro Mitologia Grega, volume 2 de Junito de Souza Brandão e editado por Ciça Bueno)

Em termos vocacionais, por ser o maior e mais brilhante planeta do sistema solar, depois do Sol, Júpiter no mapa astral de cada um de nós representa a capacidade de expansão e potencial de êxito que encontraremos através da busca de conhecimentos teóricos que ampliem nossa visão de mundo e facilitem nosso desenvolvimento: estudos superiores, culturais, científicos, filosóficos, religiosos, morais e éticos.

planeta jupiter (aia2009.files.wordpress.com)

Quando Júpiter ocupa lugar de destaque no mapa, vai favorecer profissões decorrentes dos conhecimentos acima citados como educação, carreira universitária, atividades ligadas às leis e à justiça (advogado, juiz, procurador) ou à comunicação, marketing, propaganda, ou ainda à filosofia, história, geografia, viagens e culturas estrangeiras como turismo, importação e exportação, arqueologia, por exemplo.

Ou mesmo, profissões esportivas como atleta, treinador, personal trainer. Júpiter é considerado o “grande benéfico” porque atrai oportunidades, sorte e prosperidade, emanando simpatia;!e porque ajuda, amplia, expande, favorece, facilita, fertiliza, protege e enriquece.

A casa em que ele se encontra revela em quais assuntos você pode expandir seus horizontes, ultrapassar seus limites, desenvolver atividades que impliquem em estudo e conhecimento teórico e onde vai encontrar portas abertas que promovam seu crescimento.

Aonde ele estiver é também onde você não gosta de rotina e monotonia, onde precisa de liberdade, onde você quer experimentar mais, ir mais longe, buscar o sentido da vida. É também onde você encontra fé, otimismo e esperança num mundo melhor.

Por isso, quando por ventura, lhe faltar crença na vida, olhe para a área onde você tem Júpiter e ele vai renovar sua inspiração para continuar (2).

  • Extraído de Astros e profissões, manual de Astrologia Vocacional, 2006 e 2020, Editora Ágora, Ciça Bueno e Marcia Mattos
Gêmeos, signo de ar e pensamento

LUA NOVA em GÊMEOS – MAIO de 2024

A próxima Lua Nova também será em Gêmeos e ocorrerá no dia 6 de junho, às 9h39, horário de Brasília. Os luminares estarão em conjunção exata com Vênus, a bela benéfica, que dará ao ciclo um tom gracioso, afetivo, belo, harmonioso e abundante, principalmente no que tange os assuntos referentes ao signo: comunicação, conhecimento, trocas, comércio, educação e negócios, além de tudo que já foi citado acima.

LUA NOVA em GEMEOS – junho 2024

O stelium está na casa XI do mapa, enaltecendo os grupos, o convívio em sociedade, os aspectos sociais, coletivos, políticos e econômicos do momento e os negócios e negociações entre tudo e todos, regiões e raças, culturas, povos e nações. O ascendente da lunação estará no finalzinho de Câncer, o que acentua o papel da Lua, regente do signo, nesta lunação; e chama a atenção para os aspectos humanos, tão necessários nesse momento, para que as ajudas, uniões e alianças possíveis sigam acontecendo e tornando o mundo um lugar melhor pra se viver, aqui e agora.

Saturno, o velho sábio

O tal stelium é atravessado por Saturno, que sempre que presente, convoca suas facetas ordenadoras, organizadoras, eficientes, críticas e, por vezes podadoras, para que arroubos de alguns não se deem em detrimento de outros. E o velho sábio ainda avisa que na 2ª metade do ciclo, poderá haver restrições de ordem econômica, material ou mesmo política: estejamos atentos porque a tendência é positiva, mas o exagero ou desperdício de uns, podem prejudicar outros.

Um outro stelium aparece na casa X, formado justamente por Júpiter, que intermedia as relações entre Urano e Mercúrio, ambos planetas de inteligência, intuição, comércio e trocas, favorecendo as relações nacionais e internacionais, inclusive a cada um de nós, em nossos negócios e profissões. Tanto internamente quanto externamente, temos feito esse papel de intermediadores, já que o terreno de Gêmeos em nosso país e mapa astral, é justamente o setor IV, onde reinam as relações internas, a nossa miscigenada cultura, a agricultura e o cultivo da terra, que vemos depois serem levadas para os quatro cantos do mundo. E serem vendidos, comercializados, permutados, trocados.

Por isso, o planeta Mercúrio é o centro dessa lunação e se encontra em destaque, unido ao Plutão: miúdos mais graúdos fazem o mundo e a economia girarem.

Hermes/Mercúrio na mitologia grega

Esse é um dos motivos por sermos chamados de país do futuro, celeiro do mundo, terra multicultural, reino de uma das maiores diversidades do mundo, acolhedor, democrático, misturado, um grande caldeirão. Já havíamos comentado na lunação passada o quanto temos visto esse aspecto refletir na massa de gente e de voluntários que vem fazendo a tragédia do Rio Grande do Sul ser menos nociva, agressiva e impiedosa. Isso é a alma do Brasil!

Há ainda uma outra figura, desta vez mais tensa, formada por Marte que corta o mapa em duas metades, a partir de casa IX, querendo dominar a cena. E consegue: parece descrever que o mundo está dividido entre dois lados, dois credos, duas crenças, ideias e ideais políticos, de ocupação do planeta e de civilização, que devem se embater mais cedo ou mais tarde. Dois mandachuvas hão de se enfrentar ao longo do período e deve ser por volta da Lua Minguante.

Brasil político

Até lá, observemos bem do que e de quem se tratam; e, se possível, façamos algo para amenizar a situação. Essa lunação deve transcorrer de forma mais calma e previsível até a metade e, a partir da Lua Cheia veremos a atuação de forças mais transformadoras e contundentes se pronunciarem e, quiça, de forma mais bem-intencionada e generosa, alterando as coisas para melhor!

De qualquer forma, façamos rituais de iniciação desse momento positivo, que deve ser enaltecido por estar astral-mente mais feliz! Cada um à sua maneira deve contribuir para engrossar o caldo de esperança que nos enrodilha, já que esperança é regida também por Júpiter ou Oxalá, o Júpiter da nossa cultura!

Seguem abaixo os prognósticos pro seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo, também

Um grande abraço para todos!

ÁRIES – seu regente Marte parece querer dominar, mandar e roubar a cena! E você, deseja o mesmo? Cuidado com o que deseja porque pode acontecer, porque daqui a pouco Marte entra em Touro, você tende a pisar mais macio e a se tornar mais manso. Então, não cutuque ninguém com vara curta pra não ter que comprovar o heroísmo depois que sua bola baixar.

TOURO  vários planetas já estão em Gêmeos e isso quer dizer que pra você estarão atuando na sua casa de finanças, valores, bens e ganhos materiais, temas concretos, palpáveis. Isso é bom, mas desde que você consiga agira de forma flexível, dançando conforme a música pede e não querendo impor um ritmo próprio. Será que consegue?

GÊMEOS – cinco planetas estão transitando em seu signo e isso é ótimo porque significa abundancia de condições e de talentos para desenvolver o que você almeja, deseja, pensa e acredita. Os mais favorecidos serão os nativos do 1º decanato por enquanto, mas todos os outros já sentirão que a sorte virou para melhor. Some-se a isso a sua vontade de fazer boas colheitas. Agora é só jogar!

CÂNCER  essa lunação será mais propícia para os nativos do 3º decanato, que poderão traçar planos futuros auspiciosos. Sua regente Lua favorece suas relações, contatos, amizades, projetos e participação em grupos. Não é hora de fazer nada sozinho, mas de se juntar, se ligar, se associar com gente que você ama e respeita. Vá em frente, mas se cuide porque os oponentes estão fortes.

LEÃO   é tempo de olhar pra frente, pro futuro, fazer planos do que deseja que ocorra em dois anos, quando será momento de crescer bastante. Agora é momento de planejar e se associar com mais gente, com amigos, com grupos sociais e fazer parte, para já obter ganhos reais nesse ciclo, mas sem grandes pretensões. Vida que segue, com parcerias e envolvimentos profundos e íntimos.

VIRGEM   um exército de planetas está e estará à sua disposição nesse ciclo para que se desenvolva no âmbito profissional e possa deslanchar a área por todo esse ano. Mas tudo começa agora! É hora de articular, negociar, vender seu peixe e divulgar ao mundo o que faz e o que sabe fazer. Que tal mais comunicação, mais difusão e mais exposição, visando o crescimento?

LIBRA – pessoal do elemento ar está bem favorecido e você é um deles, principalmente se for do 1º e do 2º decanato. É hora também de buscar diversificar seus saberes e a maneira como faz as coisas acontecerem: que tal explorar novos aprendizados e fronteiras. A concorrência está forte e você percebe isso. É hora de se aliar aos afetos, produzir e difundir o que já fazem.

ESCORPIÃO – a combinação entre as energias de Gêmeos e Escorpião é sempre auspiciosa porque enquanto uma trata da superfície, das relações e da cara que as coisas têm, a outra se aprofunda, intensifica, cria consistência, respectivamente. E isso é riqueza! Onde quer que queiramos nos desenvolver, a hora é agora, juntando o raso e o profundo, o claro e o escuro, o corpo e a alma.

SAGITÁRIO – essa lunação ativa o terreno das parcerias, das sociedades e negócios que você pode criar com o outro, o cliente, o companheiro, a cara metade. É hora das associações! Mas não queira ser mandar no jogo e nem seja exagerado. Lembre-se que o terreno é do outro e, que na casa alheia, a gente deve respeitar os limites e regras alheias. É só pra brincar junto e somar forças.

CAPRICÓRNIO – essa lunação trata de você olhar pra dentro de si, do seu umbigo, sua casa e relações mais intimas e perceber que também pode pegar leve, ser leve e tenro, como é por dentro. Não é preciso ser eficiente, crítico e complexo o tempo todo. Basta usar suas competências internas, que são bem versáteis e flexíveis e mostrar p’ro mundo esse ser juvenil que mora em você!

AQUÁRIO – essa lunação vai ser uma delícia porque agita o terreno mais gostoso da vida, onde habita o amor, a criatividade, o prazer e a criança interna que mora em você. É hora de criar e amar, termos que sugerem que ser quem se é, se mostrar e expressar-se no mundo é o que há de mais próximo da felicidade. Pois por um ano, esse será o seu cardápio. Pode ter melhor?

PEIXES – seus porões e relações domésticas, familiares e intimas estarão recebendo a força de Júpiter: algo ou alguém está prestes a chegar e isso pode ser uma ótima notícia! E tudo começa agora, nesta lunação. Que tal dar uma ajudinha, se abrir para o novo, para as mudanças, reformar a casa, os moveis, ampliar o jardim e brincar com todos esses elementos de uma maneira inédita?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here