A primeira lunação do ano será no dia 13 de janeiro, às 2h01 da manhã, horário de Brasília e será em Capricórnio. Na ocasião, Sol e Lua estarão conjuntos a Plutão, demonstrando que o ciclo será de fortes transformações.
Aliás, em transformação nós já estamos há tempos, desde que tivemos a grande conjunção de Saturno com Plutão, há exatamente um ano atrás. Os senhores do carma, como são conhecidos Saturno e Plutão, já vinham nos cobrindo com um manto cinzento e pesado desde 2019, que culminou no início de 2020 com a chegada da pandemia em nossas vidas.
No entanto, recentemente, o astral vem mudando com a ocorrência da grande conjunção, desta vez de Júpiter com Saturno, que juntos podem ser chamados de senhores do crescimento e da expansão. Inauguramos uma fase de desenvolvimento social, econômico e político, nesse encontro celeste bem mais leve e promissor.
Essa nova fase não só se deve ao fato de que essa conjunção traz ventos mais promissores e generosos, como também porque o fenômeno se dá em Aquário, signo inovador, renovador e arrojado, que vai nos propor mudanças, aberturas sociais e novas oportunidades nos âmbitos social, econômico e político; e porque não dizer, tudo junto e misturado vai nos trazer revoluções!
Muito se falou recentemente sobre o fato da conjunção de Júpiter/Saturno representar a Estrela de Belém, aquela que orientou os reis magos ao local do nascimento de Jesus há mais de dois mil anos atrás, inaugurando a Era de Peixes, já que naquela ocasião, a conjunção se deu naquele signo.
E a atual conjunção, presente no céu de agora, está inaugurando a Era de Aquário, segundo muitos estudiosos e colegas, ideia da qual comungo inteiramente. É emocionante fazer parte desse momento histórico e espiritual de tamanha importância!
Mas é claro que uma fase nova não acontece sem um pouco de suor e lágrimas e nas previsões que fizemos para o ano de 2021, já alertávamos para alguns choques que estarão presentes, e que devem chacoalhar os âmbitos social, coletivo, político, econômico e comportamental, sobretudo no 1º semestre: afinal de contas estamos inaugurando nova fase da história universal!
E a presença de Plutão nesta lunação significa que as mudanças nas esferas do poder sobretudo político já começaram, e já vimos exemplos disso na semana passada. Plutão representa ganhos ou perdas de poder, de energia e de potência; e Capricórnio é o poder estabelecido. Sua presença ao lado dos luminares será o grande fator transformador da realidade, inclusive porque o planeta rege o ascendente da lunação que está em Escorpião, o que acentua a sua importância, significados, efeitos e consequências.
Qualquer indivíduo, seja uma pessoa, uma nação, uma empresa, fato, relacionamento ou situação… que venha a ser atravessado por Plutão nunca mais permanecerá o mesmo após sua passagem. Portanto, nada permanecerá o mesmo após esse próximo ciclo, principalmente para quem for nativo dos signos de Capricórnio, Câncer, Aries e Libra do último decanato.
Plutão rege o poder e a sua ânsia por ele. Em sua passagem por Capricórnio, já assistimos o poder chegar às raias do exagero e do abuso, concentrado na mão de muito poucos. E, como os recursos econômicos e naturais são finitos, a escassez de alimentos, de energia, de água potável, de ar puro e de melhores condições de vida vão fazer com que a distribuição desses recursos se altere significativamente nos próximos tempos, isso causará também a inevitável mudança daqueles que estão na condução do atual Poder. Essas mudanças já começaram, é só uma questão de tempo!
Portanto, se você deseja plantar sementes de transformação, tomar inciativas que mudem radicalmente algo ou algum relacionamento, situação ou negócio, essa lunação veio mesmo a calhar e você terá a força de vontade suficiente para empreender tarefa de tal envergadura: siga em frente decidido a mudar!
Além do tema político estar em foco, através das discussões em torno das trocas de poder, de bastão e da inibição dos abusos e manipulações no poder, outros temas farão parte da pauta como questões relacionadas à troca de conhecimento, comunicação, transações comerciais e negociações, além de transportes, deslocamentos, viagens, contratos e acordos nas relações exteriores, fronteiras e afins.
Podemos esperar que aonde estejamos vivenciando essa Lua Nova nos nossos mapas natais ou seja, nos assuntos sobre os quais a lunação incidir, viveremos grandes mudanças, transformações e revoluções. Onde Plutão está no nosso mapa, é sempre onde é preciso mudar, mudar radicalmente e muitas vezes mudar para não morrer!
O outro regente da lunação é Marte, que acaba de entrar em Touro, o que direciona as discussões para a disputa de produtos, de preços, valores, concorrências, formas de pagamento e etc…, sobretudo na questão mais importante que a humanidade vive no momento, que é a busca e a obtenção das vacinas que promovam a cura do vírus e o retorno da normalidade, como sonham alguns. Será mesmo que as coisas voltarão a ser como eram antes?
É importante saber que Marte, o executivo heróico, está se aproximando de Urano, o imprevisível e revolucionário planeta, e que ambos se chocarão com Júpiter e Saturno em breve, o que infelizmente ocasionará bastante tumulto nos quatro cantos do mundo, principalmente para países que tiverem posições celestes nos primeiros graus dos signos de Touro e Escorpião, Leão e Aquário, como é o caso do Brasil, dos EUA, China, Itália, Israel, Índia, Espanha, Inglaterra, entre outros.
O que há de positivo é que Mercúrio e Vênus se colocam à disposição para viabilizar as conversações, articulações, negociações para encontrar soluções e estabelecer acordos. Aproveite isso e converse, dialogue, troque ideias, proponha e não deixe de se colocar na posição do outro antes de tomar qualquer decisão mais radical.
Ao evoluir o ciclo, no final da tarde do dia 13, a Lua entra em Aquário e engrossa o caldo dos planetas que lá já estão, Mercúrio, Júpiter e Saturno, acentuando a tensão entre eles e Urano/Marte: nesta noite teremos chuvas e trovoadas!
Esses primeiros dias do ciclo permanecem bem agitados. No dia 14 nosso satélite continua em Aquário, mas já fora da zona de perigo com Marte/Urano; porém o astral vai estar superacelerado. Ainda no dia 14, teremos a conjunção exata de Sol e Plutão: os chefes de Estado estarão em foco e os outros âmbitos do poder em grande alvoroço com a tensão que se formará entre Saturno e Marte: os três poderes estarão se estranhando e se flechando mutuamente! Cabe ter bastante atenção e cuidado com aparelhos e sistemas elétricos, eletrônicos, de energia e telecomunicações.
Na 6ª feira dia 15 de janeiro, a Lua ainda permanece em Aquário, e o dia acelerado; mas Vênus se faz presente, alinhando-se com Urano e propondo novidades e acordos em contratos e relacionamentos de cunho econômico e negocial.
No sábado dia 16, a Lua entra em Peixes e se une ao Urano, deixando o astral bem animado, cheio de novidades e com tendências a queremos fazer algo de excêntrico, diferente e mais arrojado do que de costume. No domingo, a Lua permanece em Peixes, mas desta vez une-se a Netuno e sugere que se tire o dia para descansar, assistir series e filmes da nossa preferência, ouvir muita música e namorar bastante!
Na 2ª-feira, dia 18, com nosso satélite em Áries, a semana começa com toda a força e energia necessárias para movermos montanhas em prol do que desejamos alcançar. Unido a Quiron, nosso satélite promete agitar os temas relacionados às vacinas e promete promover avanços. Nas esferas de poder, as tensões estarão redobradas: olho vivo!
No dia 19 de janeiro, Lua e Vênus se estranham e prometem dia enviesado. Marte e Urano estarão em tensão exata e o Sol de muda para Aquário acentuando tais tensões: se você não tem certeza do que deseja e como deve agir, melhor seria aguardar a tensão passar.
Consulte abaixo as tendências pro seu signo solar e principalmente pro seu signo ascendente par ter melhores orientações desse momento cósmico tão especial. Boa lunação pra todos e boa semana!
ÁRIES – a lunação vai chacoalhar suas relações profissionais e seus planos futuros. Isso poderá ser muito renovador, transformador e revigorante se você estiver decidido a promover mudanças que instaurem novo ambiente, novos ventos e perspectivas em sua vida profissional e destino. Seu regente Marte estará propondo alterações radicais na forma e na atitude com que ganha a vida: pratique a paciência e a tolerância!
TOURO – essa lunação pede ampliação de fronteiras e perspectivas propondo a transformação radical de seus valores e filosofia de vida. Isso tudo vai mexer muito com você, sua atitude pessoal, autoimagem e humores. Será um mês de grandes desafios nos assuntos pessoais e na relação que estabelece com seus ganhos, finanças, valores e relacionamento pessoais. Desenvolva a paciência e a tolerância.
GÊMEOS – esse ciclo vai propor a mudança radical de como você encara a vida na profundidade e na intimidade. E pode alterar significativamente uma crise em curso, seja para melhor ou vice-versa. Fique atento porque o momento é tenso. Através da chegada de novas perspectivas e oportunidades, verá o mundo se ampliar e se transformar. Tente não viver de forma muito acelerada para degustar o momento.
CÂNCER – é no âmbito dos relacionamentos que a vida vai propor suas transformações. Se você vem trabalhando suas parcerias de forma consciente e realista, a tendência é que se aprofundem e se transformem para melhor. Senão, pode vir a perder pessoas, situações ou condições. Novidades econômicas podem alterar seus planos futuros para melhor. Mas há que estar presente e permanentemente atento.
LEÃO – é na fronteira entre o dia a dia, as relações cotidianas de trabalho e uma rotina estressante versus seus relacionamentos que você viverá seus maiores desafios. A área das parcerias e dos relacionamentos pessoais, íntimos e afetivos estará cheia de novidades, expansões e, ao mesmo tempo, pressões inovadoras. Se for do 1º decanato, há que ter muito maneirismo para tocar o barco. A vida estará pra lá de estimulante!
VIRGEM – novamente, se você for do 3º decanato, vai viver uma fase de grandes, profundas e maravilhosas transformações nos seus afetos, criações, amores e relação com seus filhos. Mas também poderá ter fortes questionamentos e crises de valores e filosofia de vida. O dia a dia estará agitado e animado, cheio de novidades e atividades que vão exigir renovação e jogo de cintura para abraçar uma vida inédita!
LIBRA – esse ciclo porá à prova todas as mudanças que vem empreendendo dentro de você, de sua casa e de suas relações familiares há tempos. É chegada a hora de ter certeza se ocorreram de fato ou não. Por outro lado, há mil novas chances e oportunidades de crescer, de criar e de se apaixonar pela vida novamente. Mas não será sem atravessar algumas crises emocionais ou reais que tudo isso se dará.
ESCORPIÃO – seus dois regentes serão protagonistas dessa lunação que vai ocorrer no seu setor intelectual, de comunicação, negócios e articulações. Saiba que é preciso mudar sua forma de pensar e se comunicar profundamente ou não manterá as tratativas fluindo. Relação com irmãos e colegas estarão em pauta. Relação com parceiros pede tolerância para que não cheguem a romper fiéis e leais acordos.
SAGITÁRIO – para quem vem vivendo desafios e transformações na área das finanças, ganhos e investimentos, esse ciclo vai arrematar tais mudanças ou perceber que é preciso maior radicalidade de sua parte. No âmbito intelectual, de negócios e comunicação, as chances e oportunidades novas que surgirem, serão muito uteis para ampliar perspectivas. Atitude no dia a dia pede mudanças radicais também.
CAPRICÓRNIO – é agora ou nunca que as mudanças se darão de forma definitiva em sua vida. Você vem se preparando há tempos, mas agora será a prova dos nove. As oportunidades que surgem no âmbito financeiro e material podem ajudar muito a tudo fluir melhor. No entanto, fique de olho nas relações pessoais, criativas e afetivas que podem vir a pressionar de forma decisiva, ocasionando rupturas graves.
AQUÁRIO – o alinhamento de planetas que ocorre em seu signo é inédito e você deve aproveitar o vento a favor para crescer, inovar e se desenvolve. Mas também deve aproveitar o momento para planejar o próximo ciclo, quando haverá Lua Nova em seu signo. O âmbito doméstico e familiar pede muita atenção, paciência e cuidado para que não se quebrem acordos ou relações fieis e leais que por lá estão estabelecidas.
PEIXES – as mudanças propostas nesse ciclo devem alterar suas atividades e planos futuros, além de sua participação em grupos pré-estabelecidos. Outra área que será desafiada é a de seus interesses e formas de pensar e de comunicar suas intenções, de modo a que seja mais objetivo e pragmático em suas negociações. Ouça sua intuição e poderá ter melhor percepção de como se conduzir em ambos as situações.