Estamos vivendo a fase minguante da Lua, indicada pra arrematar as questões nas quais estamos envolvidos. Tenha como meta dar acabamento ao que puder e analisar os resultados obtidos até o próximo dia 5. A partir dali, tente se preparar para a Lua Nova que acontecerá em Áries no dia 7 de abril, às 8h31. Áries é o primeiro signo do zodíaco, momento em que o ano realmente começa.
Tivemos o ingresso do Sol em Áries, marcando o Equinócio de Outono e o início do ano astrológico de 2016 no último dia 20 de março. Mas é agora que temos a primeira lunação nesse signo, que é muito propício pra investir em novas iniciativas, novos empreendimentos, projetos ou negócios que possam se sustentar pelo ano afora. O signo nos contempla com forte dose de energia física e moral, poder de decisão e direção, determinação, coragem e objetividade pra começar grandes empreitadas. Por isso, é hora de agir e de investir!
Atenção: o casal Vênus e Marte caminha unido em signos de fogo, juntamente com Saturno, o que nos reforça a força de vontade, mas também demonstra que há muita ansiedade e pressa pra se chegar a algum lugar: será que sabemos pra onde estamos indo? Ou estamos galopando, voando sem controle, sem comando nem direção?
Reflita sobre o fato de que a civilização na qual vivemos parece nos empurrar atabalhoadamente para uma vida sem reflexão, sem sentido ou significado. É hora de repensar os propósitos e valores disso tudo e de saber pra onde nos encaminham, sugere Mercúrio – o mensageiro – que sozinho, vagueia solto e sem rumo no espaço! Não aja por impulso!
Talvez seja por isso que a retrogradação de Marte venha tanto a calhar. Em Sagitário desde o dia 6 de março último, o executivo do céu deve retrogradar a partir de 17 de abril. Desde então, o planeta da ação, da luta e da sobrevivência vem dando sinais do quê ou “dos quês”, em termos coletivos /universais ou em nossas vidas particulares, deve sofrer um descompasso, uma parada, um adiamento ou inação.
A retrogradação de Marte é muito especial porque se dá somente a cada dois anos, gerando uma exceção, já que o planeta é o motor de arranque do céu, responsável pelas ações, iniciativas, começos e recomeços. Andando para trás, o astro exige contenção, arremetimento, reflexão e reavaliação das frustrações que deve ocasionar. É claro que estamos falando de algo que só ocorre numa das doze áreas de nossa vida, onde as coisas devem ficar estagnadas. Mas cabe a nós saber qual delas é e como devemos agir ali pra restaurar as coisas ao longo do próximo trimestre (veja texto do seu signo solar).
Como o evento dura 80 dias, não convém iniciar projetos, relacionamentos, negócios ou parcerias nesse período e naquele determinado assunto; também não convém mudar de casa ou escritório, assinar contratos, fazer cirurgias ou procedimentos radicais, salvo em situações de emergência, é claro. Portanto, temos pouco mais de uma semana pra dar início aos nossos projetos de médio e longo prazo. Já os de curta duração nem terão tempo de se sustentar porque serão atropelados pelo referido astro.
Como Marte é também o senhor da agressividade e da autodefesa, quando distorcido, pode gerar reatividade e belicosidade exageradas. Isso é especialmente importante para nós brasileiros, já que no mapa do Brasil, o planeta vai mexer com a Lua do mapa do nosso país, que representa o povo, já dividido diante dos fatos e acontecimentos que estamos vivendo atualmente. Recomenda-se acionar a calma, a cautela, a paciência e a tolerância pra atravessarmos o próximo trimestre com a resiliência necessária. Desejo a todos muita consciência e reflexão nesse momento histórico tão relevante em nossas vidas! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)
ÁRIES – seu signo e regente demandam bastante atenção no período. A lunação vem com força total, mas propõe que você faça mudanças radicais em sua vida tanto no que tange o pessoal e o profissional, como também no que tange seus propósitos, valores e filosofia de vida. Os relacionamentos parecem caminhar bem, mas não custa cuidar deles com bastante carinho.
TOURO – essa lunação costuma não afetá-lo muito. Mas saiba que uma grande aliança entre Júpiter e Plutão favorece os nativos do 2º decanato do seu signo: aproveite esse momento de expansão, amor e criatividade. Examine se algum tema em sua vida não está beirando o exagero ou correndo sem limites. Pode ser emocional ou econômico-financeiro. Reflita.
GÊMEOS – esse ciclo ativa seus projetos futuros, suas amizades e participação em grupos sociais. Tais temas tendem a sofrer uma aceleração e ou mudanças radicais. Mas o foco de suas atenções deve ser mesmo as relações: alguma delas pode se alterar e inverter o sentido de repente. É provável que você já saiba qual. Que tal tentar amenizar o impacto?
CÂNCER – lunação se dá na área profissional e vai trazer novidades, mudanças e aceleração dos eventos por ali. Empenhe-se pra colher bem! E fique atento às parcerias que se relacionam com tais negócios. No entanto, é no dia a dia que deve dar maior atenção: o ambiente cotidiano, a saúde ou a relação com patrões ou empregados pode sofrer alteração radical.
LEÃO – o ciclo estimula a expansão da mente, das fronteiras do conhecimento, de novos interesses e relações: justiça, expansão e novidades positivas podem se acelerar por ali. Fique de olho nos seus afetos, na criatividade e nos questionamentos que vem fazendo sobre tais assuntos. Mantenha os pés no chão. Finanças podem anunciar crescimento e estabilização.
VIRGEM – é no ambiente familiar e doméstico que a retrogradação deve mudar algo. É provável que você já esteja prevendo que algo não caminha bem e em compasso distorcido. A lunação deve acentuar sua percepção a respeito e vir a promover algumas mudanças que devem ocorrer em função de tudo isso. Seja radical e tenha coragem de empreendê-las.
LIBRA – Lua Nova se dá no signo oposto e deve estimular seus relacionamentos. Mas lembre-se que a bola da vez é o outro e, a tal ponto, que sua regente também se encontra por ali: elogie, homenageie e agradeça pelas parcerias de que desfruta. Fique atento ainda às relações domésticas e familiares, às finanças e principalmente às relações com irmãos e vizinhos.
ESCORPIÃO – a lunação deve ativar o ambiente profissional, o dia a dia, a saúde e a relação com patrões e empregados. Uma correria danada pode se instalar por ali: estabeleça algum domínio sobre a situação e aproveite as oportunidades de fazer mudanças radicais por ali. Mas é na área das finanças que você deve manter o foco e estar muito atento às inversões.
SAGITÁRIO – a presença dos planetas mais severos em seu signo perdura. Isso indica um período de autoanálise: entregue-se a isso. Nativos do 1º e 2º decanatos devem estar atentos aos principais aspectos da vida: pessoal e saúde. Algo vem dando sinais de exagero e poderá sofrer inversão de tendência em breve. Lunação estimula afetos e criatividade: dedique-se.
CAPRICÓRNIO – lunação atuará n o âmbito familiar e doméstico e deve promover novidades e mudanças radicais por ali: transforme-se internamente também. Há um aspecto favorável de crescimento que chama sua atenção para novos interesses, assuntos e conhecimentos. Valorize a intuição e os sinais que a vida manda, preciosos pro seu crescimento espiritual.
AQUÁRIO – nesta lunação os luminares estão em conjunção com seu regente, o que é muito significativo pra você. Os temas estimulados são a mente, o pensamento e as novas ideias que podem surgir vindas de si mesmo ou do contato com novas pessoas que chegarão na sua vida. Projetos futuros ou amizades que vinham caminhando bem podem se inverter repentinamente.
PEIXES – essa lunação ativa fortemente as finanças e a produtividade sugerindo novos ganhos ou novas formas de ganhar dinheiro. Somando-se a isso que o setor profissional também se encontra ativado: mudanças, inversões ou estancamentos podem ocorrer por ali. Fique ligado porque o assunto já vem dando sinais. Relações com parceiros, colegas ou irmãos fluem bem.