No último dia 25, Vênus, a pequena benéfica, entrou em retrogradação, depois de ter passado algumas semanas brilhando intensamente no céu, ao lado de Júpiter, o grande benéfico: juntos formavam um belíssimo casal no signo de Leão.
Pena que perdemos o hábito de observar o céu e seus movimentos. Os antigos os observavam muito e, depois do Sol, Vênus foi o próximo seguinte a ser considerado. Tal como os sumérios, os egípcios e os maias, ficaríamos fascinados se observássemos especialmente o movimento de Vênus, que desenha os movimentos mais belos e harmônicos que podemos admirar a olho nu. É que o planeta, conhecido por seus atributos de beleza e harmonia, descreve sua órbita em torno do Sol desenhando figuras geométricas de rara beleza como o pentagrama e o infinito.
Vênus circunda o Sol em ciclos de 584 dias. Na primeira parte do ciclo, o planeta aparece ao amanhecer no horizonte leste, como uma estrela matutina, anunciando a chegada do Sol; e a cada dia surge um pouco mais acima no horizonte. Uma manhã após a outra, o planeta vai se afastando gradualmente do Sol, até atingir seu ponto máximo, quando então começa o seu retorno em direção ao astro-rei, para gradualmente ser visto de maneira mais breve a cada manhã, até sua derradeira aparição. Essa primeira parte do ciclo dura 263 dias.
Em seguida, o planeta desaparece por 50 dias em média, para ressurgir no céu noturno, no ponto em que o Sol se põe. A segunda fase do ciclo dura igualmente 263 dias, momento em que o planeta repete o mesmo processo só que ao entardecer, como que anunciando a chegada da Lua. E, novamente, a cada dia ressurge um pouco mais acima no horizonte, do ponto que o fez na noite anterior. E quando atinge seu ponto máximo, começa a retornar à sua origem, para de novo desaparecer no horizonte por 8 dias e reaparecer no céu matutino, recomeçando o ciclo.
E assim, o ciclo se repete ininterruptamente, sendo que a cada subida e descida, o planeta descreve a figura do infinito no céu, numa demonstração rara de beleza, harmonia e perfeição. Esse ciclo de 584 dias ou 1,6 anos, chamado de “ano venusiano”, se repete cinco vezes em 8 anos e, a cada vez o planeta renasce sete signos à frente, o que acaba desenhando no céu a figura de um pentagrama, também considerada como a representação do ser humano, numa outra demonstração incrível do quanto o planeta é capaz de produzir beleza, harmonia e perfeição.
O fato de Vênus reaparecer no mesmo ponto zodiacal porém 7 signos à frente, também se sincroniza com um ciclo de 99 meses lunares, o que faz com que a fase da lua em que recomeça o ciclo a cada 8 anos, seja a mesma. Isso pode parecer banal pra nós que não estamos sintonizados com os movimentos celestes, mas para os antigos era muito significativo. E para nós também deveria ser, já que os movimentos celestes se sincronizam com nossa experiência terrestre.
Desta vez, Vênus retrograda de 25 de julho a 5 de setembro, a partir do primeiro grau do signo de Virgem, retornando a Leão até o grau 14. Ela fez a primeira conjunção com Júpiter nos dias 30 de junho e 1 de julho a 21 graus e fará a segunda conjunção com o benévolo no dia 4 de agosto a 28 graus daquele signo. Segundo meu colega José Gomes Neto, os antigos diziam que “quando Vênus se encontra com Júpiter, as orações na Terra encontram o coração dos deuses”. Vamos aproveitar e engrossar o caldo das orações, quem sabe nos façam efeitos porque estamos precisando, né?
E o que devemos fazer enquanto Vênus está retrogradando? O melhor a fazer é tentar restaurar a beleza e a harmonia em nossas vidas, revisando os assuntos que a pequena rege, tais como relacionamentos, parcerias e afetos além de finanças, investimentos, gastos excessivos, orçamentos estourados e etc… Ela nos envia um sinal de que algo não anda bem e precisa de atenção e reflexão a respeito: é hora de retomar relações estremecidas, pedir desculpas se for preciso, enxugar os excessos, repensar os afetos, valores e preferências, fazer dietas, desintoxicações, tratamentos de saúde e não exagerar em nada.
Fora esse importantíssimo movimento celeste, o astral já dá sinais de melhora desde a entrada do Sol e de Mercúrio em Leão. Começaremos a semana muito bem, com Sol e Lua em bom relacionamento, o que pode nos estimular a criatividade e a autoexpressão durante o dia e expandir a vontade de sair, passear, namorar, fazer happy hour e se divertir à noite.
Terça-feira também poderá ser bem produtiva e expressiva com Lua e Júpiter em bela aliança, incentivando-nos a continuar investindo e expandindo nossos projetos. E no final da semana, teremos Sol em Leão e Lua Cheia em Aquário, o eixo do amor/amizade, no dia 31, às 7h44: que tal comemorar a vida, o amor, as relações e parcerias em grande estilo?
A semana poderá ser boa e produtiva se soubermos corresponder. O único senão é na quarta-feira, quando devemos ter alguma cautela com imprevistos, surpresas, tensões e não usar de precipitação em nada. Fora isso, vamos nos espalhar. Boa semana pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)
ÁRIES – vários planetas se colocam à sua disposição para que suas criações e projetos se expressem com beleza e fluidez, culminando na Lua cheia que deve ser mui bem comemorada. Reveja algo em sua saúde ou finanças que precisa de atenção. Família exige atenção.
TOURO – sua regente avisa que algumas áreas devem receber atenção como a dos afetos, amores, criatividade e filhos, além da familiar. Mas não é nada de arrancar os cabelos e que a Lua Cheia não compense com muita alegria. Comunicação e trânsitos exigem atenção.
GÊMEOS – a vida anda numa agitação só e a tendência neste período é aumentar. Mas não deve se entregar demais à empolgação mas procurar fazer tudo com a devida atenção e cuidado. Algo em casa também merece consideração. E vale checar se a saúde vai bem.
CÂNCER – vários planetas ativam as finanças tanto com oportunidades quanto com desafios. Suas atenções devem se voltar pra lá e para as relações afetivas. Algo por ali, envolvendo finanças deve ser revisto com atenção. Quarta-feira haverá desafios pro 3º decanato.
LEÃO – você é a bola da vez com tantos planetas em seu signo. Mas nem tudo são flores e tanta energia deve ser manejada com atenção, consciência e dedicação. Lua Cheia pede a comemoração da vida, do amor e das parcerias. Algo entre finanças e família não vai bem.
VIRGEM – Vênus retrograda bem no comecinho do seu signo e pode não ser suficientemente clara pra que você nota: fique de olho em tudo, mas também na saúde e área familiar. Na Cheia, pode ficar mais fácil de identificar o que está pegando.
LIBRA – sua regente retrograda em setor que em principio não lhe atinge muito ou é tão sutil que não se faz perceber. Mas ao longo do período de retorno, pode vir a atrapalhar ou atrasar algum projeto futuro ou amizade que precisa de atenção para que a harmonia seja restaurada.
ESCORPIÃO – o foco é o profissional onde vários planetas trazem oportunidades, mas também desafios. Debruce-se. O aspecto pode ser mais específico para os nativos do 3º decanato, mas não bobeie se não for. Cheia pode trazer alegria em casa. Olho vivo na justiça.
SAGITÁRIO – semana começa com Lua em seu signo formando excelente aliança com o Sol: aproveite pra adiantar todo tipo de assunto, pessoal, profissional, afetivo. Seu regente continua em união com Vênus e avisa que algo em sua vida precisa ser revisto: debruce-se.
CAPRICÓRNIO – você está com boas chances de resolver crises antigas. Mas pode ser que algo atrase ou que precise ser revisto, repensado, renegociado. Quarta-feira pode ser um dia bem desafiante, vá com clama. Pra tudo isso, conte com parceiros, afetos e amigos.
AQUÁRIO – Lua Cheia será em seu signo e até lá você terá muitas demonstrações de como suas parcerias têm sido importantes e bem-vindas em sua vida. No entanto, alguma delas merece atenção especial. E comemore na Cheia a alegria de estar bem acompanhado.
PEIXES – a fase é ótima e uma estrela une você, afetos, parceiros, criações, projetos, obras e profissional. Ou você ainda não se deu conta? Mas faltam alguns ajustes sobre os quais deve trabalhar, sobretudo em parceria. Ou será na saúde? Que tal cuidar dos exageros?