Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.
Sugerimos que antes de ler o texto abaixo, leia o anterior sobre a Lua Nova em Touro, porque o quadrado continua.

Dessa vez, na Cheia de Maio em Escorpio, que terá lugar no dia 12, às 13h57, horário de Brasília, o grande quadrado permanece, formado agora por Sol em Touro oposto a Lua em Escorpio, em tensão com Marte em Leão e Plutão em Aquário, esses dois últimos regentes de Escorpio, justamente. Mas já foi bem amenizado porque os dois últimos não estão mais se enfrentando em posição tão estreita: há margem de manobra.

Ao contrário de muitos colegas ficam alardeando que tensão é mau agouro, eu vejo como algo que precisa ser movido, movimentado, chacoalhado para ser resolvido num acorde acima, ou numa solução mais definitiva e harmônica. Às vezes as circunstancias são muito tensas sim, podem demorar a ser solucionada, podem nos custar muita falta de sono, muito choro, esperneio e lamentação, mas é preciso agir, diz Marte em Leão. Ficar parado não vai adiantar.

Algumas situações são de caráter coletivo e nem precisamos ilustrar demais aqui, basta observar o mundo lá fora e ouvir as noticias. Mas muitas situações são de caráter pessoal, como é o caso dos nativos daqueles quatro signos do 1º e do 2º decanatos. Essa turma está com a vida bem agitada, às vezes estrangulada, vivendo gargalos e precisando tomar posições, decisões, alterando suas vidas radicalmente.
E isso é fruto de pertencerem todos a uma categoria de signos chamados fixos, com pouco jogo de cintura e pouca flexibilidade, que procrastinam as coisas porque não querem decidir. Decidir por uma ou outra posição, tará com que tenham de abrir mão da outra e, eles não suportam perder nada. E põem em risco a perda de tudo, por pura teimosia. Um pouco de arrogância também? Talvez!

Mas tudo isso faz parte da enorme mudança a qual vimos nos referindo há meses, processo iniciado em meados do semestre passado e que ainda vai mais alguns meses, com a culminância em junho, quando vários planetas mudam de signo e o mundo vai mudar totalmente de cor, de cara, de feição. A lembrar, Júpiter, o generoso expansor se muda para Câncer em 10 de junho; Saturno e Netuno estarão juntos no primeiro grau de Áries a partir de final de maio e Urano entra em Gêmeos em 8 de julho.
E você, já pensou de onde vem e para onde deseja ir quando tudo mudar?
Certamente você não deve estar contente com sua vida como está e deseja atingir outros níveis de satisfação e realização. Lembre-se que tensão significa, como escrevi no post passado, muita energia disponível para fazermos mudanças, alterações e transformações, visando entrar no novo mundo de forma mais consciente e escolhida. Se você pega sua vida nas mãos, tem mais poder de escolha e se coloca mais de acordo com suas crenças e desejos.

Lua Cheia é relacionamento, associação, casamento ou, ao contrário, dissociação, divergência, separação. Mas tem um excelente acordo rolando no céu de agora entre Vênus em Áries e Marte em Leão, sendo que ele está bem mais forte na posição em que se encontra. Ou seja, a tendência é agir sem antes consultar outras instâncias do nosso ser. Mas o acordo é bem possível e pode nos apaziguar bastante.

até astronomicamente
Ao lado do Sol em Touro, temos o Urano, planeta que costuma ter o pavio curto, ser intolerante e sujeito a rompantes, chuvas e trovoadas: em poucos dias, os dois fazem conjunção e tendem a se unir para acabar com situações inaceitáveis ou sufocantes. Fiquemos de olho, principalmente os nativos do 3º decanato dos quatro signos fixos, seja de planeta pessoal, ascendente ou Meio do céu.

Tente fazer acordo com quem for necessário, em vez de ir pela via da inflexibilidade. E o maior indicio de cairmos na teimosia é o Mercúrio, a maneira de pensar do momento, que do início de Touro forma tensão com Plutão; e, entre os dois, o páreo é duro p’ra saber quem é mais turrão: por isso, relativize, amenize e suavize qualquer situação que puder.

Haja visto a solução escolhida pelo Conclave por um Papa com muitos planetas em Virgem, que é justo, tanto de justeza quanto de justiça, que pondera, leva em consideração todas as variáveis e so depois decide. Lendo sua biografia podemos ver que esse traço.
Veja aqui: ……………………..
E, consulte abaixo, as tendências p’ro seu signo solar. E, se souber qual é o seu signo ascendente, leia as tendências para o mesmo também, mais importantes ainda que o solar.
ARIES – essa Lua Cheia vai se dar em sua casa das crises e dos sentimentos profundos e você deve examinar como andam suas finanças, economias, gastos, dividas e relacionamentos mais íntimo versus os valores, bens e o seu autovalor. Para sua sorte, seu regente Marte está em ótima companhia, de mãos atreladas às de Vênus, que em seu signo, exerce um papel também de protetora. Atenção especial nativos do 1º e 3º decanatos. Vão fundo!
TOURO – Lua Cheia no seu signo oposto chama a atenção para todos os relacionamentos a dois, seja casamento, parcerias, clientes pessoais ou parceiros profissionais. Não permita que haja rompimentos, porque podem custar a passar. Nativos do 1º decanato podem estar com crise em projetos futuros ou amizades. Vênus paira na casa XII e avisa que só entra em seu signo na cheia do mês que vem. Até lá e com Marte rondando os relacionamentos domésticos dos nativos do 2º decanato, é preciso muita calma e muita atenção nessa hora!
GEMEOS – Lua Cheia se dará no seu dia a dia e talvez o dia e a semana sejam corridas e exigentes. Mas fora isso, você é um dos que está com sorte e não será muito afetado por esse grande quadrado do céu; a menos que tenha algum planeta pessoal naqueles signos. Um grande stelium culmina no Meio do céu e pode trazer resultados mui positivos a curto prazo. Há pressões também: basta cumprir seus deveres e ficará tudo bem. Processos mentais acelerados e palavras bem afiadas! Use-os bem. Júpiter em seu signo não está adiantando muito no momento.
CANCER – Lua Cheia se dará no eixo do amor, Lua na V, onde reinam o coração, a vocação, os filhos e o prazer. O Sol está na XI, dos projetos futuros e amizades e aí vale ter muita calma e não se precipitar para não promover cismas. Vênus e Marte nas casas do fazer e das colheitas avisam que se bem produzidas e encaminhadas, as ações podem dar resultados mui positivos no âmbito profissional nos próximos dias. Nativos do 1º decanato podem estar com crise material ou emocional, mas pode tirar proveito disso e virar o jogo em alguns dias.
LEÃO –Você é um dos mais contemplados tanto positiva quanto desafiadoramente, nesta lunação. A Cheia ocorre no eixo IV/X e no 3º decanato, onde moram respectivamente a casa, a família e as relações domésticas X o profissional, onde há que se fazer mudanças radicais para não haver rompimentos: faça-as. Os do 1º decanato estão com Vênus em posição favorável com Marte em seu signo; mas tomem cuidado com o corpo e a saúde. E fiquem atentos às parcerias mais íntimas, sejam pessoais ou profissionais, sujeitas a crises e trovoadas.
VIRGEM – Seu signo corresponde ao signo ascendente da lunação e isso potencializa o que já estava descrito no texto. Vale sinalizar para as relações comerciais e com irmãos/irmãs, primos e cunhados; vale ressaltar ainda as relações internacionais, as viagens e os temas com a justiça, sujeitos a rompimentos e cismas. E ainda, as relações de parceria, que estão sob pressão, mas também podem surpreendê-lo positiva e repentinamente. Cuide-se com os triângulos amorosos e as dívidas.
LIBRA – Lua Cheia vai ativar o seu eixo finanças x economia, onde está o Sol e onde deve ficar atento a mudanças bruscas, perdas imprevistas e rompimentos em seus investimentos, caso os tenha. Quanto às finanças, não é obvio que estejam em crise também, mas podem até estar positivas. Depende do seu passado recente. Vênus e Marte em ótimas relações trazem bons agouros e notícias para as parcerias intimas e pessoais, mas também para as amizades e os projetos futuros em dupla. Cuide–se com dívidas.
ESCORPIÃO – Lua Cheia se dá em cima de você, principalmente se for do 3º decanato. Isso pode ter gerado algum transtorno pessoal, de parceria ou doméstico ontem e você ainda estar um tanto abalado. Será que isso gerou algum rompimento? Se gerou, tente consertar, se deseja que não permaneça. Já o pessoal do 1º decanato está em tensão familiar e também vale o mesmo conselho. Marte, seu regente, e Vênus em ótimas relações tanto pessoais, afetivas e filiais, quanto para temas como saúde, viagens e justiça: aproveitem!
SAGITÁRIO – Com o fiofó voltado sempre para a Lua, essa lunação não está pegando você pessoalmente, mas apenas a sua geração, no máximo. O único tema que pode estar mais crítico é o dia a dia ou perda de paciência no ambiente de trabalho, rotinas, dia a dia. Mas olho vivo na saúde e não se estresse por nada. Nas parcerias comerciais ou com irmãos, iguais ou clientes, só acredite vendo, provando ou comprovando. Não é grave, mas não sonhe acordado.
CAPRICÓRNIO – Lua Cheia se dá no gostoso eixo do amor, das casas XI, onde reinam as amizades e planos futuros junto com ela e na casa V, onde reinam os amores, os afetos, os filhos e as obras em curso. Nesse último tema cabe estar atento se não quiser promover rompimentos ou cismas com quem tem apreço. Se já ocorreu ontem, tente consertar se não quiser que perdure. Saturno em boa posição exerce escudo de proteção. Mas as finanças apontam crise momentânea, que pode passar em alguns dias, mas com quem não deveria se indispor, ok?
AQUÁRIO – Essa cheia ocorre justamente coma Lua no seu Meio do céu e o Sol na casa da família e das relações domésticas. Se é nativo do 3º decanato, tudo vai bem e finanças de vento em popa. Mas se ontem pode foi um dia mais tenso e pode ter havido discussões, rompimentos, estranhamentos, você é do 1º decanato. Se não houve, que bom. Se houve, aproxime-se, porque pode envolver o profissional. Se for do 2º, deve estar atento ao casamento e às parcerias, sabendo que tanto podem estar ótimas e calientes, quanto tendente aos cismas. Atenção!
PEIXES – lunação ocorre no 3º decanato de signos mui amigos e se for o seu caso, tudo parece correr muito bem, fluindo em várias direções. Temas comerciais, mentais, criativos, internacionais e de justiça fluem muito bem, mas podem sofrer imprevistos e reveses por falta de paciência de pessoas próximas. As finanças parecem correr em concórdia com o trabalho rotineiro do dia a dia, que apesar de muito intenso, apresenta resultados mui favoráveis. Saúde é um tem que merece atenção. Planos em casa fluem bem, mas não exagere no positivismo.