Vênus voltou a caminhar em sentido direto nesse ultimo sábado. Ufa!!! Ainda bem, porque tivemos um agosto emperrado, apertado, difícil. O aspecto nos afeta de forma positiva, mas mais especialmente pros nativos do segundo decanato de Leão, Aquário, Touro e escorpião.
A semana começa com a Lua em Câncer aliada ao Sol em Virgem, o que é muito bom para conversas, pactos, acordos, acertos. Essa tendência poderá ser muito boa pro nosso país, já que comemora seu aniversário hoje, 7 de setembro. Na revolução solar do mapa do Brasil, a Lua ocupa a casa da justiça, da ética e da moral e o Sol na casa XI incita os mesmos temas, negociações, pactos, acordos. Parece que começa a haver consenso nessa direção. O ascendente está em Escorpião e voltado pra a mesma casa IX, o que reforça o quanto estamos desejosos por encontrar um caminho mais equânime pra essa tremenda crise moral e ética.
Um dos regentes do ascendente é Marte, que está em Leão no Meio do céu, ao lado de Vênus: tem dois lados desse barco que desejam o poder mas que precisam se entender melhor, aceitar que nos representam e entrar em acordo logo. Essa conjunção de Marte e Vênus também aponta que a classe artística, cultural e intelectual pode se unir e ajudar no processo já que o casal se alia com Urano, o criativo. Aliás, intuição, irreverência, criatividade, revolução serão necessárias para renascer bem.
No entanto, o outro regente de Escorpião é Plutão, que se encontra em tensão com Mercúrio e Lua, indicando que a comunicação ainda está ruidosa e crítica, plena de intrigas, ressentimentos, suscetibilidades e sem consideração pelo povo, pelo público, por nós. Quando é que essa turma vai entender que não manda no país e sim que nos representa?
Quanto ao resto da semana, devemos rever os assuntos onde Vênus caminha e tentar resolvê-los o melhor possível. Mas em semana de Lua Minguante, o melhor a fazer é planejar o ciclo novo que começa no próximo domingo.
A Lua Nova de Virgem será no dia 13 de setembro, às 3h42. E, apesar de coincidir com um eclipse solar penumbral, ou seja fraco, estará bem mais positiva do que as que temos tido nos últimos meses: oxalá!
Lembremos que um eclipse provoca acelerações, acentua crises ou traz inversão de tendências. Sendo solar, o Sol – a luz, a clareza, a consciência -, desaparece atrás do disco lunar, evidenciando o passado: situações, atividades, relacionamentos, ideias, sentimentos e hábitos ressurgem mais atraentes do que nunca, para que façamos uma escolha. Esse eclipse afeta a todos nós mas mais especialmente os nascidos no segundo decanato de Virgem/Peixes, Gêmeos/Sagitário.
Virgem, o signo do mês, pertence ao elemento terra: é objetivo, perfeccionista e pragmático; rege áreas como agricultura e pecuária, saúde, biologia e medicamentos, meio ambiente, recursos naturais e humanos, logística, serviços e técnicas em geral. Entre suas características figuram a produtividade, uma enorme capacidade de trabalho e concretização, o que exige de nós eficiência, retidão, detalhamento, discriminação e análise.
Nesta lunação, Sol e Lua ativam a área da produtividade, do crescimento, dos ganhos, posses e valores e se encontram em ótima relação com o Meio do céu, o objetivo maior do mapa, onde colhemos resultados concretos e por eles somos reconhecidos. No que depender de trabalho e empenho, chegaremos lá com sucesso.
O regente da lunação é o Sol, já que o ascendente está em Leão: estaremos focados em produzir, fazer o bolo crescer, obter ganhos e resultados
práticos, sem no entanto, abrir mão da autoexpressão e da espontaneidade. Para reiterar essa tendência, Júpiter, o fertilizador, que também está em Virgem, se alia a Plutão, o representante do poder, tentando fazer a economia girar e quem sabe até crescer um tiquinho; já Saturno, o velho corregedor, em posição estrategicamente positiva, promete estruturar e estabilizar o novo patamar a ser atingido.
Vênus e Marte em Leão, como já dissemos acima, estão em aliança com Urano, deixando-nos intuitivos, diligentes e ousados, clamando por criatividade e renovação. Vamos mirar no futuro e dar passagem para o novo. Mas como nem tudo é perfeito, Mercúrio, o mensageiro, tensionado por Plutão, avisa que as revelações inevitáveis ainda não terminaram. E Indica que devemos estar atentos às intrigas, mentiras, promessas, ofensas, pensamentos recorrentes, obsessivos, desequilibrados.
Aliás, devemos estar atentos a Mercúrio, o mensageiro, informante, negociante, que vai entrar em retrogradação uns dias depois da lunação, no dia 17 de setembro e por 21 dias. Por isso, fique bem atento aos assuntos ligados a ele desde o início do ciclo: pensamento, comunicação, transportes, deslocamentos, comércio, estudos, contratos, documentos e papéis. Netuno, o nebuloso, em tensão com Júpiter chama atenção para o excesso de otimismo que pode levar a enganos, confusões, sonhos em demasia e aumento da inflação: nem tudo o que reluz é ouro! Desconfie. (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)
ÁRIES – é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar. Comece fazendo um bom planejamento, organizando sua agenda e afazeres cotidianos: estabeleça as metas que deseja atingir. Haverá uma melhora no astral, nas condições e no ambiente profissional, assim como uma elevação do seu bem-estar. Sua criatividade e ousadia estarão em alta. Mas as comunicações em parcerias estarão sob judice e pedem a maior atenção.
TOURO – você está entrando numa das fases mais gostosas do seu ano! É tempo de usar sua criatividade, apostar nos afetos, na relação com seus filhos: haverá grande vontade de se expressar. O melhor de tudo é que Júpiter também passeia por ali nos próximos meses e garante não vai faltar oportunidade de expressar seus talentos. Os temas domésticos, familiares e íntimos finalmente encontram paz e alegria. Olho vivo no dia a dia e saúde.
GÊMEOS – Lua Nova avisa que é tempo de reformar, redecorar, expandir ou mesmo mudar de casa. O que quere que viesse sugerindo isso, agora tornou-se realidade. Confie na sabedoria de Júpiter e vai encontrar o melhor lugar pra você. Mas não se afobe porque haverá tempo pra tudo. A alta atividade mental e física que vem sentindo a tempo e que andou cheia de ruídos, tende a fluir melhor. Cuide da criatividade e da comunicação com seus amores e filhos.
CÂNCER – Lunação em seu mapa vai promover incremento mental, intelectual e até físico, além da ativar a comunicação e pedir expansão do seu network: invista nisso e amplie seus relacionamentos de toda sorte. Você se sentirá inclinado a aprender algo novo e interessante, que deve também acrescentar a você alguma técnica que estava lhe faltando. As finanças retomam a normalidade mas com qualidade e quantidade bem superiores.
LEÃO – é tempo de enfiar a mão na massa e fazer o bolo crescer! Tudo o que você concebeu, criou e deu início, agora deve passar para o nível das concretizações e lhe trazer o devido retorno financeiro. Nada virá aos borbotões porque a realidade não conspira muito a favor. Mas aguarde avanços e crescimento efetivo. Aquela imensa crise de identidade, imagem ou afetos pela qual passou será substituída por harmonia e a alegria voltará a reinar.
VIRGEM – você é a bola da vez! Será que está pronto pra crescer e se desenvolver? Pois é o que vai ocorrer nos próximos doze meses com Júpiter em seu signo. E tudo começa nesta lunação em seu signo. Se você auscultou seus interiores pra saber quem é, de onde vem e pra onde quer ir, então é só começar a agir. Os detalhes irão se esclarecendo ao longo do caminho: aproveite porque as portas vão se abrir. Atenção às finanças porque seu regente retrogradará ali.
LIBRA – os projetos nos quais estava envolvido e que vinham andando tropegamente, agora deslancharam: imprima energia nos mesmos, já que as parcerias acabaram se confirmando. Nascerão num futuro próximo. Esse ciclo aconselha a refletir sobre o futuro e ouvir o sussurro do destino pra dar início às ações no mês que vem, quando será Lua Nova em seu signo. Comunicação em família e parcerias exige tato, diplomacia e leveza. Fique ligado!
ESCORPIÃO – Ufa, comemore! Finalmente a área profissional deslanchou e se mostra restaurada, em plena vigor e atividade. Aguarde novidades, brilho e sucesso para breve. Agora já pode pensar nos planos futuros que já começarão a pipocar logo na sua frente. Amigos podem estar envolvidos. Invista na participação social, nos grupos de amigos, redes sociais, novas fronteiras. E não encuque muito porque não vale à pena.
SAGITÁRIO – você já deve ter percebido que desde o ciclo passado a área profissional está se expandindo, não deu? Pois aguarde promoções, viagens, crescimento e boas colheitas ao longo desse próximo ano. Mas não deixe de planejar esse crescimento para aproveitá-lo melhor. Esta lunação deflagra ali processos mais claros, intensos e concretos, apontando quais direções deve seguir. Temas afetivos e de justiça finalmente encontraram paz e harmonia.
CAPRICÓRNIO – esses últimos meses foram de tirar o folego, mas valeram à pena, não? Agora é só colher os dividendos e a transformação ocorridos. E essa lunação abre novos horizontes, amplia fronteiras, sugere novos interesses, espaços e lugares que podem envolver viagens longas. Bom, né? No profissional, temas como a comunicação, promoções ou vendas em parceria pedem muita atenção já que Mercúrio vai retrogradar ali.
AQUÁRIO – você tem que admitir que valeu a pena investir nas parcerias, clientes, afetos e companheiros: agora tudo flui como num céu de brigadeiro. E se você cheio de ideias e projetos futuros que os envolvem, continue investindo e desfrutando do conquistado. Essa lunação somada a Júpiter ativam setor que costuma ser crítico, mas parece que desta vez não haverá crise. Dê atenção à área de justiça, documentos, papéis e viagens.
PEIXES – Lunação promove alta atividade no seu signo oposto, o que se demonstrará através das várias oportunidades de parceria que aparecerão. Mas deve se certificar dos detalhes de cada relacionamento ou empreendimento porque você não anda com muita clareza. Só tome decisões quando tiver certeza. Lua cheia será no mesmo setor: aproveite para homenagear, elogiar e comemorar o amor e as parcerias, em conjunto.