No dia 22 de abril, às 23h37 teremos Lua Nova em Touro. Ela virá com certa estranheza, mas com força total, já que os luminares estarão conjuntos a Urano, que colide bastante com o simbolismo de Touro. O signo é feminino, lento, continuo e conservador, enquanto o planeta Urano é masculino, instigante, espasmódico, arrojado, imprevisível e rapidíssimo. Urano rege a intuição e a capacidade de antecipar o futuro, devemos esperar por novidades, surpresas e imprevistos no mínimo bem estranhos, contraditórios, desconectados. Assim como andam os tempos atuais.
O trio estará pressionado por Saturno, que apesar de já se encontrar em Aquário, é o regente do Ascendente da lunação que é Capricórnio; isso só acrescenta mais do mesmo, já que o velho sábio prima pelo espirito corregedor, austero, exigente e perfeccionista, bem diverso do inquieto, irreverente e imprevisível Urano. Essas energias não conversam entre si, portanto, o que podemos esperar desse momento? Primeiramente, muita eletricidade, muita energia crispante, explosiva, rompantes e rupturas do que está represado, contido, encarcerado, amarrado; e também a tendência a acidentes, incidentes, repentinidades, descontinuidades, além de muita ansiedade e impaciência por todo lado. Tudo fora do controle ou saindo fora do ar, mesmo!
Temos ainda a presença de Júpiter e Plutão (grande poder, grande potencia, autoritarismo, ambição desmedida, obsessão) no Ascendente, pairando e pressionando também o trio da lunação, porém de forma menos impositiva: é o derrame de dinheiro que chega atrasado, que não chega pra quem mais precisa, que ilude e não resolve efetivamente; é a desconexão entre os diversos âmbitos daqueles que comandam e dos que são comandados; é o petróleo negativo e de onde devemos aguardar mudanças e forte instabilidade. Muitos ruídos, atritos, desgastes, descompassos e arritmias nos fazem penetrar num ciclo pra lá de esquisito.
O trio Saturno, Júpiter, Plutão continua tecnicamente junto, a representar os que estão no poder, o poder do vírus e o seu rápido avanço contra a estrutura lenta, paquidérmica e ineficiente, que devido à burocracia, a crise e a discrepância com a realidade, deixa muitos à deriva e só parece se acentuar e descer ladeira abaixo. Isso sem falar das lutas de poder, das lutas pelo poder, do desmando, crueza e despreparo dos que estão no comado de modo geral.
Mercúrio em tensão com a dupla Júpiter/Plutão atenta para manipulação da informação e Vênus recebe tensão de Netuno, o sonhador, o que se traduz por ilusões, enganos, diagnósticos imprecisos, impalpabilidade da realidade, turva e inebriante. Como Vênus tem muita relevância no tema, estejamos de olho nas promessas em vão e no excesso de romantismo. Por sorte uma boa relação com Marte os une em prol de comunicar, negociar, articular, defender, atacar e tudo que dependa para amenizar a necessidade e o sofrimento, tudo que dependa para esclarecer a todos o que se passa nos bastidores, função que vem sendo bem exercida pela imprensa, pelos profissionais de saúde, pelos mais conscientes e generosos.
Mas não vamos nos iludir, essa situação tem prazo de validade porque Vênus entrará em movimento retrógrado a partir de 15 de maio e até 25 de junho, comprometendo o andamento de tudo. Veja mais detalhes em https://cicabueno.com.br/venus-retrograda-em-maio-e-junho-2020/
Há que se esperar que por ocasião da retrogradação de Vênus, a doença tenha atingido as camadas mais populares e jovens e seu consequente recrudescimento traga muitos incitamentos para o pessoal da saúde publica. Como temos defendido sempre, vamos continuar seguindo as regras da OMS porque não temos escolha por hora. Ainda é cedo para fazer afirmações porque o quadro celeste só muda radicalmente no final do ano; até lá ainda teremos que lidar com muitos desafios externos e internos, já que a solidão pode avassalar os despreparados para o convívio com si mesmos. Ainda teremos que lidar com a pandemia e suas consequências por todo o ano.
De qualquer modo, a fase nova da Lua é sempre uma oportunidade para plantar novas sementes, iniciar projetos e tomar iniciativas nas áreas onde estamos recebendo seus impulsos. Confira abaixo lendo a respeito do seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também.
ÁRIES – lunação agita as finanças e traz desafios profissionais, mas também novidades. Seu regente Marte aconselha a olhar e manter os olhos no futuro, já que projetos novos podem ser estimulantes. Aliado a Vênus, a mandante da lunação, tente articulá-los e negociá-los na 1ª fase do ciclo, que se desenvolve nas duas primeiras semanas.
TOURO – essa Lua Nova o desafia a ir na contramão de suas crenças, ritmos e tendências. Há que ouvir a intuição e acreditar mais nela do que no plano físico e palpável. Segredos podem ser revelados e propostas novas pedem arrojo para que se desenvolvam. Acelere o passo e arrisque para colher algo que não está claro ainda.
GÊMEOS – essa lunação não costuma ser significativa pra você. O que ocorre de mais importante é a presença de Vênus em seu signo. Fique atento aos sinais do que pode precisar de revisão: sua saúde, seus afetos, suas finanças, negócios, enfim. Por sorte no momento está em aliança com seus pares: conte com eles pra estabelecer estratégias.
CÂNCER – o ciclo pede que olhe pro futuro e gesticule os músculos da vida para mudar. Os relacionamentos estarão exigentes; finanças estão em crise, é preciso enxugar gastos e otimizar ganhos; em casa, tudo flui pela aliança com alguns que o apoiam; só o arrojo, a ação e a mudança radical de atitude podem transformar a realidade.
LEÃO – lunação agita o âmbito profissional trazendo mudanças e novidades. Mas nada será entregue de bandeja, terá que negociar para obter o que intui que seja bom pra você. O dia a dia vai continuar agitado: por vezes você não tem nem tempo de processar o que acontece. Continue firme porque desse limão sairá uma boa limonada.
VIRGEM – Lua Nova mexe com seus valores e filosofia de vida, trazendo inversão de crenças, de caminhos e tendências. Amplie os horizontes e tente ver mais longe no futuro, do que simplesmente ficar tão preso à realidade do aqui e agora. E preste atenção aos sinais do profissional de que algo vai precisar de revisão.
LIBRA – esse ciclo vai ativar ou acentuar crise que você já vem vivendo e você pode sentir seus efeitos no âmbito material ou emocional. Vai requerer de você que seja criativo e arrojado, que mude sua atitude básica perante a crise, promovendo com isso transformações significativas. Conte com a ajuda dos que estão de longe, porém junto.
ESCORPIÃO – lunação se dá no setor dos relacionamentos e pode trazer novas parcerias ou mudanças nas que já existem. Em casa, algo ou alguém passou a fazer exigências e você deve atender essa demanda. Mas saiba que pode contar com sua família no que precisar. Fique atento às finanças ou relação que pode pedir revisão.
SAGITÁRIO – o dia a dia vai exigir mudanças radicais seja de atitude, de rotina, de ambiente, de relacionamentos, de atividades. Conjugado com a área das finanças, pode trazer novidades oportunas e positivas. Não se preocupe, você terá como negociar com os envolvidos ou consigo mesmo, na busca de soluções menos custosas.
CAPRICÓRNIO – lunação atinge você em especial, quer seja no âmbito físico, material, de negócios, de afetos ou relacionamentos; e vai ajuda-lo a exercer a criatividade e o jogo de cintura, já que você tende a enrijecer sempre que a vida propõe mudanças. Nas finanças entradas e saídas bem ativas. Olho vivo na saúde e dia a dia.
AQUÁRIO – Lua Nova atinge seus porões, relações domésticas e familiares, trazendo novidades mas com desafios acoplados e bem diferentes do comum. Mas você está acostumado com radicalidades. Conte com a ajuda de parceiros. Nativos do 1º decanato sofrem restrições e devem atender ao que a vida exige. Cuide dos afetos.
PEIXES – Esse ciclo deve atingir a área da comunicação e dos deslocamentos trazendo novidades e desafios. É sempre possível negociar, mas lembre-se de não comprometer o futuro e seus projetos por virem. Seu regente Netuno está tendente a romantismos e a dourar demais a pílula: ponha os pés no chão e saiba que nem tudo é o que parece.