
Nesta coluna você vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.
Imagine uma Lua Nova com três planetas, Sol, Lua e Mercúrio somados com Lilith, a Lua Negra, no mesmo grau de Escorpião! E inclua a Vênus, que está meio solta ali por perto! Pois essa será a lunação que vai ocorrer na madrugada do dia 20 de novembro, às 3h48, horário de Brasília: é algo extraordinário, é tudo ou nada, é vai ou racha, repetição e teimosia ou morte e transformação!

Todos os planetas estarão no mesmo grau 28 de Escorpião e, cada um de nós deve verificar em que setor isso vai cair no mapa de nascimento. Pois é ali que você terá que fazer reflexões e investigações (Mercúrio), no mais fundo do seu ser e dos seus sentimentos (Lua), para tomar consciência (Sol), de onde você teima e resiste (de novo Lua) em não modificar o seu olhar, sua percepção, postura, mudar hábitos arraigados, limpar velhas cracas que drenam a energia (Lilith) e transmutar algo para melhor. Parece fácil? Não é e não será!


Sistema Solar: 7 planetas + Lilith fazem parte da lunação: Sol e Lua, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno e Netuno. Ufa!Todos os planetas estão na casa I do mapa, o que indica que as mudanças são no eu de cada um, ou na maneira como o eu se vê (autoimagem), e como se mostra, se projeta, se expõe ou se impõe em cada situação.
Veja que o ascendente está em Libra e, o regente do signo, Vênus, está logo abaixo dele, já em Escorpião, indicando narcisismo x autoestima baixa, vitimização e ciúmes, raiva e inveja, afetos que costumam ser recorrentes numa Vênus nessa posição.
Isso não quer dizer que somos todos assim e nem que não somos capazes de mudar, transformar, transmutar, mas que devemos questionar: se queremos igualdade de condições para tudo e todos, ou modificamos nossa consciência ou morreremos, como prega essa lunação em Escorpião. E ninguém tem mais força e determinação que um Escorpião para fazer qualquer coisa que queira!

até astronomicamente
Vejamos quem está do outro lado desse stelium: Urano em Touro, o rei dos imprevistos, dos repentes, acidentes e incidentes, que podem ocorrer quando ficamos ansiosos ou nos posicionamos erradamente, ou falamos sem pensar e nos expomos de modo a provocar. Escorpião esconde, camufla e pode atacar aos outros ou a si mesmo. O ataque é ferino, decidido, decisivo. E nesse caso seria mais provável atacar a si mesmo do quem está por perto. Mas pode acontecer!
Lembremos que Mercúrio tende a atacar através das palavras e, seja por inconsciência ou por estar retrógrado naquele signo, pode funcionar de modo enviesado: há que se tomar tento com as provocações, para não ouvir o que não quer.

Quem são os regentes do signo? Um deles é Marte, que ocupa a casa II, nesse caso regida por ele, onde moram as finanças, a produtividade, as necessidades, os ganhos e gastos; em Sagitário e em tensão com o Nodo Norte, o setor deve ser um local de atenção para não haver gastos exagerados e ações intempestivas que não nos favorecem, só para aliviar a raiva ou provar bravura.

O outro regente do signo é Plutão, que ocupa a casa IV, da moradia, da família e relações intimas, mas que está em situação favorável tanto com o stelium, quanto com a dupla de planetas na casa VI, Saturno e Netuno. Essa dupla também está em ótima relação com o próprio stelium em Escorpião e aconselha: se houver empenho em transformar, mudando a maneira como se age, se trabalha, se vive o dia a dia, as chances de obter bons resultados são enormes.
Quem também diz isso é Júpiter, o benévolo expansor, protetor e sábio, que ocupa o Meio do céu, o lugar dos objetivos a serem atingidos, mas só lá na frente, na Lua Minguante. Saturno e Netuno em Peixes e Júpiter em Câncer, formam com o stelium um grande triangulo e, nos dão a dica de que transformar os sentimentos negativos pode ser o caminho mais rápido para alcançar os objetivos e viver em maior harmonia com tudo e todos.

Esse grande triangulo que ocupa o centro do mapa é a figura mais auspiciosa e fluente possível segundo a Astrologia; e se seguirmos a dica de Plutão, que abaixo, na casa IV, nos revela que a chave é a transformação, vamos obter os resultados almejados.

Em Aquário pelos próximos vinte anos, Plutão acusa que o se deve mudar para transmutar, são os pensamentos; e, a cada vez que eles não condizerem com os sentimentos, cabe observar para onde as ideias querem nos conduzir e para onde os sentimentos desejam ir.
Para o Brasil, essa lunação é importantíssima porque atua sobre o Meio do céu do Brasil, o setor do poder, principalmente Executivo, onde vemos figuras de decisão em todos os níveis, federal, estadual e municipal, estejam a favor ou contra das necessárias transmutações. Vide a COP30 e muitos outros assuntos.
Mas também, em outras nações, essa lunação terá muitas consequências, para o bem ou para o mal. Estejamos atentos porque será uma verdadeira aula de História! Em pauta Alemanha, China, Estados Unidos, Israel, Venezuela e outros, quer porque teimam, quer porque transmutam e postergam as mudanças.
Consciência sobre o que se é, o que se quer e qual é o caminho para chegar lá é fundamental (Sol). Dizem que não vamos a lugar nenhum sozinhos, porque só o grupo unido (Aquário), iluminado pelo maestro Sol e abençoado pelo mestre Júpiter, poderá empinar a bela pipa do centro do mapa. Pesquisei na Internet:
Transmutar é transformar uma forma de energia em outra, seja física, mental ou espiritual. (…) ou, de forma mais conceitual, é a transformação de energias emocionais negativas, como raiva, em algo mais positivo.
Aliás, vale dizer que estamos num bom momento para iniciar qualquer projeto, plantar sementes e empreender. Não exatamente no momento da lunação, mas algumas horas depois. Projetos, propósitos, intenções ou empreendimento iniciados nessa lunação, têm ótima chance de crescerem e se multiplicarem.

Consulte abaixo as tendências para o seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo, também. Boas energias e transmutações para todos nós!
ARIES – Lua Nova em Escorpião ocorre no setor mais profundo e transformável do seu mapa. No entanto é lá também que teimamos em resistir bastante, porque porque matar algo ou transmutar algo não é fácil nem banal. É fundo, é profundo, é forte, é misterioso e costuma exigir força de vontade, determinação, foco e resiliência. Mas, se há alguém no zodíaco que pode fazer isso, esse alguém é você. O que você gostaria de mudar em si mesmo, para merecer viver com mais harmonia? Não queira dar uma de valente e reflita a respeito.
TOURO – Lua Nova em Escorpião vai ocorrer na sua casa VII, a das sociedades e relacionamentos. E como há muitos planetas ali, talvez você tenha que transmutar a maneira como vem se relacionando com seus iguais e seus parceiros ou até mesmo com seus adversários. Parece que muitos são os que estão ali, se oferecendo e querendo se relacionar com você, como provavelmente a vida deve estar demonstrando através de possibilidades e trocas pessoais, profissionais, afetivas ou fraternas disponíveis. Não deixe passar essa oportunidade de mudar algo em si mesmo, para viver em maior harmonia com os outros!
GEMEOS – Lua Nova em Escorpião vai se dar na casa VI, a casa da saúde e do cotidiano, das rotinas e do modo como cuida de si mesmo. Será que a lunação também está sugerindo que cuidar de si e viver de forma saudável é um hábito que não pode ser irrelevante, pois podemos até ficar doentes. Já o seu regente Marte, está no seu signo oposto e lá, fica mais valente, querendo provar que pode tudo, pronto para advogar o que for preciso pra que o outro o veja como tal. não caia nessa esparrela, tá? O que poderia mudar em si mesmo nesse momento, para viver em maior harmonia com os outros, seria pensar melhor nas palavras que vai dizer!
CANCER – Essa lunação em Escorpião vai ocorrer na casa mais charmosa do mapa, a casa V, onde rola a atração que você exerce sobre os seus afetos, candidatos a namoros, além da criatividade e da vocação que vai ter para atrair eventos especiais, mostrando o que é capaz de fazer: seus filhos, talentos e obras. Com aquele stelium ali, muitos serão os atrativos, convites e ofertas que terás nessa próxima temporada, em que seus desejos mais profundos podem ser realizados. O Sol é você exercendo seu brilho e magnetismo: se for mulher, cuidado com os sentimentos distorcidos da Lua e de Vênus nesse signo. E Mercúrio, vai torna-lo um ótimo argumentador e defensor de suas causas.
LEÃO – Lua Nova em Escorpião vai se dar na casa IV, onde você mora com ou sem família, setor também dos seus interiores, das relações íntimas e assuntos domésticos. Todos esses temas estarão em pauta e é preciso ter atenção porque pode rolar quebras, consertos, trocas de coisas necessárias, sem as quais não consiga viver bem. Para algumas, o período pode trazer um desafio interno maior para resolver. Marte na casa V pode deixa-lo valente demais e esnobe, tome tento. Mas o grande triangulo de água funcionará junto aos setores do inconsciente, as casas VIII e XII, propiciando uma ótima chance de se aprofundar e perceber o que gostaria de mudar em si mesmo, para viver em maior harmonia com tudo e todos?
VIRGEM – Lua Nova em Escorpião acontece na sua casa III, aquela casa dos estudos, viagens curtas, relação com irmãos e colegas e também a do comércio. O stelium de planetas ali são muitos pensamentos, além do transito de pessoas, informações e comunicação, que será intenso. O setor IV também estará ativo com Marte por ali e pode rolar algum desafio de conserto ou de relação intima para lidar nesse período. A chave estará na maneira como pensa e toca sua vida do ponto de vida filosófico e de valores. O grande triangulo ativa as casas de relacionamentos socias, pessoais e coletivos: o que você gostaria de mudar em si mesmo, para viver em maior harmonia com todos?
LIBRA – Essa lunação em Escorpião, vai ocorrer no setor de finanças, posses, valores tanto morais quanto materiais, além de produtividade e ganhos. Tudo isso estará favorável, desde que você controle a ansiedade de Marte e não permita que o exagero estrague tudo. É claro que tem algo a ser questionado, a ser melhorado, para que você viva melhor e mais confortável. Mas não ceda aos caprichos e queixas de Lua e Vênus, que podem se sentir restringidas e exagerar nos desejos e posses. Lembre-se que seu lema é o da justiça, da medida e da justeza tão necessárias para manter o equilíbrio e garantir as boas colheitas. Marte pode ajudar a multiplicar os negócios, mas não deixe que se torne obsessivo nem ganancioso demais.
ESCORPIÃO – O stelium em seu signo, pega os últimos graus e os nativos do 3º decanato estarão mais desafiados a empreender mudanças e transmutações intensas em si mesmos para obter maior sintonia consigo mesmos. Mas também os nativos do 2º decanato, que pela presença de Vênus estão cutucados, devem admitir que os afetos e sentimentos precisam ser transmutados, para não darem espaço à negatividade. Todos parecem estar aptos e conectados com sua força criativa e, só através da autoinvestigação, do aprofundamento dos sentimentos e das verdades que deverão surgir disso, você poderá admitir que é teimoso e turrão, briga em serviço e teima em se impor acima de qualquer um. Marte pode deixá-lo muito justiceiro nesse período e desse modo, não permitir que olhe para dentro e saia gastando dinheiro e energia mais do que pode. Quais aspectos de si mesmo gostaria de transformar para viver melhor consigo e com os outros?
SAGITÁRIO – Lua Nova vai ocorrer na sua casa XII, onde mora a saúde emocional, o imponderável, as incertezas, os imprevistos, o carma e a espiritualidade. Pois é ali que você tem que realizar suas mudanças, e não tente camuflar nem disfarçar o que estiver doendo, porque Marte em seu signo e em cima do seu eu, pode deixá-lo mais valente, justiceiro e defensor de si a toda prova do que possa imaginar. Se for assim, não fará a lição de casa e, no mês que vem, quando for Lua Nova em seu signo, pode vir a não saber como renascer. Por isso, vá fundo na autoinvestigação. Por sorte, o belo triangulo de água é composto por seu regente Júpiter, que vai ajudá-lo em qualquer tarefa.
CAPRICÓRNIO – Lua Nova em Escorpião vai acontecer na casa XI, aquela onde moram seus projetos futuros, o planejamento de sua vida a longo prazo, seja para ser vivido sozinho, com amigos, ou através de grupos sociais. A figura que se forma no centro do mapa, ativa outras casas sociais, tais como a que moram os irmãos e ou vizinhos, onde há algo a ser percebido; e também a IX, onde moram o conhecimento, a filosofia de vida, a sorte e as viagens de longa distância, temas mui favorecidos no momento para você. Mas cuide de Marte que está mui valente e em setor imprevisível: não aja sem pensar algumas vezes. E deixe a sorte, os sentimentos e a imaginação falarem mais alto.
AQUÁRIO – Lua Nova em Escorpião vai se dar na casa X, a casa dos objetivos maiores, das colheitas e resultados profissionais e, o stelium ali, pede que analise e reveja se seus últimos planos e projetos estão se desenvolvendo a contento. Tenha certeza de que seus relacionamentos profissionais estão fluindo bem, porque a Vênus está meio solta por ali? Se for preciso, peça ajuda ou dê a mão a alguém que tenha largado no caminho, no seu afã de só olhar pra si mesmo. Olhe também para as relações domésticas e familiares porque alguém ali pode propor rompimento sem que você tivesse se dado conta. Olhe pra tudo com olhar analítico e busque o que você gostaria de mudar em si mesmo para atrair maior harmonia em sua vida?
PEIXES – Lua Nova em Escorpião ativa a casa IX onde os estudos e conhecimentos mais amplos como filosofia, línguas e culturas estrangeiras, além de assuntos internacionais e exteriores, viagens e negócios de exportação e importação se encontram – temas que sempre o empolgam, emocionam e transformam. Pois estarão em pauta, já que um dos seus regentes, Júpiter, compõe o triangulo de água do centro do mapa, favorecendo o que quiser, principalmente os amores, os filhos e a criatividade. Além disso, se for do último decanato do signo, está com Saturno e Netuno em retorno ao seu ascendente, pedindo que os temas pessoais sejam revisados também. Vá fundo em tudo porque pode ser um grande momento de criar nova condição de vida pra você.



