O mapa astrológico gerado nesse momento é considerado por nós, astrólogos, como a bússola do ano universal, espelho da situação mundial do momento e previsão para 12 meses. Se adaptarmos esse mapa para o fuso brasileiro, teremos o mapa para o nosso país e todos os brasileiros a partir de agora.
Repetindo, o Sol estará em Áries, a Lua minguando em Aquário e o ascendente em Capricórnio apresenta os 4 planetas que estão em conjunção no céu, Marte e Júpiter juntinhos bem próximos dele, com Plutão e Saturno um pouco à frente. Esse stelium indica ação e trabalho coletivo ou ação no trabalho coletivo, com muito foco, persistência e objetividade, que à maneira de Capricórnio quer dizer ir à luta, mas não sem antes planejar o todo e as partes, priorizar as tarefas mais urgentes, administrar bem os recursos disponíveis e executar o que for necessário com muita assertividade, coragem, determinação, persistência e resiliência.
O Sol em Áries ilumina o setor da mente e da comunicação, exaltando a intuição, as negociações, as articulações e trocas de informação como um tema muito importante. A Lua em Aquário está no setor 2, das finanças e da produtividade e por estar naquele signo exalta a necessidade de lidar com os recursos de maneira a se pensar na coletividade, de forma horizontal, democrática e distributiva. Saturno, o velho sábio e regente do ascendente em Capricórnio, pressiona Urano, que rege o mesmo setor 2, indicando a parada abrupta e necessária das atividades enquanto Netuno, o mais generoso e espiritualizado dos planetas sugere aceitação e compreensão, e avisa que manter a fé, a compaixão e o pensamento positivo serão fundamentais para lidar com os desafios do momento.
A conjunção exata entre Marte e Júpiter exalta o arrojo e a ousadia que se faz presente por parte de alguns lideres, afirmando que grandes intentos devem ser almejados e estão em curso. Do ponto de vista pessoal, a ação individual em colaboração com a coletiva poderá atingir grandes resultados. Por isso façamos o que está sendo sugerido, vamos sossegar o facho e aproveitar para refletir, meditar, analisar nossos propósitos e valores, encontrando o sentido e o significado do que estamos vivendo no nível pessoal e coletivo. Lembremos que Saturno é o senhor do carma pessoal e Plutão do carma coletivo: temos que atravessar essa parte do caminho, mesmo sob circunstancias indesejáveis, pra poder inaugurar algo novo no final deste ano.
O 3º mês terá como foco a comunicação e as trocas entre tudo e todos; o 4º mês indica que ainda é preciso muita ação, trabalho e determinação; e finalmente no inicio do 5º mês, por volta de 20 de julho, começamos a obter resultados positivos, já que Vênus, a pequena benéfica ali se apresenta firme e forte. A partir dali, por esse mapa do ano astrológico, as coisas devem se acalmar. A partir de agosto as atividades serão retomadas mas ainda viveremos restrições até novembro, quando sentiremos maior retomada das atividades, que culminam positivamente em dezembro, por ocasião do final de ano. E que assim seja!
LUA NOVA EM ÁRIES
Alguns dias depois, teremos a Lua Nova no signo de Áries, que apresenta um mapa mais favorável para o ciclo mensal. Sol, Lua, Quiron e Ascendente estarão juntinhos no dia 24, às 6h29, inaugurando um ciclo de muita ação e novidades. O signo de Áries imprime energia física, vontade, coragem, pique, disposição e entusiasmo para junto com Quiron, o curador ferido, cuidar e curar de tudo e de todos: há muita energia disponível para encontrar soluções e obter resultados positivos. Logo na primeira semana teremos novidades, já que Saturno terá acabado de adentrar o signo de Aquário. Em tensão com Urano, o novidadeiro, sentiremos o acento das restrições, mas podemos aguardar também algumas novidades; só não podemos garantir que todas elas serão positivas.
O que podemos afirmar que este momento que parece calamitoso e destrutivo também é muito propicio para novos inícios, para se tomar iniciativas, para arriscar e olhar pra frente com a certeza de que essa crise está servindo para inaugurarmos uma nova consciência coletiva que seja mais colaborativa e distributiva, mais generosa e compassiva, mais espiritualizada e universal. Estamos em transição e nosso futuro está começando! Para que algo novo comece, muitas vezes é preciso fazer limpezas, eliminações e queimas de carma para que o novo possa brotar viçoso e verdejante!
Portanto, chega de choramingar sobre o leite derramado e vamos fazer com esse limão, uma boa e nova limonada! É hora de meditar, ouvir a intuição, auscultar as mensagens que brotam da alma, investigar-se, aprofundar-se, elaborando e percebendo o significado de precisarmos viver com tantas barreiras, tantas restrições e tamanha solidão.
Vamos dar tratos à bola, ser criativo, ousar juntar as mãos, trocar o que se tem sobrando, arregaçar as mangas e fazer o que for possível para trabalhar e criar um mundo novo e melhor pra se viver! Sairemos dessa mais fortalecidos e conscientes de que é preciso cuidar melhor da vida, da natureza, do planeta e das nossas crianças para construir um futuro melhor para elas!
ÁRIES – devagarinho, vários planetas vão se mudando pro seu signo e renovando suas baterias para mais um ano de vida. A área profissional continua sendo seu foco principal e você deve ser arrojado por ali, mas com a consciência de que sua energia está acima da media das outras pessoas: vá com calma pra não atropelar quem atravessa o seu caminho e respeite as diferenças e o ritmo alheio.
TOURO – inovação é a palavra chave pros nativos do 1º decanato. Já para os do 3º decanato, terão a ajuda de sua regente Vênus, que ocupa posição de destaque e está muito bem acompanhada do stelium em Capricórnio. Ocupe o seu espaço nessa arena, cuidando dos recursos, sejam seus ou dos outros, unindo-se a eles, ajudando na sua melhor utilização, distribuição e circulação. Aproveite o ciclo pra planejar o seu futuro.
GÊMEOS – a crise financeira vai dando lugar a uma franca recuperação e os projetos futuros pululam: invista neles com fé e firmeza. Seu regente Mercúrio está pra lá de intuitivo e com espirito muito colaborador pra que você ocupe espaço no momento atual fazendo o que sabe: comunicar, informar, articular, negociar e localizar compradores de um lado e vendedores de outro para agilizar as possíveis trocas.
CÂNCER – o ciclo inaugura novo momento profissional, com vem com energia e força total de renovação. Os relacionamentos, parcerias, clientela e interlocutores se multiplicam para que você possa até escolher com quem vai continuar. O futuro deve se apresentar promissor no que tange o aspecto financeiro, mas desde já as questões práticas e produtivas estarão cheias de novidades e oportunidades.
LEÃO – este ciclo vai ativar área de expansão, seja intelectual ou filosófica, já que física não poderá ser. Aproveite para estudar, refletir, questionar e aprofundar suas crenças e valores, visando o futuro a médio prazo. Mas não pense que você ficará só na quietude, não. haverá oportunidades de produção e trabalho, além de novidades no âmbito das parcerias, que podem ser bem surpreendentes. Mãos à obra!
VIRGEM – essa lunação sugere que você viverá o aprofundamento de alguma crise, seja física, mental ou emocional, e que deve buscar ajuda dos amigos e parceiros, que estarão prontos pra lhe dar as mãos. Em compensação, sua criatividade e coragem pra ir fundo atrairão trabalho, produtividade e a devida remuneração que vai ajuda-lo a se reerguer. O amor e a solidariedade estarão presentes: aproveite!
LIBRA – Lua Nova agita seus relacionamentos, parcerias, sociedades e casamento, sugerindo criatividade, conscientização, renovação e cura das que estiverem precisando. Sua regente Vênus se encontra em setor de crise, mas sugere que haverá trabalho dentro de casa, com a devida geração de recursos, que serão suficientes pra ultrapassar essa fase critica. No dia a dia, beleza e solidariedade complementam tudo.
ESCORPIÃO – a Lua Nova agita o seu dia a dia e promete renovações e cura por ali. Cuidar é a palavra-chave para a atitude que deve adotar nesse ciclo, seja de você mesmo, seja dos outros à sua volta, colegas, vizinhos ou amigos. De qualquer forma é o que também sugere seus dois regentes Marte e Plutão que se encontram muito ativos no stelium em Capricórnio sugerindo comunicar, informar, divulgar e fazer trocas.
SAGITÁRIO – o ciclo vai ativar mui fortemente o setor da criatividade e do exercício do amor, seja por uma cara-metade, seja por afetos ou filhos. Bom, né? Exercite o amor, cuide e cure não importa de quem. Você estará muito ativo e produtivo durante todo o ciclo e deverá receber a devida contraparte. É o que sugere o seu regente Júpiter, que faz parte do stelium em ação. Portanto agradeça e faça a sua parte.
CAPRICÓRNIO – o novo ciclo ativa o âmbito do lar, da família e da vida doméstica, onde você terá muito o que fazer, cuidar e curar. Mas não se esqueça que o stelium dos 4 mosqueteiros está em seu signo e, se você for do 3º decanato, está sendo convocado a dar seu quinhão em prol da coletividade: arregace as mangas e faça o trabalho seja ele qual for. É uma honra poder participar ativamente deste momento. Agradeça!
AQUÁRIO – é no âmbito do intelecto, da comunicação, dos estudos e da aprendizagem que você sentirá os ventos da energia e da renovação: faça a sua parte intuindo, comunicando e multiplicando seus insights para os que estão à sua volta também poderem se beneficiar deles. No setor financeiro as coisas continuam fluindo através da rede e, portanto, você não deverá passar grandes apertos. Bom, né?
PEIXES – lunação ativa o setor das finanças e da produtividade trazendo oportunidades de você ganhar com a cura de pessoas ou situações em que possa atuar. Faz algum sentido? Esforce-se para compreender a mensagem. Paralelamente, os planos e projetos futuros apontam para uma reconstrução ou reinvenção de algo novo e concreto, que só ficará de pé no final do ano. Mas o esforço tem que ser feito desde já.