Ainda estamos sob os auspícios da Lua Nova, excelente para dar início a novos projetos, principalmente se forem de cunho intelectual, social ou coletivo. Lembremos que esse início de mês nos oferece uma janela entre a retrogradação de Vênus, que terminou no dia 1o e a de Mercúrio, que iniciará no próximo dia 6.
Por que não devemos iniciar projetos, tomar decisões importantes, marcar cirurgias, abrir empresas, assinar contratos ou comprar bens duráveis quando um planeta pessoal estiver retrogradando? No caso de Mercúrio, é porque nos falta informação sob a iniciativa que estamos tomando. O que sabemos a respeito não é suficiente e depois, haveremos de comprovar isso porque algo dá errado e precisa ser refeito. No caso de Vênus, é porque nos falta recursos de alguma ordem para seguir em frente: pode ser material, emocional ou afetivo. O planeta retrograda para que reavaliemos nossas relacionamentos naquele setor da vida onde ele está transitando. E, no caso de Marte, normalmente estamos indecisos, inseguros, pisando em ovos e patinando no setor onde ele está retrogradando. Cabe maior reflexão, paciência e elaboração sobre o assunto: não é hora de agir.
É claro que a vida não pode parar só porque o planeta está retrógrado e, muitas vezes, é preciso iniciar um projeto, comprar algo de vulto ou de importância, fazer uma cirurgia de urgência, trocar o computador que quebrou, assinar um documento importante, e por aí vai. Mas, na medida do possível, devemos evitar. Lembremos ainda que em março será a vez de Marte entrar em retrogradação desde o dia primeiro e até meados de maio. Por isso, esta coluna vem insistindo em sinalizar a janela dessa semana como ultimo período para tomar iniciativas até meados de maio.
Mercúrio inicia seu andamento para trás no próximo dia 6 e assim ficará até o 1º de março, no primeiro decanato de Peixes; e, depois, no último decanato de Aquário. No início do movimento estará em conjunção ao Netuno, o planeta da ilusão e dos sonhos, que costuma dourar a pílula e encantar tudo o que toca. Cuidado com o que parece ser, mas não é; cuidado ainda com imprecisão, engano, confusão, extravios, perdas e dispersão. Mas pode ser ótimo para ter conversas que visem a restaurar assuntos pendentes, principalmente de caráter afetivo.
Em seguida, quando Mercúrio retornar ao signo de Aquário, podemos esperar problemas com a comunicação on-line, conexões e aparelhos eletrônicos. O fenômeno atinge todos nós, mas mais especialmente os nativos de Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário do primeiro decanato e os de Aquário, Leão, Escorpião e Touro do terceiro decanato.
Aproveite esse início de semana e tome todas as iniciativas que achar necessário: não deixe pra amanhã o que pode fazer hoje. Com o Sol em Aquário e a Lua em Áries, é hora de ser ousado, audacioso, usar a intuição, fazer algo incomum, extraordinário, inusitado, inesperado. É hora de se reinventar!
Veja abaixo as dicas pro seu signo solar. (se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)
Áries – o período continua excelente pra você pensar e costurar seus planos futuros. Reinvente-se pra renascer em dois meses.
Touro – área profissional é que deve receber toda a sua atenção e novas iniciativas. Olho vivo nas parcerias, sociedades e relacionamentos.
Gêmeos – e aí? Já deu conta das mil novidades que pintaram em sua vida? Foco no profissional porque seu regente retrogradará ali, tá?
Câncer – já deu pra sentir que o profissional vai ser incrementado? Olho vivo também nas parcerias porque muitas novidades podem vir de lá.
Leão – seu foco deve ser nas parcerias e relacionamentos, lembra? As novidades serão muitas e desafiadamente inovadoras. Bom, né?
Virgem – fique de olho nos relacionamentos e parcerias porque seu regente vai retrogradar bem ali. É hora de recuperar afetos.
Libra – a vida está gostosa? Também pudera: com tanta novidade, criatividade, amor e prazeres em alta, não dá pra reclamar, né?
Escorpião – novidades na área familiar já devem ter acontecido, né? Curta e aproveite. Mas fique de olho nos amores e nos filhos.
Sagitário – já deu pra sentir que o ciclo vai ser superestimulante, não deu? Pois é, mas o financeiro e o familiar pedem olho vivo.
Capricórnio – Vênus em seu signo vai devolver tudo o que lhe tirou. Só que agora na dose certa. Novidades no financeiro serão surpreendentes.
Aquário – sua vida está sendo inteiramente renovada. Aproveite, reinvente-se pra melhor e comemore. Área financeira pede foco e atenção.
Peixes – Mercúrio retrógrado em seu signo pede toda atenção aos nativos do 1º decanato. Cuidado com enganos, dispersão e mal-entendidos em parcerias.