Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.

O ano segue bem movimentado! Vamos recapitular?
Depois de seis meses de planetas pessoais retrogradando, p’ra que pudéssemos corrigir caminhos tortuosos, – Mercúrio em novembro, Marte em dezembro, janeiro e fevereiro, Vênus e Mercúrio em março e abril – e de mais dois eclipses em março, desembocamos no grande quadrado da semana passada entre Sol, Marte, Plutão e Lilith, que gerou enorme movimento em várias áreas da vida humana.

Mas o quadrado continua e isso quer dizer muita energia disponível para fazermos mudanças, alterações e transformações, visando entrar no novo mundo de forma mais consciente e escolhida. O gargalo se forma por causa da rigidez das pessoas, da resistencia em mudar, flexibilizar, fazer diferente, abrir mão, desapegar, querer ganhar todas e levar vantagem em tudo! Todos tendem a ter sempre a mesma atitude!
Por isso, nesta Lua Nova de Touro do dia 27 de abril, às 16h31, horário de Brasília, os luminares estarão juntinhos no início de Touro, inseridos no mesmo grande quadrado, opondo-se à Lilith, a Lua Negra e em tensão com Marte em Leão e Plutão em Aquário. É pra gente entender que do jeito que está não pode ficar!
Vejam abaixo a figura.

É hora de usar a imensa energia disponível para movimentar tudo o que for possível, limpar a craca do velho e implantar uma nova ordem a partir de junho, quando energias inéditas estarão se formando no céu, rumo ao futuro.
É hora de pesar, avaliar, mensurar quem e com o que você conta, o que você tem, o que produz, o que pode produzir a mais ou a menos, o quanto isso vale, o quanto você vale em todos os âmbitos, sentidos e direções. Lua Nova propõe renovação; Marte propõe ação, Plutão propõe transformação! Mãos à obra!

Saturno e Netuno entrarão juntos em Áries no final de maio, Júpiter se mudará para Câncer no meio de junho e Urano adentrará o signo de Gêmeos em julho: uma nova ordem, um novo mundo e uma nova vida estarão enviando seus sinais a partir de então.
Todos esses planetas, de Júpiter a Plutão, chamados de planetas sociais e coletivos ficam longos períodos de tempo num mesmo signo e, quando mudam de signo, mudam de reino e querem trocar os sinais. A partir de junho/julho, as mudanças serão muito intensas e nos apontarão caminhos novos. No decorrer do segundo semestre, pouco a pouco os planetas coletivos retornam aos seus antigos postos, para no início de 2026, a partir de fevereiro, entrarem a pleno vapor em seus novos signos e reinados, já anunciados.

Por isso a hora de mudar, modificar e transformar é agora! Lembramos que 2025 é um ano 9 – de limpeza, de finitudes e acabamentos -, para no 2026, que é um ano 10, regente da Roda da Fortuna, a Roda da Vida possa girar para começarmos uma vida nova nesse andar debaixo, cumprindo a famosa máxima de Hermes Trimegisto: Assim na Terra como nos Céus!
Leia abaixo em quais assuntos essa lunação deve atuar no seu mapa astral de nascimento, a partir do seu signo ascendente. E tenhamos todos um bom ciclo nesse enérgico momento de limpeza!
ARIES – lunação ocorre no setor dos recursos, bens, valores e autovalor, potencializando todos os sinais já citados acima: ponha a mão na massa e mude tudo o que não deseja mais para sua vida. Se há alguém com energia pra isso, esse alguém é você! Marte, seu regente, pede que consulte o coração e seja genuíno em suas escolhas, levando o amor, o seu núcleo e sua vocação em consideração. Plutão pede mais cooperação em grupo e maior participação social. Desprenda-se um pouco de tanto controle. Você acha que consegue?
TOURO – lunação que ocorre em seu signo, renova mesmo todas as suas baterias para que possa, com muito esforço, mas muita determinação, eliminar esse monte de cracas, cacarecos e penduricalhos que você possui e que lhe dá a ilusão de que a vida é isso: ter coisas, ter pessoas, ter um monte de elementos para cuidar e manter. Será que você está feliz com tudo isso? Será que é isso mesmo que quer para você? Ou se pudesse modificaria, transformaria e seguiria rumo ao futuro. Pois nesse caso, tudo começa na barriga e deve ser feito de dentro p’ra fora.
GEMEOS – lunação ocorre na casa XII e não vai incomodá-lo muito, apesar de que o quadrado celeste não vai ser moleza de enfrentar e vai ficar propondo limpezas materiais, espirituais, de relacionamentos e etc, em vários âmbitos da vida. Não brinque em serviço, vá em frente e limpe o que der, para poder renascer a partir de junho/julho, quando o futuro se acelerar e você não ter mais muito tempo p’ra pensar. Não se iluda com as facilidades atuais e lembre-se que o futuro passa pelo que se faz no dia a dia.
CANCER – lunação ocorre na sua casa XI, a dos projetos futuros e você deve apostar todas as suas fichas e energias para transformar o porvir, seja para desenvolver atividades pessoais, profissionais ou coletivas. Não é hora de ficar com mesmices, mas de abrir os braços para o novo, o inédito, o original, inclusive no âmbito mais profundo do seu ser: desapegue-se do que ou de quem não serve mais p’ra você. Esta é também uma casa de grupos, de amigos e da comunidade da qual faz parte: envolva-se com eles e comprometa-se.
LEÃO – lunação ocorre na casa X e você estará bem ocupado por todo o ciclo, envolvido com projetos ou já desempenhando atividades profissionais planejadas anteriormente. Urano passeia por ali e pede eliminações do que está velho. No entanto, é na casa IX, relacionada com justiça, ética, estudos, crenças, viagens ou comércio exterior que a limpeza deverá ser feita e a vida alterada. Já na casa dos relacionamentos é onde a grande transformação estará acontecendo, com gente nova entrando e a craca velha saindo. Siga sem medo de ser feliz!
VIRGEM – lunação ocorre na casa IX, que trata de viagens de longa distância, assuntos estrangeiros, negócios, importação e exportação, justiça, estudos e novos conhecimentos. Será que você não deve reaprender o sentido da vida? Será que suas crenças não estão muito arraigadas em velhos valores e crenças? Pensamentos negativos disfarçados de positivos não levam a lugar nenhum. Mude o dia a dia e você estará mudando tudo, inclusive sua fé na vida, que é inexistente. Escolha o futuro, pense no futuro, exerça o futuro!
LIBRA – dependendo do grau do seu ascendente, a lunação pode ocorrer na casa dos ganhos extras, crise e grandes transformações, ou cairá na casa das parcerias, sociedades e casamento. Qualquer um dos dois pede limpeza profunda, com firmeza e determinação se quiser mesmo transformar tudo e não manter apenas como está. Por isso, pense no que tem e no que quer ter, sejam coisas, pessoas, atribuições, serviços ou tarefas. Mudar requer desapego e inovação, coragem e ousadia, Mas acredite: sua regente Vênus vai ajudar você!
ESCORPIÃO – lunação vai se dar na sua casa VII, que envolve os relacionamentos, casamento e parcerias de todo tipo. Como sempre, temos tendência a ter um certo acumulo de pessoas, compromissos e obrigações: você deve no mínimo, eliminar alguns ou transformá-los profundamente para que a vida tome mais propósito diante de suas crenças e valores. Não adianta acumular elementos sem profundidade nem qualidade, né? Seus dois regentes podem ser grande ajuda pois, em confronto um com outro, funcionam mais a seu favor. Depende de você fazer boas escolhas para tornar a vida mais leve. Boa sorte!
SAGITÁRIO – lunação ocorre na sua casa VI, onde você vive o seu dia a dia, seu ambiente de trabalho, tarefas diárias e rotineiras, além da saúde e relação com chefes ou subordinados. Tudo isso estará em revisão para que haja uma grande transformação e uma renovação. Os setores da comunicação interna e externa, as relações com irmãos e outros parentes, as questões de justiça, documentos e papéis também estarão em pauta. Só com muito jogo de cintura tudo isso pode se alterar: empenhe-se porque você é capaz!
CAPRICÓRNIO – você é um dos poucos que poderá ter uma virada para melhor com mais facilidade, já que os temas da casa V, onde ocorre a lunação, são muito gostosos: amor, criatividade, prazer, vocação e filhos. A não ser que tudo isso precise de uma renovação, mantenha o foco em mudança e aja também nos setores das finanças e em parceria, dos bens e valores bem como de dividas e compromissos materiais que estejam pesando muito no bolso. E lembre-se que o segredo é a determinação de seguir rumo ao futuro e eliminar os pesos pesados.
AQUÁRIO – lunação ocorre na casa IV, setor onde mora, na casa da família, dos seus interiores, das relações íntimas e temas domésticos. Se você é do 1º decanato já vem sofrendo diversas mudanças e tendo que alterar velhos hábitos, relações e etc…Senão, será um ciclo de renovações, onde os quatro cantos de sua vida estarão sendo mudados: casa, trabalho, relações e assuntos pessoais. Livre-se do que não interessa mais e siga rumo ao futuro mais leve e livre. Nada poderá intimidá-lo a não ser a rigidez e a falta de jogo de cintura.
PEIXES – lunação ocorre na casa III, o setor do pensamento, das comunicações, das relações com irmãos, vizinhos e colegas, dos negócios, comércio, contratos e papéis: tudo isso precisa ser revisto e transformado, a partir de sua percepção de que como está não pode ficar. O movimento é concreto, mas também espiritual, porque envolve relações muito antigas e arraigadas mesmo. Comece pelo seu dia a dia, mexendo desde os mínimos detalhes até que veja tudo ir se alterando como um baralho onde as cartas começa a ruir para depois se reconstruírem no tempo, até que o futuro seja presente. Mas lembre-se que tudo começa na mudança de pensamento e mentalidade.