Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.
Agosto ao gusto ou Augusto! Êta mesinho cheio de fatos, de afetos, de sustos, imprevistos e novidades!

E na mudança de signo, tivemos a Lua Nova no 0 grau de Virgem, ativando tudo de novo, a partir do grau mais forte do signo! E é sempre assim, aonde a Lua Nova ocorre para todos, conforme o evento se dá mundo afora, dependendo sempre do fuso horário, vais ativando os mapas dos locais, cidades, países, nações, governos, sociedades, culturas e dos indivíduos, é claro!
A última foi no sábado, dia 23 de agosto, às 3h05 da manhã, horário de Brasília. Os luminares estavam unidos à estrela Regulus no momento da lunação, no mesmo grau zero de Virgem. A estrela é uma das maiores do céu e entrou em Virgem em novembro de 2011. Regulus está associada à honra, sucesso e criatividade, indicando a possibilidade de alcançar prêmios e reconhecimento..

Interessante que as quatro estrelas reais da Pérsia, Antares, Aldebaran, Fomalhaut e Regulus estavam em signos fixos até bem poucos anos e, agora, estão todas em signos mutáveis, relativos, flexíveis e mais leves. Em Virgem, especula-se que Regulus deverá otimizar a eficiência, exaltar a utilidade das coisas, não causar danos a nada nem a ninguém, muito menos ao planeta; deverá ainda preocupar-se com limpeza e ordem, métodos e sistemas de trabalho, com a energia limpa, com a saúde de modo geral, com os maus tratos aos animais, o terceiro mundo em ascenção, bem como os serviçais e subalternos.
É hora de cada um verificar esses temas em suas vidas, aliados ao trabalho, à rotina das tarefas, à saúde física, ao funcionamento cotidiano, inclusive dos ritmos do corpo. É hora também de colocar o trabalho em dia, de se unir às equipes com as quais trabalhamos e, se trabalhamos sozinhos, é hora de tentar se unir a outros nas tarefas em que seja possível dividir o tempo, as responsabilidades, as execuções.

O ascendente da lunação está em Câncer e a regente do ascendente é a Lua, que se torna o planeta mais importante dessa lunação. Lua rege o ascendente e o Sol a casa das finanças. Juntos na casa das finanças, os luminares atentam para os temas dos ganhos e das perdas, atrelados à eficiência, à produtividade e à execução das tarefas a contento, para garantir que as entradas aconteçam de forma genuína e merecida.

Com a presença de Júpiter bem perto do ascendente, regente do setor estrangeiro e internacional, coloca as relações exteriores em pauta, além de reger a casa VI, do dia a dia, do trabalho cotidiano, das tarefas, saúde física, assuntos análogos ao signo de Virgem. Portanto, confirmam-se os principais temas do ciclo.

Abaixo de Júpiter está Vênus, regente dos ganhos materiais, dos afetos, emoções e relações de modo geral; em oposição ao Plutão, o todo-poderoso, que sempre disputa o poder com tudo e todos, a pequena benéfica pede atenção às perdas de qualquer sorte e aos desafios materiais e afetivos que precisem ser enfrentados ao longo do período, principalmente nos primeiros dias do ciclo.
Os luminares estão em tensão com Urano, o que afirma que haverá imprevistos ao longo do caminho, sobretudo na primeira semana e, p’ros nativos do 1º decanato do signo em questão, além dos signos de Peixes, Gêmeos e Sagitário do mesmo decanato: instabilidade, incertezas, oscilações, inconstância, altos e baixos.
É nesses mesmos signos que haveremos de ter dois eclipses, o 1º em Peixes na Lua Cheia e o outro em Virgem na Lua Nova do mês que vem, nesse mesmo signo, só que seu último grau. Vá prestando atenção aos sinais que costumam se manifestar antes. Falaremos melhor disso na Lua Cheia/Eclipse Lunar total e forte no 2º decanato de Peixes.

No final da 1ª semana, Marte tensiona Júpiter, o que deve trazer excesso de ações e reações, de provocações e agressões em temas mundiais, internacionais, universais, com a promoção de ataques verbais e de ferramentas de guerra. Esta tensão deve se estender pela 2ª semana do ciclo e culminar na Lua Cheia em duas semanas, no dia 7 de outubro.
Já na 2ª fase do ciclo, os acordos começam a ser feitos e quem vai centralizar as negociações é a dupla Saturno/Netuno em Áries, que lá na casa IX, a das relações internacionais, sugere o início de uma nova ordem mundial, sob maior harmonia. Oxalá Permita!!!

Unidos a Plutão de um lado e a Urano de outro nos primeiros graus de Aquário e Gêmeos respectivamente, um novo contexto mundial deverá nascer para reinar por um bom tempo, ao longo do próximo semestre, com direito a revisões, que vão corresponder às retrogradações dos mesmos planetas, para que fique bem claro e de comum acordo, que uma nova fase da sócio-economia-política mundial se faz imperativa e terá início no 1º trimestre de 2026. Se é para melhor ou pior, não sabemos, mas tomara Oxalá, que é Júpiter na mitologia grega, esteja na pilotagem de tudo, permita outra vez!

Como o planeta fica muito generoso no signo de Câncer onde está, a esperança deve ser acalentada por todos nós! Torçamos!!!
Leia abaixo o seu signo solar e também o do seu ascendente e esteja pronto criar uma vida nova! Feliz Ano Novo!
ARIES – lunação ocorre na casa VI do seu mapa, que rege os mesmos temas da lunação e que potencializa tudo o que falamos acima. As casas XII, III e IX também se ativam, onde moram os temas de saúde pública, sócio-econômico-política globais, além do eixo das casas de comunicação e conhecimento primário e graduado, comercio interno e externo, relações com a vizinhança, com irmãos e com os países vizinhos, culturas e nações estrangeiras. Nativos do 1º decanato mais ativados!
TOURO – lunação ocorre na casa IV, setor onde você mora, com ou sem a família, a região também dos seus interiores, das relações íntimas e dos temas domésticos. Se você é do 1º decanato, será bem agitado por ali, além de intenso e mutante, com muito trabalho a fazer para que a vida pessoal, intima e familiar flua bem. Pode ser instável e agitado também para as finanças, muito positivo para as comunicações e bem mais desafiante na segunda fase do ciclo, mas podem haver renovações, inovações e novidades.
GEMEOS – lunação ocorre na casa III, relativa aos assuntos que você mais gosta e, que potencializa as características para lidar com novidades, trocas, comércio, estudos, viagens curtas, relação com irmãos e iguais. Só que não à sua maneira, mas à maneira de Virgem, de forma criteriosa, visando a otimizar a eficiência, a exaltar a utilidade das trocas, do comércio, do conhecimento e das comunicações, não causando danos a nada nem a ninguém, muito menos ao planeta; deverá se preocupar com a saúde mental, com os serviçais e subalternos. Atenção aos sinais dos eclipses.
CANCER – lunação ocorre com seu signo no ascendente e acentua os temas descritos no texto acima, potencializando-os em sua vida. Lua rege o ascendente e o Sol a casa das finanças. Juntos na casa das finanças, os luminares atentam para os temas dos ganhos e das perdas, atrelados à eficiência, à produtividade e à execução das tarefas a contento, para garantir que as entradas aconteçam de forma genuína e merecida. Com a presença de Júpiter bem perto do ascendente em seu signo e lá, fica muito generoso, a esperança deve ser acalentada por todos nós, principalmente você! Torça!!!
LEÃO – Lunação ocorre no setor II, dos recursos, bens e valores, e você deve pôr a mão na massa em tudo o que puder, potencializando a produtividade e as negociações para otimizar os ganhos e as finanças. Mercúrio, o regente de Virgem está em seu signo e depois da retrogradação das últimas semanas, ele promete agora ser de grande ajuda para colocar os pingos nos “is” e resolver o que está pendente p’ra você. Júpiter está funcionando como um anjo da guarda para você e promete não decepcioná-lo. Outros temas em alta são o amor, os temas estrangeiros, culturais, comerciais e universitários: dedique-se.
VIRGEM – Lua Nova em seu signo renova suas baterias de forma profunda, intensa, pragmática, prática e objetiva. Na 1ª fase, contempla imediatamente os nativos do 1º decanato e chama atenção para os temas também do casamento e das parcerias, da sua casa e família e da sua vida profissional, com as devidas colheitas que devem ser feitas ao longo do ciclo. Sua vida tem tudo para ser renovada e transformada. Saiba que você têm inteligência além das ferramentas para operar todas as mudanças e suas várias etapas, conforme seus planos e projetos, estarão sendo contemplados na casa X, onde Urano promete fazer revoluções no setor profissional, demandando muita técnica e tecnologia inovadoras: eclipses em curso, fique ligado. Arrisque, ouse, estique a corda e mude de vida já!
LIBRA – lunação ocorre na casa XII e não devia incomodá-lo muito, mas estará tudo bem agitado nos setores internacional e de comercio exterior, além de estudos e conhecimentos especializados. Outros dois temas em pauta serão a saúde física e mental, os temas ligados aos projetos futuros e às relações pessoais e afetivas. Mas, desde o início, com Marte no seu ascendente, você deve estar atento porque estará provocativo, impertinente, intolerante e agressivo. E nem tente se desculpar de antemão, porque é assim mesmo que estará. Pense bem antes de falar e de agir.
ESCORPIÃO – lunação ocorre na sua casa XI, a das amizades, participação em grupos sociais e também dos projetos futuros que, bem conectada com o Meio do Céu, onde reinam Júpiter e Vênus nos temas profissionais, promete que o ciclo será de grande abundancia, colheitas, diversificações, novos inicios no dia a dia e novidades familiares com direito a alguma grande transformação, do jeitinho que você gosta. Haverá boas entradas de dinheiro, oportunidade de crescimento e expansão, mas deve ficar bem atento aos imprevistos que podem surgir e que não necessariamente serão ruins. Mas fique de olho!!!
SAGITÁRIO – lunação que ocorre na casa X, a das colheitas e dos resultados profissionais, promete que tudo vai rolar muito bem, desde que você faça a lição de casa que é examinar as oportunidades nos seus mínimos detalhes e conferir a eficiência de tudo e todos, para que possa ter bons resultados, como está prognosticado. Apesar de expansivo e despreocupado, no quesito resultados profissionais, há que ser criterioso, meticuloso, detalhista, dedicado, exigente e esforçado. A casa dos ganhos extaras está muito bem povoada e dará bons lucros. Mas as relações afetivas pedem intensidade, mas prometem sexualidade em alta. Quer mais? Ao longo do ciclo alguns eclipses prometem chacoalhar os temas familiar e profissional, fique ligado aos sinais.
CAPRICÓRNIO – lunação ocorre na casa IX, potencializando os temas já regidos pelo signo: assuntos internacionais e exteriores, viagens, negócios comerciais, exportação e importação, estudos e conhecimentos, línguas, cultura e grandes temas de interesse universal. Há outro assunto aqui, a filosofia com a qual pauta sua vida, que pode estar se chocando com o ritmo do dia a dia ou dos negócios. É preciso otimizar a eficiência, exaltar a utilidade das coisas, não causar danos a nada, muito menos ao planeta; deverá ainda preocupar-se com a limpeza e ordem, os métodos e sistemas de trabalho, com a energia limpa, com a saúde de modo geral, com os animais, os serviçais e subalternos. Mãos à obra porque há muito o que fazer. Fique atento porque a criatividade, os aspectos comerciais e ou intelectuais estarão em alta!
AQUÁRIO – lunação vai ocorrer na casa dos ganhos extras, das crises, dos afetos e emoções profundas: você vai se transformar profunda e radicalmente. Mas só se quiser, é claro! Pensando que Virgem promove análise, método, planejamento estratégico, detalhamento e que o setor cutuca a autoestima, o autovalor, ter mais fé e maior domínio sobre si mesmo, parece que vem a calhar. De quebra você ainda vai fazer bons negócios, ter bons ganhos que nos negócios internacionais e nas tarefas cotidianas. Pois vá lá, acredite e comprove!
PEIXES – lunação vai se dar na sua casa VII, a dos relacionamentos, casamento e parcerias de todo tipo. Nesse ciclo tudo deve se intensificar em suas parcerias, para que seja revolucionado de forma inovadora, radical, seja para o bem ou para o mal. A tendência é para o positivo, que refletirão em outras áreas de sua vida, tais como o amor, a criatividade, os filhos e as obras que possa criar. Haverá mudanças para novas maneiras de pensar, novas crenças e desejos intelectuais, bem como os ritmos e tarefas cotidianas, além de novidades nas finanças e em como ganha-las. . Há uma tendência a haver transito de pessoas, muitos compromissos, novos contratos, assuntos mil e afetos para dar atenção. Você nunca se sentirá tão vivo, apaixonado e emocionado. Ouse se deixar levar pelo fluxo.