Nesta coluna você vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.
Essa é a última lunação do ano ou o início do fim desse ano e temos pouco tempo para arrematar bem 2025 e nos preparar para 2026, quando uma nova fase de nossa ocupação no planeta vai começar. Vale afirmar que será uma lunação melhor que a do mês passado em Escorpião, quando houve um forte stelium dos luminares com Mercúrio retrógrado: foi um mês cheio de imprevistos.
A Lua Nova desse mês ocorrerá no dia 19 de dezembro, às 22h45 em Sagitário e, novamente, haverá um stelium, só que desta vez, formado por Sol, Lua e Vênus, com Mercúrio no mesmo signo, porém, localizado bem antes do trio, em posição de destaque e na boca da casa IV do mapa.
Apesar de pequenino, Mercúrio continua dando as cartas, já que está numa ponta do mapa e rege o ascendente em Virgem. Ou seja, nosso mensageiro está num ângulo do mapa e rege outro, o mais importante deles, indicando que as novidades, informações e notícias que serão disponibilizadas ao longo do período, tendem a nos causar surpresas, trazer imprevistos e impor desafios.
O stelium em Sagitário está no terceiro decanato do signo, formando uma tensão com Saturno e Netuno no final de Peixes, o aspecto mais desafiante do céu do momento. O signo é generoso e rege a esperança, de que estamos precisando muito. Mas atrair algo de bom em nossas vidas, ficará restringido pelos limites de Saturno e os devaneios de Netuno, que ao contrário, não suporta a realidade.
É assim que estamos vivendo, querendo sempre algo maior e melhor, com pouca tolerância para mais desafios e muitos sonhos insatisfeitos. Meu medo é que em algum momento paremos de sonhar.
Já o Mercúrio, também em Sagitário está no 1º decanato do signo e exerce pressão sobre o ascendente em Virgem: aqui a disputa fica entre os exageros do mensageirinho, que nesse signo costuma superdimensionar tudo e, as restrições impostas pela justeza e a verdade, as medidas e os detalhes de Virgem, que não nos permitem sonhar. Portanto, moçada, tome realidade aqui e acolá!
O quinto planeta pessoal, Marte, de certa forma complementa o stelium, porém já do início de Capricórnio, onde está. De lá, fortalece as atitudes, opiniões e posicionamentos pessoais, destacando as ações individuais, a execução e o comando.
Isso atinge positivamente os nativos do final de Sagitário e do início de Capricórnio, Virgem e Touro, mas cutuca demais a turma do início de Câncer, Libra e Áries: cuidado com reações desmedidas, atos de muita braveza ou bravura, demonstrações de coragem enviesadas, porque a tendencia de dar zebra é grande.
Consulte abaixo as tendências para o seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo, também. Boas Festas e até breve com as previsões para 2026!
ARIES – Lua Nova em Sagitário vai rolar no setor da expansão e promete que você terá um mês de diversões, viagens, ampliação de conhecimento e alegrias. Os temas coletivos podem trazer alguma novidade e as questões financeiras pedem bastante atenção porque pode haver imprevistos. Seu regente Marte avisa que você estará bem assertivo e mesmo que esteja de folga, não vai tirar o olho dos seus negócios. Pois faça isso! E não deixe de fazer planos para o ano que começa em breve.
TOURO – Lunação em sagitário vai ocorrer no setor VIII, o mais profundo e sujeito a transformações do seu mapa. O signo é positivo e os prognósticos também, mesmo porque sua regente Vênus está por ali e avisa que há tendencia a recebimentos extras. Porém, como Marte também passeia por ali, vale à pena ter atenção às cobranças e despesas com dívidas e juros bancários. O momento é forte porque se transformar não é fácil, nem banal. Mas vá fundo. E pense a respeito do que você gostaria de mudar em si mesmo.
GEMEOS – Lua Nova em Sagitário vai ocorrer na sua casa VII, a das parcerias, sociedades e relacionamentos. Com um stelium dos luminares com Vênus e Marte juntos, vai ser bem favorável praticar os relacionamentos nesse período, que promete bons inícios, alegria e sensualidade. Haverá muitas oportunidades de exercer sua capacidade de comunicação pois com muitos planetas ali, também serão muitas as pessoas que vai encontrar em seu caminho, dispostas a trocas , sejam pessoais, profissionais, afetivas ou fraternas. É só seguir em frente.
CANCER – Lua Nova em Sagitário vai se dar na casa VI, a casa do dia a dia, da saúde, das rotinas e da maneira como você cuida de si mesmo. O período vai ser pleno de atividades, de diversidade e compromissos gostosos onde poderá ver e rever as pessoas que mais preza, sejam as que trabalham com você, ou vice-versa e ainda ter momentos de confraternização e alegrias. Com Júpiter em seu signo e o regente da sua casa VII, Saturno, em boas relações com ele, a possibilidade de boas colheitas está bem favorecida.
LEÃO – Essa lunação em vai ocorrer na casa mais charmosa do mapa, a casa V, onde rola a atração entre você e seus afetos, filhos, candidatos a namoros, além da criatividade e dos eventos especiais, que ocorrem com frequência nessa época. Por isso, é tempo de alegria, de confraternização e de apreciar os muitos convites dessa fase, em que seus desejos podem ser realizados. O Sol é você mesmo exercendo seu brilho e magnetismo pessoal e com seus diversos afetos, Lua e Vênus. Marte vai incrementar a sensualidade e Mercúrio vai torná-lo um ótimo defensor de suas causas.
VIRGEM – Lua Nova em Sagitário ocorrerá na casa IV, onde você mora, seja com ou sem família, setor dos seus interiores, das relações íntimas e assuntos domésticos. Todos esses assuntos estarão na pauta do período e pode ser um momento prazeroso já que Vênus passeia por ali também. No entanto, a tensão com Saturno/Netuno pode impor desafios e obrigações. Marte pode já estar entrando na casa V e reforçar a atratividade de pessoas, afetos, eventos e festas. A relação positiva de Júpiter com Saturno promove desenvolvimento sustentável no âmbito familiar. E Mercúrio adianta que o trânsito de pessoas e imprevistos poderá ser intenso.
LIBRA – Lua Nova em Sagitário acontece na casa III, a casa dos estudos, viagens curtas, relação com irmãos e vizinhos, além do comércio. O stelium de planetas ali indica muitos pensamentos, trânsito de pessoas, informações e comunicação, que será intermitente, porém gostoso. O setor IV poderá estar ativo com Marte já entrando por ali e pode rolar algum desafio de conserto de coisas ou até de uma relação intima para lidar nesse período. A casa VI, ocupada por Saturno e Netuno prognostica que o dia a dia será ocupadíssimo, que poderá haver trabalho mesmo nessa fase de festas, Mas Júpiter na X promete bons resultados ao final.
ESCORPIÂO – Essa lunação em Sagitário pode ser bem legal, porque ativa o setor de finanças, posses, valores materiais, produtividade e ganhos. Tudo isso estará favorável, desde que você controle a ansiedade de Marte e não permita que o exagero e os gastos estraguem tudo. É claro que tem algo a ser questionado, mas a intenção é que você tenha um período confortável. É só não ceder aos caprichos de Lua e Vênus, que podem se sentir restringidas nos seus desejos e posses. Mercúrio ajuda a manter o fluxo de ganhos e Júpiter amplia as fronteiras e a criatividade, que podem garantir boas colheitas.
SAGITÁRIO – O stelium em seu signo atinge mais os nativos do 3º decanato, que estarão sujeitos a desfrutar de ótimas energias nesse próximo período, principalmente no início. Mercúrio ajuda a ficar agitado e indica que seus parceiros estão próximos a você. Marte incrementa os ganhos e gastos, mas parece no controle. Em casa haverá desafios de toda sorte, que podem trazer gastos ou pressão. Seu regente Júpiter informa que pode haver ganhos extras já no início do ano que vem. O fluxo de ideias e pessoas vão deixar seu dia a dia cheio de surpresas e imprevistos, mas que parecem só trazer benefícios. Bom, né?
CAPRICÓRNIO – Lua Nova vai ocorrer na sua casa XII, onde mora o inconsciente coletivo, a saúde emocional, o imponderável, o carma e a espiritualidade. Mas como os planetas são todos do bem, não há o que temer. Se for do primeiro decanato, você terá Marte em seu ascendente, o que pode deixá-lo ansioso, valente, justiceiro e muito defensivo. É por isso, que a pressão que seu regente Saturno exerce sobre ele, pode ser pertinente, porém deixá-lo mais reativo ainda. Convém ter atenção, para não arrumar encrenca à toa. Surpresas e imprevistos no dia a dia podem trazer ganhos extras e compensar tudo.
AQUÁRIO – Lua Nova em Sagitário vai se dar na casa XI, onde moram seus projetos futuros, o planejamento de sua vida a médio e longo prazo, e sua relação com amigos e grupos sociais. E convém mesmo ter um plano de metas porque você está em fase de grande transformação tanto pessoal quanto mental e familiar. Tudo está sendo remexido, mas deve ser contemplado mui positivamente, principalmente se for nativo do 1º decanato. Júpiter tem trazido boa saúde e grandes alegrias para o seu cotidiano e o ambiente de trabalho. Fique atento ao seu humor e à sua tendencia a reagir sem pensar.
PEIXES – Lua Nova em Sagitário vai ocorrer na casa X, a casa dos seus objetivos maiores, das colheitas e dos resultados profissionais e o stelium ali vai contemplá-lo mui positivamente nas próximas semanas. Há que plantar mais para colher mais! Porém, ouça os conselhos de Saturno e de seu regente Netuno, que da boca da casa II, a das finanças, avisam que deve haver controle de gastos para não atrapalhar seus objetivos. Em compensação, Júpiter no setor da criatividade, dos afetos e das alegrias, promete não apenas um mês, mas muitos meses de fartura pela frente. Aproveite!