A Lua Nova de agosto foi no dia 23 em Virgem; a Lua Cheia de setembro foi no dia 7, coincidindo com um Eclipse Lunar Total e, agora no próximo domingo, dia 21 de setembro, teremos a Lua Nova em Virgem novamente e desta vez, coincidindo com um Eclipse Solar Parcial, quando a Lua tampa apensas uma parte do disco solar.
São três fases da Lua importantíssimas e no mesmo signo, Virgem, o signo da natureza, da fertilidade, da ordem, da organização, implantação de métodos e sistemas, desenvolvimento técnico e especializado, aptidão para análise, para a crítica e para os detalhes.
Virgem é um signo de terra, muito voltado para o trabalho e nesse caso, como ele está ocorrendo na casa 7, a das parcerias, associações, casamento e sociedades, uma das maiores motivações dessa lunação será a vontade de servir aos outros, sejam eles patrões, fregueses, clientes, alunos, pacientes, grupos ou empresa, para quem o virginiano espera atuar assistindo, aconselhando, sendo fiel, tornando-se confiável. O equilíbrio, a segurança e a autoestima de Virgem giram em torno da ocupação profissional e da necessidade de se sentir útil, indispensável por suas habilidades.
Por ser regido por Mercúrio, na sua performance mais analítica, Virgem possui uma mente privilegiada, prática, objetiva e é um arquétipo muito útil quando precisamos fazer ordem e promover ajustes, ou pequenos acertos em qualquer assunto, tema, relacionamento, implantando métodos e sistemas de funcionamento, organização, desenvolvimento técnico ou especializado. Só devemos ficar atentos ao excesso de perfeccionismo e autocrítica, tendência desse signo, que pode solapar a nossa criatividade.
Por ser um eclipse solar, por ocasião da Lua Nova, às 16h42 minutos do dia 21, a Lua deverá passar entre a Terra e o Sol, tampando-o parcialmente. Mas como ele representa o presente e a Lua o passado, é esse último que tende a retornar com força total, trazendo temas que imaginávamos estarem enterrados, mas que voltam para serem revistos, examinados, reconsiderados, principalmente no que tangem as relações sociais, emocionais, afetivas e de todo tipo.
Eclipsar significa desaparecer, obstruir, enfraquecer e promove acelerações, acentua crises ou traz inversão de tendências. Esse eclipse vai ocultar o Sol, às 16h42, no ultimo decanato e grau do signo de Virgem, onde o presente se confronta com o passado, que tende a vencer e se repetir.
Estamos insistindo no signo e suas características, porque foram 3 Luas sequenciais nesse signo e, portanto, devemos realmente promover uma análise profunda em nossas vidas, propósitos, objetivos e intenções, passando uma régua em tudo para que os fatos não sejam tão surpreendentes, imprevisíveis ou inéditos p’ra nós!
De qualquer maneira, o eclipse é uma Lua Nova, o início de um ciclo para todos os mortais, salvo para os nativos do signo de Virgem e Peixes, Gêmeos e Sagitário do último decanato, que serão mais desafiados a passar a vida a limpo. Para os outros seres, a vida segue normalmente. O fenômeno não será visível em sua totalidade e nem será visível no Brasil, mas somente na Antártica, Nova Zelândia, Austrália e algumas ilhas do Pacífico Sul.
No entanto, será possível acompanhar através de transmissões ao vivo em canais especializados em Astronomia. Veremos então p Sol “mordido” – efeito clássico do eclipse solar parcial, quando quase 80% da estrela é tomada pela sombra da Lua.
No caso do Brasil, novamente, teremos esse eclipse na casa VIII, a da economia, das crises de modo geral e do inconsciente coletivo profundo, o que deverá nos afetar bastante, causando transformações que já estão no nosso radar. E bota transformação nisso!
Como já dissemos, está tudo muito intenso, mesmo porque estamos com outros planetas coletivos mudando de signos e nos exigindo muito: nossa atenção precisa estar redobrada!
O mapa da Lua Nova em si se dá na casa VII, respectivamente responsável pelos relacionamentos. Mas o mais importante é ter Saturno e Netuno (regente do ascendente) na casa I em conjunção no final de Peixes e começo de Aries, nos enfrentando por todo o ciclo e questionando nossos relacionamentos, principalmente se você tiver o ascendente em Peixes, como na lunação.
Mas temos três triângulos equiláteros lindos no centro do mapa, um deles formado por Júpiter na casa V, o outro regente do ascendente, o Nodo Lunar Norte na casa I e a Lilith na casa IX; o outro triangulo é composto por Sol e Lua, Urano na casa III e Plutão na casa XI, anunciando que as novidades serão muitas nesse ciclo: prepare-se. E por fim, o terceiro é formado por Urano e Plutão unidos ao Mercúrio, que já em Libra, promete trazer maior harmonia e equilíbrio para nosso processos mentais.
Temos duas grandes tensões no mapa, uma entre Vênus e Urano, que significa separações, rompimentos ou cortes nos relacionamentos e entre Marte e Plutão, que significa agressividade e a violência no ar: aqui todo cuidado é pouco para os nativos de final de Libra e início de Aquário, bem como para Áries e Escorpião. Cuidado para não provocar o leão com vara curta, porque ele pode atacar!
Consulte abaixo as tendências p’ro seu signo solar. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo, também. Um bom ciclo para todos nós!
ARIES – Lua Nova em Virgem, mas no finalzinho, pode estar atuando na sua casa VI, da saúde, do dia a dia do trabalho e das suas tarefas e rotinas, ou nos seus relacionamentos. Se for nos últimos, você tem uma missão e tanto, de restaurar alguma relação que anda com os dias contados. Senão, passe um pente fino na sua rotina, relação com o ambiente e os colegas de trabalho, porque pode ter o que arrumar por ali. Cuide com agressividade porque seu regente está em rota de colisão com Plutão, o todo-poderoso.
TOURO – Cheia com eclipse ocorre na sua casa III, aquela das trocas, do comércio, estudos, viagens curtas, relação com irmãos e colegas. Esse eclipse é do tipo que vai acelerar um setor que já é normalmente acelerado. Então, não tente ser muito pragmático e objetivo, mas perspicaz e intuitivo para exaltar os temas em jogo e colher bons resultados, como você gosta. Sol no setor IX, exalta os critérios de pensamento, a eficiência para lidar com o comércio, o conhecimento e as culturas estrangeiras. Valorize sua intuição.
GEMEOS – Lua Nova/eclipse ocorre na casa IV, onde você mora, com ou sem família, local dos seus interiores, das relações íntimas e dos temas domésticos. Todos esses assuntos pedem revisão e temas antigos quererem ser revisitados. Pessoal do 3º decanato será mais questionado. Marte e Plutão reiteram que os relacionamentos emocionais precisam ser revisitados porque estão em crise. Fique ligado! Porém, Urano, o criativo, está em seu signo e ligado ao seu regente mercúrio mui positivamente, promete protegê-lo.
CANCER – Lua Nova p’ra você acontecerá na casa mais gostosa do mapa, aquela onde moram os afetos e namoros, a criatividade e a vocação, os eventos especiais, filhos e obras, pedindo atenção e revisão desses temas que devem ser revisitados. Mas fique tranquilo por ser nessa casa, que é leve, charmosa, onde as colheitas são sempre prazerosas, alegres, amorosas, divertidas. Como vê, parece que essa lunação vai trazer amores e prazeres de volta para serem conferidos. Debruce-se com alegria e agradeça!
LEÃO – Essa lunação ocorre na sua casa de finanças, valores tanto morais quanto materiais, da produtividade e de como você consegue ganhar o seu dinheiro. Tudo isso pede análise profunda, revisão e até providencias em alguns casos. Fique atento porque alguns boomerangs vão voltar, mas você também encontrará condições de transformar seus ganhos e gastos de forma profunda e radical. Mercúrio é quem rege essa casa e está muito bem tanto por signo quando por acompanhantes, trazendo mil alternativas para você resolver tais questões.
VIRGEM – Sol e Lua nos últimos graus do seu signo parecem querer aproveitar mais um pouco de seu discernimento, lucidez e capacidade de análise para compreender e aprofundar o momento atual de sua vida, em que seus relacionamentos estão na pauta principal. Não os trate com muita racionalidade, mas tente se envolver mais emocionalmente para que a tarefa seja cumprida a contento. Afinal, mesmo sendo de um signo de terra, pragmático e objetivo, você também é capaz de amar, né?
LIBRA – Lua Nova/eclipse vai ocorrer na sua casa XII, onde mora a saúde emocional, o imponderável, as incertezas, os imprevistos, o carma e a espiritualidade. Fique de olhos bem abertos. Saturno e Netuno na casa oposta, a da saúde e do dia a dia, tarefas e rotinas, questionam e pede atenção ali também. Fique de olho na sua saúde física também. Mas você não é um dos signos mais afetados, portanto, relaxe e faça o melhor que puder por seus relacionamentos.
ESCORPIÃO – Lua Nova acontece na casa XI, aquela dos projetos futuros, das amizades e planejamento a longo prazo, o que pode ser muito bom para revisitar alguns projetos e ter certeza de que estão a contento. Na casa oposta, Saturno e Netuno podem estar escamoteando o que se vê, porém, exigindo qualidade e perfeição na criatividade e nos afetos. Dedique-se, já que seus regentes estão em tensão um com o outro, contando que nem tudo é o que parece. Então vá fundo.
SAGITÁRIO – Lua/eclipse ocorre na casa X, a das colheitas e dos resultados profissionais e promete que tudo o que vem plantando nos últimos tempos, chegará ao auge e você fará ótimas colheitas. Mas lembre-se que também os quatro cantos do seu mapa estarão ativados: o eu e os relacionamentos, o profissional e o familiar. Seu regente Júpiter está muito bem e vai ajudá-lo. Mercúrio ajudará com os temas das parcerias e, nas relações doméstico/familiares, cabe atitudes radicais e novos começos. Fique atento aos imprevistos, que podem surgir.
CAPRICÓRNIO – Lua Nova ocorre na casa IX onde os assuntos internacionais e exteriores, viagens e negócios comerciais, exportação e importação, estudos, conhecimentos, línguas e cultura estrangeiros, além de grandes temas de interesse universal são regidos. A Lua Nova pode trazer alguns dos assuntos acima de volta para serem resolvidos, mas a ideia é que você insista até encontrar solução porque seu regente Saturno pede revisão, ajustes e está em tensão com Netuno, que escamoteia tudo: reveja, faça ajustes e plante novas sementes ainda nesse ciclo.
AQUÁRIO – Lua Cheia /eclipse vai ocorrer na casa VIII, aquela dos ganhos extras, das crises, dos afetos e emoções profundas, que pedem revisão: você vai ter que insistir para que as transformações que deseja de forma profunda e radical aconteçam. No setor oposto, onde estão Saturno e Netuno, ppde ter que fazer ajustes em ganhos, implementando um regime sério de contenção de gastos para ajudar. Virgem pede planejamento estratégico, detalhamento e bastante mão na massa. Mande ver!!!
PEIXES – Lua Nova/eclipse será no seu signo oposto, na sua casa VII, a dos relacionamentos, casamento e parcerias de todo tipo, já que o ascendente da lunação está em seu signo. Isso reitera e potencializa tudo o que dissemos acima sobre o fenômeno, que deve afetá-lo sobremaneira. Por isso, mergulhe fundo em tudo o que dissemos e reveja seus relacionamentos de todo tipo e se ainda estão a contento ou merecem interferência firme e reparadora. Cuide muito bem das finanças.