Nesta coluna você sempre vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos celestes.
Teremos Lua Cheia coincidindo com Eclipse Lunar Parcial, amanhã, dia 17 de setembro, às 23h36, no signo de Peixes.
O eclipse poderá ser visto em algumas regiões das Américas, Brasil, Europa e Ásia. O fenômeno será avistado desde às 21h47 e até às 1h47, horário de Brasília. O Observatório Nacional, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, vai transmitir o evento pelo Youtube.
Um eclipse ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, de tal modo que um deles seja ocultado por outro. Eclipsar quer dizer desaparecer, obstruir, enfraquecer, sumir; e um eclipse provoca sempre uma aceleração ou inversão de tendências, intensificando crises, que podem se manifestar em situações ou, relacionamento entre todos os tipos de indivíduos: pessoas, países, partidos e etc.
Os eclipses acontecem sempre aos pares, em geral um par no 1º semestre do ano e outro no 2º. Podem ser no mesmo eixo de signos. No semestre passado, tivemos os eclipses solar em março e lunar em abril, no eixo, Áries/Libra respectivamente. Neste semestre teremos agora no final de Peixes e em outubro no início de Libra.
O eclipse de amanhã, 17/set/2024 será Lunar Parcial, envolvendo os nativos do 3º decanato de Peixes e Virgem; e por tabela pode pegar também os do 3º decanato de Gêmeos e Sagitário, que terão suas vidas alteradas por um confronto entre o passado e o futuro.
Mas como a Lua representa o passado e estará ocultada, é o Sol, o presente e o futuro que se aceleram e antecipam tendências que já vinham se apresentando, às vezes até um mês antes. O eclipse pode revelar fatos, introduzir novas pessoas, alterar atividades e relacionamentos, propor ideias e sentimentos inéditos. Isso implica que velhos hábitos sejam abandonados em favor de novos, que surgem com força total.
No plano do coletivo, novos conceitos, comportamentos, modismos e lideres surgem no cenário sociocultural e político.
Recomenda-se não estar vivendo situações que estejam próximas do seu limite, que estejam com a corda esticada, beirando crises ou exigindo energias extras. Seus efeitos começam um mês antes do eclipse ocorrer e podem perdurar por 6 meses.
De qualquer modo, teremos uma Lua Cheia para todos, em que Sol e Lua estarão em oposição no grau 25 de Virgem e Peixes respectivamente. O ascendente estará em Gêmeos, o que sugerindo que questões políticas estarão em foco e em crise. Os sujeitos que tiverem qualquer posição pessoal, Sol ou Lua, Ascendente ou Meio do céu, além de planetas pessoais nestas regiões do zodíaco, serão mais especialmente afetadas.
A Lua estará acompanhada de Netuno, o belo planeta que nos promove ilusões, sonhos e visões esfumaçadas da realidade, o que pode ser bem daninho para perceber a direção que as tendências deverão tomar e até, que decisões tomar. Por isso, não as tome no calor do evento e nem em discussões acaloradas, sob pena de levar uma cadeirada, uma carteirada ou uma puxada de tapete! (rsrsrs)
A Lua encabeça uma pipa, figura geométrica considerada positiva até certo ponto. Mas como ela rege a casa das finanças, valores e bens materiais no mapa de lunação, convém examinar bem qualquer questão antes de tomar decisões. O mercado está incerto e titubeante.
Já o Sol em Virgem, se encontra em melhor situação, por que está em relação bem favorável com Plutão, o todo-poderoso, no final de Capricórnio e com Urano, o revolucionário e ansioso planeta, no final de Touro, formando um belo triângulo equilátero. Para os nativos do 3º decanato desses três signos de terra, as tendências presentes e futuras são de maior estabilidade em suas vidas, sobretudo no âmbito material, podendo também haver surpresas e imprevistos, porém positivos. Já nos relacionamentos, a tendência para os virginianos daquele decanato, é de ilusões, enganos e erros de avaliação.
Há outra figura geométrica nesse gráfico, que é um grande quadrado que se forma entre Júpiter no ascendente, Saturno no Meio do céu, Mercúrio na base inferior do mapa e a Roda da Fortuna no descendente do mapa. Essa é uma figura mais tensa e diz respeito às tensões e à relatividade/instabilidade das situações para os nativos do final do 2º e início do 3º decanato de Gêmeos, Peixes, Virgem e Sagitário. Convém também examinar bem as questões e não se empolgar muito com Júpiter, porque Saturno avisa que há restrições, regras e determinações, documentos e papéis para serem revisados, examinados e detalhados, antes de qualquer outra coisa.
Devemos ter muita atenção ao Marte que flutua entre os Nodos Lunares do destino e que diz que as ações agressivas, reativas e intempestivas podem ter consequências desastrosas para os nativos de Câncer, capricórnio, Áries e libra do 1º decanato, ou que tenham posições pessoais por ali, porque o eclipse que está chegando em breve pegará justamente esse ponto. De novo, não saia por aí dando cadeiradas porque as consequências futuras são imprevisíveis.
E por fim, há uma aliança poderosa entre Júpiter e Vênus, que se aplica aos nativos do 3º decanato de Gêmeos e Libra, mas também por tabela de Aquário, favorecendo ganhos e afetos de qualquer natureza. Muito bom mesmo: aproveitem!
No mapa da Lua Minguante do dia 24 de setembro próximo, às 15h51, a Lua estará em Câncer acentuando o mau gênio do Marte que tende a intensificar o clima de animosidade existente: cuidado, mas lembre-se que cão que ladra muito, não morde.
Enquanto isso, o Sol, só por alguns dias, continuará se conectando com Plutão e Urano, firmando as tendências materiais positivas do momento, antes da Lua Nova/eclipse de outubro, que trará outro eclipse, dessa vez com força total.
Vênus entra em Escorpião e, mais bem conectada com Lua, promete semana mais calma nos quesitos sentimentais e afetivos: Oxalá nos ouça!
Desejo a todos um bom começo de semana, uma excelente Lua Cheia e muita calma nessa hora. E não deixem de comemorar esse fenômeno surpreendente com suas caras-metades! Boa quinzena p’ra todos!
ARIES – Lua Cheia agita o eixo dos serviços, rotinas, ambiente de trabalho e relação com colegas, superiores ou subordinados. A situação é positiva e propícia por ali. Mas, está tensa na casa XII, setor invisível e imprevisível. Convém cautela! Por isso, não se precipite de modo nenhum, imbuído por algum aceno ilusório de algo, que depois pode não vingar. Seu regente Marte está tenso e agressivo: domine-o!
TOURO – A Lua cheia ocorre na sua casa XI e ativa o eixo do amor, das amizades e da autoexpressão. Fique atento aos relacionamento de amizade, projeto se tendências futuras podem não rolar como o previsto. Aliás está tudo bem nebuloso. Sua regente está muito bem, mas mesmo assim, mantenha seus pés no chão, como prefere. No amor, há certa indefinição e incerteza: o que você realmente deseja?
GÊMEOS – Lua Cheia vai ocorrer no eixo casa/trabalho e pode trazer novidades: no profissional há chance de se enganar e iludir, por isso fique bem atento. Já no âmbito do lar, família e assuntos domésticos, a tendência é mais previsível, podendo resolver pendencias passadas de modo bem favorável, ainda mais se forem materiais. Os do 2º decanato serão mais postos à prova.
CÂNCER – Lua Cheia eixo das comunicação com irmãos, vizinhos e colegas, estudos, business e vendas, além dos assuntos ligados ao conhecimento, assuntos externos, comércio exterior. Faz sentido? Relacionamentos com os próximos requerem assertividade e detalhamento. Os temas mais longínquos e exteriores, requerem atenção aos sonho/ilusões. Marte deixa os nativos do 1º decanato impulsivos, sem domínio sobre si.
Lua Cheia se dará eixo do amor, da criatividade, dos filhos, obras, além de amizades e projetos futuros. Os primeiros parecem ir bem, mas demanadam muita atebção porque flutuam no mar das incertezas. muito bem-vinda. Mas vá com calma e cuidado porque Urano atravessa no meio do caminho e pode propor alguma surpresa, em temas que não dá pra adiantar quais seriam. Outros temas relacionados ao exterior, viagens e conhecimentos superiores em mui bom augúrio.
LEÃO – nesta lunação, seu eixo de finanças e economia estará acionado e pede muita cautela com as dívidas e com qualquer assunto crítico do momento: resolva as pendencias de qualquer nodo. Já no oposto, ganhos, valores e bens materiais, parece que as coisas tendem a viver uma fase de estabilidade e segurança. Aproveite, venda seu peixe para aproveitar melhor a onda favorável.
VIRGEM – Sol em seu signo e Lua no signo oposto colocam o tema dos relacionamentos na pauta principal. Relacionamentos de qualquer tipo. Se você vem andando na linha, tudo bem, vão rolar bem. Senão, virão por água abaixo, principalmente se for do 3º decanato. Os assuntos materiais, financeiros e concretos, rolam de vento em popa. Mas os quatro eixos, de casa, trabalho, saúde, sociedades, parceria podem estar instáveis.
LIBRA – A Lua Cheia não vai te surpreender, nem incomodar, mas fique atento para não iludir muito com a rotina de trabalho e achar que está moleza, porque não está. Veja além do que parece ser ou como parece estar. Fique de olho na saúd e também. Vênus em seu signo está bem posicionada e em excelente augúrio tanto pessoal, quanto de relacionamentos afetivos e ganhos materiais. Aproveite!
ESCORPIÃO – Lua Cheia eixo mais bacana do seu mapa, onde reina o amor, a criatividade, os filhos e obras, além das amizades e projetos futuros. Os primeiros precisam de cautela e de um bom exame para que não se iluda com acenos e promessas intangíveis. Já o futuro e as amizades, prometem realização, fluência e futuro estável. Seu regente Marte está nervosinho na casa da justiça. Imprevistos positivos à vista.
SAGITÁRIO – Você faz parte da turma do quadrado do mapa, ainda mais se for nativo do 2º decanato: tudo está se mexendo e você não deve tomar decisões no calor da hora, repentinamente ou sem bases concretas para decidir, principalmente no que tange os relacionamentos próximos, pessoais ou profissionais. Já em termos de futuro a curto prazo e justiça, seja de que âmbito for, está bem protegido. Cuide das crises.
CAPRICÓRNIO – Lua Cheia ocorre na relação com irmãos e próximos, sendo que a situação parece estar bem, mas talvez esteja confusa. Você não costuma se iludir, mas abra bem os olhos e não seja impulsivo. No oposto, seja por questões ligadas ao exterior, viagens, conhecimento superior, documentos e viagens, o futuro acena com fluência e estabilidade. Mas não entre em provocações: poderá perder!
AQUÁRIO – Lua Cheia acontece no eixo das finanças, bens, valores e ganhos de um lado e das dívidas, compromissos inadiáveis e crises de qualquer sorte de outro. No primeiro, seja bem cauteloso e não acredite no conto da carochinha: a realidade está mais embaixo, vá fundo! No entanto, no âmbito econômico, a coisa parece estar acenando com maior estabilidade nos próximos meses: busque negociações!
PEIXES – Lua Cheia com eclipse se dá em seu signo e será mais especial para os nativos do 3º decanato, o que coloca os relacionamentos como assunto principal. Não importa qual seja o viés, pessoal, afetivo, familiar ou comercial, está sob judicie e deve ser considerado com muita atenção, amor e cuidado. Sua saúde, inclusive! Mas o opositor está mais receptivo a acordos do que você pensa. Mas não se iluda de modo algum!