
Essa grande conjunção é importantíssima porque ocorre só a cada 36 anos, sendo que última foi em Capricórnio, nos idos de 1988/1989 e ocorreu por 3 vezes, em 3 de março, 24 de junho e 13 de novembro.
Só para termos uma ideia das mudanças significativas daquela época tivemos a queda do Muro de Berlim, a Libertação de Nelson Mandela e o início da expansão e popularização eletrônica e digital no planeta, dada ela presença de Urano, o planeta da inovação e da tecnologia. Além disso, inauguramos fase das mais materialistas, que perdurou por todo o final dos anos 1990 e início dos 2000, entre outros eventos, é claro.
Os principais efeitos relacionados à essa conjunção são a desconstrução (Netuno) de tudo o que estiver erguido sobre estruturas rígidas (Saturno), sejam elas de qualquer natureza, como a política, a econômica, financeira, social, religiosa, cultural e etc. O Netuno também favorece a realização e a materialização de sonhos, promove eventos religiosos e espirituais de peso, faz surgir figuras atraentes, carismáticas e magnéticas, enquanto Saturno concretiza tendencias e faz emergir líderes mais radicais, enérgicos, autoritários, centralizadores. O Netuno age como um conta gotas e sabemos que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Na época da última conjunção da passagem do século, o stelium foi em Capricórnio, signo de terra que permaneceu dando as cartas por décadas, já que Plutão entrou em Capricórnio em 2008 e ali ficou até recentemente. O advento da pandemia se deu com uma grande conjunção de planetas naquele signo em março de 2020. A conjunção de agora seguirá outra,que se deu entre Júpiter e Saturno em Aquário, signo aéreo, mental e de comunicação, que gera aceleração e prega a liberdade, a igualdade, a fraternidade como valores maiores, além de defende a democracia como regime político. Plutão ali está desde 2023, num vai e vem que se estabilizou em 2025.
Netuno entrou em Áries no dia 26 de janeiro e Saturno entrará no dia 13 de fevereiro, às 13h54. Estarão juntinhos no dia 20 de fevereiro e, formando a grande conjunção nos exatos 21h12, estarão participando de grande stelium em Peixes e Áries. No primeiro signo estarão o Sol, o Nodo Norte do destino, Vênus e Mercúrio e no segundo estarão Netuno e Saturno, seguidos da Lua e, no final do signo de Áries, de Quiron, o curador ferido. Será que há a possibilidade de nova pandemia? Tomara que não! Um stelium é sempre uma energia muito concentrada e forte!
(Quadro lateral – foto) Fazer uma coluna comprida vertical com corpo menor
Informe-se: sabemos que foi identificado no fim da década de 1990, um vírus raro, altamente letal e zoonótico, ou seja transmitido de animais para humanos, chamado Nipah, Desde a sua descoberta, o Nipah está restrito ao sul e ao sudeste asiáticos, onde há condições gerais mais favoráveis a ele. Desde sua descoberta, os registros da doença se concentram quase exclusivamente em países do Sul e do Sudeste Asiático, onde o vírus encontra condições ecológicas favoráveis para circular. O Nipah é transferido através de morcegos do gênero Pteropus que não desenvolvem a doença, mas podem contaminar ambientes onde circula. Porém, não há registros deles nas Américas, apenas em regiões da Ásia, Oceania e leste da África. A transmissão é feita pelo contato direto com pacientes doentes, animais e alimentos infectados.
Os principais sintomas são: febre, dor muscular e de cabeça, cansaço, vômito e sinais de infecção respiratória. Quando avança o quadro, pode haver manifestações neurológicas como confusão mental, sonolência, convulsões e encefalite. Também pode aumentar o risco para pneumonia aguda e insuficiência respiratória. A taxa de letalidade é alta e varia de 45 a 70%, dependendo da prontidão do socorro e do manejo clínico. Por isso, toda a atenção é necessária aos controles sanitários de grandes cidades.
O que são as grandes conjunções?
A Astrologia é feita de ciclos, desde o lunar, o solar, passando pelos ciclos dos planetas pessoais e, finalmente, pelos ciclos dos planetas sociais e coletivos. Segundo a Astrologia Mundial, quando ocorre uma conjunção entre os planetas lentos do Sistema Solar — Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão —, refere-se a evento celeste de grande magnitude que acontece entre longos intervalos de tempo. Tais encontros reverberam na Terra através de eventos sociais e coletivos, também de grande magnitude, que promovem mudanças significativas na história das nações e nos rumos da humanidade. Chamamos aos encontros entre Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão de grandes conjunções; já os aspectos que se seguem a elas e que se formam ao longo do ciclo (1).
Diferente do encontro de 1989 em Capricórnio, a conjunção de 2026 acontece no grau 0 de Áries – ou início do zodíaco -também conhecido como início do ano universal, reinício global ou um reset na realidade em que vivemos.
Essa conjunção de 2026 será o maior evento astrológico do ano, já que somada aos planetas Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos (ali em 30/abril/26, será na sua totalidade, um dos mais significativos da década, pois marca o início de um novo ciclo entre todos os planetas coletivos, ao que estou chamando de Mundo Novo!

O que dizer sobre esse encontro astrológico, para lá de estranho, já que Saturno não se afina com Júpiter, nem com Urano, nem com Netuno. Mas com esse último a diferença é gritante, entre matéria e espírito, realidade e sonhos/desejo/sentimentos, terra e céu, razão e emoção…:

A conjunção une o planeta das estruturas e limites (Saturno) ao planeta dos sonhos, das ilusões e espiritualidade (Netuno). O tema central é a materialização de desejos, ideais, sentimentos, transformando sonhos abstratos em projetos concretos, palpáveis, estruturados. Ou seja, é realismo versus idealismo.

É o fim de uma fase de ilusões, que vem de Peixes e que tem um toque de fantasia, irrealidade, magia, algo entorpecente. Astrologicamente é uma potencialidade de dissolução de velhas instituições, estruturas ou crenças que não servem mais, exigindo que se encare a realidade de forma objetiva, nua e crua para que algo novo seja reconstruído.
É momento de ação, Áries, mas de agir com propósito tanto material quanto espiritual, tanto racional quanto mental, tanto real quanto imbuído de intenção. O signo de Áries pede ação direta, concreta, objetiva, mas não aja, sem antes estabelecer um ou vários propósitos (Netuno), fazer um bom planeamento e agir com responsabilidade.

Historicamente, os ciclos de Saturno-Netuno estão ligados a grandes impactos coletivos, reconfigurações geopolíticas locais e universais, novas diretrizes econômicas e sociais. Muitos de nós astrólogos vimos alertando que 2026 será um ano de maior interação com a inteligência artificial (Urano em Gêmeos) e de novas formas maneiras de governar, que tendem a se tornar definitivas.
Este mês de fevereiro é o “ponto de virada” onde o que era apenas uma sensação de mudança nos meses e até anos anteriores começa a ganhar forma tangível. Saturno e Netuno juntos formam o coração do momento e mantém posição de grande destaque, enquanto estabelecem forte conexão com Urano de um lado e Plutão de outro, interligando tudo e todos. Como eu já disse anteriormente, nada mais será desconectado do todo de agora em diante.

O Brasil viverá fortes desafios, sofrerá incidentes, instabilidade e imprevistos, enquanto ouviremos muitas palavras inconsequentes. É necessário estar muito atento aos assuntos econômicos e financeiros que em breve devem sofrer alterações significativas. Olho vivo no seu e no nosso bolso! Olho vivo também nas nossas lideranças, executivas, legislativas e judiciárias porque todos tendem a passar dos limites. Isso é fruto de Plutão que receberá a conjunção sobre ele. Olho vivo também nas lideranças no exterior.
Veja abaixo como essa conjunção poderá impactar especificamente o seu signo ascendente. Se você não o conhece, tente descobri-lo, consultando um astrólogo ou um site de Astrologia, munido do horário do seu ascendente. Ou fale comigo por cel ou whatsaap: (11) 971655263
Ascendente em Áries: a conjunção vai ocorrer na sua casa 1, onde mora sua persona, sua autoimagem, sua ação no mundo, sua marca registrada. A tendencia é que você altere tudo e viva um renascimento pessoal. Você deverá levar seus sonhos a sério e construir uma identidade mais madura e autêntica, que condiga com eles e faça jus a sua felicidade.
Ascendente em Touro: a conjunção vai ocorrer na sua casa 12, uma das casas do inconsciente, que será muito remexido para que você processe uma mudança de foco, promovendo um mergulho e uma limpeza espiritual e psíquica. É um momento excelente para buscar terapias, transformar o passado, rever sentimentos ocultos e buscar se reestruturar.
Ascendente em Gêmeos: a conjunção vai ocorrer na sua casa 11, a das amizades, projetos futuros e participação social. Tudo isso sofrerá alterações profundas a partir de uma transformação na sua maneira de olhar para o círculo social que frequenta, para os seus projetos porvir e procurar envolver-se mais profundamente em tudo. Foque nas amizades mais significativas e nos projetos coletivos com maior propósito.
Ascendente em Câncer: a conjunção vai ocorrer na sua casa 10, cujo tema principal é a sua trajetória profissional e sua imagem pública. É a hora de rever seus valores e sonhos, buscando materializar ambições profissionais deixadas de lado, seja mudando de direção ou aprofundando-se no que já faz, porém com maior significado real e espiritual.
Ascendente em Leão: a conjunção vai ocorrer na sua casa 9, a casa dos valores morais e éticos, da sua filosofia de vida, estudos superiores ou viagens longas. Tudo isso precisa ser revisto para que sua fé e conhecimento se ampliem e deixem de ser abstratos e para se tornarem concretos e vivenciados na prática.
Ascendente em Virgem: a conjunção vai ocorrer na sua casa 8, que já é das transformações profundas e das crises, seja nos seus sentimentos, nas suas finanças, patrimônio, heranças e divisão de bens. É o momento de fazer uma terapia para obter auxílio e poder ir fundo nos seus medos, nos seus compartilhamentos e reorganizar o que é “seu” e o que não é.
Ascendente em Libra: a conjunção vai ocorrer na sua casa 7. É o momento de fazer alterações profundas no seu posicionamento frente ao outro e rever o que realmente deseja de suas parcerias. Essa configuração astrológica terá impacto direto nos seus relacionamentos, para que seja mais realista e menos idealista. As relações que não estiverem firmes tendem a se dissolver para que outras assumam o lugar de forma mais séria e estruturada.
Ascendente em Escorpião:a conjunção vai ocorrer na sua casa 6, onde se dá a sua rotina, trabalho cotidiano, saúde, hábitos e cuidados diários. Tudo isso sofrerá uma reorganização para que você possa impor ordem na correria diária, impondo limites também nos horários para que cuide melhor de si, tenha maior disciplina, mais eficiência e atinja seus propósitos, inclusive espirituais.
Ascendente em Sagitário: a conjunção vai ocorrer na sua casa 5, a mais gostosa do mapa, onde reina a sua criatividade, onde vive seus romances e onde gera filhos, sejam humanos ou de qualquer natureza. O amor, a criatividade e o prazer ganham conotações mais séria se menos brincalhonas. Pode surgir a oportunidade de fazer de um hobby ou talento algo mais estruturado e permanente.
Ascendente em Capricórnio: a conjunção vai ocorrer na sua casa 4, a casa onde mora, com ou sem família, onde mantém seus pertences, sua história e suas raízes, inclusive ancestrais.Você fará um mergulho profunda em tudo isso, visando encontrar maior propósito em suas raízes e em ocupar o espaço onde vive com mais sentimento e maturidade. Terá que cuidar de questões emocionais que foram esquecidas, fazer mudanças profundas de casa ou na casa e, até uma reestruturação imobiliária.
Ascendente em Aquário: a conjunção vai ocorrer na sua casa 3. Essa configuração vai trazer maior profundidade, ao mesmo tempo que deixá-lo ainda mais intuitivo. Siga os sinais e faça as mudanças necessárias na maneira de se comunicar e aprender. Pode ser convidado a organizar ideias confusas. Cuide-se contra mal-entendidos, busque maior clareza em tudo que fizer, desde as conversas, até os papéis e contratos.
Ascendente em Peixes: a conjunção vai ocorrer na sua Casa 2 e vai ser muito útil para você fazer uma reorganização financeira e uma reestruturação nos valores pessoais: de que adianta pensar em ter mais recursos, mas sem fazer nada para obtê-los. É a hora de parar de sonhar com dinheiro que poderá vir como num passe de mágica e criar métodos reais e práticos para obtê-lo, visando assim, sustentar-se materialmente.


