Início Artigos Astrologia PREVISÕES PARA 2026

PREVISÕES PARA 2026

69
0

2026

Segundo a Numerologia Pitagórica, 2026 será um 10/1, da soma de 2+0+2+6, número regido pelo Sol e por Marte, afeito aos signos de fogo e à ação. Para Pitágoras, que viveu 99 anos entre os séculos VI e V a.C, o 1 era regido por Apolo (Sol), o deus maior, pleno de talentos e sabedoria. A cor do número 10 ou 1 é o vermelho, a primeira cor do espectro da luz. 2026 será o ano inaugural de um ciclo de 9 anos consecutivos, que termina em 2034.

O astro-rei

Os anos de tipo 1 são épocas para novos começos, para implantação de novas ideias, partidas e atividades criativas; é tempo de progresso, de determinação e vontade forte, tempo para ter atitude de investigação. Desenvolva um planejamento para os próximos 9 anos, caso já não o tenha feito no ano 9, que costuma ser bom para planejar. Depois comece a implementar o seu plano, certo de seus objetivos e de que serão atingidos nos timings almejados.

Não permita que outros o façam mudar de opinião. Siga sua intuição e prossiga nas mudanças e implantações que divisou. Seja independente e individualista, assuma a liderança de sua vida, tome iniciativas. Esteja aberto para novas ideias que possam surgir e ponha seus planos em ação. Mantenha-se ocupado e produtivo, usando tanto a energia mental quanto a física. As coisas iniciadas num ano “1” são muito favoráveis e, embora as recompensas possam não ser aparentes ou não ocorrerem de imediato, geralmente frutificam com o tempo. É melhor não haver uniões agora para que a energia de independência e autopromoção possam ser mais fortes. Mas pode ser que apareça alguém em sua vida que tende a permanecer por todo o ciclo.

1

Entre os números ímpares, o 1 é o princípio masculino, ativo, yang por excelência. O 1 é a unidade divina imutável, a própria luz, princípio de vida; representa o início, o nascimento, o começo, a própria unidade. Para tal, se assemelha aos signos de fogo e principalmente a Áries. A este número estão associados atributos tais como: concentração de energia, foco, objetividade, vontade de ser, coragem, impulsividade, pioneirismo, liderança, independência, autonomia, vontade de tomar-se si mesmo através de experiências, experimentações, fazer o próprio destino, buscar se conhecer mais e melhor, estabelecer sua identidade distinta, sua assinatura própria, seu ser único. É o processo de descobrir suas próprias habilidades. O 1 é energia pura, positiva, original e criativa, em estado de movimento perpétuo. Uma vez que o 1 é sozinho, pode ser estéril se não se associar a outra energia, naturalmente o dois. É tão imbuído de energia criativa e deve decidir como utilizá-la.  Possui grande poder de decisão, necessidade de assumir o comando e manter a direção sem medo do que possa vir a se opor e sem medo de ser feliz.

10/1

Para a Numerologia Pitagórica o 10/1 tem vários significados. É o número 1 potencializado pelo zero e nesse sentido tanto é o início de algo, quanto o primeiro de uma fase. Mas também é o número da Roda da Fortuna, que gira em geral para melhor, vibrando forte a espiritualidade, que pressupõe rotação e ciclicidade com a lei da reencarnação, descrevendo almas antigas, de muitas experiencias passadas, tenham elas sido positivas ou não.

Roda da Fortuna

A carta da Roda da Fortuna no Tarô possui os quatro animais nos cantos, o touro, o leão, a águia e o homem, relativos aos quatro elementos, terra, fogo, ar e água. O 10 é um número de poder, de reunião, de liderança e de missão espiritual importante. A palavra dita sob um 10 é forte e em geral emana paz. Líderes que surgem agora, têm a missão de estabelecer paz e companheirismo entre povos, raças, credos e crenças. Tomara porque estamos precisando!

10

O 10 é um número produtivo e pode ser bom para estabelecer controles, sendo mestre e maestro em várias áreas. Tende a ter sorte e sucesso no que se propuser a fazer, a atrair recompensas materiais e conquistar o que deseja com relativa facilidade. Costuma propiciar realização pois estabelece contato com os céus e com seus interiores ao mesmo tempo. Entende sentimentos e necessidades alheias, tem fé na vida e autoconfiança em si. São tesouros adquiridos no passado, em experiencias de outras vidas, que se projetam na vida atual. Por isso, sua influência pode ser pronunciada e, sob essa vibração, tendemos a espelhar tais qualidades.

Vamos tentar dar um passo de cada vez, manter os objetivos planejados, ser práticos e objetivos e, dessa forma, assegurar que o progresso se dê da forma planejada. Cuide contra tendencia à rigidez, obstinação e teimosia, não exagere em nada e mantenha as necessidades e desejos sob tutela. Reconheça que tem grandes e boas habilidades para atingir o que almeja e que seu poder é ilimitado. Com tais características, tendemos a ter e a fazer um ano positivo. Aleluia!

povo brasileiro

Em termos coletivos estaremos em plena forma e força para dar início a uma nova etapa de vida na Terra, para nova fase da sociedade e da experiência humana nesse planeta; e, veremos que, do ponto de vista Astrológico, isso também nos será proposto em 2026, já que vários planetas sociais e coletivos vão mudar de signo, criando um mundo novo e um paradigma inédito para nós. Veremos mais à frente.

Aliás, os símbolos seja num ou noutro conjunto simbólico, traduzem os mesmos preceitos, conceitos, temas e energias a serem vividos por todos, aqui na Terra.

Palavras-chaves do ano: pai, primeiro, original, criativo, corajoso, independente, autônomo, autocentrado, agressivo, dominante, campeão, autoconfiante; o primeiro de uma série, o início de tudo, o único de qualquer operação, o líder, o pioneiro, o chefe, a autoridade. “Aquele que toma a dianteira”.

Quando esta energia está exacerbada podemos atuar de forma autoritária, egoísta, egocêntrica, cruel, agressiva, briguenta, estúpida, polêmica, competitiva em excesso, inconsciente de si mesmo.

(Editado por Ciça Bueno a partir do livro “A Numerologia e o Triângulo Divino”, de Faith Javane e Dusty Bunker, Editora Pensamento)

Quem é o planeta regente do ano de 2026?

Marte, o planeta vermelho

Tradicionalmente, de acordo com raciocínio desenvolvido desde idos tempos, o regente de 2026 será Marte, trazendo energia de ação, ousadia, impulso, coragem, foco e determinação. Há ainda o apelo de novos começos, típicos de um ano 1 e de Marte. Mas há outro raciocínio, baseado mais na realidade e no céu do momento, ou do ano e, segundo ele, Saturno é que vai alcançar destaque nesse ano. Outros ainda, dizem que pode haver uma mistura entre Saturno em Áries (maturidade, limites, início de ciclo) e Júpiter em Leão, a partir de 30 de junho (emoções, identidade, expansão), indicando um ano de inícios ousados, de autoconhecimento, iniciativas e fortes lideranças.

Saturno

De qualquer modo, seremos convocados a agir, a tomar iniciativas e a começar nova fase de vida com foco e determinação, coragem e ousadia. Mas devemos agir com planejamento e consciência, evitar conflitos e precipitação, estar apto a tomar decisões e a fazer escolhas com posicionamento.

Marte começou o ano no decidido Capricórnio, onde fica muito assertivo e bem-sucedido. Pode ser que venha a dominar a narrativa, mas o ano tende a ser de múltiplas influências, sugerindo que tenhamos coragem (Marte em Capricórnio), maturidade (Saturno/Áries) e autoconhecimento (Júpiter em Leão). Cabe fazer forte reflexão e bom planejamento antes de dar o pontapé inicial, já que o ano tende a ser muito acelerado. O desafio será equilibrar ação rápida com bases e alicerces sólidos, integridade emocional, sem perder a flexibilidade.

Vamos aos detalhes de 2026

Como já vimos nos anos anteriores, um Ano Novo tem vários mapas coletivos que devemos conjugar com o nosso mapa astral pessoal, para perceber o que estaremos aptos a viver e realizar.

O primeiro deles é o mapa da passagem do ano, da meia-noite do dia 31 para 1º de janeiro; em seguida temos o mapa da 1ª Lua Nova que acontece no ano; e, por fim, temos o mapa da entrada do Sol em Áries, também chamado de Equinócio, inaugurando a Primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Hemisfério Sul: esse mapa é considerado na verdade, o mais importante do período todo. Neste próximo ano, ocorrerá no dia 20 de março, às 11h47, horário de Brasília. Vamos considerar ainda um quarto mapa, que é o da entrada de Jupiter em Leão no dia 30 de junho próximo.

Mapa da passagem de 2025 para 2026

Passagem do dia 31 de dezembro para 1º de jan 2026

Esse mapa traz sempre o Sol na casa IV e dessa vez, ele estará ladeado por Vênus e Marte, o que pressupõe ação, energia, alegria, emoção, atração, convivência em grupo e companheirismo. O signo é Capricórnio, que emana sempre empreendimento, produtividade, seriedade, realidade, materialidade, concretude. A presença de Vênus indica relacionamentos e abundância sem exageros, de acordo com o signo. O ascendente é sempre Libra para o mapa que tiramos para o primeiro minuto na cidade de Brasília, que vale para todo o país, o que faz desse Vênus, o regente do momento. Em bom relacionamento com o Nodo Lunar Norte, relativo ao destino, o astral estará bem positivo nessa passagem do ano.

Júpiter e Saturno

É também o que diz a Lua, que estará no leve signo de Gêmeos, em ótimo relacionamento com o ascendente e com Plutão, emprestando certa potência, sensualidade e excitação ao momento. Outro bom prognóstico vem da relação positiva de Júpiter, o expansor, com Saturno, o concretizador, e com Netuno, todos em signos de água, prometendo um ano de crescimento consecutivo, consequente e consciente. Júpiter é ainda o planeta mais alto do mapa e isso é também um ótimo sinal.

Por fim, devemos comentar a respeito de mercúrio que ocupa o Sagitário, signo em que fica um pouco desmesurado e, ainda mais em tensão com Saturno e Netuno, que tentam colocar algum freio em suas potocas e exageros: é um bom conselho para ter em mente nesse ano!

Lua Nova de 18 jan 2026

O próximo mapa é o da primeira Lua Nova do ano que será no dia 18 de janeiro às 16h53, horário de Brasília e ainda será no signo de Capricórnio.  Temos aqui um outro stelium em Capricórnio, desta vez formado por Sol e Lua com Marte e Mercúrio, todos bem próximos, no 3º decanato do signo. E, logo em seguida, temos Vênus e Plutão coladinhos e no início de Aquário.

O tema do mês são os relacionamentos em geral, mas sobretudo os mais relativos aos negócios, produtividade, comércio e business. Já os relacionamentos afetivos terão um tom mais libertário e independente, sem deixar de ser sensual e ousado, afirma o Plutão, sempre atento a apimentar qualquer relação.  A dupla Vênus/Plutão estará adentrando a casa VIII, da economia, dos negócios bancários, dos temas psicológicos, da sexualidade mais profunda e do inconsciente coletivo, potencializando tais assuntos e anunciando que pode haver surpresas imprevistas, pela ligação que mantém com Urano na casa XI, o que não quer dizer que sejam ruins nem negativas. Inclusive, na economia, tais imprevistos podem até ser muito positivos quando repentinos ou ainda, em consequência da política, com Urano na casa XI. Notem que as linhas são todas azuis e verdes, o que conota um tom positivo.

Saturno e Netuno mantém a posição mais alta do mapa e indicam que são os protagonistas do momento, senão do ano, ao menos do ciclo em questão. E a conexão que estabelecem com Urano de um lado e Plutão/Vênus de outro, interliga tudo: nada mais será desconectado do todo de agora em diante e por longos meses, é o que nos afirma Saturno.

Saturno, o 2o à esquerda; Netuno, o 1o à direita

Por fim, Júpiter na casa I é um bom sinal, mas não confirma só isso, já que se liga a Quiron na casa X, o planeta mais alto do mapa, além de cutucar Marte/Mercúrio na casa VII: esperemos discussões, bate-bocas, palavras ao léu e promessas não cumpridas advindas de líderes aqui e acolá.

mapa político do Brasil

Para o Brasil será um ciclo de fortes desafios e muito incidentes, imprevistos e muitas palavras inconsequentes. É momento de prestar muita atenção nos assuntos econômicos e financeiros que em breve devem sofrer alterações significativas por aqui. Olho vivo no seu e no nosso bolso! Olho vivo também nas atitudes das lideranças de todo tipo: executivas, legislativas e judiciárias porque todos tendem a passar dos limites, afirma Plutão em tensão com o Marte do nosso mapa, ambos regentes do meio do céu, o Poder Executivo, com Marte ocupando a casa IX. Olho vivo também nos líderes do exterior.

Equinócio de Outono 2026

Mapa do equinócio de outono em março de 2026

O próximo mapa que veremos será o mais importante do ano, que é o do Equinócio de Outono por aqui e de Primavera no Hemisfério Norte. Essa passagem será no dia 20 de março, às 11h47, horário de Brasília. Esse mapa carrega um grande stelium no signo de Áries, formado por seis planetas, sendo que o Sol estará no grau 00’Aries”, Netuno no 01’Áries46’, Saturno no 04’Áries07”, logo no início do signo e Vênus em conjunção à Lua no final do 2º decanato e, de Quiron no meio do 3º decanato. Mas tecnicamente estarão todos juntos, batendo o carimbo de NOVA Etapa, NOVO Mundo, NOVO Paradigma, NOVAS Regras e NOVA Realidade a partir dessa data. Isso implica numa NOVA ordem de relacionamentos entre tudo e todos, entre indivíduos, nações, países, sociedades, raças, credos e crenças, que devem estabelecer NOVAS maneiras de habitar e de conviver no planeta.

Alinhamento raro de planetas em março 2026

É interessante observar que Marte, o dispositor de todos esses planetas, estará em Peixes, o que nos indica que ainda teremos algum trabalho a fazer para arrematar e concluir o ano, já que Peixes é o último signo do zodíaco; mas também quer dizer que estaremos sendo tutelados por um líder pouco firme ou, ao contrário, muito instável, emocional, sujeito a altos e baixos, que quer dançar por si mesmo, mas que acaba aceitando o ritmo da música que está tocando nos alto-falantes do mundo afora. Isso soa conhecido? Isso soa a Donald Trump? A mim parece bem reconhecível que quem canta demais de galo, blefa bastante e acaba tendo que recuar.

O planeta Mercúrio

É de se notar que Mercúrio também está em Peixes e voltando a andar direto exatamente nesse dia. Notemos que Mercúrio é o regente desse mapa, cujo ascendente está em Gêmeos e, que está potencializado pelo Nodo Lunar Norte do destino e do darma, o que acentua o seu papel nessa virada de chave: ainda teremos mais informações, que não estão disponíveis no momento e que virão à tona em breve, sobretudo no que tange aos temas político-comerciais-internacionais. Até lá, esperemos que, no mínimo por três meses, quando atinge a casa IV sob o signo de Virgem (final de junho), também regido por ele, vamos perceber que as informações, sinais, palavras, discursos e etc…, possam estar fora de curso, de sintonia, de harmonia. Olho vivo às narrativas por aqui, por causa das eleições dos principais governantes do país.

E por fim, mas não menos importante, os dois planetas que ladeiam o stelium, Urano e Plutão, devem apoiar e reforçar o stelium, pouco a pouco e ao longo do ano. Urano, que ocupa a casa XII, entra definitivamente em Gêmeos no finalzinho de abril e passa a intensificar o ritmo acelerado e aéreo do ano.

O planeta Urano, instabilidade e novidades

Já Plutão, que está morando em Aquário na casa VIII, sob a tutela do mesmo Urano, também deverá assumir ritmo mais acelerado e contundente, imprimindo nas suas transformações inevitáveis, marcas mais indeléveis à realidade. Esses dois últimos planetas citados ocupam casas do inconsciente coletivo, o que não nos explica nada com antecedência e só acentua o quanto será um ano de novidades e imprevistos.

O Planeta Plutão

O primeiro mês tende a ser bem confuso, mas logo no início do segundo, sempre no dia 21 de cada mês,  estamos falando de abril, Júpiter nos abençoa com abundância mui promissora, já que fica muito bem em Câncer, onde está. Podemos ter o anúncio de boas notícias do ponto de vista financeiro e para o mundo todo, sobretudo nos temas comerciais, de importação e exportação, de parcerias produtivas e colaborativas entre nações, em todo o mundo. A parceria de Lua e Vênus só reforça isso, já que Lua rege esse segundo mês: estando em Áries, juntas anunciam novas parcerias comerciais e produtivas. Com a união desses planetas, algum evento mundial de ótimo agouro deverá ocorrer. Podemos esperar ainda momento da colheita de grandes safras e de alimentação abundante.

O terceiro mês é regido pelo Sol, o mais pioneiro planeta desse mapa e, a partir de 20 de maio então, teremos vários anúncios novos, o surgimento de novas lideranças políticas, sociais e de comunicação, além de inovações científicas, médicas, medicinais e biológicas. O quarto mês, regido novamente por Mercúrio tenderá a trazer de volta a sensação de confusão do início do ano astrológico, com disque-disque, palavras ao léu, falsas afirmações, enganos, sentimentos difusos.

O belo planeta Vênus

Já o quinto mês, que inicia em 21 de julho tende a ser mais leve, de maior sociabilização, trocas e parcerias comerciais, mas também tende a ter caráter mais artístico e colaborativo entre nações, já que é regido dessa vez por Vênus, que se encontra junto à Lua: isso também denota que mulheres estarão em destaque nesse próximo período. O sexto mês, regido por Escorpião e pelos planetas Marte e Plutão, tende a ter duas tendencias diferentes: a economia a se fortalecer de modo geral, a indústria de transformação, da saúde, a ciência e a tecnologia a se destacarem e a iniciar a fase das maiores transformações do ano.

O segundo semestre, que começa no mês de 21 de setembro promete novamente ser de mais augúrio, com boas novas financeiras e materiais e, novamente, de grandes safras aqui e acolá.

Planeta Saturno

O oitavo mês do ano é sempre o mais transformador e esse não será diferente porque, além de regido por Saturno, a casa conta com a presença de Plutão, o senhor das transformações mais profundas. Lembremos que em meio às maiores mudanças que vimos assistindo no mundo estão o clima, a meteorologia e o meio ambiente.

O nono mês segue na mesma toada, porque será regido por Urano, planeta que ocupa a casa XII, a casa dos fatos imprevisíveis, local do inconsciente coletivo da espécie humana: podemos aguardar aí bruscas e repentinas transformações. A casa X, já nos idos de dezembro, pré-Natal de 2026, tende a ter atitudes inesperadas, confusas, enganosas e equivocadas, vindas da parte dos líderes titubeantes que habitam o planeta tais como o já citado e outros, entre os quais, Nethaniahu pode nos servir de exemplo.

Líderes na COP 30

Esse será o mês em que entenderemos, seja no todo ou em partes, em que novo mundo estaremos vivendo: podemos aguardar eventos fortes, contundentes, decisivos, marcantes, explosivos e, em alguns casos até destrutivos e mortíferos, para em seguida viver uma espécie de retratação, recuo, união, reconstrução e esperança.

Um Mundo Novo! (Foto da Terra por Senai Paraná)

Na medida em que trabalhamos com previsões através de símbolos (signos, planetas e temas onde incidem), nos desculpamos por sermos mais específicos e menos assustadores. Mas entre o Natal e o final de janeiro, o NOVO MUNDO estará instaurado. Para o último mês, ainda podemos esperar surpresas e imprevistos, mas que dessa vez podem ser na linha das inovações, descobertas e novidades científico-tecnológicas, podendo ser aéreas, digitais, de comunicação, de transportes e deslocamentos. Oxalá permita que seja só isso!

Entrada de Júpiter em Leão

O último mapa que veremos é a entrada de Júpiter no signo de Leão, prevista para 30 de junho, às 6h00, horário de Brasília. Ao entrar em Leão, Júpiter vai se encaixar na figura geométrica formada pelos outros planetas socio-coletivos, acionando os primeiros graus desse signo de fogo e unindo-se a Netuno no início de Áries, a Urano/Marte no início de Gêmeos e a Plutão no início de Aquário. O momento será marcante, ainda mais porque ao lado de Júpiter repousa Mercúrio, o regente do ascendente em Gêmeos, que começa nesse dia um movimento de retrogradação, repetindo as mesmas tendencias já vistas no mapa do equinócio: atenção às palavras ditas e proferidas, aos enganos, blefes e promessas, e aos salvadores da pátria que sempre tentam nos ludibriar. Mais do que tudo, o segundo semestre será muito mais masculino, assertivo, agitado, guerreiro e acelerado do que o primeiro: OLHO VIVO!

Mapa astral do Brasil

Para o Brasil, que tem o primeiro grau de Áries na casa das finanças, ocupada por Plutão, o senhor das transformações profundas e inevitáveis, como representante-regente do Meio do céu, do Poder Executivo e das lideranças executivas (governadores) que serão o foco das próximas eleições, podemos aguardar mudanças mui significativas no atual quadro econômico-financeiro, político e eletivo: nada será como antes!

Retrogradações em 2026

Enquanto em 2025 tivemos apenas o Mercúrio retrogradando entre os planetas pessoais, em 2026 teremos também Vênus, que vai retrogradar de 3 de outubro a 14 de novembro entre 8Escorpião29’ e 22Libra51’.

Mercúrio retrógrado

Já o Mercúrio fará como sempre 3 retrogradações:

– de 26 de fevereiro a 20 de março entre 22Peixes30’ e 8Peixes31’

– de 29 de junho a 23 julho entre 26Câncer10’ e 16Câncer21

– de 24 outubro a 13 novembro entre 20Escorpião58’ a 5Escorpião04, coincidindo na segunda metade com Vênus, na 1ª quinzena de novembro.

No caso de Mercúrio, os temas regidos por ele são os ligados ao pensamento e aos estudos, à comunicação e informação, transportes e deslocamentos, vendas e comércio, além de eventos pontuais como cirurgias eletivas, assinatura de contratos, inauguração de empresas, início de projetos, atividades ou iniciativas que envolvam os assuntos acima citados, que devem ser adiados para quando o planeta retomar o movimento direto.

Simbolo de Vênus

No caso de Vênus, deve-se evitar cirurgias de embelezamento ou correção, cirurgias nos rins ou em órgãos femininos, além de contratos, casamentos, acordos societários, transações financeiras ou compras de vulto.

 

Planetas sociais e coletivos

Júpiter estará caminhando em Câncer até a metade do ano. O planeta entrou naquele signo em 10 de junho de 2025, caminhou ao redor de 25 até meados de novembro e começou a retrogradar. Nesse início do ano está a 20 graus, retrogradando e, retorna até 15 graus, retomando o movimento direto em meados de março, no dia 11. Júpiter costuma trazer sorte e otimismo, crescimento e expansão, alegria e soluções benéficas; e estará regando os nativos de Câncer, Escorpião e Peixes dos primeiros decanatos até janeiro e depois deverá trazer os mesmos efeitos pros nativos daqueles signos do 2º e 3º decanatos até final de junho, quando entra em Leão. 2025 e 2026 serão dois anos consecutivos de Júpiter regando positivamente aqueles signos já citados em 2025 e no 2º semestre de 2026 passará a regar a vida dos nativos dos primeiros 2 decanatos dos signos de fogo, Leão, Sagitário e Áries.

Cancer

Em Câncer, Júpiter muito à vontade e combina muito bem seus atributos de sorte, abundância, expansão, crescimento e prosperidade, com os temas lunares, domésticos, familiares e de nutrição tais como bondade, carinho, proteção, cuidado e atenção para com aqueles a quem amamos, mas também facilitando reformas e construções de casas, venda de imóveis, mudança de casa e outras transações imobiliárias, incluindo terrenos e atividades agrícolas. Os outros dois signos de Água, Escorpião e Peixes tendem a se beneficiar nos mesmos temas.

Leão

Já em Leão, Júpiter reforça a autoridade do signo e o autoconhecimento, a autoestima e deve expandir temas relacionados aos empreendimentos, negócios, assuntos comerciais, de propaganda e marketing e de empreendedorismo, além de incrementar os assuntos ligados à criatividade, à diversão, o lazer e, sobretudo ao amor. O mesmo se pode esperar, porém em menor potencial para os outros signos de fogo já citados.

2026 vai entrar para a História

Todos os planetas sociais ou coletivos mudaram de signo no meio do ano de 2025, começando a dar sinais de que uma nova ordem sobre o planeta deverá tomar conta em breve. Isso porque todos eles retrogradaram no 2º semestre de 2025 e vão retomar a entrada no novo signo agora em 2026, definitivamente. Portanto, inauguraremos em 2026 novo mundo e nova etapa da existência humana e da ocupação do homem no planeta Terra, a partir de agora. Vejam só:

Saturno inicia o ano em 26Peixes10 e entra em Aries no dia 15 de fevereiro, caminhando durante esse ano até o grau 14Áries44’ em julho, quando retrograda até 7Áries55 em 10 de dezembro, retomando o movimento direto.

Netuno estará ao lado de Saturno por várias semanas, começando o ano a 29Peixes30’, para entrar em Áries já no dia 26 de janeiro/26. Deve formar uma conjunção com Saturno, o que é muito raro e não ocorria desde o final dos anos 1980, exatamente no dia 20 de janeiro.

Signo de Áries

Essa conjunção é um pouco estranha, já que Saturno se antagoniza a todos os outros planetas socio-coletivos. Com Júpiter, o velho sábio se antagoniza porque rege os temas da materialização, da realidade e da concretização, enquanto Jupiter rege a expansão em todos os sentidos, valorizando os assuntos ligados a alma, a espiritualidade, a existência humana sobre o planeta e outros grandes temas da humanidade como justiça, moral e ética, entre outros. Já o Urano rege o futuro, a intuição, os repentes e o ineditismo, enquanto Saturno valoriza o passado, a experiencia, o planejamento e as conquistas já obtidos. É com Plutão é com quem o velho sábio tende a melhor se afinar, já que juntos costumam tratar de grandes temas da ocupação do planeta pelo homem, tais como a política e a economia, empreendedorismo, negócios e poder; e é com Netuno que ele mais se estranha porque Saturno pensa linear e caminha verticalmente, ou em ziguezague, mas sempre rumo ao norte, enquanto Netuno pensa em círculos e contempla a horizontalidade, a igualdade, a compaixão, a sensibilidade, a alma, a arte e a criatividade: para Netuno Somos todos Um, Somos todos Iguais. Já para Saturno defende a hierarquia.

Como esse encontro se dá a cada 36 anos, pensemos nessa conjunção como uma chance de manifestar os nossos desejos de maneira palpável e concreta no próximo ano. E, se levarmos em consideração que esse encontro acionará o 1º grau do signo de Áries, estamos para inaugurar um arquétipo, um paradigma e um modelo de vida totalmente novo. Novamente, desejemos fortemente que Oxalá nos permita criar um mundo novo (Áries) que seja justo, inovador, pioneiro e realista, sem que esqueçamos dos nossos sonhos e desejos!

Nos últimos graus de Peixes em janeiro, ambos os planetas nos convocarão a arrematar e concluir os assuntos que estiverem em curso, para que possamos criar novas condições de crescimento efetivo, que conjugado com sonhos, sensibilidade e humanitarismo na casa aonde a conjunção se der no nosso mapa, venha a nos propiciar novas oportunidades de ser feliz. Os preceitos de Saturno são: ordem e organização, eficiência e produtividade, com moderação e economia, visando concretização, resultados positivos palpáveis, obtidos com praticidade e objetividade. Como Saturno e Netuno estarão caminhando tecnicamente juntos, devem inaugurar uma nova etapa da existência humana sobre o planeta Terra e, consequentemente da História, que terá seu início oficial em 20 de fevereiro/26, quando formam realmente a conjunção exata em Áries. E dali em diante, tudo será novidade!

Urano entrou em Gêmeos em junho passado, caminhou até o 1º grau quando retrogradou para Peixes, para dar um arremate. Iniciou o ano de 2026 retrógrado, a 27Touro 57’, e retoma o movimento direto no dia 4 de fevereiro a 27Touro27’. O mais revolucionário dos planetas vai mudar de signo em 27 de abril próximo, entrando em Gêmeos definitivamente. Ao terminar sua passagem por Touro (combinação p’ra lá de esquisita) e entrar em Gêmeos, signo que se afina muito mais com ele, Urano promete alterar a vida para melhor, principalmente dos nativos de ar e de fogo do 1º decanato. Tais indivíduos verão suas vidas serem revolucionadas e aceleradas, sobretudo nos temas mentais e de ação, mesmo que a princípio possa ser bem desafiante. Mantenham a fé porque o futuro ficará bem mais promissor em breve.

Em Gêmeos, Urano fica muito à vontade e porque se afina com os temas mentais, com os estudos, a busca por conhecimento, a curiosidade e a inquietude física e mental do signo, além das viagens, mudanças e deslocamentos, crescimento intelectual e intuitivo que o signo promove; deverá ser bem propício ao desenvolvimento da educação, da ciência, da tecnologia, da digitalização, da Inteligência Artificial e de tudo o que se refere ao desenvolvimento mental, intelectual e intuitivo do ser humano no futuro próximo.

E por fim, temos a mudança de Plutão para Aquário, que se deu de forma definitiva em 2024 e já podemos sentir as fortes alterações que vem promovendo nos rumos da História da humanidade. Por sincronicidade, nos dias que antecederam à mudança de signo em novembro daquele ano, tivemos o evento do G20 no Rio de Janeiro, onde se decidiu a respeito de causas fundamentais que tocam a humanidade como um todo, tais como a fome e a miséria. Pela primeira vez se avançou nessas questões de forma organizada e pragmática, estabelecendo uma sede e responsabilidades específicas para cada membro do grupo.

Outra questão importantíssima que veio à tona sincronicamente dois dias depois, foi a trama de assassinatos planejados para o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Morais, além do golpe de Estado, em que estavam envolvidas 37 pessoas, entre elas, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e o seu vice, o general Braga Netto e outros tantos militares, tais como os ministros de Estado da justiça e da segurança pública. E muitos foram condenados em 2025. Alguém já viu Presidente da República ou militares serem condenados no nosso país? É inédito!

Plutão em Aquário

Eu costumo dizer que quando Plutão muda de signo, o mundo muda de cara e inaugura nova fase para a humanidade toda, para a História do homem e do planeta, trazendo fatos e temas inéditos, novos desafios e aprendizados, inaugurando novo paradigma e outro modus vivendi, ocupandi e operandi na Terra.

Aquário é muito diferente de tudo o que conhecemos. Ainda mais depois desses últimos 30 anos (desde final dos anos 1980) em que tivemos tantos planetas no signo de Capricórnio e vivemos tal modelo até a exaustão.

A diferença entre aqueles dois signos é gritante, já que estamos falando do mais aberto, contemporâneo, revolucionário, tecnológico, transgressor, socialmente consciente e engajado signo do zodíaco, Aquário, versus o mais conservador de todos, Capricórnio!

E quem é Plutão?

Darty Vader no Star Wars é inspirado no mito de Plutão

Plutão é o regente de Escorpião, o reino das catacumbas, do inconsciente coletivo, do inferno, das trevas e das toxinas a serem eliminadas, inclusive no nosso corpo físico, já que rege o intestino grosso; e sempre que ele muda de signo, traz seu reino à tona, através do terreno que é próprio do signo em questão.

Agora imaginem trazer o reino das catacumbas para os céus, que é o terreno de Aquário, regido por Urano, que costuma trovejar, relampejar, sacudir a terra com seus raios, enviar chuvas, ventos e trovoadas, tufões, ciclones e furacões, sempre de forma imprevista, repentina, inesperada, surpreendente.

É claro que o primeiro tópico atingido foram as mudanças climáticas, hiper acentuadas já em 2024 e, que em 2025, bateu recordes de temperatura novamente. Como rege o inconsciente coletivo e todas as transformações inevitáveis que podem ocorrer para que possamos perceber o que está em jogo, Plutão não economiza esforços para tal. É um dos planetas do sistema solar que não se pode ver a olho nu e, por isso mesmo, o associamos com a parte de nossa mente que não conhecemos, o inconsciente coletivo, que domina algo em torno de 90% da nossa inconsciencia. Plutão opera no escuro, de forma invisível, coberto com capacete ou com o rosto encapuçado para que não lhe reconheçam.

O planeta plutão

Plutão, o Rico, como também é chamado rege os inúmeros e múltiplos recursos existentes, porque embaixo da terra, onde habita, tem não apenas os quatro elementos, fogo, terra, ar e agua, como todos os minerais, vegetais, nutrientes e, apesar de pequeno, o planetinha trabalha muito bem com todos eles, sejam seus os recursos ou dos outros, do outro, do cônjuge, do cliente, do sócio, do vizinho, do inimigo.

Plutão é o último planeta do sistema solar e por isso mesmo “controla” os limites externos do sistema, assim como o Sol controla o limite interno. Ou seja, o Sol é o condutor de nossa personalidade consciente e Plutão o condutor do inconsciente, do desconhecido, que mesmo invisível, possui intensa atividade e pode dirigir nossos passos em busca de nós mesmos, nos empurrando para o fundo, pressionando gradualmente para aprofundar nosso autoconhecimento, eliminando as camadas velhas, superficiais e ultrapassadas, para atingirmos nosso centro organizador, adquirindo maior consciência e domínio sobre nós mesmos, principalmente nas situações de crise, onde é preciso mudar para não morrer. Plutão sabe lidar muito bem com crises e com limites.

Sistema Solar

Plutão nos habilita a lidar com parcos recursos em épocas de crise, como por ocasião da morte ou de perda, falência, litígio, fraude, roubo, traição ou rapto, ensinando-nos o quanto somos fortes, corajosos e habilidosos em transformar dor e sofrimento em novas possibilidades, novas energias, novas oportunidades de vida. Plutão reforma, recupera, restaura, reabilita, reconstrói e cura. Plutão é o grande regenerador!

Plutão no mapa natal significa a necessidade que temos de poder e controle, bem como a capacidade de destruir para reconstruir, de eliminar para regenerar e de aprofundar para transformar.

casas astrologicas celestes ou assuntos de nossa vida

Na casa onde mora Plutão no mapa, é onde se terá autossuficiência, audácia e determinação para gerar poder – a maior motivação do planeta. Seu poder ali é justamente o de saber lidar com a crise e a emergência, gerando cura, regeneração e transformação. Seja na medicina, cirurgia em geral, psiquiatria, neurologia, genética, oncologia, sexologia, ou mesmo química, farmacologia, alquimia, ou ainda áreas de energia como na siderurgia ou na transformação de matérias primas em energia, Plutão transforma, recicla, reutiliza e faz renascer.

O planeta lida bem com as atividades psíquicas, tem grande interesse pelo inconsciente, pelo desconhecido, o profundo e a pesquisa, pesquisa de mercado ou cientifica, psicologia e investigação ou ainda por áreas como engenharia genética, ciências ocultas, metafísica. Plutão lida bem com a complexidade!

A casa do mapa em que Plutão estiver transitando no momento, seja sozinho, em parceria ou em grupo, será onde você desejará exercer o comando e em alguns casos, terá que lidar com seu controle e autoritarismo. Nesta casa você deverá ser cauteloso, estratégico, misterioso e sedutor e, se proteger para salvaguardar sua vulnerabilidade.

Aquário, o signo o aguadeiro

O signo de Aquário por onde transita atualmente, rege a liberdade, a igualdade e a fraternidade, a criatividade e a inventividade, a sociabilidade e os relacionamentos em grupo, a participação social em grupos de qualquer espécie, o humanismo e a amizade; o signo tem interesse por tudo o que é fora do comum, pela originalidade, pelo desenvolvimento de sistemas de pensamento, pelo futuro, a inovação, a modernidade, a intuição e a antecipação de tendências, pela ciência e a tecnologia, pelas mídias sociais, eletrônicas ou múltiplas, pelas telecomunicações, era digital e inteligência artificial.

Aquário é um signo de relacionamentos sociais, que valoriza a amizade como forma de amor e defende a independência, a autonomia e liberdade de ser quem se é. Plutão ali deve sexualizar todas essas relações e diminuir as barreiras, fronteiras e preconceitos. A expressão mais sombria do signo pode ser a rebeldia, a indisciplina e a transgressão a regras e limites, que associadas à violência e às explosões de Plutão, podem transpassar as barreiras da ética e dos escrúpulos, sendo bem ameaçadoras para a ordem das coisas.

Com Plutão associado ao signo de Aquário, tudo isso tende a intensificar. Portanto, não dá mesmo para prever o que possa acontecer com o plano astral, com o plano físico e o espiritual, nem com o clima ou com o mundo.

Eclipses em 2026

O que é um eclipse? Um eclipse ocorre quando o Sol, Terra e Lua estão tão alinhados de modo que algum deles seja ocultado por outro dos dois astros. Eclipsar significa enfraquecer e um eclipse provoca aceleração, inversão de tendências ou intensificação de crises.

Grafico de um eclipse lunar .pode ocorrer com maior ou menor certitude

É comum ocorrerem dois eclipses seguidamente, um por ocasião da Lua Nova e outro da Lua Cheia ou vice-versa. É o que teremos em fevereiro e março, nos signos de Aquário e Virgem; no 2º semestre os eclipses serão no mês de agosto, em Leão e em Peixes. Veja a seguir.

  • Lua Nova de fevereiro será no dia 17 e coincidirá com um Eclipse Solar Anular, a 28o50’de Aquário, conhecido também como Anel de Fogo, que tende a ser forte e longo, com 2’20”.
  • Lua Cheia de março, que será no dia 3 e coincidirá com Eclipse Lunar Total no 12o54’ de Virgem, o 2º mais forte do ano
  • Lua Nova de agosto será no dia 12 e coincidirá com Eclipse Solar Total no 20o02’ de Leão e tende a ser forte e longo também, com duração de 2’18”
  • Lua Cheia de agosto será no dia 28 e coincidirá com Eclipse Lunar Penumbral a 4o54’ de Peixes
gráfico de eclipse solar

No eclipse solar que ocorre nas Luas Novas, o passado tende a retornar com força total, propondo a revisão de temas que já tinham sido superados. Resta saber se queremos reintroduzi-los em nossa vida ou eliminá-lo de vez.

No caso do eclipse lunar, o futuro é que tende a vencer e costuma acelerar tendências, revelando fatos, introduzindo pessoas, alterando atividades e relacionamentos, propondo ideias e sentimentos inéditos.

Recomenda-se não estar vivendo situações tensas ou próximas do limite por ocasião dos eclipses porque exigem energias extras. Seus efeitos começam um mês antes do fenômeno ocorrer e podem perdurar por seis meses.

FELIZ 2026 PARA TODOS NÓS!

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here