– Segundo a Numerologia Pitagórica, 2025 será um 9, soma de 2+0+2+5, número regido por Marte. As cores do 9 são o branco e o ouro e, mais do que nunca, devemos passar o Réveillon vestidos com essas cores.
Imagem do jornal ABC do ABC
2025 será um ano Universal e Humanista, em que Marte no contexto mais amplo, coletivo e abrangente representa o indivíduo e sua capacidade de agir e de incidir sobre o plano geral da existência humana. Da somatória das ações de cada um, surge o coletivo. Por isso, é importante ter atenção, consciência e responsabilidade com todas as nossas ações, propósitos, intenções.
– Para a Numerologia Pitagórica, o 9 é o último dígito da série numérica de zero a nove e significa conclusão, finalização, consolidação, mas também é a soma de todas as etapas anteriores e soma da manifestação de cada indivíduo no processo coletivo. Por isso, entre os seus atributos estão a compaixão, a abnegação e o amor universal. Abarcando tudo e todos através da consciência do amor de um por todos e vice-versa, o 9 deseja aplicar sua energia no serviço universal. O 9 é um missionário.
E se perguntarmos a alguém que possui um número 9 como constitutivo de sua personalidade, ele lhe dirá que se sente comprometido. Entre outros atributos estão também uma visão impessoal, justa, generosa, benevolente e paciente em relação a todos e em respeito à vida.
Se for um indivíduo, o 9 é um missionário e pode ser um artista, pensador, professor, sábio, curador, político ou filósofo, que desenvolveu talentos nos ciclos precedentes e que agora está pronto para compartilhar o seu conhecimento com o resto do mundo. Ele viajou nas nove etapas anteriores e encontra-se em sua fase final. Nessa conclusão, alcança a compreensão total e tolera pontos de vista e preconceitos divergentes dos seus.
No Tarô, é a carta do velho sábio, o eremita, peregrino, que viaja omundo em busca de sabedoria e aprendizado. Tomara que a educação seja um dos focos dos nossos dirigentes!
O 9 está pronto para devolver ao universo parte daquilo que aprendeu através dos oito passos anteriores do ciclo e vai se dedicar totalmente à sua missão, muitas vezes abrindo mão de sua vida pessoal se for preciso. Esse número entende que a lei do ciclo não permite desperdícios e exige que tudo se expresse como resultado neste final de ciclo.
Quando isso é conquistado, a realização experimentada sob o 9 traz grande alegria devido à sua clara compreensão sobre a vida e sua corajosa liberdade para adentrar o próximo ciclo, desimpedido.
Os significados do número 9 se assemelham aos dos signos de Peixes e Sagitário. Começamos um ciclo em 2017 e vamos finalizá-lo agora, a partir de janeiro.
– Em termos coletivos estaremos vivendo o final de uma etapa da experiência humana e, veremos que, do ponto de vista Astrológico, isso também nos será proposto em 2025.
Aliás, os símbolos num ou nutro conjunto simbólico traduzem os mesmo preceitos, conceitos, temas e energias a serem vividas por nós, aqui na Terra.
Palavras-chave do número 9: amor universal, compaixão, paciência, tolerância, compreensão, pensamento sistêmico, planejado, holístico, abrangente, universal; tendência ao serviço abnegado e às realizações.
Quando esta energia está exacerbada ou exagerada, o 9 enfrentará muitos altos e baixos, devido ao excesso de emoção e gênio forte, que podem levá-lo a viver entre picos ou vales. Também deve se curvar para não se jogar demais nas suas causas e esquecer de sua vida pessoal, tornando seu abnegado serviço, um sacrifício. (Editado por Ciça Bueno a partir do livro “A Numerologia e o Triângulo Divino”, de Faith Javane e Dusty Bunker, Editora Pensamento)
JÚPITER é o planeta regente de 2025
O regente astrológico do ano será Júpiter, que se encaixa perfeitamente bem na ideia de expansão, universalidade, abrangência, tolerância, generosidade, otimismo, justiça e fé.
Júpiter é o maior e mais brilhante planeta do sistema solar, depois do Sol. No mapa astral de um indivíduo, significa sua capacidade de expansão e potencial de êxito, que encontrará através da busca de conhecimentos teóricos, que possam ampliar sua visão de mundo e facilitar seu desenvolvimento: estudos superiores, culturais, científicos, filosóficos, religiosos, morais e éticos.
Júpiter é considerado o “grande benéfico” porque atrai oportunidades, sorte e prosperidade, emanando simpatia e, porque ajuda, amplia, expande, favorece, facilita, fertiliza, protege e enriquece.
A casa em que ele se encontra no seu mapa natal revela em quais assuntos você pode expandir seus horizontes, ultrapassar seus limites, desenvolver atividades que impliquem em estudo e conhecimento teórico e, onde vai encontrar portas abertas que promovam crescimento.
Aonde ele estiver passando em transito no seu mapa natal é também onde você não gosta de rotina e monotonia, onde precisa de liberdade, onde quer experimentar mais, ir mais longe, buscar o sentido da vida. É também onde você encontra fé, otimismo e esperança num mundo melhor. Por isso, se por ventura lhe faltar crença na vida, olhe para a área onde você tem Júpiter e ele vai renovar sua inspiração para continuar.
Como regente de 2025, você verá que vai fazer todo o sentido a partir da metade do ano, quando o planeta entrará no signo de Câncer, momento em que a Providência Divina nos trará novos caminhos para serem trilhados e, em que união e consciência coletiva serão necessárias para compreender melhor nossa existência aqui no planeta, enquanto sociedade. 2025 deve nos trará muitos desafios e Júpiter nos ajudará a atravessá-lo.
Na mitologia africana, Júpiter é OXALÁ, a divindade que representa o estado de liberdade. Como pai de todos os Orixás, Oxalá é o pai de todos, liberando seus filhos para atuar com toda liberdade, escolher seus caminhos e assumir eles próprios, as responsabilidades por suas escolhas. No sincretismo brasileiro das religiões que por aqui circulam, Oxalá é o mesmo deus que Zeus na mitologia grega ou Júpiter na romana.
Palavras-chaves de Júpiter: expansão, nobreza, religião, filosofia, crença, idealismo, otimismo, exagero, sorte, fortuna, dogmas, assuntos legais, lei, ordem, generosidade, benevolência, disposição, honestidade, dignidade, sentido dramático, esperança, razão, fé, justiça, entusiasmo, educação, considera as restrições intolerantes, extravagância, universidade, ética, formalidade, embaixador, sacerdote, guru, reitor, juiz, fórum, assembleia, filantropia, professor, pistolão, aristocrata, magnata, estrangeiro, jogador, esportista, aventureiro, cavalos.
Vamos aos detalhes de 2025
Como já vimos nos anos anteriores, um Ano Novo tem vários mapas coletivos que devemos conjugar com o nosso mapa astral pessoal, para perceber o que seremos capazes de viver e realizar.
O primeiro deles é o mapa da passagem do ano, da meia-noite do dia 31 para 1º de janeiro; em seguida temos o mapa da 1ª Lua Nova que acontece no ano; e, por fim, temos o mapa da entrada do Sol em Áries, também chamado de Equinócio, inaugurando a Primavera no Hemisfério Norte e o Outono no Hemisfério Sul: esse mapa é considerado na verdade, o mais importante do período todo. Neste próximo ano, ocorrerá no dia 20 de março, às 6:03, horário de Brasília. Mas vamos falar dele só na ocasião do Equinocio.
Dica: os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 serão bastante agitados. Sugiro que leiam a respeito das últimas Luas Novas e Cheias daqueles meses, porque a primeira Lua Nova do ano será mesmo em 29 janeiro de 2025. No entanto, haverá uma Lua Nova em 30 de dezembro, que vamos comentar logo abaixo.
Até lá, ainda estaremos na energia de 2024, um ano 8, de acento cármico, materialista, onde o olho por olho e o dente por dente reinaram, que tem nos deixado na ponta dos pés e nos castigado a todos.
– A Lua Nova de 30 de dezembro vai ocorrer às 19:28, horário de Brasília, no signo de Capricórnio. Sol e Lua estarão na casa VI, do dia a dia, da saúde e do trabalho cotidiano, ambos soltos e sem conexão com nenhum outro ponto. Não fosse o fato da Lua ser regente do ascendente em Câncer, praticamente estariam sem função alguma, o que nos põe em alerta porque é bem atípico isso ocorrer.
Três aspectos nos põem em alerta:
– a oposição entre MarteR em Leão e Plutão em Aquário, ambos regentes das casas IV e V em Escorpião, casa da terra, do solo, das casas e famílias e, dos nossos interiores, e a casa do coração, das alegrias, do amor, do sexo e da criatividade;
– a tensão entre Vênus em Aquário e Urano em Touro, em dupla recepção, ou seja, um no signo do outro, nas casas VIII e X, respectivamente, indica crise, agitação e necessidade de transformação dos afetos, das relações e dos recursos, sendo que Vênus é a regente do Meio do céu, ponto que indica aonde deveríamos chegar;
– a tensão entre Saturno e Júpiter nas casas VIII e XI, respectivamente, reitera a crise material e financeira, que deve se perpetuar por todo o ciclo, ou seja, mês de janeiro. E não é só aqui no nosso país, mas mundo afora.
Temos ainda o Mercúrio no final da casa V, em contato positivo com Quiron, o planeta da saúde e da doença, indicando notícias relacionadas a jovens e crianças, único aspecto relativamente bom; porém, Mercúrio, o mensageiro, além de ser regente da casa XII, dos eventos imponderáveis, está metido na tensão entre os grandões Saturno e Júpiter e não promete boas notícias.
Outro aspecto positivo está relacionado às articulações internacionais, comercio exterior e relações exteriores e, nesse caso, devemos manter a fé na Providência Divina, já que o planeta é Netuno que, de certa forma, nos favorece e abençoa. Oxalá nos ajude!
– O outro mapa é o da passagem de 1º janeiro às 00h01, tirado para Brasília, onde Sol e Lua estão na casa IV, em Capricórnio. O Sol sempre se encontra nesse signo e nessa posição na passagem do ano; mas a Lua, na ocasião, ainda estará na fase Nova, já que o evento da Lua Nova terá ocorrido no dia anterior.
A Lua será o regente da casa X do mapa da passagem, o objetivo e destino de toda lunação, apontando que estaremos todos em casa, comemorando com os nossos próximos e desejando que o astral seja harmônico e íntimo. O clima deverá ser de moderação, de restrições e de economia real e concreta, indicadas pelo próprio signo. Capricórnio é sempre econômico, seguro, conservador, moderado e, com Sol e Lua naquele signo, mais do que nunca, estaremos com o freio de mão puxado.
Além disso, a Lua estará em conjunção com Plutão, o todo-poderoso, que está no início de Aquário, e ambos estarão em oposição ao MarteR em Leão, reiterando as restrições e indicando confrontos e conflitos de interesse em geral, dependendo do mapa de cada indivíduo, seja ele uma pessoa, uma nação, instituição, grupo ou família. Por isso, vamos manter a calma e acionar a tolerância.
E não esqueçamos que Marte está retrogrado e nem tudo o que estiver em jogo será visível, claro, palpável, perceptível. No entanto, a presença de Netuno em Peixes, o mais humano dos planetas, em ângulo harmônico com todos, vai intermediar a oposição entre eles e amenizar as relações para melhor: ainda bem!
O mesmo podemos dizer da tensão entre Saturno e Júpiter, aliviada em parte pela forte presença desse último em local positivo, na casa IX.
O ascendente do mapa, como sempre estará em Libra, signo dos relacionamentos e, seu regente Vênus estará na casa V, em Aquário e, em forte tensão com Urano, o revolucionário, o próprio regente do signo, o que pode apresentar bastante instabilidade, agitação e incertezas no âmbito mais amplo e coletivo.
Vênus e Urano estarão em dupla recepção, que como já dissemos, significa um estar no signo regido pelo outro e vice-versa, potencializando as tendências latentes, acima citadas.
Haverá intensa atividade, mudanças rápidas e repentinas, bastante movimento e inquietação. Haverá um clima de impaciência e libertação, de rompimentos, rupturas e separações, de precipitação, extremismo, anarquismo, fanatismo, excentricidade e anormalidade.
O momento coletivo requer atenção!
Já do ponto de vista pessoal, os nativos de Leão e Aquário do 1º decanato e os nativos de Aquário e Touro do 3º decanato deverão estar atentos às suas relações pessoais.
Júpiter, o regente do ano, lá do signo de Gêmeos e da casa IX, setor social e religioso, politicamente universal e coletivo, além de promissor e otimista, também deverá ajudar a aplacar as tensões em geral, já que se relaciona bem com o ascendente da ocasião: alegria e otimismo estarão no ar para contrabalançar!
Porém, lembremos que Júpiter, o grande benéfico como é chamado pelos mais íntimos, estará em tensão com Saturno: juntos, a dupla reforça que é preciso ter cautela e moderação em todos os âmbitos da vida, naquele momento, porque estamos em época de crise material: dois passos p’ra frente e um p’ra trás é o que isso significa!
E para terminar, Mercúrio, o mensageiro, que está domiciliado na casa III da comunicação, se une ao Quiron, e sugere que apesar de haver alguns poucos pregando em causa própria, sua presença poderá ser animadora e apaziguadora. Que Oxalá corrobore, colabore e contribua!
– O mapa da 1ª lunação de 2025
A primeira lunação de 2025 será no dia 29 de janeiro de 2025 e apresentará dois grandes steliums. O primeiro é em Aquário, formado por Sol e Lua, Plutão e Mercúrio, que na casa XI, setor da sociedade, das relações políticas, da economia em geral, dos grupos sociais, associações, sindicatos e agremiações, sugere que tais temas serão os principais; portanto será um ciclo onde a política reinará! Lembremos também que esse costuma ser o momento em que o Congresso retoma suas atividades.
O outro stelium será um Peixes, constituído por Saturno, Vênus, Netuno e Nodo Lunar Norte naquele signo e bem próximos ao ascendente; mas esse último já se encontrará no grau zero de Áries, anunciando um novo ciclo, um novo início, um novo arranque. Mas o stelium sugere que é preciso zerar as responsabilidades com a humanidade carente, necessitada, esfomeada e sem recursos próprios.
É preciso que miremos o foco para o mais abrangente dos assuntos, a humanidade e seus limites (Saturno), seus afetos, desejos e prazeres (Vênus) e, que com compaixão, espírito aberto e inclusivo, e com o sacrifício de todos (Netuno), eles possam superar o seu destino tão carecido de dignidade. Nada será mais pertinente do que isso num ano 9!
O mapa da entrada do Sol em Áries em 2025
O Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e de Primavera no Hemisfério Norte, momento que o Sol entra em Áries, será no dia 20 de março, às 6h03. Vamos deixar para comentar esse mapa no momento do fenômeno, já que agora seria cedo demais para tratarmos de tanta informação.
Retrogradações de planetas pessoais em 2025
O ano começa com a retrogradação de Marte em curso ainda, movimento iniciado em 6 de dezembro no 6º grau de Leão e que vai até 24 de fevereiro, no 17º grau de Câncer.
No entanto, só no dia 2 de maio é que Marte atingirá o grau em que começou a retrogradação, no 6º de Leão, deixando então os assuntos afetados, atrasados ou paralisados em ordem e fluindo novamente, mesmo que sob novas bases e condições.
Durante a retrogradação de Marte deve-se evitar cirurgias que possam ser eletivas, transações ou operações de qualquer espécie e dimensão, e aguardar que naturalmente a vida retome seu curso. Deve-se evitar precipitação, impulsividade, insistência, imposição ou forçação de barra, sob pena de se causar acidentes, incidentes, situações-limite, rompimentos ou rupturas drásticas. Deve-se optar por ter paciência, cultivar a tolerância, manter a flexibilidade e optar pela diplomacia para lidar com as situações que se apresentem.
Exemplos de movimentos anteriores de MarteR que podem ser citados são: a greve dos caminhoneiros, os atrasos para obter a vacina contra a covid-19 no 2º semestre de 2020, durante a pandemia, ou ainda a crise política entre esquerda e direita no momento pós-eleições em 2022 e o fatídico 8 de janeiro de 2023.
Em seguida, teremos a retrogradação de Vênus, que terá inicio em 2 de março no 10º de Áries e vai até o 27º de Peixes no dia 13 de abril. No entanto, só retorna aquele grau de Áries no dia 16 de maio, deixando então os temas afetados em ordem ou sob novas condições.
Vênus rege os assuntos ligados a relacionamentos de toda espécie, devendo-se evitar que se transformem em cisões, rompimentos, separações ou rupturas, que podem custar a serem retomadas ou mesmo nunca mais serão. O outro assunto importante regido por esse planeta são as operações financeiras e monetárias, devendo-se evitar realizá-las sob sua retrogradação, para não atrair perdas ou enganos.
E teremos mais 3 retrogradações de Mercúrio ao longo do ano:
– de 15 de março a 7 de abril, do 9º de Áries ao 26º de Peixes, coincidindo com a Vênus e formando uma conjunção com a pequena benéfica, como é chamada pelos íntimos.
– de 18 de julho a 11 de agosto, do 15º de Leão ao 4º do mesmo signo
– de 9 a 29 de novembro, do 6º de Sagitário ao 20º de Escorpião
No caso de Mercúrio, os temas regidos por ele são os ligados ao pensamento e aos estudos, à comunicação e informação, transportes e deslocamentos, vendas e comércio, além de eventos pontuais como cirurgias eletivas, assinatura de contratos, inauguração de empresas, início de projetos, atividades ou iniciativas que envolvam os assuntos acima citados, que devem ser adiados para quando o planeta retomar o movimento direto.
PLANETAS SOCIAIS E COLETIVOS
No início de 2025 teremos o Júpiter ainda retrógrado, caminhando em Gêmeos até junho, quando entra em Câncer.
O grande benéfico entrou em Gêmeos em final de maio/24, caminhou ao redor de 20 graus, gerando expansão nos nativos dos dois primeiros decanatos do signo e também dos outros signos de ar, Libra e Aquário, até início de setembro. Iniciou seu movimento retrogrado em 10 de outubro e vai até dia 4 de fevereiro /25; e do 11º de Gêmeos retoma o movimento direto, trazendo sorte e otimismo, crescimento e expansão, alegria e soluções benéficas para os nativos do 2º e 3º decanatos do signo entre os meses de fevereiro a junho, quando entra em Câncer no dia 9.
Em Câncer, Júpiter fica muito bem, fica muito à vontade e combina muito bem seus atributos de sorte, abundancia, expansão, crescimento e prosperidade, com os temas lunares, domésticos, familiares, como bondade, carinho, proteção, cuidado e atenção para com aqueles a quem amamos, mas também facilitando reformas e construções de casas, venda de imóveis, mudança de casa e outras transações imobiliárias, incluindo terrenos e atividades agrícolas.
O mesmo se pode esperar, porém em menor potencial para os outros signos de água, Escorpião e Peixes. Aconselha-se aos signos de Áries, Libra e Capricórnio ter atenção e cuidado com os excessos de otimismo e exageros de todo tipo.
Júpiter vai caminhar direto até o 25º de Câncer e iniciar sua próxima retrogradação em 11 de novembro/25.
Todos os outros planetas sociais ou coletivos vão mudar de signo no meio do ano de 2025. Portanto, aguardemos uma nova etapa da existência humana e da ocupação do homem no planeta Terra, a partir de então. Vejam só:
Saturno inicia o ano em 14º30’ de Peixes e caminha direto até 25 de maio/25, quando entra em Áries. No seu caminho deve favorecer os nativos dos últimos decanatos de Peixes e, em menor intensidade, de Câncer e Escorpião dos mesmos decanatos, fazendo com que acordem e prestem atenção a temas que não vinham sendo atendidos ou que precisam de ajustes e, que pedem auditoria e corregedoria para que funcionem em melhor sintonia com os preceitos de Saturno: ordem e organização, eficiência e produtividade, moderação e economia, visando realismo, objetividade, concretização e resultados positivos palpáveis.
O velho sábio vai retrogradar a partir de 13 de julho/25, do 1º de Áries e retornar até o 25º de Peixes, quando retoma o movimento direto e chega ao final do ano, no 26º do mesmo signo.
Netuno inicia 2025 no 27º de Peixes e caminha direto até 31 de março/25, quando entra em Áries e caminha de abril até 4 de julho/25, quando começa a retrogradar no 2º de Áries e segue voltando até 10 de dezembro/25, no 29º de Peixes, quando retoma o movimento direto, terminando o ano no mesmo grau. Netuno só retorna para Áries no dia 27 de janeiro/26. Porém, podemos considerar que Saturno e Netuno estarão caminhando tecnicamente juntos, inaugurando uma nova etapa da existência humana, da ocupação do homem no planeta Terra e, consequentemente da História, que deve ter seu início oficial em 20 de fevereiro/26, quando formam uma conjunção exata em Áries. Mas antes disso já terão anunciado muitas novidades.
Urano inicia o ano retrógrado, a 23º de Touro. Urano também vai mudar de signo e terminar sua passagem por Touro (combinação p’ra lá de esquisita) em 7 de julho/25, quando entra em Gêmeos. Até lá, estará fazendo as últimas revoluções nos derradeiros graus de Touro e chacoalhando indivíduos, sejam eles pessoas, países, nações, projetos, empresas e outros, que tenham posições natais importantes como planetas pessoais, ASC, DESC, FC ou MC de 23 a 29º daquele signo. Tais indivíduos terão suas vidas revolucionadas e alteradas para melhor, mesmo que as circunstancias envolvidas sejam desafiantes a princípio. Tenham fé que o futuro ficará promissor em breve.
Em Gêmeos, Urano costuma se sentir muito bem, muito à vontade e muito afins com os temas mentais, os estudos, a busca por conhecimento, a curiosidade e a inquietude física e mental do signo, além das viagens, mudanças e deslocamentos, o crescimento intelectual e intuitivo que o signo promove, além de ser bem propício ao desenvolvimento da educação, da digitalização, da Inteligência Artificial e tudo o que se refere ao desenvolvimento intelectual dos seres humanos.
E por fim, além de muito importante, temos a mudança de Plutão para Aquário, que acabou de ocorrer em 19 de novembro passado e que já vem causando fortes alterações na História da humanidade. Por exemplo, nos dias que antecederam à mudança tivemos o evento do G20 no Rio de Janeiro, onde se decidiu a respeito de causas fundamentais que tocam a humanidade como um todo, tais como a fome e a miséria. E pela primeira vez se avançou nessas questões de forma organizada e pragmática, estabelecendo uma sede e responsabilidades para cada membro do grupo.
Outra questão importantíssima que veio à tona sincronicamente dois dias depois, foi a emergência de uma trama de assassinatos planejados para o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Morais, além de um golpe de Estado, em que estavam envolvidas 37 pessoas que foram indiciadas, entre elas, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, seu vice, o general Braga Netto, vice-presidente e outros tantos militares e ministros de Estado, como justiça e segurança pública, além de muitos civis.
Ainda tivemos o ataque da Ucrânia à Rússia e o revide da grande potência com armas nucleares, causando grandes estragos e muitas mortes nos dois países. E a guerra continuou por todo o mês de novembro.
Eu costumo dizer que quando Plutão muda de signo, o mundo muda de cara e inaugura nova fase para a humanidade toda, para a História do homem e do planeta, traz tempos inéditos, novos desafios e aprendizados, inaugura novo paradigma e outro modus vivendi, ocupandi e operandi na Terra.
Aquário é muito diferente de tudo o que conhecemos. Ainda mais depois desses últimos 30 anos (desde final dos anos 1980) em que tivemos tantos planetas no signo de Capricórnio e vivemos tal paradigma até a exaustão.
É HORA DE MUDAR!
E neste caso, a diferença é gritante porque estamos falando do mais aberto, moderno, revolucionário, tecnológico, transgressor, socialmente consciente e engajado signo que existe, Aquário!
E quem é Plutão?
Gostaria de começar lembrando que Plutão rege o reino das catacumbas, do inconsciente coletivo, do inferno, das trevas e das toxinas a serem eliminadas, inclusive no nosso corpo físico regendo o intestino grosso; e sempre que ele muda de signo, traz seu reino à tona, através do terreno que é próprio do signo em questão.
Agora imaginem trazer o reino das catacumbas para os céus, que é o terreno de Aquário, regido por Urano, que costuma trovejar, relampejar, sacudir a terra com seus raios, enviar chuvas, ventos, tufões, ciclones, furacões, meteoros… sempre de forma imprevista, repentina e surpreendente.
É claro que o primeiro a ser atingido será o clima, através das mudanças climáticas, hiper-acentuadas em 2024, que bateu recorde de temperatura novamente. Imaginem de agora em diante!
PLUTÃO na Astrologia rege o inconsciente coletivo e todas as transformações inevitáveis que podem ocorrer para que possamos perceber o que está em jogo. Plutão é um dos planetas do sistema solar, que não se pode ver a olho nu e, por isso mesmo, o associamos com nossa mente que não conhecemos, a mente inconsciente. Plutão opera no escuro, de forma invisível, coberto com capacete ou com o rosto encapuçado para que não lhe reconheçam.
Mas Plutão também rege os inúmeros e múltiplos recursos existentes, porque embaixo da terra, onde habita, tem de tudo: não apenas os quatro elementos, fogo, terra, ar e agua, como minerais, vegetais, nutrientes e, trabalha muito bem com todos eles, tanto com os seus, quanto com o dos outros, do outro, do cônjuge, do amigo, do cliente, do sócio, do vizinho, do inimigo.
Ele é o último planeta do sistema solar e por isso mesmo “controla” os limites externos do sistema, assim como o Sol controla o limite interno. Ou seja, o Sol é o condutor de nossa personalidade consciente e Plutão o condutor do inconsciente, que mesmo invisível, possui intensa atividade e pode dirigir nossos passos em busca de nós mesmos, nos empurrando para o fundo, pressionando gradualmente para aprofundar nosso autoconhecimento, eliminando as nossas camadas velhas, superficiais e ultrapassadas, para atingirmos nosso centro organizador, adquirindo maior consciência e domínio sobre nós mesmos, principalmente nas situações de crise, onde é preciso mudar para não morrer. Plutão sabe lidar muito bem com crises e limites.
Plutão nos habilita a lidar com nossos parcos recursos nas épocas de crise, como por ocasião da morte ou de uma perda, de falência, litígio, fraude, roubo, traição, rapto, e etc…, ensinando-nos o quanto somos fortes, corajosos e habilidosos em transformar dor e sofrimento em novas possibilidades, novas energias, novas oportunidades de vida. Plutão reforma, recupera, restaura, reabilita, reconstrói e cura. Plutão é um grande regenerador!
Plutão no mapa natal, significa a necessidade de poder e controle e a capacidade de destruir para reconstruir, eliminar para regenerar e aprofundar para transformar.
Na casa onde mora Plutão é onde se terá autossuficiência, audácia e determinação para gerar poder – a maior motivação do planeta. Seu poder ali é justamente o de saber lidar com a crise e a emergência, gerando cura, regeneração e transformação. Seja na medicina, cirurgia em geral, psiquiatria, neurologia, genética, oncologia, sexologia, ou mesmo química, farmacologia, alquimia, ou ainda áreas de energia como na siderurgia ou na transformação de matérias primas em energia, Plutão transforma, recicla, reutiliza e faz renascer.
O planeta tem ainda grande interesse pelo inconsciente, pelo desconhecido, o profundo e a pesquisa como é necessário nas áreas de pesquisa de mercado ou cientifica, psicologia e investigação ou em áreas como engenharia genética, ciências ocultas, metafísica.
A casa em que Plutão estiver transitando no momento, seja sozinho, em parceria ou em grupo, você desejará exercer o comando e em alguns casos, terá que lidar com seu controle e autoritarismo. Nesta casa, você deverá ser cauteloso, estratégico, misterioso e sedutor e, se proteger para salvaguardar sua vulnerabilidade.
O signo de Aquário rege a liberdade, igualdade e fraternidade, a criatividade e a inventividade, a sociabilidade e os relacionamentos em grupo, a participação em grupos, o humanismo, a amizade; o signo tem interesse por tudo o que é fora do comum, a originalidade, o desenvolvimento de sistemas de pensamento, o futuro, a inovação, a modernidade, a intuição e a antecipação de tendências, a ciência e a tecnologia, as mídias eletrônicas múltiplas, as telecomunicações, a era digital e a inteligência artificial.
Aquário é um signo de relacionamentos, que valoriza a amizade como forma de amor e
defende a independência, a autonomia e liberdade. Plutão ali deve sexualizar todas essas relações e diminuir as barreiras, fronteiras e preconceitos. A expressão mais sombria do signo pode ser a rebeldia, a indisciplina e a transgressão à regras e limites, que associadas à violência e às explosões de Plutão, podem transpassar as barreiras da ética e dos escrúpulos, sendo bem ameaçadoras para a ordem das coisas.
Com Plutão associado ao signo de Aquário, tudo isso tende a intensificar. Portanto, não dá mesmo p’ra prever o que possa acontecer com o plano astral, com o plano físico e o espiritual, com o clima, com o mundo.
Eclipses em 2025
O que é um eclipse? Um eclipse ocorre quando o Sol, Terra e Lua estão tão alinhados de modo que algum deles seja ocultado por outro dos dois astros. Eclipsar significa enfraquecer e um eclipse provoca aceleração, inversão de tendências ou intensificação de crises.
É comum ocorrerem dois eclipses seguidamente, um por ocasião da Lua Nova e outro da Lua Cheia ou vice-versa. É o que teremos em março, nos signos de Virgem e Áries; no 2º semestre os eclipses serão no mês de outubro, no eixo Peixes/Virgem. Veja a seguir.
– Lua Cheia de março, que será no dia 14, coincidirá com Eclipse Lunar Total no 23º de Virgem, o 2º mais forte do ano
– Lua Nova de março coincidirá com Eclipse Solar Parcial no 9º de Áries, no dia 29 de março, às 7h59
– Lua Cheia de outubro coincidirá com Eclipse Lunar Total no 15º de Peixes: esse será o eclipse mais forte do ano e terá lugar no dia 7, às 15h13
– Lua Nova de outubro coincidirá com Eclipse Solar Parcial no 29º de Virgem, às 16h55
No eclipse solar que ocorre nas Luas Novas, o passado tende a retornar com força total, propondo a revisão de temas que já tinham sido superados. Resta saber se queremos reintroduzi-los em nossa vida ou eliminá-lo de vez.
No caso do eclipse lunar, o futuro é que tende a vencer e costuma acelerar tendências, revelando fatos, introduzindo pessoas, alterando atividades e relacionamentos, propondo ideias e sentimentos inéditos.
Recomenda-se não estar vivendo situações tensas ou próximas do limite por ocasião dos eclipses porque exigem energias extras. Seus efeitos começam um mês antes do fenômeno ocorrer e podem perdurar por seis meses.
FELIZ 2025
Não faremos previsões por signo porque são muitos os mapas e períodos. Aconselhamos que consulte o site www.cicabueno.com.br para ter previsões mais detalhadas e pontuais sobre seu signo ascendente nos textos de Lua Nova de dezembro/24 e de janeiro/25.
Agradeço muito a aula escrita em q posso consultar sempre
Melhor presente q recebi
Obrigadíssima Ciça muito querida!
Feliz 2025!