Início Astral da Semana LUA CHEIA em GEMEOS – 4 dez 2025

LUA CHEIA em GEMEOS – 4 dez 2025

243
0


Nesta coluna você vai encontrar comentários sobre os movimentos celestes ou astrológicos e seus reflexos sobre o contexto que estamos vivendo. Os comentários de caráter mais pessoal você encontra abaixo nas dicas sobre os signos.

Teremos amanhã, dia 4 de dezembro de 2025, a Lua Cheia em Gêmeos, às 20h15, Horário de Brasília, que será importantíssima porque ao se opor ao Sol em Sagitário, vai quadrar em grau exato, os Nodos Lunares Norte e Sul, que estarão a 13º graus de Peixes e Virgem, nas casas IX e III, respectivamente. Os luminares estarão a 13o de Gêmeos e a 13o de Sagitário, nas casas XII e VI, respectivamente.

Lua Cheia em Gêmeos, 4 dez 2025

Com essa precisão de posições astrais, estamos entrando num momento que promete ser muito ativo, agitado, surpreendente, sobretudo do ponto de vista coletivo. Quanto ao nível pessoal, a turma do 2º decanato daqueles quatro signos acima mencionados, serão os mais afetados, quer seja por Sol, Lua, planetas pessoais, ascendente ou Meio do Céu num deles.

Por isso, resolvi ser didática e introduzir os textos de minha apostila de cursos, para ficar bem claro o potencial desse momento de ativar, agitar, mudar, alterar, virar tudo de ponta cabeça e trazer incidentes, acidentes, imprevistos e surpresas!

Gêmeos, onde está a Lua, é o signo do pensamento, da comunicação, do conhecimento, do deslocamento por terra e por ar. Gêmeos é conhecer e comunicar e, pode se maravilhar com o mundo todo a ser percorrido, conhecido e aprendido. É o grande curioso e o grande mensageiro do zodíaco. Tem capacidade para adquirir, transmitir e trocar informações e conhecimento; tem habilidade para linguagem, o pensamento, a análise e o aprendizado de qualquer tema ou conteúdo. Tem o poder da fala e da articulação, habilidade com a voz e com as mãos e, se comunica tocando, olhando, percebendo, escrevendo. Tem facilidade para conhecer pessoas e colocá-las em contato, levando e trazendo mensagens, fazendo negócios e transações. É muito ativo (a), ágil, rápido(a), eficiente, adaptável, versátil, curioso (a) e inteligente.

Necessita estar sempre física e mentalmente ativo, estar em movimento físico ou mental e conviver com diversidade de assuntos e de espaços; deseja estar sempre conectado, ligado, plugado com ideias, pessoas e fatos inéditos. Pode desenvolver mais de uma atividade ao mesmo tempo porque tem muita energia, mas não deve gastá-la à toa falando, andando, pensando ou dirigindo demais.  E, deve aprender a lidar com sua tendência à inconstância, superficialidade, inquietação, ansiedade, volubilidade e indecisão.

Sagitário

Sagitário é onde está o Sol e esse signo busca ampliar seus horizontes intelectuais para compreender a natureza humana e o significado da vida. O sagitariano possui forte capacidade intelectual, expressão verbal e visão de longo alcance para compreender assuntos filosóficos, sistemas de pensamento, códigos simbólicos, religiões, leis, ética e justiça que unem ou desunem sociedades inteiras. Sua visão de longo alcance lhe faz jogar sua seta bem longe e aventurar-se em viagens, peripécias, novidades e riscos, nos quais é preciso ter ousadia para ultrapassar os limites que surgem no caminho. Viajar pela vida é seu maior fascínio, mas ele aprecia muito atividades, ideias e assuntos que as envolvam literalmente, ou mesmo o estudo sobre elas, ou contato com lugares distantes, povos e culturas estrangeiras.  Suas escolhas podem optar pela disseminação e aplicação de seu conhecimento em atividades de educação, ensino superior, estudos elevados ou filosóficos, ou mesmo práticas esportivas, esportes radicais, educação física, ou ainda, que ofereçam potencial de crescimento ou de viver seus ideais e ampliar as perspectivas de vida. Esse nativo necessita de expansão, fama e prestígio, acredita na prosperidade, tem fé, esperança e otimismo para correr atrás de tudo isso. Precisa tomar decisões por conta própria, ser independente e sentir liberdade sempre. Como um ser de fogo, é intuitivo e autocentrado, além de ser profético, grandioso, generoso, mas deve lidar com sua mania de grandeza e exagero.

Já tivemos esse aspecto, só que invertido no dia 11 de junho passado, quando o Sol estava em Gêmeos e a Lua em Sagitário. Naquele momento já vivemos momentos coletivos bem tensos, que tendem a se repetir agora e até mais fortes, pela presença dos Nodos Lunares quadrando os luminares exatamente.

A seguir editamos um texto de autoria de Marcia Mattos, minha colega e companheira de vários livros, a respeito dos Nodos Lunares, que faz parte de uma apostila sua sobre o assunto.

Nodos lunares se cruzam no céu de agora em quadratura com os luminares

Os Nodos norte e sul são os pontos de intersecção doas orbitas da Lua e do Sol. Como o nome já diz, o Norte é o destino, o darma, a lição a ser aprendida e o Sul é o carma que deve ser largado para não se repetir. O Nodo norte está apontando para a casa IX e o sul para a casa III, que regem os signos de Sagitário e Gêmeos respectivamente, acentuando, potencializando e exacerbando os mesmos temas e conteúdos já citados.

O momento é de tentarmos buscar o conhecimento de forma mais profunda e fundamentada. A busca deve ser pelos assuntos da Casa 9, tais como comportamento ético, crenças, princípios, justiça, religião, ideais: um saber mais sofisticado, filosófico, abstrato, onde a opinião pessoal importe menos que um sistema mais abrangente de conceituação. Há também uma necessidade de viajar para longe, para o desconhecido, seja literalmente ou não, através do conhecimento.

Ourobouros: cabeça e cauda do dragão, conhecidos na India e na China

Com o Nodo sul ou Cauda do Dragão na Casa 3, o padrão será o de tentar permanecer no universo do cotidiano mais próximo, onde o que conta é uma opinião mais pessoal e subjetiva, onde os conhecimentos são mais superficiais e variados, onde há dispersão pela diversificação de interesses e objetivos, onde há de certa forma um descaso com as questões éticas, as crenças, as verdades e princípios, onde há uma relativização de tudo, uma interpretação muito pessoal das leis, das regras coletivas.

Seta ou direção a seguir

O trabalho a ser realizado aqui é o de desenvolver um sistema de crenças e valores que seja mais amplo, que permita a compreensão mais filosófica e espiritual do sentido da vida. Para tal, é necessário um aprofundamento do conhecimento, o estabelecimento de parâmetros mais coletivos e sofisticados sobre questões éticas, de princípios, ideais, verdades, leis e crenças. Estamos num momento em que temos a tendencia de desafiar a lei de qualquer modo, burlando ou operando de forma escusa.

Devemos tentar ser mais impessoais nos nossos próprios pensamentos, conceitos e opiniões para conseguir nos expandir mental e espiritualmente. Temos que desistir do ponto de vista exclusivamente pessoal e subjetivo, para aceitar opiniões e estruturas de pensamentos mais coletivas. A verdade e a lei não devem ser relativizadas. Devemos ser fiéis aos nossos princípios e ter comportamento ético. Um contato através da meditação, da oração ou de qualquer outro exercício de fé que acesse o Divino pode ser fundamental para obter conexão e ajuda do universo da Casa 9. Muitas vezes esse processo de desenvolvimento e aprendizado pode ser solitário.

Desafios

O grande desafio será transcender os problemas mesquinhos da existência cotidiana, para que haja expansão da mente, para que se possa assimilar conhecimentos que venham de outras culturas, outros lugares, outros sistemas de crenças, filosóficos ou religiosos. Devemos procurar maneiras de integrar o próximo e o distante, o conhecido e o desconhecido, porque o crescimento está no além-fronteiras e não nos limites já conhecidos.

casas astrológicas celestes ou assuntos de nossa vida

Esse eixo Casa 3 com Casa 9, a maior parte dos encontros importantes dessa pessoa, se faz em sala de aula ou em trajetos de viagem. São significativos os encontros e relacionamentos estabelecidos em grupos, em locais de estudo ou em trajetos de viagens, que costumam ser oportunidades para ampliação dos horizontes. Na prática, ir a museus, livrarias, universidades, fazer viagens para o exterior, estar no ambiente da casa 9 para favorecer o nosso desenvolvimento.

Todo distanciamento físico traz uma nova perspectiva das coisas porque todo afastamento das situações do cotidiano leva a um novo lugar. Toda travessia descortina um mundo novo, uma expansão da consciência e da percepção. O entendimento das grandes questões humanas vem quando nos arriscamos e nos lançamos com fé nessa aventura que é a vida.

Lua cheia em Gêmeos

Concluindo, a Lua Cheia é sempre o ponto alto de uma lunação que ao começar, sugere que a gente plante sementes. Pois agora, você vai colhê-las, mas não apenas sozinho, mas também coletivamente.

Um Mundo Novo! (Foto da Terra por Senai Paraná)

E será um treinamento para o NOVO MUNDO no qual entraremos em breve, quando no ano que vem, todos os planetas sociais e transpessoais vão mudar de signo quase ao mesmo tempo. Se você ainda não percebeu que o mundo está mudando, está na hora de abrir os olhos, ampliar o conhecimento, ler mais, se informar mais, abrir-se pro desconhecido e, porque não, fazer um mapa astral, que é a melhor e mais objetiva maneira de conhecer o futuro da humanidade e como você estará inserido nele.

Outras informações – Mercúrio e Saturno estavam retrógrados até o final de semana passado, o que tende a acelerar bastante a ocorrência da vida e a aceleração dos fatos. Mercúrio vai se opor em breve a Urano, o planeta que costuma inverter e alterar radicalmente a realidade, também, gerando incidentes, acidentes, precipitações, abalos sísmicos, tanto por terra quanto pelo ar. Isso está mais para o finalzinho dos signos de Touro e Escorpião.

Saturno e Mercúrio sairam da retrogradação

Já Saturno, faz parte de um belo triângulo equilátero, perfeito e sagrado entre Júpiter em Câncer, Saturno/Netuno em Peixes e o próprio Mercúrio que vai se encaixar nessa figura por toda a semana que vem.  Esse é o contato mais benévolo que temos no momento, que já amenizou tensões passadas e pode ser de suma importância no futuro próximo.

triangulo perfeito, geometria sagrada

E dizemos isso porque haverá outro contato áspero entre Marte em Sagitário com o mesmo Saturno e em seguida com Netuno, que está ao seu lado em Peixes, cujo prognóstico é também de fortes tensões, desta vez no âmbito mais social, político, coletivo, que deverá ocorrer do meio da semana que vem em diante. Esse contato pode trazer desafios pessoais também para os nativos dos signos de Peixes e Virgem, Sagitário e Gêmeos

Marte e Plutão

E, por fim, Plutão também voltou a caminhar no início de Aquário e esse é o maior transformador de todos. E promete mudar profundamente a vida dos nativos do 1º decanato daquele signo e de qualquer um que tenha Sol, Lua, Ascendente, Meio do céu ou planetas pessoais ali ou nos signos de Leão, Touro ou escorpião do comecinho.

Essa edição, por conter temas com aspectos mais coletivos do que pessoais, não terá as previsões por signo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here