Início Artigos Astrologia Previsões 2020

Previsões 2020

234
0

O ano de 2020

Nada será como antes depois de 2020! Teremos três novos ciclos astrológicos começando, uma tríplice conjunção no céu, a tendência de vivermos um momento dos mais críticos em termos mundiais da última década e a entrada definitiva no século XXI, o século do elemento ar!

Do ponto de vista numerológico 2020 será um ano 4.

O numero 4 é regido naturalmente por Saturno, mas o regente planetário de 2020 será o Sol. Um ano regido pelo astro-rei, emanador permanente de vida, energia e saúde, deve nos trazer vitalidade, alegria, criatividade, espiritualidade e consciência, ingredientes pra lá de necessários para a humanidade nos dias atuais.

No Tarô, o numero 4 nos remete ao arcano maior do Imperador, o comandante de um reino, que num sentido mais espiritual sugere que cada um de nós dirija a própria vida, seja dono do seu nariz, tenha consciência de quem é, de sua real potencia em ser e vir a ser, do que pode e do que é capaz de fazer para se desenvolver e integrar melhor a sociedade da qual faz parte, emanando seus raios com amor, expressividade e criatividade.

Só a energia forte e determinada de um Rei ou de um Sol, legítimos representantes de Deus na Terra, pode nos entusiasmar na reconstrução de um mundo melhor para se viver, algo que se faz urgente no momento. Com vontade, energia e consciência (Sol), associados a trabalho e determinação (Saturno), ‘bora colocar a casa em ordem!

 

2020 nos dará a oportunidade de fazer regeneração e reconstrução concreta, objetiva, material, econômica e financeira, considerando a Numerologia, as regências planetárias e a concentração de planetas em signos de terra. O elemento terra preza o plano físico, a matéria, a segurança, a conservação, a manutenção e o desenvolvimento concreto, material e econômico. Se fizemos as lições que Saturno nos propôs em 2019, ou seja planejamento, enxugamento, economia e reestruturação, teremos a chance de renascer de forma mais organizada e forte em 2020.

Elemento Ar

Temos que chamar a atenção para a presença do elemento ar em 2020 e, veremos que ao longo do ano, Saturno adentra o signo de Aquário e no final do ano, Júpiter também. Essa mudança do elemento terra para o elemento ar começará a ser notada a partir de maio próximo e devemos estar atentos ao aumento de consciência social e política, mais humanista e distributiva que começará a se impor.

No entanto, ainda por um período, assistiremos essa rachadura na realidade social, política e econômica mundial se acentuar, até que uma nova ordem mais democrática, consciente e justa venha a substituí-la a partir de 2021.

O ano de 2020 trará grandes eventos astrológicos! Teremos a conjunção de Saturno com Plutão em Capricórnio em janeiro, a de Júpiter com Plutão em Capricórnio em abril e novamente em junho e novembro, e a de Júpiter com Saturno em Aquário em dezembro! Novos começos e novos tempos se anunciam!

Tipos de eclipses lunar

Já no inicio de 2020, teremos no dia 10 um eclipse lunar leve, quando nosso satélite estará em oposição à conjunção de Sol, Mercúrio, Saturno e Plutão em Capricórnio, seguido da conjunção de Saturno com Plutão no dia 12, que inaugura fase de incrível renovação para todos nós! Falaremos disso mais especialmente nas próximas semanas.

A conjunção Saturno/Plutão em janeiro

Conjunção Saturno/Plutão no céu de agora

Como já dissemos, no dia 12 de janeiro a 22º 45 minutos de Capricórnio, acontece no céu o encontro exato entre Saturno e Plutão, os dois grandes mandachuvas do Sistema Solar. Esse encontro só ocorre a cada 36 anos e é um dos eventos mais importantes de 2020, inaugurando período de atividades econômico-políticas, sociais e comportamentais absolutamente reestruturador. Saturno é um corregedor por excelência, que rege e controla o status quo, as leis vigentes, a ordem, as hierarquias, as regras e limites socioculturais dentro dos quais devemos atuar, se visarmos obter resultados concretos, status, reconhecimento, segurança e estabilidade.

Senhor das transformações inevitáveis, Plutão é chamado de planeta do poder, regente do inconsciente coletivo que habita em cada um de nós, símbolo de recriação, regeneração e renascimento. Enquanto Saturno rege o carma pessoal, Plutão rege o carma coletivo. Por isso mesmo, imaginem quantas transformações e desafios esse encontro vai nos proporcionar nos próximos tempos, tanto para o bem quanto para o mal, é claro. Muitos de nós já estão sentindo os ventos dessa mudança, que veio pra ficar.

Veja mais detalhes a respeito dessa conjunção, que certamente vai trazer grandes mudanças pra você também, em dois artigos que já escrevi e que estão no meu blog.

Se você quiser ler a respeito clique em http://cicabueno.com.br/o-simbolismo-da-conjuncao-saturno-e-plutao-no-ceu-de-2019-2020/

Se você quiser ver um vídeo a respeito clique em http://cicabueno.com.br/simbolismo-da-conjuncao-saturno-e-plutao/

Júpiter em Capricórnio

Capricórnio

Júpiter é Zeus na mitologia grega, o deus dos deuses, o pai dos deuses e dos homens, que dividia o governo do mundo com seus irmãos Hades (Plutão) e Poseidon (Netuno), mas detinha nas mãos a hegemonia do Universo. Zeus era a personificação do céu luminoso, que com seu poder lança raios, dissipa nuvens e faz chover com abundância, fecundando a terra. Júpiter é o mais generoso planeta do Sistema Solar, rege a expansão em todos os sentidos, desde a intelectual, a espiritual, filosófica e religiosa, além da justiça e da ética, assim como os processos materiais e concretos de crescimento, expansão e abundancia.

O planeta fica um ano em cada signo e permanecerá em Capricórnio até dezembro de 2020. Neste signo, Júpiter não se encontra em terreno muito propicio, já que o signo é dado à disciplina, ao controle, à economia, às regras, limites e restrições. De modo que ali, o planeta fica tímido, desajeitado e limitado e propondo crescimento gradual, pequenos avanços, gestão enxuta, redução de desperdícios e exageros, melhoria da produtividade e economia de recursos, que se atingidos, já podemos considerar como grandes benefícios.  O mesmo se estende aos recursos do planeta, que se bem utilizados e usados com consciência, poderão estar com suas vidas uteis estendidas.

A tríplice conjunção de Júpiter, Saturno e Plutão em março

Depois da conjunção de Saturno/Plutão, o evento mais importante é a aproximação de Júpiter daquela grande conjunção, que será em março, formando uma tríplice conjunção, que não ficará exata mas que está sendo considerada como um grande momento de 2020, algo raríssimo  de ocorrer.

Sistema Solar

A última se deu há mais de 800 anos e normalmente esse fenômeno deflagra movimentos sócio-políticos mundiais muito significativos, até definitivos. Segundo um dos nossos especialistas em Astrologia Mundial, Fernando Fernandse, podemos ver alguns exemplos na invasão de Roma pelos bárbaros  em 411/412, que mudou os rumos da humanidade, ou no avanço dos mouros Espanha adentro em 709/710, transformando aquele povo definitivamente e, na Segunda Grande Cruzada, sincrônica à tríplice conjunção entre os mesmos planetas que se deu em 1146/1147, última ocorrência desse raro fenômeno celeste. Vem mudança significativa por aí!

A conjunção Júpiter/Plutão em abril

Conjunções 2020

Essa conjunção tende a expandir, insuflar e fazer crescer o estilo de vida proposto por Plutão num signo, no caso Capricórnio. Este ciclo ou esta conjunção se dá a cada 12 ou 13 anos, variando conforme o signo que Plutão está atravessando, pois sua órbita é bem irregular. Juntos, representam uma ampliação de poder e controle, ambição desmedida, conflitos de poder entre os mais poderosos.

Podemos ver ainda denuncias, ameaças, revelações, fanatismo politico e religioso, regeneração espiritual ou social, grandes perdas e grandes ganhos concretos e financeiros. Como isso se dá em Capricórnio, pode trazer crescimento e expansão para aqueles que se organizaram e se planejaram com antecedência para esse momento ou para aqueles que já têm muito. Pode trazer grandes oportunidades para os poucos da elite, que vão crescer demasiadamente. De todo modo, essa conjunção é amiga do dinheiro e está ligada ao aumento de retorno financeiro, do retorno de investimentos, ou de maior circulação de recursos, regeneração e recuperação da economia. Boa noticia!

A conjunção Júpiter/Saturno em dezembro será em Aquário

Conjunção Júpiter/Saturno

Apesar de se aproximarem bastante em março, os dois planetas não chegam a formar uma conjunção. E só formarão em dezembro, no signo de Aquário, inaugurando um novo ciclo de 200 anos desta conjunção no elemento ar.

Uma conjunção entre estes dois planetas só ocorre a cada 20 anos. Tais conjunções oferecem oportunidades de desenvolvimento social e econômico mais construtivo e proveitoso para toda a sociedade, a partir do temas regidos por aquele signo. Esse dois planetas são os pilares sobre os quais a sociedade se constrói naquele momento, sendo que Saturno descreve o tipo de ambiente e de atividades correspondentes às suas capacidades e limitações do signo, enquanto Júpiter mostra os sentimentos de participação ou aspiração social dos indivíduos para integrar tais atividades e assuntos.  Saturno consolida e torna concreto o tipo e a qualidade de participação social proposta por Júpiter.

Essa conjunção traz oportunidades novas de expansão e realização baseadas em planejamento, balanceamento, sensatez, temperança, seriedade, honestidade, respeito às regras e leis, apoio aos meios oficiais, propiciando crescimento lento e estruturado.

Urano continua em Touro e Netuno em Peixes

Reproduzo aqui os textos já publicados em 2019, já que Urano permanece 7 anos num signo e Netuno por volta de 15 anos.

Urano, o exotico

Urano se mudou para Touro em maio de 2018. O planeta rege a inteligência superior ou a capacidade que temos de nos rebelar sempre que intuímos que nosso projeto de autonomia ou liberdade está ameaçado. O planeta rege ainda a nossa maior ou menor criatividade, inventividade, autonomia, independência, além da capacidade de renovação, excentricidade, sobretudo a intuição e a percepção rápida e acelerada da realidade, que se manifestam repentinamente através de insigths, captações sobre o futuro, viradas de vida ou mudanças bruscas que nos farão romper com velhos padrões, tradições e estruturas para deixar que o novo, o futuro, o porvir e a contemporaneidade penetrem em nossas vidas.

Por ter grande visão de futuro, antecipa tendências nas ciências, tecnologias de ponta, sejam elas técnicas, científicas, sociais, políticas, econômicas, culturais ou de comportamento, que serão utilizadas em projetos ou planejamento futuro de empresas, governos, instituições. Urano rege ainda as novas profissões, as atividades inconvencionais e experimentais que surgem sempre que ele muda de signo.

Touro

Em Touro, Urano vai chacoalhar os temas regidos pelo signo tais como o mercado financeiro, bancário, de pagamentos e recebimentos; a agricultura, a pecuária e consequentemente a área de alimentos e gastronomia; as áreas de embelezamento, perfumaria, joalheria e ornamentos femininos; a engenharia, a construção civil, a arquitetura e seus afins, além de segurança pública e privada. E já vimos assistindo a tais mudanças, uma vez que as áreas que mais crescem na atualidade são a de perfumaria e cosméticos, gastronomia e alimentos, finanças e sistema bancário que estão sendo revolucionadas pelas novas tecnologias, além de floricultura e agropecuária.

Netuno caminha em Peixes desde 2011.

O belo Netuno

O planeta rege a hiperpercepção e hipersensibilidade para captar os climas, o astral, a totalidade das situações e, principalmente, o que a realidade não está mostrando. É a percepção extrasensorial que possuimos, uns mais, uns menos e que pode nos conduzir a captações claras, sutis e precisas ou, ao contrário, nebulosas, difusas e confusas como as ilusões e fantasias. Netuno rege as habilidades psíquicas que nos capacitam a ver o que não está escrito, ouvir o que não está sendo dito, perceber outras dimensões, captar a totalidade. Cada vez que Netuno muda de signo, afeta a maneira como capturamos o nosso entorno. O planeta do sublime é regente do senso estético mais apurado, de acentuada noção de proporção, ritmo, cor e harmonia, refinador da sensibilidade, percepção, imaginação ativa e criativa, inspiração, captação de imagens e impressões, senso de adaptabilidade e ecletismo. Netuno mistura, funde, alquimiza ou dissolve assuntos, elementos, atividades e produz resultados inesperados. Tem talento pra compreender o todo e a interdependência dos elementos em jogo, levando em consideração a sociedade como um todo, assim como a multiplicidade de assuntos que se interdependem e interrelacionam. Por isso mesmo, é o mais humanista dos planetas do sistema solar.

Peixes

Em Peixes, Netuno acentuou suas características, tornando o mundo mais globalizado e derrubando as últimas barreiras de resistência de pequenas culturas e grupos, que foram dissolvidos e se tornaram mais frágeis. Inclusão é a palavra de ordem dos últimos tempos e Netuno tem uma especial observação dos fenômenos de comportamento de massa, modismos, ideias e expressões, que tendem, sob a sua batuta, a se espalhar planeta afora em curtos espaços de tempo. Será que isso é bom ou ruim?

Como regente da arte e das atividades artísticas, vimos a música, as artes visuais e o cinema viverem momentos de grande expressão, assim como tudo o que se associa à química, à alquimia, indústria farmacêutica e medicamentos, que tiveram crescimento expressivo, especialmente os genéricos. Vimos ainda o mercado de vinhos, gastronomia, perfumaria e outros de degustação crescerem e se desenvolverem bastante.

No entanto, como nem tudo são flores, o planeta das águas, elemento que vem se tornando o bem mais caro e precioso dos tempos atuais, Netuno tem nos feito passar por tremendas enchentes, alagamentos, tsunamis, chuvas prolongadas e intermitentes, o que pode também ampliar o surgimento de doenças, epidemias e pandemias que se alastram pelas águas sob a sua tutela. A exploração dos mares e dos oceanos deve se ampliar, assim como todas as atividades que deles derivam.

Elemento Água representa as emoções e sentimentos.

O mais interessante é que temos buscado o sentido e significado da vida veementemente e que voltamos a sonhar e a querer nos encantar com a vida, desejando um mundo melhor, ansiando por viver paixões e romantismos, nos sentindo mais inspirados e querendo ter mais contato com a natureza e as pessoas, valorizando o repouso, o silêncio, o bem-estar, a paz e os refúgios paradisíacos.  Ao mesmo tempo em que estamos mais duros e resistentes ao sofrimento, também estamos mais sensíveis às pessoas, mais abertos a perceber o alheio e a grande conexão entre tudo e todos, como num grande organismo que pulsa conjuntamente.

Netuno em Peixes nos propôs uma nova maneira de pensar e ver a vida, um modo de pensar mais sistêmico para um ser humano mais espiritualizado e sensível. Pena que o efeito colateral disso seja o aumento da drogadição, da criminalidade e do percentual de pessoas que vivem à margem da sociedade e de um padrão de vida digno. Netuno só muda de signo em 2026.

Eclipses

gráfico de eclipses

Teremos seis eclipses em 2020; veja abaixo:

– eclipse lunar penumbral em 12 de janeiro em 19 graus de Câncer

– eclipse lunar penumbral em 5 de junho a 15 graus de Sagitário

– eclipse solar anular em 21 de junho em O grau de Câncer

– eclipse lunar penumbral em 5 de julho a 13 de Capricórnio

– eclipse lunar penumbral em 30 de novembro a 8 graus de Gêmeos

— eclipse solar total em 14 de dezembro a graus de 23 de Sagitário

Um eclipse ocorre quando o Sol, Terra e Lua estão alinhados de modo que algum deles seja ocultado por outro. Eclipsar significa desaparecer, obstruir, enfraquecer e um eclipse provoca acelerações, intensifica crises ou traz inversão de tendências.

É comum ocorrerem dois eclipses no mesmo mês, um por ocasião da Lua Nova e outro da Lua Cheia ou vice-versa, e é o que teremos nos mês de junho. Um eclipse sempre provoca o confronto entre passado e futuro. No eclipse solar, o passado tende a retornar com força total, propondo a revisão de temas que já tinham sido superados. Resta saber se eles cabem em nossa vida novamente ou se vão nos fazer concluir que é hora de mudar de hábitos, de direção, de relações, de postura, de atitude.

No caso do lunar, o futuro é que deve vencer e costuma acelerar tendências futuras, revelar fatos, introduzir pessoas, alterar atividades e relacionamentos, propor ideias e sentimentos inéditos. Velhos hábitos, pessoas ou lembranças são abandonados em favor de novos, que surgem com força total. No plano coletivo, novos conceitos, comportamentos, modismos e líderes surgem no cenário sociocultural e político.

Recomenda-se não estar vivendo situações que estejam próximas do seu limite, que estejam com a corda esticada ou exigindo energias extras. Seus efeitos começam um mês antes do eclipse ocorrer e podem perdurar por seis meses. Comentaremos mais detalhes por ocasião de cada um dos fenômenos.

Retrogradações

Mercúrio ou Hermes na mitologia grega

Em 2020 teremos mais retrogradações de planetas pessoais do que o usual. As três retrogradações anuais de Mercúrio serão em fevereiro/março em Peixes/Aquário, em junho/ julho em Câncer e em outubro/novembro em Escorpião e Libra.

Teremos ainda Vênus retrogradando em Gêmeos entre maio e junho e Marte retrogradando em Áries em setembro, outubro e parte de novembro.

Este será outro dos momentos mais tensos do ano, quando Marte formará nova tensão com a tríplice conjunção de Júpiter/Saturno/Plutão.

Leia abaixo as tendências pro seu signo solar para o novo ciclo lunar que começa em 26 de dezembro, planeje bem o seu ciclo e, sobretudo o seu ano de 2020, que não será condescendente com quem for amador. E se você sabe qual é o seu signo ascendente, leia o texto relativo a ele também.

Feliz Natal e um 2020 de muitas realizações!!!

ÁRIES o fenômeno da conjunção vai trazer incremento das atividades profissionais que surgiram nos últimos tempos. Ou trarão novo empreendimento, emprego ou oportunidades pra você. Será preciso muita dedicação e trabalho ao longo ano para que suas colheitas sejam abundantes! Portanto planeje-se!

TOURO o fenômeno da conjunção vai atuar expandindo suas fronteiras em direção a novos territórios, sejam em relação a estudos, cursos ou trabalho em universidades, teses, concursos públicos, interesses no exterior, mercado e comercio exterior, negócios com multinacionais ou diplomacia. Abra os horizontes e dedique-se!

GÊMEOS o fenômeno da conjunção ativará crises que você já atravessa, propondo transformações profundas, que podem ser de caráter pessoal, emocional ou financeiro, com oportunidades de promover grandes mudanças e regeneração. Poderá ter que abrir portas para o ocultismo e se aprofundar em temas espirituais. Vá fundo!

CÂNCER o fenômeno da conjunção vai atingir seus relacionamentos, casamento ou sociedades, propondo novos parceiros, novos negócios e oportunidades, novos desafios ou empreendimentos comuns. Pode ser que mudanças e novas formas de relacionamento se imponham para que antigas parcerias se transformem. Foque!

LEÃO  o fenômeno da conjunção já vem alvoroçando o seu dia a dia há tempos, mas ainda vão propor um novo inicio de atividade, emprego, negócio ou meio ambiente profissional. Deve estar atento também à saúde para que não se estresse demais nesse processo, que só está no meio do caminho. Empenhe-se mas cuide-se.

VIRGEM o fenômeno da conjunção vai estimular o amor, a criatividade e a relação com afetos e filhos, propondo renovação, novas criações e atividades, novas maneiras de enxergar o amor e se divertir, trazendo ainda a oportunidade de desenvolver novos interesses vocacionais. Você nunca se sentirá tão vivo e desafiado!

LIBRA o fenômeno da conjunção trará mudanças no âmbito familiar e doméstico, propondo nova etapa de vida, bem mais enxuta, econômica e disciplinada, que pode exigir de você mais esforço, trabalho e objetividade para que acomode todas as demandas da casa e de seus ocupantes. Será um desafio mas trará um alivio.

ESCORPIÃO o fenômeno da conjunção trará mais movimento mental, físico e intelectual, ampliando assuntos, relacionamentos, interesses e espaços, gerando maior circulação e mais desafios comerciais, propondo novas maneiras de fazer tudo isso funcionar bem e trazer resultados. Será um desafio, como você gosta!

SAGITÁRIO o fenômeno da conjunção já vem promovendo mudanças no setor financeiro e produtivo, exigindo enxugamento e eficiência ou ainda a reengenharia da atividade econômica, trazendo novos desafios e maneiras de produzir e ganhar dinheiro. Podem surgir novas atividades. Foque e colherá no médio prazo!

CAPRICÓRNIO o fenômeno da conjunção já vem sendo profundamente transformadores há algum tempo, principalmente se você for do 3º decanato. De qualquer forma, o que parecia muito difícil, agora com a Lua Nova e a conjunção, toma impulso construtivo, ordenador e regenerador. Planeje, invista, empenhe-se e colha!

AQUÁRIO o fenômeno da conjunção trará mais promessas a médio e longo prazos do que transformações efetivas agora. Por isso, siga investindo nos sonhos, nas ideias e intuições que vem te ocorrendo, ouça as mensagens do inconsciente, porque o tempo dirá o que deve e como deve fazer para que aconteçam.

PEIXESo fenômeno da conjunção vem criando e trazendo oportunidades de desenvolver novos e futuros projetos, que envolvam atividades em grupo ou mais participação social. Você deve investir neles de forma concreta e objetiva, porque tendem a nascer fortes e sadios no prazo de 3 a 4 anos. Planeje, organize-se, invista!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here