Início Geral Os signos e sua relação com o dinheiro

Os signos e sua relação com o dinheiro

276
0
alegoria de dinheiro

Estive nesta semana fazendo um podcast para uma empresa de investimentos, falando a respeito dos signos e sua relação com o dinheiro, os ganhos, as perdas, gastos, poupança e etc…

Pra começar, gostaria de esclarecer que o dinheiro é uma energia feminina, uma energia de atratividade, de ganho, acumulação, assimilação e retenção, que obtemos de fora pra dentro. Por isso mesmo, é uma energia feminina.

Vamos abordar os signos a partir dos elementos dos quais se originam: fogo, terra, ar, e água. Há signos masculinos, de polaridade positiva, yang, ativos, autoexpressivos e autocentrados, que se expressam no mundo através de ações ou atuações objetivas e que descendem do elemento fogo ou do ar. Há também os signos femininos, de polaridade negativa, yin, passivos, receptivos e autorepressivos, que se expressam interna e subjetivamente, advindos dos elementos terra e água.

Elemento fogo

Fogo é energia vital, relacionada com a vida: é universal, irradiante, excitável, entusiástico, que dá luz, calor e colorido ao mundo. É criativo, dinâmico, espontâneo, costuma ser automotivado e inspirado. Fogo é a experiência centralizada no eu, na identidade pessoal e os indivíduos com predominância de fogo em seus mapas são em geral egocêntricos, decididos, diretos, objetivos, espontâneos, impacientes e impulsivos, precisam de liberdade para se autoexpressarem e garantir seus espaços. Dirigem e conduzem seu próprio poder, sua força de vontade e não medem esforços pra satisfazer suas vontades e desejos, pra obter prazer e resultados, de preferencia imediatos. Portanto, não têm tendência a guardar ou acumular dinheiro e o usam de forma objetiva: dinheiro é feito pra ser utilizado, pra satisfazer e circular. Fogo é Intuição e tem relação com o espírito: fé e força são suas bandeiras.

Os signos pertencentes ao elemento fogo são Áries, Leão e Sagitário.  Dos três, o Áries é o mais imediatista e impulsivo e também o mais centrado em si mesmo: age em busca de satisfazer suas vontades, desejos e prazeres, de ser o primeiro em tudo, ganhar todas as batalhas, ser herói em tudo o que faz, atacar se preciso for e se defender. Usa o dinheiro pra atingir suas metas.

Leão é de todos o que mais apresenta condições e características de usar o dinheiro com consciência e racionalidade, porque avalia se aquele gasto, se aquele dispêndio de energia, tende a satisfazer suas vontades, proporcionar para si mesmo e sua vaidade os resultados que deseja, atingir seus objetivos a contento. Tem um juízo de valor e autovalor mais apurado que os outros do seu elemento. Já o Sagitário, não pensa duas vezes quando o assunto, a demanda ou o gasto for lhe proporcionar satisfação. Ele é o mais tendencioso dos três a cometer excessos, a não ter controle sobre seus gastos, a viver equilibrando os pratinhos. Mas como tem muita sorte, ganha tudo de novo e começa do principio um circulo que no seu caso, é virtuoso. Áries gasta pra parecer um herói e ganhar todas as batalhas e competições; Leão gasta pra satisfazer sua vaidade e Sagitário pra satisfazer sua gula de viver, viajar, ser andarilho e se divertir. Dos três, o Leonino é o que mais pode aprender a poupar; os outros terão que se esforçar pra isso.

Elemento Ar

O elemento ar é o outro de polaridade masculina e positiva; rege o pensamento, a intelecção, e a razão, bem como os processos mentais, cognitivos e neurológicos. O ar é a energia vital relacionada com a respiração – o prana -, e pertence ao mundo das ideias, que se expressam como padrões de pensamento, que modelam o futuro e o que virá, desempenhando papel importante no nível social mais amplo, propagando ideias que afetam a vida de milhões de pessoas. Têm preocupação com relações teóricas, conceitos, palavras e pensamentos abstratos. São imparciais com a vida imediata e cotidiana, e a abordam com objetividade, perspicácia e racionalidade. São os mais sociáveis do zodíaco e são racionais, cósmicos, buscadores de verdade, dados à excentricidade. Costumam lidar com dinheiro de forma racional e objetiva, pensando e analisando bem se um gasto é necessário ou não.

Gêmeos

Seus signos são Gêmeos, Libra e Aquário. O geminiano é o mais imediatista dos três e visa a atender suas vontades, necessidades e demandas rapidamente. Em contraponto ao Sagitário, Gêmeos também tem dificuldade no controle de gastos e no equilíbrio das contas, porque quer tudo pra já. Como se acha muito inteligente, e é, além de possuir grande talento comercial, acredita que conseguirá repor o dinheiro num piscar de olhos. O signo de Libra é regido por Vênus, planeta que rege o signo de Touro e a energia do dinheiro. Apesar de também buscar a satisfação dos seus prazeres, o libriano é mais ligado nas relações pessoais, sobretudo nas afetivas, outro grande interesse da Vênus. Tudo o que possa agradar ou atrair o outro será utilizado por ele pra gerar e manter o acasalamento e a proximidade do parceiro. Além de usar de charme, simpatia e encantamento, o nativo de Libra pode presentear o outro ou se adornar melhor para facilitar essa complementação.

signo de Libra

Mas, paralelamente, sempre busca obter harmonia e equilíbrio em sua vida e só vai realizar gastos se houver garantia de que aquilo vai mesmo satisfazer seus desejos ou os de quem deseja agradar, conquistar ou manter por perto. Sua maior característica é a ponderação e o signo da balança, do juiz e do árbitro acredita que os gastos devem ser feitos com parcimônia. O duro é cumprir isso.

Já o Aquário, que é um signo de pensamento fixo, de forte intelecção e dado ao exercício mental intermitente, que o mantém um tanto desligado da realidade mais imediata, do mundo físico, prático e objetivo. É, portanto, o mais desligado e desprendido com o dinheiro e com o universo das coisas, esquecendo até mesmo de suas necessidades básicas como comer, vestir e etc. Para ele ganhar, acumular, controlar e poupar é perda de tempo.

Elemento Água

Os signos do elemento água, Câncer, Escorpião e Peixes são femininos e tendem a ter mais facilidade de atrair a energia do dinheiro. O Câncer é o signo da família, das emoções e da sensibilidade, que valoriza os vínculos afetivos. É um signo de criatividade, fertilidade e reprodução, não tendo dificuldade em procriar, sejam pessoas, obras, artes e etc… e de cuidar delas. Por isso, costuma atrair pessoas que os protejam e sustentem, que satisfaçam suas necessidades e desejos e têm facilidade de captar, ganhar, atrair e ter abundancia em suas vidas. Como são inseguros, costumam ser apegados e buscam gastar só quando for para agradar, presentear ou acarinhar alguém que amam: nesse caso, não medem esforços. E não controlam gastos com comida, melhorias na casa, utensílios e eletrodomésticos que facilitem os cuidados domésticos ou condições de moradia. Câncer sabe poupar e guardar dinheiro para uma dessas boas causas, mas pode ser gastão pelas mesmas razões.

Escorpião

O signo de Escorpião é dos três signos de água o mais ligado no ter e no reter o dinheiro, embora tenha facilidade de obter, mas também de perder. Sua polaridade é Touro, o signo mais afeito a ganhar, acumular e guardar dinheiro. Já o Escorpião tende a ganhar e guardar mais energia, emoção e sentimentos, agindo em busca de ressarcir suas mágoas e carências emocionais. Costuma ter controle sobre si e sobre tudo à sua volta, mas pode explodir de repente e gastar, detonar, perder e nisso vai tudo e mais um pouco do que tinha, nesse imenso embate com suas paixões. No entanto, Escorpião atrai e lida bem com o dinheiro que vem através do outro ou de atividades comissionadas, bonificadas, podendo se tornar dependentes dos outros, tal como vemos em pensionistas, aposentados compulsórios, pessoas que vivem de herança, de aluguel, de bolsa de estudos, doações, sustento pelo cônjuge, rendimentos financeiros e outros. Além é claro, dos banqueiros que acumulam fortunas guardando o dinheiro alheio e cobrando alto por isso ou emprestando aos carentes e endividados, também mediante a cobrança de altas taxas por isso.

E para finalizar o elemento água, temos os piscianos, que assim como os sagitarianos, são regidos por Júpiter, o planeta da sorte, da expansão, da abundancia, da esperança e da justiça; costumam ter facilidade pra ganhar, atrair e arrumar dinheiro pra atender suas necessidades, demandas e até desejos. Como são muito espiritualizados, porque também são regidos por Netuno, o mais sensível e ligado nas coisas da fé, acreditam que os céus, o divino e a providencia sempre vão trazer o que quer e deseja. Mas costumam também ser desprendidos com dinheiro e dividir o que tem com os outros, doando o que é seu por uma boa causa, ajudando os outros sem pedir nada em troca. Por serem generosos, os piscianos não passam privação nem necessidades porque realmente a Providencia os protege. Mas não podemos negar que são gastões, perdulários e que não costumam acumular dinheiro. Se isso acontece é por outra força que não a sua em especial.

Elemento Terra

O elemento Terra é o mais voltado para o mundo físico e com maior afinidade e facilidade para contar, controlar e acumular dinheiro. Os signos de Terra, seja Touro, Virgem ou Capricórnio, sofrem de insegurança e precisam que o mundo físico, material e imediato seja e esteja seguro, firme, estável e bem atendido.

O primeiro deles é o Touro, justamente o mais afeito do zodíaco para atrair, ganhar, juntar, acumular e poupar dinheiro, já que é o signo dos bens, das posses e valores de todo tipo, desde os morais até os físicos, concretos, materiais.

Quem não conhece o Tio Patinhas?

Como já dito, Touro é regido por Vênus, a bela benéfica, planeta que rege o dinheiro, os bens, os valores, a pequena sorte e a atratividade que temos de obter o que desejamos. Por isso mesmo também sabe sempre o valor de cada coisa, a importância da qualidade dos materiais de que são feitas as coisas e, justo por isso, costumam cuidar das coisas com apreço, porque sabem quanto tempo demora pra ganhar ou juntar aquele valor. Como o taurino é muito inseguro com dinheiro, pode se tornar pão-duro e vir a exagerar na mesquinhez. Esse sentimento também pode ser transferido para as coisas e pessoas.

Virgem editado de 3.bp.blogspot.com

O signo de Virgem é quem representa a própria natureza, seja ela física, biológica, vegetal, animal, marinha, hídrica e etc. Por isso mesmo rege também a saúde física, a veterinária, as ciências biomédicas, a ecologia, o meio ambiente e prezam muito pelo cuidado e a conservação de tudo isso. Sua relação com o dinheiro é mais utilitarista e prática, se bem que como representante do elemento terra, também precisa de segurança material. Como um dos signos do trabalho, não mede esforços nem tem medo de meter a mão na massa pra conquistar o que deseja e precisa.

Capricórnio

E por fim temos o Capricórnio, que de todos os signos é o que mais necessita de segurança material. Pode ter passado alguma necessidade na infância, às vezes material, às vezes emocional e isso pode deixa-lo excessivamente inseguro e, por vezes, desenvolver alguma avareza, fruto do medo da pobreza, da falta, da restrição. Por isso mesmo trabalham muito e desde cedo constroem infraestrutura ao longo da vida, construindo também uma carreira profissional sólida e muitos muros e barricadas para se protegerem das intempéries da vida. Tudo isso pode cobrar seu preço na saúde, mas em geral costumam ganhar, acumular e poupar para garantir uma aposentadoria farta e uma velhice tranquila.

Astrologia

A última coisa a salientar é que ninguém é feito de um signo só, de apenas uma natureza ou de uma só energia arquetípica. Temos o Sol num signo, o planeta mais importante que nos representa enquanto individuo, mas temos também a Lua, que ocupa papel de destaque no mapa, além do ascendente, que representa nossa aparência, corpo físico, energia aparente e jeitão de se expor no mundo. Todos nós somos, no mínimo, uma mistura desses três pontos do mapa astral, sem falar dos outros planetas pessoais e até os coletivos, com menor destaque, mas tão importantes na composição da personalidade de cada individuo.

Por isso mesmo, procure saber em quais signos estão esses pontos em seu mapa astral de nascimento e leia também a descrição desses traços e perfis astrológicos nesse texto.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here