Início Destaques O simbolismo da conjunção Saturno e Plutão no céu de 2019/2020 –...

O simbolismo da conjunção Saturno e Plutão no céu de 2019/2020 – em texto

635
1

SP, 5 de maio de 2019

Conjunção Saturno/Plutão no céu de agora

Saturno e Plutão entraram em retrogradação nos últimos dias: é hora de refletirmos sobre o simbolismo desse encontro e suas consequências pra humanidade.

Todos sabem que venho falando da importância dessa figura astrológica presente no céu do momento, fruto da conjunção entre esses dois mandachuvas do Sistema Solar, que só será exata mesmo em janeiro de 2020. Mas desde abril passado, os dois já se aproximaram bastante. Esse encontro só acontece a cada 36 anos, mas a lenta aproximação e o lento afastamento entre eles, acaba tornando o ciclo maior, ao redor de 40 anos. E podemos sentir seus efeitos sobre nós por muito tempo, às vezes mesmo para todo o sempre, haja visto que a grande conjunção que se deu entre eles em 1948, inaugurou o Estado de Israel e mudou os rumos da humanidade para sempre, como exemplo. Outros exemplos são os muitos fatos, acidentes, incidentes, incendios, catástrofes e conflitos ocorridos nos últimos meses, que ilustram bem a formação da atual conjunção e seus efeitos sobre nós nesta fase de transição, pela ação da sincronicidade.

Quem são esses protagonistas?

Saturno é o planeta dos anéis, o último visível do Sistema Solar, regente dos limites, contornos e fronteiras objetivas e palpáveis da vida e da realidade. Senhor do carma ou velho sábio, como é conhecido, Saturno é um corregedor por excelência, que rege e controla o status quo, as leis vigentes, as hierarquias, a ordem, as regras e limites socioculturais dentro dos quais devemos atuar, se visamos obter status, reconhecimento, segurança, estabilidade e resultados concretos. Sua presença no mapa evidencia aonde enfrentaremos obstáculos, desafios e limites inerentes ao nosso crescimento pessoal e profissional e, aonde desde cedo, aprenderemos a lidar com as responsabilidades e as consequências de nossos atos. Saturno nos controla e nos impõe o desenvolvimento de qualidades ou características que, se não fosse pela pressão que ele exerce, não as enfrentaríamos. Ao contrário, com receio do desconhecido, acionamos a autocrítica e aniquilamos qualquer tentativa de inovação, com medo do julgamento e da crítica dos outros; ou de nós mesmos.

Saturno

Senhor das transformações inevitáveis, Plutão é chamado de planeta do poder, porque rege o inconsciente pessoal e coletivo que habitam em cada um de nós e aos quais só temos acesso se ele desejar e permitir. Enquanto o Sol é o condutor de nossa personalidade consciente, Plutão é o condutor do inconsciente, que mesmo invisível, possui intensa atividade e pode dirigir nossos passos em busca de nós mesmos, nos empurrando para o fundo, pressionando gradualmente para aprofundar nosso autoconhecimento, eliminando as camadas velhas, superficiais e ultrapassadas, para atingirmos o centro organizador, adquirindo domínio sobre nós mesmos, principalmente nas situações de crise, onde é preciso mudar para não morrer. Plutão traz do inconsciente o que está reprimido e o resultado pode ser explosivo e perturbador ou transformador e curador. Plutão entra em cena sempre que há abusos, excessos e manipulação de poder. E abusos costumam ter consequências fatais. Plutão sabe disso e quer acertar contas, ajustar desequilíbrios, pôr tudo no seu devido lugar. Como senhor do carma coletivo, o planeta da reencarnação é radical e implacável: mata o velho para que o novo possa emergir. Por isso mesmo, também é considerado um símbolo de criação, regeneração e renascimento.

Plutão

Saturno rege o carma pessoal e Plutão rege o carma coletivo. Por isso mesmo, imaginem quais transformações e desafios esse encontro vem nos causando e deve nos causar nos próximos anos.

O que significa uma grande conjunção? Como já dissemos em textos anteriores, segundo a Astrologia Mundial, a área da matéria que estuda os movimentos entre as nações, quando uma conjunção entre planetas lentos do Sistema Solar acontece, refere-se a evento celeste de grande magnitude que ocorre entre longos intervalos de tempo, que reverbera na Terra através de eventos sociais e coletivos, também de grande magnitude, e que promove mudanças significativas na história das nações e nos rumos da humanidade. Chamamos a esses encontros de grandes conjunções.

Toda conjunção entre planetas pode atuar de forma pessoal, coletiva e espiritual. E toda conjunção entre planetas é o inicio de um novo ciclo e uma oportunidade de plantar novas sementes aonde ela está acontecendo. No nivel pessoal, aonde ela estiver ocorrendo no mapa astral de cada um, é onde devemos nos ater, nos aprofundar, rever tudo por ali, desde nossos desejos, necessidades e recursos, replanejar, reestruturar, trabalhar firme, pacientemente, pragmaticamente, disciplinadamente e dar tempo ao tempo para que a reconstrução aconteça de forma lenta.

As grandes conjunções entre Saturno e Plutão são sempre momentos de grandes crises mundiais, mas também fases em que temos a oportunidade de fazer profundas revisões na economia, na politica e nas relações sociais e culturais, muitas delas por real necessidade. No nivel coletivo, essa grande conjunção nos pede atenção às guerras de poder, às destruições feitas em nome das reconstruções, às reestruturações que se dêem à força, às custas da vida, da natureza, da inocência. No nivel espiritual não dá pra saber o que nos espera.

É exatamente assim que nos encontramos, não apenas aqui no Brasil, mas em várias partes do planeta, que passam por momentos críticos, escassez de recursos,  revisões sociais e políticas, juntamente com crises institucionais profundas para que uma nova ordem seja instalada. Resta saber quais são os rumos que ela deverá tomar.

Quando foi que tudo começou?

Capricórnio

Em 2008, Plutão entrou no signo regido por Saturno, Capricórnio. Naquela ocasião, dissemos que o Senhor das transformações inevitáveis deveria promover uma transformação radical no planeta e no comportamento da humanidade. Dizíamos que uma vez em Capricórnio, Plutão nos fará assistir as formas de poder e controle, sejam eles políticos, econômicos, sociais, territoriais ou comportamentais, mudarem de mãos. A questão ambiental é um dos temas que serão abalados por esta composição radical…, … a agricultura tomará lugar de destaque nos próximos anos, com a consequente escalada de preços, crescimento do uso de agrotóxicos e políticas severas… haverá uma valorização das essências e das estruturas, do reaproveitamento e da reciclagem, das atitudes e comportamentos que evitem desperdícios…, … os hábitos de consumo, alimentação, vestuário e moradia tendem a mudar muito em função de recursos mais escassos e esparsos. Em contrapartida o supérfluo, o dispensável e o efêmero tendem a perder todo o seu valor. A força e a violência, que são temas regidos por Plutão, devem aumentar, assim como a insegurança diante da vida que passa a ter poucas garantias frente a tantas necessidades. Essa tendência vai gerar um aumento nos sistemas de controle e segurança, vai incrementar o setor de seguros, vai dar espaço para regimes políticos mais autoritários. … os temas ligados à longevidade, saúde, qualidade de vida, segurança e previdência ganharão importância…. as relações familiares estarão em baixa, uma vez que Capricórnio é a sombra de Câncer, o signo da intimidade, do lar e da família. Consequentemente, tudo será profissionalizado: poderemos ter tudo o que quisermos desde que paguemos por isso. Pena que os afetos e sentimentos também virarão mercadoria. Atravessaremos uma fase de “raspa do tacho” e ao invés de tentar se dar bem a qualquer custo e levar vantagem em tudo, a melhor atitude a adotar é trabalhar o desapego, evitar os excessos e desperdícios, se responsabilizar pelo planeta, pelo meio-ambiente e pelas pessoas à nossa volta, sendo solidário e não abrindo mão de sentir amor e de ter fé, artigos que serão raros e caros num futuro próximo.

Foi também em 2008 que estourou a crise econômica mundial, que teve origem nos EUA, mas que avassalou o planeta, gerando oportunidade de alguns players surgirem, outros crescerem, outros ainda se destacarem no cenário econômico e politico mundial, o que promoveu mudanças substanciais no jogo de forças e de poder da ultima década. Todas as áreas acima citadas e os prognósticos mencionados, tem se materializado.

Saturno na mitologia grega

Quando Saturno entrou em Capricórnio em dezembro de 2017, seu trono astrológico, onde reina pleno, tornou-se mais forte e poderoso, com suas qualidades e características mais acirradas. Entre elas, a vontade de maior poder, de participar do mundo e da sociedade, de obter sucesso e ser reconhecido por seu esforço e trabalho. Em Capricórnio, o signo da expressão profissional por excelência, Saturno fica mais motivado pela necessidade de obter resultados concretos e recompensas materiais, segurança, estabilidade, status e realização. Entre suas crenças estão a de que o mundo só vai respeitá-lo por sua competência e especialidade profissionais e por sua posição devidamente merecida e reconhecida. E não vai medir esforços para alcançar seus objetivos. Para tal, aprendeu a lidar bem com limites, a ser paciente, persistente, realista, racional, pragmático, compenetrado, preciso, determinado e disciplinado. Saturno sabe escolher muito bem seus parceiros e os membros de sua equipe, liderando-a com mãos de ferro, autoridade e controle. Em seu signo domiciliar, Saturno torna-se mais exigente, impositivo e autoritário, podendo chegar a ser perverso, se necessário for, para atingir suas metas. E não vai perder nenhuma chance de demonstrar que está com a razão. Isso soa familiar? Não é isso mesmo que temos assistido mundo afora, não importa o país ou a nação?

Desde dezembro de 2017, as tendências acima descritas e os prognósticos mencionados foram se ampliando e se aprofundando, chegando ao ponto em que estamos hoje, com tendência a piorar e a se acirrar, até que não seja mais possível prosseguir sem mudanças estruturais, radicais e quem sabe até, arbitrárias, que podem ocorrer à nossa revelia, para que possamos acordar do sono profundo em que nos encontramos. Só então outras transformações poderão ocorrer e, de novo, de forma estrutural e radical, porém lenta e progressivamente.

A conjunção atual está na Cauda do Dragão

Para piorar o quadro, a conjunção que está no céu de hoje está associada ao Nodo Lunar Sul ou Cauda do Dragão. Os Nodos Lunares, Cabeça e Cauda de Dragão não são corpos celestes, mas o cruzamento da órbita da Lua com a órbita do Sol no momento do seu nascimento. No mapa astral são representados por um eixo que atravessa o gráfico e que aponta na direção da Cabeça do Dragão ou Nodo Norte, ponto que representa o futuro ou a direção a seguir. Qualquer esforço neste sentido lhe trará recompensas pessoais, plenitude e realização. O Nodo Norte é um ponto de elevação, de espiritualização e descobertas. Tudo que o ative sempre representa uma experiência inédita que reconhecemos como sinalizadora do nosso caminho de vida. É um ponto energético e renovador, seja atual ou de nascimento.

Na direção oposta está a Cauda do Dragão ou o Nodo Sul, as tendências herdadas sejam elas físicas, psíquicas, genéticas ou espirituais. Como o próprio nome sugere, é considerado um caminho já realizado, representado por padrões velhos e conhecidos que não só não nos acrescentam qualquer benefício ou evolução, como também, a médio e longo prazo, passam a prejudicar porque levam a um esvaziamento físico, psíquico, energético e espiritual. Na Cauda de Dragão não existe troca nem reabastecimento e por ser um padrão conhecido e familiar costumamos ficar fixados nele, tendendo a repeti-lo.

Por isso mesmo, passageiros da nave 2019/2020, apertem os cintos porque a viagem ainda está no começo: só Deus sabe o que nos espera e em qual porto haveremos de chegar no futuro. No atual momento, em pleno voo, eu posso afirmar que nossos olhos estão vendados e não conseguimos enxergar para onde estamos indo. Com certeza não será para onde estamos sonhando nem desejando.

Se quiser dar uma olhadinha nas palavras-chaves associadas a cada um desses mandachuvas, fique à vontade, mas prepare-se pro susto, pras náuseas e indigestão. Por que é pelo controle e pelo domínio do medo que eles atuam! Oxalá eu esteja enganada, mas o futuro próximo parece bem sombrio.

Palavras-chaves associadas a Saturno na expressão positiva

alicerces, alpinismo, ambição, ascensão, atingir metas, austeridade, autocontrole, autocrítica, autodeterminação, autodisciplina, autoexigência, autosuperação, autonomia, autoconhecimento, autoridade, autosuficiência, bom senso, cargas pesadas, cargos administrativos/ de confiança/ de evidência/ de governo/ de prestígio/ de responsabilidade, castidade, cautela, cerimônia, certeza, ciência, cientista, circunspecção, coerência, compromisso, concentração, concretização, confiabilidade, conservadorismo, consolidação, construção, cronograma, cronologia, desafio, dever, determinação, dinastias, discernimento, disciplina, discrição, duração, durabilidade, economia, previdência, eficácia, eficiência, engenharia, escalada, espírito científico, esqueleto/ dentes/ ossos/ pele/ joelhos/ ligamentos, estabilidade, establishment, estacas, estrutura/ estruturação, etiqueta social, exatidão, experiência, fidelidade, finanças, formalidades, fronteiras, fundações, griffes, hierarquias, homem do campo, honestidade, instituições, integridade, introspecção, isolamento, legalidade, lei, limites, lógica, lucidez, maestria, manutenção, matemática, materialização dos ideais, maturidade, meio do Céu, meio-dia, meniscos/ tendões/ articulações, mente fria e calculista, moderação, montes e montanhas, monarquia, natureza prática, nível de excelência, noção de limites, noção de tempo, o eremita, o Senhor do karma, objetividade, obrigação, ordem, organização, paciência, palavra de honra, parcimônia, passado, pedigree, pedras e pedreiras, perseverança, persistência, pesquisas, pessoas públicas, poder público, planejamento, poupança, praticidade, precisão, preservação, produtividade, profissional/profissionalismo, progresso, propósitos, protocolo, provas/ concursos/ testes/ avaliações, prudência, precaução, prevenção, previdência,  qualidade, racionalidade, razão, realidade, realização profissional, reconciliação, redução/ contração, reflexão, regras, regulamentos, regularidade, reputação, reserva, resistência a dor, respeito, responsabilidade, restrição, ritual, sabedoria da maturidade/experiência, segurança, senso prático/ de dever, seriedade, silêncio, sinceridade, sincronismo, síntese/ resumo / condensação, sistema de defesa, sobriedade, sol a pino, solenidades, solidão, solidez, status, sucesso profissional/ social/ mundano, tempo, tesoureiro, trabalho/ trabalhador/ trabalho árduo, tradição, valores/valorização.

E na expressão negativa

aborrecimento, acusação, adulador, alma velha/antiga, amargura, ambição desmedida, anacronismo, apatia, aposentadoria compulsória, atrasos, autoprivação, avareza, avidez pelo poder, azedume, bajulação, bode expiatório, caminho de pedras, capacho, capataz, cargas, castração, censura, ceticismo exacerbado, cobrança, complexos, complicação, complexo de inferioridade, conservadorismo e convencionalismo exagerados, cristalização, crítica amarga, crueldade, culpa, depressão, desamor, desconfiança, desencorajamento,  desistência, destino cruel, dificuldades/dureza, envelhecimento precoce, estático, falso status, fatalidade, fatalismo, feiura, frieza, frigidez, frustração, funções subalternas, humilhação, infância pobre, impasses, impedimentos, implacabilidade, incompetência, indiferença, inércia, infelicidade constante, inflexibilidade, insegurança, intolerância, inveja, isolacionismo, isolamento, karma, lamentador, lentidão, limitação, má chance, má sorte, mágoa, magreza esquelética, marasmo, mau humor, medo, medo de pobreza, melancolia, mente calculista, monotonia, mudez constante, negação da felicidade, nostalgia, obstáculos, obstinação, obsessão, opressão, paradas, pessimismo, pobreza, preconceitos, privação, projeção de rancor, rejeição, tendência à repetição, repressão, resistência ao novo, retardamento, retrocesso, retraimento, retração, rigidez, rotina, ruína, saudosismo constante, secura, senilidade, sensação de falta, sentimento de culpa, servilismo, sofrimento, sombrio, sombra, soturno, subordinação, teimosia, temperamento artrítico, timidez excessiva, tristeza, vivência de pobreza, workaholic.

Palavras-chaves associadas ao Plutão na expressão positiva

absorção, adivinhação, agente secreto, aguia/gavião/condor, alquimia, ápice de crises, animal símbolo é a fenix, aparelho reprodutor/eliminador, aparelho uro-genital, armas, armas superpotentes, associações de empresas, atração, augúrios/vaticínios, autodeterminação, autoridade inata, banqueiro, bombeiro, bruxo/bruxaria, carisma, C.T.I. – Centro de Tratamento Intensivo, cemitério, cicatrização, cicatrização psíquica, ciências, cirurgião plástico, cirurgiões em geral, coagulação, compulsão/instintos, consciência da morte, contraespionagem, convulsões, cura, curandeiro, desafio, desligamento, despertar, desprendimento, destino, detetive, dinheiro, divisão /multiplicação, domadores, domínio, drenagem, egiptologia/arqueologia, eliminação, emergências, energia, enfermeiros, entrelinhas, envolvimento, erotismo, escorpião, esfinge, espião, espionagem, espiritualismo, espólios, estratégias/estrategista, estórias de mistérios/suspense/terror, faquir/faquirismo, fascínio, feiticeiro, força invisível, forjas, fortunas, guarda de segurança, guardião, guias espirituais, gurus, heranças, hinduísmo, holdings, inconsciente, inconsciente coletivo, iniciação, iniciados, intensidade, interiorização, intuição, investigação, investimentos, karma, liberação, liderança inata, lucros associativos, luz /sombra, magia e mágica, magnetismo, mago, médico, médico-legista, mente penetrante/profunda/inconsciente, metalurgia, metamorfose, mimetismo, mineração, mistério, misticismo, morte, mundo ctônio, mundo subterrâneo, necrotério, negócios associados, noite, numismática, o abominável, o guardião dos segredos, o indesejável, o inexorável, o intratável, o terrível, ocultismo, o desconhecido, paixão, pajé, percepção, percepção extra-sensorial, perigo, perigo de vida, pesquisas, pessoas enérgicas/energéticas/estimuladoras/intensas, penetração, poder, poder coletivo, poder de cura, poder pessoal, policiais, pompas fúnebres, potência, profetas/ profecias, provocação, psicólogos, psiquiatras, psiquismo, Moiras/destino/quinhão de cada um, raciocínio dedutivo, rapto/raptor, reanimar, reassumir, reaver, recobrar, recompor, reconhecer/revelar, reconquistar, reconstruir, recriar, recuperação de energia, recuperar, recursos, reencontrar, refazer, refletir, reformar, regenerar, regozijar, reino das sombras, reino oculto, rememorar, renascer, renascimento, renovar, reorganizar, reorientar, reparar, resgatar, resistir, resistência, resistência à dor, ressucitar, ressurreição, restaurar, rever, revitalização/criptografias, reviver, riquezas/dinheiro/tesouro, rituais, segredos, seguros em geral, seguro de vida, serpente, situações-limite, sobrevivência, superação, subsolo, sublimação, transformação, transformação da escuridão em luz, transições, transmigração, transmutação, treinamentos árduos, tribunais, tumbas/criptas, ultrapassagem, verdade escondida/oculta/profunda, visão do paradoxo, vontade poderosa, vulcões, erupções.

E na expressão negativa

abandono, abismos, abutres/urubus, antiético, agiotagem, agressividade, alta traição, amor–fatal, amoralidade, anjo mau, arrogância, assassino, assombração, aterrorizador, ardil, armadilha, atitudes obscenas, atomização, autoagressão, autodestruição, aviltamento, cárceres, carniceiro, carrascos, castigos/punições, castração, catástrofes, ciúme, cobiça, cólera, comércio de sexo, compactuar/comparsas, complexos, conluio, corrupção, crimes/criminosos, criptas, crises, crueldade física, crueldade psíquica, culpa/culpados, decadência, delação/delator, depredador, descarga, desejo compulsivo/obsessivo, despeito, déspotas, desprezo, desrespeito, destruição, destruidor, difamação, dinheiro roubado, dissimulação, doenças venéreas, dominação, drenagem/purgação, eliminação, erotismo doentio, erupção vulcânica, escravidão, Escravos – gladiadores, escuridão, espezinhar, espionagem mercenária, esquecimento/banimento, esterilidade, estuprador/estupro, execução sumária, executores, exibição de força, explosão, extorsão, fantasmas, fascismo, fatalidade, fera interior, ferocidade, forças incontroláveis, frieza, frustrações, fúria, fuzilamento/tiroteio, gente do mal, gente das sombras, golpes de estado, golpes financeiros, governos tirânicos, guerras, guerras químicas e biológicas, inferno mitológico, horror, hospício, imprensa marrom, indignidade, inflexibilidade, injustiça, insensibilidade, intriga, inveja, ira, irracionalidade, insanidade, jogos de poder, lobisomens/vampiros, loucura, lugares mal-assombrados/fantasmagóricos, luto, máfias/ku-klux-klan, mágoa, manipulação, maquinação, massacres/genocídios, medo / medo inconsciente /do desconhecido, mercenário, meretrício, miséria, motins/rebeliões, mutilações/mutilados, nazismo, necrofilias/necrotérios, ninfomania/priapismo, noite eterna, o crime organizado, o implacável, o irremediável, o macabro, o poderoso chefão, obscenidade, obsessão, ocultamento, ódio, opressor, orfandade, organizações secretas, orgias, pânico, paixão-alucinada/desenfreada/obsessiva, pavor/fobias, penas máximas / de morte, penas/massacres, perda de energia, perigos, plutonização, pobreza espiritual, pobreza psíquica, poder da magia, poder de vida e morte, poder do dinheiro, poder do sexo / abuso do poder, pressão, prisões políticas, prisões/calabouços, prostituição, psicose, psicopatas, psicopatologia, raiva contida, rapto, rede de intrigas, rejeição, repressores/repressão, repúdio, ressentimentos, revoltas, riscos de vida, rivalidade, roubo, roubo de segredos, roubos de planos, rudeza, ruínas, sabotagem/suborno, sadismo/masoquismo, salteador, sanguinário, segredos, selvageria, sequestros, sofrimento, solitária, somatização, sombra, sombrio, suplício/matírio/tortura, subterrâneos, taras, tirania, tiranos, tocaia, torturadores, totalitarismo, traição, trama, traumas, vingança, violência física / psíquica/ sexual, vítimas/algozes, vulcões, vulgaridade.

 

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here