Semana de 13 a 19 de julho 2014

Não perca a possibilidade de refletir antes de crescer

A astrologia é uma linguagem simbólica que nos descreve a qualidade do tempo em vivemos.  Através da posição dos astros e da relação entre eles,  podemos nos informar e nos conscientizar de como serão as energias aqui na Terra,  uma vez que o universo é um todo,  uma coisa só.

Por isso que afirmamos na semana passada que o Brasil não estaria na final do campeonato de futebol,  mas sim,  Alemanha e Argentina.  Se de um lado os planetas no céu estão ativando especialmente os mapas daqueles países,  por outro estão parados no nosso.  É claro que como consequencia a realidade aqui embaixo corresponde.  E entre as duas nações estrangeiras não há como apontar um vencedor já que estão praticamente em pé de igualdade astrológicas.  Ambos têm o Ascendente em Libra (vide gráficos),  onde Marte,  o planeta da ação e da luta transita atualmente,  emprestando muita energia,  garra,  coragem,  impulso,  determinação e decisão a ambos. E as duas nações têm planetas importantes em ângulos do mapa natal;  Argentina tem um stellium no Meio do céu e Lua no Fundo do Céu,  enquanto Alemanha tem planetas no Ascendente e no Descendente,  todos ativados pelo céu do momento.  Não dá pra afirmar quem vai ganhar.

Já no nosso caso,  estamos com Saturno nos atravancando a vida:  além de ser regente do ascendente do mapa do Brasil,  o planeta é o astro principal de nosso mapa natal.  E,  no momento,  atravessa o Meio do Céu, ou o ponto culminante do nosso mapa,  andando para trás.  Não seria possível ganhar sob essa energia,  ainda mais retrógrada.

Saturno é o último planeta do sistema solar visível a olho nu.  Justo por isso representa o limite da realidade.  Sua presença no mapa evidencia aonde enfrentaremos limites,  desafios e obstáculos inerentes ao nosso crescimento pessoal e profissional,  aonde aprenderemos a lidar com as responsabilidades e consequências de nossos atos.

Saturno é determinante para o desenvolvimento e revela em que área da vida tememos o insucesso,  sentimos um incômodo senso de dever,  receamos o novo e não permitimos que nossos impulsos criativos reinem livres.  Saturno nos força a desenvolver qualidades ou características que,  se não fosse pela pressão que exerce, não enfrentaríamos.  Ao contrário,  com receio da autocrítica,  aniquilamos qualquer tentativa de inovação.  E nos avisa – “do jeito que se semeia,  se colhe”.

Portanto,  na área que se tem Saturno ou na que ele estiver atravessando no momento,  precisamos ser saturninos ou melhor,  imprimir esforço e dedicação,  nos debruçar com atenção,  enfrentar nossos medos,  desafios e limitações,  desenvolver disciplina,  método,  paciência,  persistência e perseverança,  ouvindo o que ele tem a ensinar,  superando o senso de inadequação e adquirindo,  com o tempo,  conhecimento,  experiência,  estrutura,  integração e valor próprio.

Quando ele transita pelo Meio do céu de um mapa,  como é o caso do nosso país,  ele coloca toda a nação sob judice,  para que repensemos não só o futebol,  mas toda a nossa expressividade física,  social,  econômica e política,  toda a nossa performance e integração no mundo,  que convenhamos,  vem sendo bem fraca,  amadora,  tacanha,  insegura,  incompetente e desastrosa, pra não dizer trágica.  Como é que a nossa seleção poderia fazer diferente?

Em vez de tanto choro e tanta vela,  devíamos primeiramente comemorar o 4º lugar e lembrar que fomos melhores que outras 27 seleções/nações que voltaram pra casa sem participar das finais.  Não é a melhor posição,  mas é extremamente louvável!  Devíamos nos orgulhar disso e ao mesmo tempo,  ser humildes e aceitar que não estávamos bem preparados,  planejados,  treinados e entrosados,  uai!  Não dava mesmo pra ganhar e já sabíamos disso desde o início.  Não adianta esconder a sujeira embaixo do tapete.

Nem esquecer que gastamos 35 bilhões de dólares na Copa do Mundo pra que a FIFA e se desse muito bem. Somos magnânimos,  ingênuos ou burros?

Temos que refletir sobre a arrogância brasileira de achar sempre que somos os mais talentosos e que só isso basta;  de querer sempre levar vantagem em tudo,  do vício em achar sempre que se dá um jeitinho na última hora,   na base da improvisação,  do charme,  do samba no pé,  da lábia.  E subestima o adversário que faz a sua parte direitinho e não só com conhecimento,  dedicação e eficiência, como com sabedoria e talento.  Isso é competência, isso é Saturno!

Precisamos é de reflexão.  Saturno estará retrógrado até o próximo dia 20 de julho e avisa que esta semana é  a adequada pra olhar pra dentro e pro entorno,  perceber onde estamos patinando, com medo do futuro e do que vem de fora.  É ali mesmo que temos que nos debruçar e fazer o que deve ser feito pra que ele possa,  ao retomar o movimento direto,  nos ajudar a crescer estruturadamente.

E vale à pena o esforço porque Júpiter vai entrar em Leão em breve,  pegar um onda superpromissora e se aliar a Saturno,  o que deve nos proporcionar num futuro próximo, rumo ao crescimento e às oportunidades de arrumar a casa,  a vida,  o corpo,  o coração,  a mente ou o bolso.  Seja aonde for,  mãos à obra!

E que o nosso querido Brasil possa fazer o mesmo,  já que o Meio do Céu é também o lugar que representa o Estado,  o governo e o Poder Executivo.

(Veja abaixo as tendências pro seu signo e se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

Áries Saturno acentua alguma crise corrente em sua vida:  seja econômicofinanceira,  sexual,  emocional ou afetiva,  procure a ajuda de um especialista: contador ou psicoterapeuta?  Arrume a casa pra poder amar e se expressar em breve.

Touro – é na área das parcerias que Saturno imprime sua face corregedora em sua vida.   Tem mesmo certeza que a rigidez e a teimosia são atitudes dos outros?  Ou suas?  Cuide das relações pra que possa focar no crescimento familiar ou imobiliário logo.

Gêmeos é na área da saúde ou do cotidiano que você deve imprimir atenção.  Não adianta querer fugir,  enrolar,  enganar,  bancar o esperto.  Com assuntos como saúde,  trabalho,  colegas e ambiente profissional é preciso enfrentar a realidade e os limites.

Câncer você é muito romântico e pensa que só amar já basta.  Não,  não.  É preciso ter qualidade,  respeito e maturidade até pra lidar com os amores,  a prole e a criatividade.   Deixe de ser preguiçoso e folgado:  questione-se,  planeje-se e cresça.

Leão a comunicação e os assuntos domésticofamiliares continuam sendo os temas em foco.  Vá fundo e enfrente as dificuldades,  contratos,  conversas,  acordos,  reformas,  papéis e se livre dos problemas antes de Júpiter lhe trazer o que há de melhor na vida.

Virgem – é preciso aceitar que deve fazer aquele curso técnico,  adquirir aquele conhecimento detalhado e específico a respeito de algum assunto.  É também preciso tratar de se entender com irmãos,  vizinhos ou colegas,  antes de prosseguir.  Melhore a sua comunicação de modo geral.

Libraa arrumação da casa e da vida parece não ter fim,  né?  Pois é,  mas mesmo pra você que sempre foi um pouco comodista,  chega uma hora que não dá mais pra empurrar com a barriga.  Debruce-se sobre o produtivo e o financeiro,  crie novas formas de economizar ou de ganhar mais dinheiro.

EscorpiãoSaturno está em seu signo e certamente voce deve ter se identificado com tudo o que leu acima.  Mas no seu caso,  o efeito pode estar sendo amplo e irradiando pra várias áreas da vida.  Não reclame,  dedique-se e em breve vai ficar tudo nos trinques.  Acredite,  nativos do 2º decanato estão mais em foco.

Sagitáriovocê é tão sortudo que Saturno não deve estar lhe incomodando muito.  Ou você acha que não está.  Mas se examinar a fundo verá que sente um incômodo estranho,  de algo que não sabe bem pra onde quer ir.  Será que não está na hora de pensar em empreender algo a médio prazo?  Ou será que anda deprimido?  Reflita!

Capricórnio – parece que a vida não para de lhe exigir esforço,  posicionamento,  trabalho,  determinação.  Pois é,  mas é pra isso que você escolheu ser capricorniano,  não foi?  Agora,  seu regente quer que pense nos planos futuros e que selecione com quem ou com quens vai desenvolver tais projetos.  Não perca tempo.  Pense e defina!

Aquário se for nativo do 2º pro 3º decanato,  Saturno,  que é também um corregente do seu signo,  está exigindo posicionamentos em várias áreas de sua vida.  Sua visão é de que a profissional é a que mais lhe exige atenção,  mas é só uma ilusão de ótica.  Saúde,  casa,  família e relacionamentos em geral também pedem reflexão.

Peixesalgum assunto do seu interesse merece toda a atenção.  Pode ser um novo interesse ou nova área de estudo;  pode ser algo que está pendente na justiça ou que peça escolhas e posicionamento éticos,  filosóficos  ou morais;  pode ser algum assunto que o conecte ou desconecte com o exterior.  Seja o que for,  enfrente-o!