Semana de 7 de março de 2016 – Lunação + eclipse em Peixes

A nova lunação será no dia 8 de março às 22h56,  em Peixes. E vai coincidir com um Eclipse Solar Total,  momento de ficar bem atento e ser mais cauteloso com tudo à nossa volta. Até lá temos duas novidades: Mercúrio,  o mensageiro,   que entra no signo de Peixes e Marte,  o executivo,  que entra em Sagitário. O primeiro,  o planeta do pensamento e da capacidade de realizar processos mentais,  nos torna  emocionalmente mais inteligentes além de mais receptivos às pessoas e mais sintonizados com o entorno.

Já o Marte,  o planeta da ação e da capacidade de ir à luta pra defender nossas ideias,  crenças,  desejos e metas,  torna-se mais impetuoso e desbravador em Sagitário: nada pode nos impedir de conquistar o que queremos. Por isso mesmo,  cuidado pra não entrar em batalhas inúteis.

Até que a lunação se realize,  use os próximos dias pra analisar o que foi atingido nesta que termina e pra planejar a seguinte,  que em Peixes,  deve privilegiar assuntos humanitários,  sociais,  coletivos,  criativos e artísticos.

A Lunação/Eclipse é o alinhamento perfeito entre Sol,  Terra e Lua,  de modo que algum deles fica escondido. Eclipsar ou desaparecer,  obstruir,  enfraquecer,  provoca acelerações,  acentua crises ou traz inversão de tendências. Neste caso,  o eclipse oculta o Sol – ou a luz,  a clareza,  a consciência -,  que desaparece atrás do disco lunar,  evidenciando a Lua,  o passado: situações,  atividades,  relacionamentos,  ideias,  sentimentos e hábitos ressurgem mais atraentes do que nunca,  para que façamos uma escolha inovar ou repetir entre. Este eclipse afeta especialmente os nascidos no 2º decanato de Peixes,  Virgem,  Gêmeos e Sagitário. Seus efeitos começam a dar sinais um mês antes e perduram por 6 meses.

Quanto à lunação em si, quem está no comando da lunação é Saturno, que paira no ascendente da lunação em Sagitário,  vigiando e controlando tudo. Marte também se encontra por perto,  mas avisa que algo ainda não está pronto para ser posto em prática: não tenha pressa,  espere amadurecer.

Constelação de Peixes

Saturno,  o velho sábio e corregedor,  costuma apontar o dedo pra tudo, ser muito exigente,  querer de nós alta performance e dedicação plena pra qualquer assunto. Neste ciclo,  teremos que focar em qualidade,  fazer economia,  aceitar as regras dos mais poderosos,  nos enquadrar no sistema e trabalhar! Plante sementes com esses intuitos. E lembre-se que Saturno também premia quem faz bem a lição de casa. Se houver dedicação,  podemos colher bons resultados,  afirma ele. Ao se harmonizar com o criativo Urano em Áries,  o velho sábio indica que é tempo de usar toda a nossa criatividade pra renovar!

No mapa da lunação,  o velho sábio pressiona não apenas os luminares,  mas também Quíron,  o grande curador e Júpiter,  o generoso expansor,  o que se traduz por eu quero crescer mas não consigo,  quero avançar mas não posso,  quero expandir, mas não me deixam: pressões,  apertos,  enxugamentos,  desafios e eliminação do supérfluo a curto prazo,  serão necessários. Devemos ficar apenas com o mínimo,  com o osso,  com a estrutura. O resto deve ir embora. E devemos ficar de olho na saúde pública e nos cuidados necessários pra debelar os vírus que estão por aí: não há estrutura pra cuidar de todos os necessitados. Vemos ajudar e fazer a nossa parte?

Saturno na mitologia grega

Há outra tensão no ar,  desta vez entre Marte e Vênus,  os planetas dos relacionamentos,  o pode se traduzir por relações conflituosas,  baixo nível de entendimento,  de paz e harmonia,  restrições materiais de todo tipo. Como Peixes é o signo daqueles que sofrem calados por terem um alto nível de compreensão espiritual,  o astral parece adequado pra exercitar essa grandeza.

Mas não temos que nos contentar só com isso. Há outras oportunidades trazidas ainda pelos luminares,  que aliados ao Plutão,  indicam que é tempo de grandes transformações: ousemos fazê-las!  Plutão,  o senhor das transformações inevitáveis,  continua se estranhando com Urano,  o rebelde criativo,  acenando com mudanças coletivas profundas. Será um ciclo de desafios reais e concretos. Frente a  frente com Júpiter,  os luminares anunciam que se fizermos tais revoluções com coragem, haveremos de começar a crescer. Portanto, vamos arregaçar as mangas,  criar,  inventar,  dar tratos à bola e fazer dos limões,  uma boa limonada? (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – por mais incrível que possa parecer,  essa lunação não vai afetá-lo muito. Mas vai ter que pôr a mão na massa como todo mundo. Urano em seu signo se une a Saturno e o convoca a inovar! Pense nisso quando for traçar os planos da próxima lunação que será em seu signo. Até lá,  lembre-se de melhorar o humor porque seu regente anda forte e apimentado.

TOURO – Lua Nova aciona setor de projetos futuros e  exige que você pense bem antes de agir,  já que Vênus,  sua regente está pressionada,  assim como você também deve estar. Dedique-se a debelar a crise na qual se encontra,  seja emocional ,  material ou profissional. E só depois invista nos planos futuros. Tudo deve ser feito de forma enxuta: nisso você é craque.

GÊMEOS – o novo ciclo ativa o setor profissional,  onde terá que ser muito competente pra atingir resultados favoráveis. É que Mercúrio,  seu regente está espremido por Netuno,  o sonhador inveterado,  e sugere que cuide dos seus pensamentos,  atentando para o alto nível de confusão e negação da realidade. Os relacionamentos podem vir a ser um grande desafio.

CÂNCER – dedique-se a repensar seus propósitos,  aprofundar seus valores e rever suas crenças. Como tudo isso pode ser mais bem adaptado ao seu dia a dia e às novas atividades que vem desenvolvendo? A saúde também deve ser um foco:  melhore a qualidade do seu sono,  da alimentação,  do descanso. E cuide das crises financeiras,  que devem ser debeladas de vez.

LEÃO – esse ciclo de lunação costuma ser desafiante pra você e esse não foge à regra. Saturno propõe que use seus talentos e criatividade pra resolver as inúmeras crises que se apresentem sejam elas físicas, financeiras, econômicas, emocionais ou espirituais. As parcerias profissionais serão bem-vindas, mas tenha boa vontade e bom humor pra tratar bem as pessoas que cruzar.

VIRGEM – essa lunação vai ativar o signo oposto,  suas parcerias,  afetos,  sociedades. Você vai questionar profundamente a qualidade desses relacionamentos. Tenha certeza de que condizem com seus propósitos e valores ou se estão apenas tirando o seu sossego. Mas lembre-se de ser gentil. Você é o único do zodíaco que continua crescendo apesar da crise. Aproveite!

LIBRA – Lua Nova vai agitar seu dia a dia,  sua agenda,  seus ritmos cotidianos ou sua saúde. Seu maior desafio será a disciplina que terá que manter pra dar conta da enorme demanda que existe por ali. Sua criatividade anda em alta,  mas será preciso pôr ordem nas ideias antes de colocá-las em prática. Os parceiros,  apesar de excêntricos,  podem ser de grande ajuda.

ESCORPIÃO – o ciclo vai  ativar o lugar gostoso,  criativo e afetivo do seu mapa. No entanto,  as finanças devem o foco de suas atenções. É hora de enxugar os supérfluos,  repensar seus desejos x necessidades,  além de restringir os desejos daqueles que você ama. Faça isso o mais breve possível e vai se sentir bem melhor. Use a criatividade disponível e transforme sua vida.

SAGITÁRIO – Marte e Saturno em seu signo vão estimulá-lo. O primeiro agita a turma do 1º decanato e pode deixá-los mandões,  irritados e voluntariosos: maneirem na agressividade. O outro pressiona os do 2º decanato desde o início do ano: persistam na disciplina. O foco deve ser a casa,  a família e a intimidade. Finanças em fase de recuperação pedem empenho.

CAPRICÓRNIO – nesse ciclo,  não há a menor chance de ficar entediado. Lua Nova agita a mente,  a comunicação,  os deslocamentos e o dia a dia: prepare-se pras novidades,  mas também pra muita correria e alguns contratempos. As finanças merecem atenção e enxugamento. As relações familiares podem apresentar mudanças radicais.

AQUÁRIO – lunação ativa a produtividade e as finanças,  com direito a novidades e desafios. Os recursos podem entrar e sair sem que você possa estabelecer um controle da situação. Os motivos podem ser variados,  mas os projetos futuros é que devem exigir mais atenção e energia. Vênus,  aflita em seu signo,  pede que cuide do bolso e dos relacionamentos.

PEIXES – Lua Nova em seu signo renova suas energias e pede afinco e trabalho pra que dê conta das exigências,  dos desafios profissionais,  de cuidar da saúde e dos relacionamentos afetivos. Enxugamentos serão necessários em tudo que estiver em demasia. Projetos futuros com parceiros tendem a deslanchar. Fique de olho nas finanças: mudanças drásticas à vista.