Semana de 4 de janeiro de 2016 – Lunação em Capricórnio

Feliz 2016 de novo!

Nosso ano começa com Lua Minguante,  justamente pra que a gente prolongue o descanso porque o ano vai ser desafiante. A fase minguante do nosso satélite teve início no dia 2,  às 3h32 em Libra. Propícia para arrematar o que está em curso,  devemos aproveitar essa primeira semana pra voltar das férias com calma e planejar bem nosso ano e nosso próximo ciclo. A semana favorece a estratégia,  o planejamento e a contenção da ansiedade.

Vênus entrou em Sagitário e nossos desejos se voltam para a ampliação de fronteiras e de visão de mundo,  para a aquisição de conhecimentos e novos interesses,  para o que acontece lá longe em terras estrangeiras,  podendo facilitar inclusive, viagens e contatos de longa distância. Mas se coloca em tensão com Netuno,  o ilusionista,  o que não permitirá ver as coisas claramente: estaremos sob boa dose de romantismo. Olho vivo pros enganos!

Destaque para Hermes/Mercúrio

Mercúrio entrou em Aquário ontem,  signo em que fica mais arguto e intuitivo. Porém,  deve entrar em retrogradação amanhã,  dia 5,  retornando ao signo de Capricórnio até o segundo decanato nos próximos 21 dias. Vale à pena ter bastante cautela nos assuntos regidos por ele: voltaremos mais à frente ao assunto.

Júpiter,  que passeia no 3º decanato de Virgem,  também entrará em retrogradação no dia 8,  logo antes da lunação,  retornando do 23º ao 13º grau daquele signo em maio,  quando retoma o sentido direto. O efeito de tal movimentação só diminui os potenciais significados do planeta e sugere revisão e dedicação aos temas do setor onde ele passeia no momento,  no mapa natal de cada um de nós. Ao retomar o movimento direto,  Júpiter deve expandir tais temas sem restrições.

No caso do Brasil,  que tem Mercúrio exatamente no 23º grau de Virgem,  presente e regente da casa VIII e da casa V,  casa da economia e recursos,  cultura e esportes respectivamente,  os efeitos devem ser de diminuição significativa da comunicação,  do fluxo e do entendimento entre todos. Por exemplo,  o recesso parlamentar deve ter consequências maiores do que imaginamos,  bem como a recessão e a inflação. Além disso,  os rendimentos,  recursos,  contratos,  benefícios e patrocínios à educação,  à cultura,  aos esportes,  artistas e esportistas serão muito afetados pela retração econômica. Em maio,  Júpiter volta a andar direto sobre o Sol do Brasil,  o que pode ser bem positivo pra todos nós,  principalmente para o país. Portanto, o Brasil deve demorar todos esses meses pra se reorganizar.

A primeira Lua Nova do ano será no dia 9,  às 23h32,  no signo de Capricórnio e parece positiva. Sol e Lua estão em conjunção com Plutão e em

Signo da lunação: Capricórnio

ótima relação com Júpiter,  que apesar de retrógrado,  paira no ascendente da lunação que é Virgem,  indicando a necessidade de termos fé,  esperança e desejo de que o ano nos traga justiça,  ética e crescimento,  apesar de paulatino,  como preconiza o signo. Mesmo que os efeitos não sejam imediatos,  haveremos de nos preocupar para que sejam retomados,  não sem antes fazer uma detalhada e minuciosa reflexão sobre os temas que o planeta envolve no mapa de cada um de nós,  é claro.

Mas como nem tudo é perfeito,  Mercúrio é o regente da lunação e,  além de retrógrado,  está em tensão com Marte,  o ativo executivo,  que transita forte em Escorpião. Apesar das opiniões e declarações estarem contundentes,  não devemos acreditar em tudo o que nos for dito: confie desconfiando. Também podemos aguardar certa lentidão nas tomadas de decisão e manter os olhos bem abertos pras questões ligadas à comunicação,  transportes,  comércio,  documentos,  papéis e negociações durante esse ciclo.

Para o Brasil pode ser um momento importante de articulação política entre o judiciário e o executivo. Não esqueçamos que a lunação de janeiro sempre recai sobre a casa XII do mapa do nosso país,  que tem como significado maior,  a preparação para o renascimento. Por isso,  como já dissemos outras vezes,  é que o país só retoma o movimento depois do carnaval. Por enquanto,  estamos em gestação.

Na lunação,  Marte ocupa a casa das finanças e se une a Netuno em Peixes,  sugerindo que se vá à luta negociando,  fazendo parcerias,  trocas e barganhas para garantir a atividade em dia. Esses são os planetas mais fortes dessa lunação e convém ouvir seus conselhos: negocie tudo com boa vontade!

Vênus e Saturno estão unidos em Sagitário e ambos se enlaçam positivamente com Urano,  o revolucionário,  sugerindo que a criatividade é um dos meios de superar a retração. Sugerem ainda cautela nos contratos e negociações,  que também devem ser superados por saídas excêntricas e inusuais: crie,  invente,  ouse!

Ao lado dos luminares,  Plutão se indispõe com Urano,  mantendo os ânimos coletivos à flor da pele,  principalmente no que tange o bolso e o aumento de custo de vida: será que teremos movimentações populares na 2ª metade do ciclo? Quem sabe?!?  (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – Lua Nova se dá na área profissional,  mas vai ser excelente  também para o aspecto pessoal: ótimos agouros,  bons ventos,  crescimento e expansão. E muita transformação através da sua ação forte e enérgica. Temas relacionados a novos conhecimentos,  especializações,  concursos,  viagens e relações internacionais merecem dedicação e aperfeiçoamento. Cuidado com as palavras e os excessos.

TOURO – essa lunação pode cair como uma luva,  ativando setores muito gostosos,  pessoais,  criativos,  afetivos,  promovendo crescimento,  viagens e novos horizontes. O efeito será mais forte para os nativos do 2º decanato. Porém,  nos setores profissional e das parcerias você será desafiado: redobre a atenção nas negociações,  contratos,  papéis e palavras. Olho vivo nas economias e postergue assinaturas.

GÊMEOS – a lunação nesse signo sempre costuma trazer desafios pra você. Mas essa será mais amena,  já que seus parceiros e familiares vão lhe ajudar em tudo o que precisar. No entanto,  a área das parcerias demanda amadurecimento,  dedicação e sinceridade pra que possam se desenvolver em bases mais verdadeiras e francas. Lembre-se que seu regente está retrógrado e em setor crítico: é preciso esmero!

CÂNCER – Lunação ocorre no signo oposto ao seu e deve agitar os relacionamentos,  parcerias e casamento mui positivamente. Suas ideias serão bem acolhidas pelos outros e poderão crescer,  trazendo expansão em dupla. Os desafios serão profissionais: criativo em alta pode ajudar. Seja crítico consigo e tome cuidado com as opiniões para não ofender colegas de trabalho ou subordinados porque as pazes podem demorar.

LEÃO – esse ciclo sempre o convoca para o trabalho e esse não será diferente,  agilizando o dia a dia,  a saúde,  o bolso e o desenvolvimento profissional. Cuide das palavras e opiniões que emite nas relações com clientes,  parcerias e afetos;  seja bem diplomático na família pra não arrumar confusão. Questionamentos pessoais profundos começam a dar flores e frutos. Faça revisão nas finanças e replaneje o crescimento.

VIRGEM – essa lunação é sempre uma delícia pra você,   já que ativa seus afetos,  criatividade,  obras e filhos. Júpiter em seu signo expande tudo isso e garante sucesso ciclo afora. Revise projetos pessoais e em parceria e depois invista neles. Há desafios pra enfrentar em casa,  quer por transformações,  quer por relacionamentos. Não permita que assunto já crítico piore:  pode ser que demore pra restaurar a situação.

LIBRA – aproveite o momento pra ouvir sua intuição e mensagens do inconsciente,  que podem sussurrar-lhe como se desenvolver no futuro,  a médio prazo. O ciclo pede foco nos assuntos pessoais,  familiares e domésticos,  onde pode fazer alterações,  reformas ou mudanças no funcionamento prático da sua casa. Reveja suas ideias e ideais nos projetos em parceria e nas finanças. Seja criativo e poderá se surpreender.

ESCORPIÃO – Lunação agita setor das ideias mui positivamente para que faça e inaugure projetos,  ampliando negócios e relacionamentos comerciais,  trazendo inovações no ambiente profissional. Finanças estarão restringidas e pedem replanejamento e enxugamentos. Use a criatividade. Seu regente forte e implacável pode arrumar confusões no âmbito familiar,  difíceis de consertar. Seja flexível.

SAGITÁRIO – essa lunação ativa o setor das finanças e deve refletir positivamente no profissional,  trazendo crescimento e abundância. Mas algo por lá precisa de revisão, ok? Já o âmbito pessoal,  familiar e da saúde física merece atenção,  cuidado,  disciplina e aperfeiçoamento. Seja criativo e inovador em tudo. Os amores e parcerias poderão sofrer e se complicar,  caso os egos se exaltem e as más palavras se excedam,  tá?

CAPRICÓRNIO – Lua Nova superpositiva em seu signo não só renova suas baterias exponencialmente como traz crescimento e expansão ao longo do ano todo. Mas algo deverá ser bem estudado,  planejado e fundamentado nos próximos meses para que, ao retomar o andamento no meio do semestre,  cresça realmente,  gerando flores e frutos. Projetos futuros começam agora:  a dica é pensar inclusiva e coletivamente.

AQUÁRIO – esse ciclo sugere que descanse e fique receptivo,  atento às mensagens inconscientes que chegam,  assim estará fazendo o devido investimento no ciclo do mês que vem,  quando será Lua Nova em seu signo. Fique atento também ao profissional,  onde as tensões ou más palavras podem gerar desentendimentos,  difíceis de serem corrigidos logo. Projetos futuros têm boas chances de receberem inovações criativas.

PEIXES – Lua Nova poderá trazer várias novidades tanto no âmbito profissional/financeiro,  quanto nas oportunidades para novos projetos a serem implantados no futuro próximo. Parceiros podem estar envolvidos nos mesmos. Mas deve estar atento aos relacionamentos em geral,  já que tensões,  mal entendidos e agressividade através das palavras também estão presentes.  Fique ligado.