Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

A Lua se encontra na fase crescente,  que nos convoca a investir para que as sementes plantadas na fase nova cresçam,  ganhem corpo e sigam em frente,  rumo ao ápice na Lua Cheia. Portanto,  ultrapasse qualquer obstáculo que se interponha no caminho e em breve verá que valeu à pena enfrentá-lo: os sinais mudarão de sentido e apontarão para o positivo.

Mercúrio,  o comunicador,  que passeia em Capricórnio,  está colado a Plutão,  o todo-poderoso. Ambos fizeram forte tensão com o rebelde Urano nos últimos dias e continuam a fazer nesta 2ª-feira: deu no que deu no âmbito político nacional;  e,  ao longo da semana,  Mercúrio deve se indispor com Marte,  o impulsivo executivo: correria,  descontrole e irritabilidade em alta,  além de fofocas,  mal entendidos,  discussões,  veemência com as palavras,  ofensas fora de hora,  acidentes e incidentes aqui e ali. Convém falar pouco e julgar o mínimo possível,  principalmente se for do 2º decanato de Capricórnio,  Câncer,  Áries e Libra.

A partir de 3ª-feira,  dia 22,  o clima muda radicalmente. O Sol adentra o signo de Capricórnio e Mercúrio se une positivamente à Lua,  a Quiron,  o curador,  à Vênus,  a bela benéfica e a Júpiter,  o benévolo expansor. Isso pode ser muito bom pra gente ainda produzir e crescer ao longo dessa semana. O ritmo se torna mais lento,  as tensões vão se transformando e,  pouco a pouco o astral vai ficando mais leve e o Natal começa a reinar. Porém,  não estaremos livres de discussões veementes: fiquemos ligados!

No dia do Natal seremos brindados com a Lua cheia,  que será às 9h13 do dia 25 em Câncer,  o signo do lar,  da família e da intimidade,  o que não poderia ser mais adequado para as festividades natalinas. Devemos agradecer. E passaremos a última semana do ano sob esse superbom agouro. Bom,  né?

Previsões para 2016

E Viva 2016,  que do ponto de vista numerológico,  é o final de um ciclo,  já que 2016,  soma um 9. Ingressamos nele em 2008,  que coincidiu com a entrada de Plutão em Capricórnio,  quando o mundo mudou de cara com a crise econômico-financeira dos EUA. Falaremos disso logo mais à frente.

O ano de 2016 será regido pelo Sol,  que tem muitas similaridades com o 9,  o mais emocional,  generoso e democrático dos números. O 9 é coletivo,  voltado para o publico,  um numero humanista,  cujos interesses coletivos são acentuados,  assim como as relações diplomáticas e internacionais; já o Sol,  o planeta do amor,  é o mais generoso e democrático do SS e podemos contar com ele todos os dias pra nos aquecer,  alimentar,  energizar,  sustentar e iluminar nossos caminhos. Tomara mesmo que tenhamos um ano mais humanista!

Voltando ao Plutão,  desde 2008,  muita coisa mudou no planeta,  no mundo,  no país e em nossas vidas. É hora de terminar o que foi começado lá,  de analisar os resultados,  eliminar o que não serve mais e usar 2016 pra fazer um balanço sobre quais dos nossos valores devem permanecer e quais serão os novos que desejamos implantar,  pra melhorar a qualidade de nossas vidas e tornar o planeta Terra,  um lugar melhor pra se viver.

Plutão,  o planeta que representa o poder dos mais fortes,  vai continuar em Capricórnio e,  agora que atingiu a metade do signo,  já sabemos ao que veio: nos conscientizar de que o sistema,  o status quo e a ordem estabelecida pelos dirigentes, – seja física,  material,  econômico-financeira ou sociopolítica – cada vez mais autoritária,  impositiva,  realista,  restritora,  conservadora e controladora.

Plutão descreve uma órbita de 250 anos em torno do Sol e fica por volta de 15 a 20 anos em cada signo. Em Capricórnio deve permanecer até 2023/24. No ano que vem,  assim como já tivemos em 2015,  o planeta se encontra em boas relações com Júpiter,  também conhecido como o benéfico,  que transita em Virgem no momento. O período mais exato já foi em outubro/2015 e deve se repetir de março a julho/16: isso deve ser bom pra economia em geral e bom pro Brasil,  principalmente de maio a julho,  trazendo estabilidade e crescimento para a agricultura. Devíamos apostar mais nessa área da economia.

Já o próprio Júpiter,  que entrou em Virgem em agosto e avançou dois decanatos,  agora em janeiro inicia seu movimento retrógrado. Em maio, retoma o movimento direto e em setembro/2016 entra em Libra,  o que deve ativar assuntos ligados à justiça,  direito internacional,  exportação/ importação de produtos mais sofisticados,  além de arte,  moda,  beleza,  diplomacia e relações sociais em geral.

Saturno,  o velho sábio e corregedor,  entrou definitivamente em Sagitário em 2015 e ali permanecerá até 2018. Em 2016 vai transitar pelo 2º decanato do signo e deve confirmar que as relações diplomáticas,  ecológicas e internacionais,  além das migrações,  continuam sendo as pautas mais urgentes nas agendas dos países mais poderosos do planeta.

Urano,  o criativo,  em Áries desde 2010,  estabelece boas relações com Saturno no início do ano,  o que aconselha investimentos nas áreas tecnológicas e científicas que visem melhorias sociais para as populações menos favorecidas. O aspecto também favorece possíveis descobertas nos campos da ciência e da tecnologia.

Netuno,  o mais sensível,  artístico,  espiritualizado e sutil dos planetas, continua em Peixes batendo na mesma tecla: o humanitarismo como meta maior e a globalização, a inclusão e a horizontalidade como valores que devem continuar se espalhando pelo globo. Netuno ainda avisa que as artes,  a cultura,  a saúde e a educação têm que constar como prioridades nas nossas agendas. E que devemos estar atentos aos desafios vindos pelas águas no ano que vem,  tais como o rompimento de barragens,  maremotos,  epidemias por água contaminada,  já que ele e Júpiter continuam em signos opostos.

Mercúrio, o pequenino mensageiro, deve retrogradar 4 vezes no próximo ano:

– em janeiro, a retrogradação será do dia 5 ao 25 em Aquário e Capricórnio;

– em maio será desde 28/04 ao dia 21, em Touro;

– em setembro será desde 29/08 ao dia 22, em Virgem;

– em dezembro será do dia 18 a 8 de janeiro de 2017,  em Capricórnio.

Lembremos que os temas que rege costumam patinar quando o planetinha anda para trás: comunicação,  comércio,  transportes,  além das atividades que envolvam a mente e a palavra,  documentos,  papéis e aparelhos eletroeletrônicos.

Em 2016 teremos também a retrogradação de Marte que será de 17 de abril a 29 de junho entre o começo de Sagitário e o final de Escorpião. É através de Marte, o “deus” da guerra, da criatividade e da coragem,  regente das nossas ações,  agressividade e sexualidade,  que manifestamos nossa vontade solar,  concretizamos nossas escolhas venusianas,  lutamos por nossas ideias mercuriais e defendemos nossos sentimentos lunares e territórios físicos.

Não é comum Marte retrogradar e o fenômeno ocorre somente a cada dois anos. Seu recuo dura 80 dias e costuma arremeter os motores de alguma situação ou relação que passou dos limites e precisa de uma parada brusca para que se reflita a respeito e se faça os devidos reajustes. A situação/relação pode dar sinais de crise em meados de março,  quando Marte entrar em Sagitário. O planeta vai andar por várias semanas naquele signo,  porém em ritmo bastante lento,  como que pra nos alertar de que algo não vai bem. E,  ao começar a retrogradação,  nos dará tempo de refletir e agir pra consertar a situação/relação.  Quando retomar seu movimento direto,  deve deixar o assunto resolvido.

Como sempre,  teremos alguns eclipses,  que em 2016,  serão os seguintes:

– Solar total em 9 de março,  2º decanato de Peixes

– Lunar penumbral em 23 de março,  1º decanato de Libra

– Solar anular em 1º de setembro,  1º decanato de Virgem

– Lunar penumbral em 16 setembro,  3º decanato de Peixes

Para o Brasil,  o ano vai ser de desafios,  é claro! Saturno,  o velho exigente e corregedor,  vai passar o ano todo pressionando o Sol do nosso país,  enquanto Júpiter,  o benéfico,  pode trazer algumas oportunidades de crescimento entre maio e junho. Mas tecnicamente,  ambos estarão tensos entre si,  o que na prática significa que queremos andar,  crescer,  retomar,  mas não conseguimos. Já Netuno,  o sonhador,  deve largar a Lua do nosso país ao longo do ano,  o que pode arrefecer o sofrimento,  a frustração e a desilusão do nosso povo,  o mais punido nessa incomensurável crise. Oremos pelo nosso país!

Desejo a todos nós um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

E que 2016 seja marcado pelo amor e pelo humanitarismo do numero 9 e do Sol. E que ambos espalhem luz,  energia,  saúde,  esperança, igualdade e fraternidade pelos corações de toda a humanidade! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIEScrescente não vai incomodá-lo. Continue firme,  perseguindo seus objetivos. Cuide das palavras e releve as provocações,  principalmente no profissional. Cheia coloca foco e calor no âmbito familiar: empenhe-se nos relacionamentos. Em 2016,  ponha foco nos assuntos ligados à justiça,  à aquisição de conhecimentos superiores e ao setor profissional.

TOUROcrescente mostra claramente quais obstáculos podem atrapalhar seus projetos futuros. Empenhe-se para não ter problemas maiores. E cuide dos exageros,  dos impulsos,  dos apetites em excesso. Em 2016,  cuide dos filhos,  dos afetos e obras: expresse o que há de melhor em você. Ponha foco nos assuntos críticos e,  se necessário,  procure uma terapia.

GÊMEOScrescente aponta falta de medidas no profissional. Se você prometeu mundos e fundos e não vai entregar,  avise os envolvidos. Seu regente bem afetado nos próximos dias sugere que baixe a bola e seja bem honesto consigo e com os outros. Em 2016 ponha foco nas parcerias,  relacionamentos,  assuntos críticos e na área economico-financeira.

CÂNCERcrescente trouxe alguma crise à tona: lide com ela e verá que é menor do que imaginava. Mercúrio sugere cuidar do que fala e do que ouve. Não julgue,  não prometa,  nem cobre alguém de algo. Cheia em seu signo vai abençoa-lo como merece. Em 2016 tenha foco na saúde,  nas parcerias,  relacionamentos e assuntos do dia a dia. Você tem aproveitado o tempo pra aprender algo de bom pra você pro mundo?

LEÃOcuide bem do cotidiano, da agenda e da saúde nos próximos dias. Um atravancamento pode ocorrer e propiciar gargalos ou problemas. Diminua a ansiedade e modere os excessos. Sol em Capricórnio pode vir a calhar,  baixando a ansiedade. Em 2016 ponha foco na carreira,  na criatividade,  afetos e filhos. E cuida da saúde e do dia a dia com muita atenção. Relações com patrões/empregados em foco também.

VIRGEMcrescente no oposto pode trazer desafios em parcerias. Cuide dos exageros e das altas expectativas. Não critique os afetos e filhos; releve provocações para não fazer da vida de todos,  um verdadeiro inferno. Em 2016,  tenha foco no lar,  na família,  nos afetos e na criatividade. Pessoal do 2º decanato pode se apaixonar: mas há que se ter cuidado com o que parece ser mas não é. Paixão não tem limites.

LIBRAMarte em seu signo anda provocador e começa a afetar os nativos do 3º decanato. Cuidado com as palavras e pra não atrair o que não quer nas relações familiares e profissionais. Em 2016 ponha foco no lar,  na família e na aquisição de conhecimento técnico. No 2º semestre,  Júpiter,  o benévolo expansor,  entrará em seu signo: planeje como quer fazer esse crescimento.

ESCORPIÃOMercúrio se aproxima dos seus regentes e entorna o caldo com suas fofocas: tenha cuidado com a comunicação com irmãos,  colegas ou vizinhos. E organize-se pra lidar melhor com a correria mental e física. Em 2016,  ponha foco nas finanças,  nas ideias,  no conhecimento e na mudança na sua maneira de pensar: seja radical! Projetos futuros estão em foco agora: fique ligado!

SAGITÁRIOcrescente propõe empenho pra dar conta de tudo o que a vida vem demandando ao mesmo tempo entre o pessoal,  o familiar e as parcerias. Modere os impulsos,  as paixões e os excessos pra não se arrepender depois. Em 2016,  o profissional deve continuar em foco. Nativos do 2º decanato passarão o ano em aperfeiçoamento: balanço e questionamento de todas as áreas da vida.

CAPRICÓRNIOse for do 2º decanato, ponha freio na boca e cuide das palavras,  das críticas,  dos julgamentos. Quem disse que você é o dono da verdade? Período excelente pra turma do 1º e do 3º decanato. Em 2016,  ponha foco no seu próprio aperfeiçoamento. Seja exigente e radical. E pense a respeito das suas frustrações e do quanto precisa cultivar a espiritualidade em sua vida.

AQUÁRIOo momento é de grande correria. Que tal se organizar melhor e não deixar tudo na base do improviso? Nem sempre dá certo,  você sabe. Crescente pede moderação nos gastos. Em 2016,  ponha foco nos projetos futuros e nas amizades. Apesar da sorte nas finanças,  pense em como é preciso cuidar delas com mais consciência. Tente passar do plano das ideias para o plano da realização.

PEIXEScrescente traz gargalos e desafios: enfrente-os e verá que logo passarão. Cuide das relações com parceiros e projetos futuros,  que podem sofrer alguma alteração radical. Em 2016,  ponha foco nas relações profissionais e parcerias. E aprenda a não misturar esses assuntos porque costuma não dar certo. Finanças estarão em alta se for produtivo,  prático e realizador. Bom,  né?