Semana de 12 de outubro de 2015 – Lunação em Libra

A semana começa com a lunação em Libra,  logo nesta segunda-feira,  às 21h07.

Sol e Lua se unem na área do amor,  da criatividade,  da espontaneidade e da exuberância,  numa demonstração clara e expressiva do desejo de afeto e alegria em que nos encontramos.

signo de Libra

Libra é o signo da balança,  dos dois lados e dos relacionamentos,  que nos ensina a vivenciá-los com paz de espírito,  harmonia,  equilíbrio e beleza. Antes tudo pudesse ser tão fácil assim! Mas outros planetas acrescentam elementos à lunação,  modificando a ideia genuína. A começar por Urano,  o revolucionário,  que faz oposição ao casal dos luminares,  sugerindo que acrescentemos boa dose de intuição,  ousadia e irreverência,  que misturadas à ponderada racionalidade do signo,  deve ser direcionada pra projetos futuros.

Quanto ao presente,  quem nos manda recado é Vênus,  a protagonista do mês,  regente do signo e do ascendente em Touro. Ocupando posição estratégica no mapa,  a pequena benéfica está em Virgem e propõe atitude contrária,  apontando que um caminho mais natural,  mais simples,  despretensioso e discreto,  deve encontrar maior ressonância. Vênus,  que é o planeta dos desejos,  faz parte de um quadrado de tensão que se forma no coração do mapa e está pressionado por Saturno,  o velho sábio e corregedor de um lado e Netuno,  o eterno sonhador de outro:  por hora teremos que desistir de nossos sonhos e desejos porque a realidade deve nos atropelar e se impor.

Marte e Júpiter em Virgem se aliam a Plutão em Capricórnio. Juntos,  estão no comando e propõem ação,  sugerindo que o trabalho,  o afinco,  o detalhamento e o aperfeiçoamento das ações são os meios de expansão possíveis. Mercúrio também vem em nosso auxílio:  bem posicionado em Libra,  se alia a Saturno,  o que traz capacidade de análise e precisão e,  ao Nodo Norte do destino,  que amplia seus dotes de negociador e articulador,  para que encontremos boas saídas para os gargalos que a vida impuser.

Teremos um ciclo de desafios e contrastes,  já que teremos que conjugar ação com ponderação pra lidar com as contradições entre o crescimento e a retração,  os desejos e as possibilidades,  a aceleração e a vagarosidade:  por aqui parece que tudo voa e nada acontece de verdade! Pois façamos com que aconteça!

Libra é também o signo da justiça,  ou melhor,  do princípio de justiça. No antigo Egito,  a balança da justiça era representada pela deusa Maat,

Maat, deusa da justiça e da verdade

que também regia a verdade e a ordem,  responsável pela manutenção da ordem cósmica e social. A deusa é representada como uma jovem mulher,  que ostenta uma pluma de avestruz na cabeça,  a qual utilizava na hora da morte para julgar a alma do candidato na sua passagem para outra vida. Nessa ocasião,  Maat colocava a pluma num dos pratos da balança e no prato oposto o coração do falecido. Se os pratos ficassem em equilíbrio,  o candidato podia festejar a passagem com as divindades e os espíritos dos mortos. No entanto,  se o coração fosse mais pesado,  ele era devolvido para Ammit,  o demônio metade leão/metade crocodilo,  para ser devorado.

Tomara pudéssemos ter Maat conosco nesse momento para imprimir seu princípio de justiça no mundo dos homens,  principalmente no nosso país. Esperemos que a lunação em Libra imponha seus preceitos e justiça seja feita!  (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – com o signo oposto bem ativado,  as parcerias passam a ser protagonistas. Lembre-se que o outro é o centro das atenções e tenha paciência com suas limitações,  melindres e inseguranças. Mas também será um ciclo de trabalho e negociações. A saúde,  o cotidiano e o ambiente de trabalho estarão em alta,  exigindo foco também ali. Voce estará cheio de energia e com a faca e queijo na mão.

TOURO – lunação ativa o cotidiano,  o trabalho e a saúde. Mas vários planetas estimulam sua criatividade e ajudam você a manifestá-la. Pra realizar um bom trabalho,  é preciso dar vazão à criatividade. Você estará cheio de energia e terá todas as condições pra lidar com a realidade. Mas modere o nível de expectativa porque alguns desafios podem se apresentar. Negociação é a melhor atitude.

GÊMEOS – Lua Nova ativa o setor do amor,  do coração e da criatividade. Seu regente também está por ali,  cheio de ideias e planos futuros. Siga em frente porque ele vai te apoiar em tudo. Mas terá que pôr foco no ambiente familiar e doméstico,  onde haverá desafios: nem todos os seus desejos poderão se tornar realidade. Considere as vontades alheias e no final verá que assim,  também sairá satisfeito.

CÂNCER – Lunação ativa seus interiores e porões e  promove grande atividade no ambiente familiar e doméstico. Seu destino também será revolucionado. E a área mental,  também muito ativada,  vai ajuda-lo e muito. Pra começar,  trace um bom planejamento,  preveja os gargalos que possam se apresentar,  pra que lide com eles da melhor forma possível. Fique atento à saúde.

LEÃO – o ciclo será de alta atividade mental e física. Depois de um período de concepção de uma nova vida,  agora é hora de partir pra ação e pras concretizações. Haverá desafios e contradições pra enfrentar,  mas você está muito criativo,  com visão de futuro e vai negociar bem com os gargalos que se apresentem. Será preciso lançar mão de talentos adormecidos. Você vai se revalorizar com tudo isso.

VIRGEM – esse ciclo parece ser a continuidade do seu,  já que seu signo continua muito ativado. Você ainda deve estar envolvido nas etapas de criação e concepção do seu novo ano. Mas já deve partir pra fase de ação e negociação do que deseja. Terá que abrir mão de algum sonho,  mas seu regente,  que está ponderado e diligente,  vai ajuda-lo em tudo. Use seus dotes de praticidade e atingirá suas metas.

LIBRA – lunação em seu signo renova suas energias por mais um ano. Mas parece que ainda não está pronto porque a área de gestação ainda está muito ativada. Complete o planejamento primeiro,  antes de partir pra ação. E diminua as expectativas porque tudo pode andar mais lentamente do que imagina. Os parceiros serão um fator de estímulo e desafio: acolha-os. Um assunto técnico novo deve entrar em sua vida.

ESCORPIÃO – o ciclo é indicado pra planejar o futuro,  quando haverá Lua Nova em seu signo. Mas seus regentes estão ligados positivamente e prontos pra já materializar alguns planos futuros que divisou. Nem todos os nativos estarão em fase de desenvolvimento e terão que aguardar o próximo ciclo. Parceiros,  finanças e afetos pedem atenção e você terá desafios nesses temas. Pise firme no chão e não se iluda.

SAGITÁRIO – alguns projetos futuros podem acenar,  mas deve se concentrar nos projetos profissionais que estão em curso. Sua energia e empenho por ali são contagiantes e prometem concretizações pra logo. Envolva os que estão ao seu lado. No plano pessoal,  está no início de uma nova fase que pede responsabilidade,  disciplina,  determinação e boa dose de realismo. Dedique-se.

CAPRICÓRNIO – Lua Nova ativa a área profissional e sugere que use sua intuição e criatividade para inovar. Plutão em seu signo,  recebe boa dose de força e energia tanto intelectual quanto construtiva,  pra que empreenda em novas fronteiras físicas ou do conhecimento: expanda horizontes e vá mais longe. Na área dos afetos e filhos pode haver confronto entre sonho e realidade.

AQUÁRIO – luminares confirmam que seus planos de viajar tanto física quanto mentalmente têm tudo pra se realizar. Valores filosóficos e éticos também estarão em pauta. Podem surgir novos interesses e estudos. Tome cuidado com os exageros do bolso ou dos afetos que estão em vias de perder o controle,  o que pode atrapalhar bastante os planos futuros. De resto,  deguste a boa vida e agradeça.

PEIXES – Lunação ativa setor crítico e recomenda inovar na maneira como lida com as finanças. A vida propõe que vá mais fundo em tudo. As parcerias estarão ativadíssimas e vão lhe propor projetos bem interessantes. Haverá muitos estímulos para que se envolva e realize. Mas também pode haver confrontos entre o sonho e a realidade. Não se deixe iludir pra não atrasar a realização de seus projetos.