Semana de 27 de julho de 2015

No último dia 25,  Vênus,  a pequena benéfica,  entrou em retrogradação,  depois de ter passado algumas semanas brilhando intensamente no céu, ao lado de Júpiter,  o grande benéfico:  juntos formavam um belíssimo casal no signo de Leão.

O belo planeta Vênus

Pena que perdemos o hábito de observar o céu e seus movimentos. Os antigos os observavam muito e,  depois do Sol,  Vênus foi o próximo seguinte a ser considerado. Tal como os sumérios,  os egípcios e os maias,  ficaríamos fascinados se observássemos especialmente o movimento de Vênus,  que desenha os movimentos mais belos e harmônicos que podemos admirar a olho nu. É que o planeta,  conhecido por seus atributos de beleza e harmonia,  descreve sua órbita em torno do Sol desenhando figuras geométricas de rara beleza como o pentagrama e o infinito.

O pentagrama de Vênus

Vênus circunda o Sol em ciclos de 584 dias. Na primeira parte do ciclo,  o planeta aparece ao amanhecer no horizonte leste,  como uma estrela matutina,  anunciando a chegada do Sol;  e a cada dia surge um pouco mais acima no horizonte. Uma manhã após a outra,  o planeta vai se afastando gradualmente do Sol,  até atingir seu ponto máximo,  quando então começa o seu retorno em direção ao astro-rei,  para gradualmente ser visto de maneira mais breve a cada manhã,  até sua derradeira aparição. Essa primeira parte do ciclo dura 263 dias.

Em seguida,  o planeta desaparece por 50 dias em média,  para ressurgir no céu noturno,  no ponto em que o Sol se põe. A segunda fase do ciclo dura igualmente 263 dias,  momento em que o planeta repete o mesmo processo só que ao entardecer,  como que anunciando a chegada da Lua. E,  novamente,  a cada dia ressurge um pouco mais acima no horizonte,  do ponto que o fez na noite anterior. E quando atinge seu ponto máximo,  começa a retornar à sua origem,  para de novo desaparecer no horizonte por 8 dias e reaparecer no céu matutino,  recomeçando o ciclo.

E assim,  o ciclo se repete ininterruptamente,  sendo que a cada subida e descida,  o planeta descreve a figura do infinito no céu,  numa demonstração rara de beleza,  harmonia e perfeição. Esse ciclo de 584 dias ou 1,6 anos,  chamado de “ano venusiano”,  se repete cinco vezes em 8 anos e,  a cada vez o planeta renasce  sete signos à frente,  o que acaba desenhando no céu a figura de um pentagrama,  também considerada como a representação do ser humano,  numa outra demonstração incrível do quanto o planeta é capaz de produzir beleza,  harmonia e perfeição.

O fato de Vênus reaparecer no mesmo ponto zodiacal porém 7 signos à frente,  também se sincroniza com um ciclo de 99 meses lunares,  o que faz com que a fase da lua em que recomeça o ciclo a cada 8 anos,  seja a mesma. Isso pode parecer banal pra nós que não estamos sintonizados com os movimentos celestes,  mas para os antigos era muito significativo. E para nós também deveria ser,  já que os movimentos celestes se sincronizam com nossa experiência terrestre.

Desta vez,  Vênus retrograda de 25 de julho a 5 de setembro,  a partir do primeiro grau do signo de Virgem,  retornando a Leão até o grau 14. Ela fez a primeira conjunção com Júpiter nos dias 30 de junho e 1 de julho a 21 graus e fará a segunda conjunção com o benévolo no dia 4 de agosto a 28 graus daquele signo. Segundo meu colega José Gomes Neto,  os antigos diziam que “quando Vênus se encontra com Júpiter,  as orações na Terra encontram o coração dos deuses”. Vamos aproveitar e engrossar o caldo das orações,  quem sabe nos façam efeitos porque estamos precisando, né?

O Nascimento de Vênus por Sandro Botticelli

E o que devemos fazer enquanto Vênus está retrogradando? O melhor a fazer é tentar restaurar a beleza e a harmonia em nossas vidas,  revisando os assuntos que a pequena rege,  tais como relacionamentos,  parcerias e afetos além de finanças,  investimentos,  gastos excessivos,  orçamentos estourados e etc…  Ela nos envia um sinal de que algo não anda bem e precisa de atenção e reflexão a respeito: é hora de retomar relações estremecidas,  pedir desculpas se for preciso,  enxugar os excessos,  repensar os afetos,  valores e preferências,  fazer dietas,  desintoxicações,  tratamentos de saúde e não exagerar em nada.

Fora esse importantíssimo movimento celeste,  o astral já dá sinais de melhora desde a entrada do Sol e de Mercúrio em Leão. Começaremos a semana muito bem,  com Sol e Lua em bom relacionamento,  o que pode nos estimular a criatividade e a autoexpressão durante o dia e expandir a vontade de sair,  passear,  namorar,  fazer happy hour e se divertir à noite.

Terça-feira também poderá ser bem produtiva e expressiva com Lua e Júpiter em bela aliança,  incentivando-nos a continuar investindo e expandindo nossos projetos. E no final da semana,  teremos Sol em Leão e Lua Cheia em Aquário,  o eixo do amor/amizade,  no dia 31,  às 7h44: que tal comemorar a vida,  o amor,  as relações e parcerias em grande estilo?

A semana poderá ser boa e produtiva se soubermos corresponder. O único senão é na quarta-feira,  quando devemos ter alguma cautela com imprevistos,  surpresas,  tensões e não usar de precipitação em nada. Fora isso,  vamos nos espalhar. Boa semana pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – vários planetas se colocam à sua disposição para que suas criações e projetos se expressem com beleza e fluidez,   culminando na Lua cheia que deve ser mui bem comemorada. Reveja algo em sua saúde ou finanças que precisa de atenção. Família exige atenção.

TOURO – sua regente avisa que algumas áreas devem receber atenção como a dos afetos,  amores,  criatividade e filhos,  além da familiar. Mas não é nada de arrancar os cabelos e que a Lua Cheia  não compense com muita alegria. Comunicação e trânsitos exigem atenção.

GÊMEOS – a vida anda numa agitação só e a tendência neste período é aumentar. Mas não deve se entregar demais à empolgação mas procurar fazer tudo com a devida atenção e cuidado. Algo em casa também merece consideração. E vale checar se a saúde vai bem.

CÂNCER – vários planetas ativam as finanças tanto com oportunidades quanto com desafios. Suas atenções devem se voltar pra lá e para as relações afetivas. Algo por ali,  envolvendo finanças deve ser revisto com atenção. Quarta-feira haverá desafios pro 3º decanato.

LEÃO – você é a bola da vez com tantos planetas em seu signo. Mas nem tudo são flores e tanta energia deve ser manejada com atenção,  consciência e dedicação. Lua Cheia pede a comemoração da vida,  do amor e das parcerias. Algo entre finanças e família não vai bem.

VIRGEM – Vênus retrograda bem no comecinho do seu signo e pode não ser suficientemente clara pra que você nota: fique de olho em tudo,  mas também na saúde e área familiar. Na Cheia,  pode ficar mais fácil de identificar o que está pegando.

LIBRA – sua regente retrograda em setor que em principio não lhe atinge muito ou é tão sutil que não se faz perceber. Mas ao longo do período de retorno,  pode vir a atrapalhar ou atrasar algum projeto futuro ou amizade que precisa de atenção para que a harmonia seja restaurada.

ESCORPIÃO – o foco é o profissional onde vários planetas trazem oportunidades,  mas também desafios. Debruce-se. O aspecto pode ser mais específico para os nativos do 3º decanato,  mas não bobeie se não for. Cheia pode trazer alegria em casa. Olho vivo na justiça.

SAGITÁRIO – semana começa com Lua em seu signo formando excelente aliança com o Sol: aproveite pra adiantar todo tipo de assunto, pessoal, profissional, afetivo. Seu regente continua em união com Vênus e avisa que algo em sua vida precisa ser revisto: debruce-se.

CAPRICÓRNIO – você está com boas chances de resolver crises antigas. Mas pode ser que algo atrase ou que precise ser revisto,  repensado,  renegociado. Quarta-feira pode ser um dia bem desafiante,  vá com clama. Pra tudo isso,  conte com parceiros,  afetos e amigos.

AQUÁRIO – Lua Cheia será em seu signo e até lá você terá muitas demonstrações de como suas parcerias têm sido importantes e bem-vindas em sua vida. No entanto,  alguma delas merece atenção especial.  E comemore na Cheia a alegria de estar bem acompanhado.

PEIXES – a fase é ótima e uma estrela une você,  afetos,  parceiros,  criações,  projetos,  obras e profissional. Ou você ainda não se deu conta? Mas faltam alguns ajustes sobre os quais deve trabalhar,  sobretudo em parceria. Ou será na saúde? Que tal cuidar dos exageros?