Lua Cheia e Mercúrio retrógrado

O Sol mudou-se pra Sagitário no último dia 22 e a Lua entrou na fase crescente do ciclo ontem, dia 26 de novembro, às 15h04, HV, no signo de Peixes.  É provável que possamos sentir um pouco de receio ou duvida em continuar investindo nos nossos propósitos e objetivos, já que a Lua conjunta a Netuno, regente do próprio signo, pode nos deixar com excesso de sensibilidade, propensos a nos impressionar. No entanto, Júpiter, o benévolo, nos dá seu aval e sua proteção pra seguir em frente.

Mercúrio, o planeta do pensamento, continua otimista em Sagitário, mas ao lado de Saturno, o velho sábio e exigente, perde o excesso de autoconfiança e se sente pressionado pela realidade, o que pode ser bom pra não cair no extremo oposto e não embarcar na voracidade.

 

Devemos arriscar e prosseguir sim, já que a partir de amanhã, com a Lua entrando em Áries, recuperaremos a coragem, o faro, a intuição e a assertividade. Entre 3ª e 4ª-feira, dias 28 e 29, Sol e Lua se unem e nos devolvem a certeza de que foi o melhor a fazer e, ao contrário, veremos as coisas começarem a brotar e se expressarem com maior brilho, vigor e energia.

No entanto, cabe ter cautela com surpresas, imprevistos e eletricidade em alta, rompantes e rompimentos à vista, discussões e acidentes semana afora, já que Marte, o bélico, enfrenta Urano, o intrépido, nos próximos dias. Todo cuidado é pouco, principalmente para os nativos do 3º decanato de Áries, Libra, Câncer e Capricórnio. Não esqueçamos do que vivemos, vimos ou ouvimos na semana passada quando Marte estava tenso com Plutão, o todo-poderoso: houve acidentes, mortes, sumiço de submarino, pessoas em surto, espancamentos, cirurgias às pressas, massacre no Egito e por aí vai… O aspecto será exato no próximo final de semana, mas já está valendo desde o inicio do período.

Outro cuidado que devemos ter é com as informações, já que Mercúrio vai entrar em retrogradação no próximo dia 3 de dezembro, no final de Sagitário, onde está agora em conjunção com Saturno. Nos dias que antecedem o movimento, as informações dissonantes ou estranhas começam a ocorrer e nos dão a dica de onde a retrogradação exigirá refazimento, retrabalho e dedicação pra que a situação volte ao normal. O planeta retrograda de 3 a 24 de dezembro no 3º e 2º decanatos de Sagitário, atingindo a todos nós, mas mais especialmente tais nativos e também aqueles dos mesmos decanatos de Gêmeos, Virgem e Peixes.

Vênus

No dia 1º de dezembro, Vênus, a pequena bela benéfica, entra em Sagitário, amplia o otimismo e incrementa o espírito de conquista, de viagem e de aventura, deixando a vida e os relacionamentos mais apetitosos. No dia 3 de dezembro, a Lua entra na fase  Cheia, às 13h48 em Gêmeos, momento em que veremos nosso projetos chegarem ao ponto máximo, seja pra serem bem expressados, seja pra que façamos alguma correção de rota, visando melhores resultados. Comentaremos seus efeitos na próxima semana. Aproveitem a energizante semana! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo  ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – crescente pede calma e preparação pra quando a Lua entrar em seu    signo e lhe deixar novamente pronto pra ação. Seu regente estará provocado e provocador no seu oposto: não revide, nem se arrisque. Vênus deve deixar a vida bem mais interessante, saborosa e aventureira. Cheia requer aprofundamento de conhecimento e informações.

TOURO – inicio de semana excelente pras parcerias, afetos, amizades e projetos futuros: conte com os outros. Fique atento à saúde, não cometa extravagancias, nem se exponha a riscos. Sua regente inicia período propicio a negociações profundas e radicais que visem a melhoria de questão financeira. Cheia põe foco na mesma direção.

GÊMEOS – seu regente, ao lado do velho sábio, aconselha consultar a experiência e valorizar a sabedoria: algum assunto relacionado a parcerias, clientela ou afetos exigirá refazimento ou correção. Amores e criatividade em fase crítica. Crescente pode trazer algumas duvidas; e na cheia duvide de qualquer certeza que tiver.

CÂNCER – crescente amplia a criatividade, os afetos, as viagens físicas ou intelectuais. Porém, cuide das parcerias, da clientela, dos afetos, dos familiares e das relações profissionais. Cuide ainda do excesso de trabalho pra não ter estafa ou problemas de saúde. Na cheia, tente descansar, se energizar e se refazer pra próxima etapa.

LEÃO – o nível de correria deve continuar e até se intensificar. Por isso, fique atento ao carro, ao transito, dirija com cuidado, tente dormir o necessário e mantenha foco nos interiores. A criatividade e os afetos também estão na pauta das atenções. Crescente e cheia aconselham desconfiar das informações superficiais: vá mais fundo.

VIRGEM – crescente será positiva pros afetos, mas já pode dar sinais de onde a coisa vai pegar: deve ser nas relações familiares. Ali, diz seu regente, vá mais fundo, pesquise, aprofunde-se e não se contente com as aparências. Na Cheia, o setor profissional fica em evidencia, mas desconfie das certezas e valoriza a intuição.

LIBRA – Marte continua em seu signo desafiando sua paciência e seus relaciona-mentos: não menospreze o seu pavio curto e sua tendência à provocação. Intuição em alta, afetos e parcerias em foco. Na crescente, finanças em alta. Na cheia bem das comunicações em casa. Sua regente Vênus vai deixa-lo mais otimista.

ESCORPIÃO – semana começa gostosíssima, com os amores em alta e a criatividade a mil por hora. No entanto, já deu pra notar que seu regente Marte vem demonstrando atitudes surpreendentes. E não vai mudar. Por isso, respeite a intuição. Na cheia fique de olho nas finanças porque algo por ali vai pedir moderação.

SAGITÁRIO – stelium em seu signo põe você em evidencia. Na crescente, mantenha seus propósitos e continue firme. Vênus em seu signo atrai o que a vida tem de melhor: afetos, otimismo, aventuras. Cuide das amizades e aguarde alteração nos projetos futuros. Na Cheia, saúde e parcerias em foco pedem moderação e negociação.

CAPRICÓRNIO – vários planetas ativam o inconsciente e pedem que ouça as mensagens, valorize a intuição pra planejar o próximo ciclo que será em seu signo. Cuidado com imprevistos no profissional e mantenha-se flexível para o que der e vier. Saúde física e mental em foco: não se exceda no trabalho e pratique esportes.

AQUÁRIO – você nem vai acreditar na correria que vai se instalar em sua vida, principalmente se for nativo do 3º decanato. Por isso, tente não ir com muita sede ao pote. Projetos futuros requerem reflexão e refazimento. Na crescente, as finanças estarão em alta e na cheia, os amores e as amizades pedem foco e atenção.

PEIXES – crescente em seu signo pode deixa-lo temporariamente confuso: ouça o que sua alma está pedindo e atenda-a. Cheia deixará evidente que é preciso pôr o pé no freio em algum assunto profissional, que merece foco e talvez até refação. As finanças podem exigir intervenção ou gasto repentino e negociações urgentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lua Nova em Escorpião / Fórum do Amanhã e as APAC’s

A semana começa em plena fase minguante da Lua e sugere que façamos análise do ciclo que está findando e planejamento do seguinte. A Lua Nova será no dia 18 de novembro, às 9h43 em Escorpião, signo que promove grandes transformações e esse ciclo vem reforçar essa tendência, tanto nas relações afetivas quanto nas humanas, sociais e coletivas.

Os luminares se encontram naquele signo e em aliança com Quiron, o curador, que soma às qualidades transformadoras do signo, a renovação, a regeneração e a cura. Em tempos tão áridos como os que vivemos, isso soa como sinfonia já que nós, o planeta, as nações e a humanidade, estamos precisando de carinho, cuidado e cura.

Outra configuração muito positiva é a aliança entre Júpiter e Vênus, os benévolos, que se unem a Netuno, o mais compassivo, igualitário e humano dos planetas do SS, derramando sobre nós sorte, expansão, esperança, benesses e renovação. Essa forte, porém delicada e sutil união, promove afetividade nas relações pessoais e solidariedade/ consciência de grupo nas coletivas, outro ingrediente do qual precisamos muito. Mas esteja atento ao excesso de emoção que pode se tornar pieguice e exagero de suscetibilidade.

Os luminares e os planetas já citados estão voltados pro futuro, o que torna o ciclo bastante propício pra planejar, seja na instancia pessoal, como na material, profissional, coletiva ou universal. Pra onde estamos indo mesmo? O que queremos do futuro? Como iremos atingir nossas metas? Só com planejamento, foco e objetividade, além de coragem pra agir, ousar e transformar o nosso entorno, podemos assegurar um futuro melhor, dizem os astros.

Outros aspectos colaboram pra que tenhamos foco e iniciativa, como o enlace entra a dupla Mercúrio/Marte, que nos supre de grande capacidade de negociação, argumentação e persuasão. Vamos usar essa tremenda força pra sensibilizar os que ainda não acordaram para o fato de que só unidos e mobilizados em favor de causas comuns, mudaremos o que precisa ser mudado, principalmente neste país.

FÓRUM DO AMANHÃ, experiências virtuosas e as APAC’s
Falando em mobilização, união e solidariedade, aproveito pra contar que acabo de chegar de Tiradentes/MG, onde ocorreu a 2ª edição do Fórum do Amanhã, evento/movimento que reúne inteligências, empresários, lideres sociais, artistas e visionários pra pensar o Brasil de amanhã. O FDA de 2016 levantou os problemas mais graves que o Brasil enfrenta nas áreas de educação, saúde, meio-ambiente, racismo, cidades x trabalho, entre outros.

A edição 2017 apresentou algumas soluções que já vigoram nessas e noutras áreas, que podem servir de exemplo, que podem ser replicadas em maior âmbito e até tornarem-se políticas públicas. Entre elas, destaco a experiência virtuosa do Hospital do Rim em São Paulo, o maior e mais eficiente centro de transplantes de rins do mundo, onde são realizados 900 transplantes por ano; os atuais movimentos políticos renovadores como o Acredito, o Agora, o Nós, o Muitas e o Quero Prévias; algumas maneiras de promover a integração centro-periferia em grandes cidades, como acontece na Educafro, no Espaço Jabuti e na Mobilização do Movimento Acredito; o projeto Lixo Zero já praticado em Tiradentes; a reinserção social através do esporte e da educação, como ocorre na Oficina na Piscina, na periferia de São Paulo; a regeneração da região de Mariana/MG, onde houve o desastre do Rio Doce e onde ações e parcerias efetivas entre governo, sociedade civil e empresas tem funcionado.

Mas o que mais me tocou foi o tema sobre segurança pública e a humanização dos presídios, onde foi apresentado o sistema APAC. Em seguida, tivemos a oportunidade de visitar uma de suas unidades, em São João Del Rey/MG (veja as fotos). Foi emocionante! Lá, 180 recuperandos dos regimes fechado, aberto e semi-aberto, vivem de forma livre, sem que haja guardas, armas ou cachorros para controla-los; ao contrário, são os próprios recuperandos que se autocontrolam, se autodisciplinam, se autoregulam, se autoavaliam e se autosustentam. Na APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – os recuperandos trabalham em oficinas de marcenaria e serralheria, em horta, pomar, artesanato e padaria, cuidam do galinheiro e da pocilga, produzem os tijolos que utilizam, constroem suas moradias, moveis e utensílios, estudam desde o nível fundamental até a faculdade, além de praticarem esportes, cultivarem a espiritualidade e as artes, custando apenas 25% do que custa um preso nas unidades prisionais dirigidas pelo Estado.

O sistema APAC funciona num tripé que engloba a sociedade civil, o sistema judiciário do município e a metodologia apaqueana, desenvolvida desde 1972. São 40 unidades implantadas em todo estado de Minas e mais 10 unidades espalhadas pelo Brasil, que atendem ao redor de 5000 recuperandos. Visitar uma de suas unidades reacende a chama da esperança e nos faz constatar que há luz no túnel para os 620 mil presos que jazem nas penitenciárias de todo o país. Veja mais em http://domtotal.com/direito/pagina/detalhe/25521/apac-associacao-de-protecao-e-assistencia-ao-condenado e espalhe essa notícia.

continuando…

Outra dupla de planetas que age a nosso favor é a formada por Saturno e Urano, que continua desenhando um novo futuro, principalmente pros nativos do 3º decanato dos signos de fogo. Mas a dupla age também em caráter coletivo e algum saldo positivo haveremos todos dessa dobradinha.

Tudo estaria perfeito se Marte e Plutão, os implacáveis poderosos, não se confrontassem, exigindo que tudo aconteça à sua maneira, a seu favor, no seu tempo e a qualquer preço. Lembremos que a pressa é inimiga da perfeição e que o tiro sempre sai pela culatra! Para nós simples mortais, resta lidar com a tensão reinante e não se deixar levar pela ansiedade tal tensão gera e que pode atropelar nossas mentes, exacerbar nossos desejos, confundir nossas consciências e corromper nossas atitudes. OLHO VIVO e boa semana pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E, se você conhece o seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – esse ciclo vai propor transformação profunda de suas queixas e crises, sejam emocionais ou materiais. E será supreendentemente positivo, mesmo que para garantir os fins, os meios possam ser drásticos ou desagradáveis. Ao final, será abençoado com as melhores benesses celestes. Só não seja tolo, afoito, desconfiado ou intolerante.

TOURO – um stelium em seu signo oposto vai lhe trazer a certeza de que você não vive sem amor, sem parceiros, sem clientes, sem interlocutores. Exalte-os, elogie-os, homenageie-os. E aproveite o altíssimo astral que rola na vida dele e que vai respingar na sua. No dia a dia pode haver questões de justiça e confrontos pra serem resolvidos.

GÊMEOS – o cotidiano e o ambiente profissionais entram em foco e se expandem, trazendo novas oportunidades, pessoas e negócios: aproveite! Mas mantenha a atitude alerta e não se deixe envolver pelo excesso de ansiedade. Criatividade, afetos e alianças estarão em alta. O futuro é promissor, sem não for com sede ao pote.

CÂNCER – lunação tão especial enaltece a criatividade e expande a sorte, os afetos e o charme, trazendo amor, alegria de viver e esperança de ano bem feliz. Mas não cultive o excesso de romantismo e nem seja piegas ou pegajoso. Temas familiares e cotidianos estão bastante ativados, mas cuide das parcerias. Não revide às provocações.

LEÃO – o stelium agita o lar e a família, estimulando-o a fazer reformas e mudanças em casa. Mantenha a chama acesa, a casa cheia de flores e o coração receptivo. Pode haver favorecimentos em negociações e dividas, além de forte atividade entre a mente, o discurso e os deslocamentos. Cuide dos documentos e papéis.

VIRGEM – lunação agita a mente, traz novas ideias, interesses, oportunidades, espaços e pessoas, gerando crescimento e pequenas viagens. É hora de se abrir para novos conhecimentos e de renovar o network. Cuide bem do bolso, das finanças em geral e das despesas extras em casa. E dê atenção aos amores, que estarão bem exigentes.

LIBRA – você já deve estar sentindo os efeitos positivos sobre suas finanças: novas propostas de ganho, expansão de atividades, maior produtividade. Aproveite a onda positiva que deve durar um ano! Marte em seu signo pede cautela e parcimônia nas relações domésticas e familiares. Parcerias atingem excelência e se coroam. Mental e negociações em alta.

ESCORPIÃO – o stelium de planetas recarrega suas baterias e o fazem atrair o que a vida tem de melhor. Esse ciclo trará novas chances e oportunidades de crescimento, além de sorte, saúde, amor, alegria e satisfação. Seu ano será maravilhoso e inesquecível! Mas não permita que o pessimismo se aproxime de modo algum.

SAGITÁRIO – logo após a lunação, os luminares adentram seu signo e passam a trazer os bons agouros que vem pressentindo. Fique atento à impulsividade para não cair em tentações que parecem irresistíveis, mas que trarão duras consequências às suas finanças. Mire no futuro e em breve verá a realidade se transformar pra melhor.

CAPRICÓRNIO – o stelium traz expansão e oportunidades claras para que seu futuro seja bem promissor: planeje-se. Seja através de novos grupos ou de colaboração social, o ciclo faz uma espécie de chamamento pra que se envolva mais. Desde já você vai provar o que a vida tem de melhor: as amizades. Não cutuque o leão com vara curta.

AQUÁRIO – o ciclo vai ser tão positivo pro seu profissional que talvez você nem acredite. E não perca tempo: aposte, arrisque, embarque, se expanda e se esbalde. O futuro continua prometendo a realização de seus projetos para breve: mantenha o foco e vá regando as sementes. Assuntos de justiça ou do exterior podem vir a aborrecê-lo.

PEIXES – na concentração de planetas que promete expansão intelectual seja física ou mental, estão incluídos seus dois regentes, Júpiter e Netuno, em ótima aliança entre si e Vênus: amor, sorte, expansão, prosperidade, viagens e sonhos realizados. Mas não cochile com os temas financeiros ou críticos, pra não comprometer o futuro.