Semana de 30 de maio de 2016

Enquanto fazemos essa coluna,  a Lua entra na fase minguante hoje,  dia 29 de maio,  às 9h13,  em Peixes,  signo que nos convoca a fazer um balanço completo das ultimas semanas,  levando em consideração o todo,  o entorno e todos os envolvidos e não apenas o nosso umbigo,  como é de praxe por aqui,  do lado de baixo do Equador.

Examine as atividades nas quais esteve envolvido,  as pessoas com quem cruzou nesse ciclo,  quais resultados conseguiu obter,  o que rendeu para os outros e o quanto a nossa sociedade caminhou e como. Seja sincero e honesto consigo mesmo,  com tudo e com todos. Reflita sobre o que ainda é possível fazer na próxima semana pra obter melhores resultados ao final do ciclo. Depois descanse,  planeje-se e prepare-se para o próximo.

Marte ou Ares na mitologia grega

Hoje, dia 29 de maio,  também temos a mudança de Marte de Sagitário para Escorpião,  já que ele caminha para trás. Isso deve ser notado pelas pessoas que tem posições no finalzinho de Escorpião,  de Touro,  de Leão e Aquário: alguma ação,  situação,  relação ou atividade deve emitir algum sinal. Fique atento,  aja,  reaja ou apenas observe: verá pequenos movimentos que indicam retomada de posições ou correções que ainda se pode fazer.

Consultamos os jornais de hoje e vimos algumas noticias inéditas tais como: frigorifico falido no Paraná volta a contratar…,  em abril,  pela primeira vez,  faltaram carros pra entregar ao mercado…,  economistas veem sinais de que estamos saindo do fundo do poço,  medidas que foram feitas ainda sob a batuta de Joaquim Levy começam a dar sinais de início de estabilização da economia…,  colunistas são unanimes em afirmar que medidas do governo apontam início da mudança…

Temos que concordar que são sinais diferentes dos que tínhamos nos últimos meses: é o planeta nos apontando que é tempo de mudanças. Ainda temos mais um mês do astro andando para trás,  mas seu retorno para o signo que rege deve apontar novos caminhos e direções mais claros e favoráveis,  o que não significa que serão fáceis nem leves. Mas já é uma grande coisa. Não vamos permanecer alienados. Estejamos atentos aos movimentos do céu x os movimentos da vida!

Outro sinal importante que seguimos ressaltando é o grande triângulo de terra formado entre Plutão,  o grande transformador,  Júpiter,  o grande benéfico e Mercúrio,  o grande negociador: excelente agouro para o crescimento a médio e longo prazos,  muito favorável por nosso país,  positivamente ativado pela figura geométrica perfeita,  que ainda deve perdurar no céu por toda a semana.

O sinal é favorável para os nativos do 2º decanato dos signos de terra e água. A saber: Touro,  Virgem,  Capricórnio,  Câncer,  Escorpião e Peixes. Depois,  Mercúrio se desconecta dos outros mandachuvas,  que ainda seguem aliados por todo o mês de junho e metade de julho. Bom,  né?

Sol e Vênus,  os alegres e benevolentes,  caminham juntos em Gêmeos por toda a semana. Apesar disso significar que ventos sopram a favor,  o casal faz parte de outra grande figura geométrica também presente no céu,  desta vez um quadrado quase perfeito,  formado entre eles,  Saturno,  o grande corregedor,  Netuno,  o grande sonhador e ilusionista e  o próprio Júpiter. Esse é o quadrado que sinaliza as enormes correções de rota que devem ser feitas no nosso país e vários outros locais,  tais como Venezuela e Turquia entre outros e,  nas vidas dos nativos do 2º decanato de Gêmeos,  Sagitário,  Virgem e Peixes. Mãos à obra!

Ainda por algumas semanas,  e todos estamos incluídos nisso,  temos muita lição de casa pra fazer,  segundo o velho sábio e experiente Saturno,  que só vai parar de fazer pressão no final de julho,  quando veremos sinais positivos mais claros e definidos. Até lá,  sigamos compenetrados a fazer as necessárias correções,  contenções,  restrições e ajustes. Boa semana a todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo,  que continuam as mesmas da semana passada. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – seu regente sinaliza que é hora de enfrentar a crise e resolvê-la. Triangulo continua a favorecê-lo concreta e financeiramente. É tempo de boas ideias.

TOURO – Mercúrio em seu signo continua a favorecer todos os seus passos em direção ao crescimento e à expressividade de seus afetos e criatividade: aproveite!

GÊMEOS – nativos do final do 10 decanato atentem para as ilusões e não sonhem acordados. Pessoal do 2º tem muito que enxugar ainda: mãos à obra!

CÂNCER – pessoal do 3º decanato fiquem ligados no movimento do trabalho cotidiano,  da saúde e dos afetos: é hora de enfrentar tais questões com afinco e radicalidade.

LEÃO – minguante mostra claramente quais são as áreas em crise: finanças,  criatividade e projetos futuros. Finanças têm boas chances no médio prazo: dedique-se.

VIRGEM – você é dos mais favorecidos e em vários campos. Mas se for do 2º decanato,  as áreas da família,  imóveis,  profissional e relacionamentos requerem atenção.

LIBRA – sua regente promove uma espécie de justiça cósmica. Mas não sem pedir algum esforço em troca: dedique-se à reorganização do dia a dia e da saúde.

ESCORPIÃO – se você é do finalzinho do signo,  sentirá que algo retorna para ser resolvido: aja com determinação e seja radical. Você tem um mês pra resolver de vez.

SAGITÁRIO – se for do 1º decanato sentirá sorte e afetividade,  mas não se deixe iludir. Se for do 2º,  há muito pra ajustar. Profissional e finanças em alta e estabilização.

CAPRICÓRNIO – se for do 2º decanato,  sabe que os novos tempos chegaram para ficar. Mas não desanime porque pode demorar um pouco pros efeitos ocorrerem.

AQUÁRIO – criatividade e afetos devem ser equilibrados com ajustes e acertos nos projetos futuros. Eixo finanças/economia em alta,  mas não se iluda. Só acredite vendo.

PEIXES – minguante pede que seja enérgico consigo,  com tudo e com todos. Profissional requer ajustes,  restrições e dedicação. Relações em alta,  mas não se iluda.

 

Semana de 23 de maio de 2016 – Lua Cheia em Sagitário

A semana está cheia de novidades. Ôba!

O Sol entrou em Gêmeos no último dia 20 e começa a influenciar positivamente no astral,  que tende a ficar naturalmente mais leve,  jovial,  comunicativo e ágil. Quanto à Lua,  continuamos sob a fase cheia,  que foi no sábado,  dia 21,  às 18h16,  em Sagitário.

A Lua estava conjunta a Marte e a Saturno,  os dois mais exigentes planetas do SS,  o que acentuou as tensões,  que pudemos verificar por exemplo na queda do avião no Mediterrâneo e nas fortes chuvas que ocorrerem por aí. Mas ainda devem influir pelo resto da semana aplicando suas exigências para que o que necessite de refação,  correção ou aperfeiçoamento aconteça e possamos caminhar pro final do ciclo com melhores resultados. Os nativos do 1º decanato de Gêmeos,  Sagitário,  Virgem e Peixes ou ainda quem tenha ascendente,  Lua ou planetas pessoais naquelas posições estarão sentindo mais fortemente as tensões e desafios em suas vidas. Olho vivo!

Mercúrio ou Hermes na mitologia grega

A outra novidade é a retomada do movimento direto de Mercúrio a partir de amanhã,  dia 23, que deve nos ajudar a pôr em ordem o ritmo da vida, dos negócios,  das finanças e dos relacionamentos. Um dos efeitos do retrógrado foi o recuo do presidente em exercício com relação ao Ministério da Cultura,  medida fundamental para o bom andamento de seu governo e popularidade e para a alegria de todos nós,  que não perderemos essa conquista. Bom,  né?

No dia 24 de maio é a vez de Vênus entrar no signo de Gêmeos,  o que nos deixa mais comunicativos, leves e charmosos. E o comércio também tende a dar uma melhorada,  mesmo que tímida. Na 4ª-feira, dia 25,  teremos a oportunidade de fazer bons avanços nos negócios,  finanças e economia,  já que a Lua estará conjunta a Plutão,  o todo-poderoso, potencializando o fértil triângulo de terra formado entre ele,  Júpiter,  o grande benéfico e Mercúrio,  o mensageiro ágil e negociador.

Devemos aproveitar bem esses próximos dias pra fazer a vida andar porque durante os feriados a fase minguante deve chegar com sede de conclusão. Apesar de ter sido um ciclo lento e confuso,  haveremos de colher alguma coisa dele. Portanto, nada como um dia após o outro! Valeu à pena esperar,  não valeu? Que tal fazermos um brinde à vida e à natureza? (Veja abaixo as tendências pro seu signo,  que continuam as mesmas da semana passada. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – final de semana pode ser um pouco tenso. Mas a semana promete muito com a Mercúrio incrementando a área dos negócios, finanças e ganhos. Invista!

TOURO – Mercúrio em seu signo promete retomar tudo o que estava parado ou derrapando,  sobretudo pros nativos do 2º decanato: crescimento e expansão à vista.

GÊMEOS – Sol e Vênus vão atrair bons ventos,  novidades e alto astral pra sua vida. Lua cheia pode trazer desafios nas relações dos nativos do 1º decanato. Olho vivo!

CÂNCER – Lua Cheia pode incomodar um pouco a sua sensibilidade: cuide-se. Semana aponta com novidades e sugere a retomada de projetos futuros que estavam parados.

LEÃO – Lua Cheia ativa o eixo afetos/amizades/projetos futuros: desafios à vista. Triangulo de terra traz expansão no profissional e nas finanças. Invista e colherá bem.

VIRGEM – aos poucos as coisas serão retomadas,  assumirão seus lugares e crescerão. Vida,   alegria e amores em alta. Lua cheia pede tato na área familiar: cuide-se.

LIBRA – cheia traz desafios com parceiros e irmãos: seja tático e paciente. Assuntos críticos encontram soluções e mudam seu vetor para o crescimento e a expansão. Bom!

ESCORPIÃO – cheia pode trazer gargalos e cobranças financeiras: cuide-se. Parceiros mudam totalmente de humor e se abrem pra suas propostas. Hora de negociar.

SAGITÁRIO – cheia em seu oposto evidencia as relações e pede muito tato e cautela. Profissional e finanças retomam ritmo normal em direção ao crescimento e ao futuro.

CAPRICÓRNIO – você continua com os ventos superfavoraveis e a partir de agora em ritmo muito mais firme em direção à grande expansão a médio e longo prazos.

AQUÁRIO – cheia acentua o eixo dos filhos/amizades/projetos futuros e pode trazer cobranças. Reveja. Ruídos em casa parecem estar passando e tudo melhora por ali.

PEIXES – cheia pode trazer sérios desafios profissionais: dedique-se. Parceiros retomam a boa vontade e as negociações agora tendem a fluir de vento em popa.

Semana de 2 de maio de 2016 – Lunação em Touro

O Sol já transita em Touro desde o dia 19 passado. Touro,  regido por Vênus,  que aliás também transita em Touro,  costuma degustar a vida de forma mais vagarosa e sensorial. Portanto,  vale prestar mais atenção a tudo e a todos e saborear cada momento com paladar e apetite. Já a Lua transita na fase minguante,  boa para colhermos os frutos e fazer um balanço do que foi alcançado neste ciclo,  além de planejar o próximo ciclo.

Lembremos que Mercúrio,  o pequeno informante do zodíaco,  caminha para trás desde o último 28 de abril,  o que pode trazer alguns descompassos para os assuntos que rege,  tais como o comércio,  as comunicações,  os transportes,  os aparelhos eletroeletrônicos,  documentos e papéis,  além dos regidos pelo signo de Touro:  finanças,  economia,  arte,  beleza e alimentação,  entre outros. O evento nos toca a todos,  mas é mais percebido pelos nativos do 3º decanato de Touro,  Escorpião,  Leão e Aquário.

 

Touro

 

E,  já no dia 6 de maio,  teremos a Lua Nova em Touro,  às 16h31. O ciclo apresenta seis dos dez planetas do SS em signos de Terra,  elemento que domina o plano físico,  da matéria,  das formas,  da realidade e dos sentidos físicos;  a terra rege nossas necessidades básicas,  materiais,  de segurança,  estrutura e proteção,  e costuma processar as coisas de forma vagarosa,  já que o plano físico demanda tempo para as coisas acontecerem. Sob essa lunação sentiremos que a realidade se apresenta de forma nua e crua,  que as necessidades batem à porta e que o ritmo dos acontecimentos estará baixo e lento.

Os luminares estarão juntinhos com Mercúrio de um lado e Vênus de outro. O ciclo todo deve se dar devagar porque estaremos pensando,  processando e agindo de forma lenta. Mercúrio em Touro nos torna tão preocupados com segurança,  sobrevivência e resultados,  que podemos comprometer o andamento e a agilidade dos processos. Mas nem por isso devemos desistir e sim investir nas atividades regidas pelo signo citados acima. Afinal Lua Nova propõe novas iniciativas.

Vênus

Vênus é a regente do ciclo e,  apesar de bem posicionada em Touro,  estará ligada ao romântico Netuno,  o que pode trazer gratas surpresas,  mas também ampliar ilusões,  expectativas e sonhos. O ascendente em Libra indica que o tema-foco será o dos relacionamentos,  quer sejam pessoais quer sejam coletivos. Marte,  o executivo,  caminha para trás em Sagitário e não podemos contar com ele para o exercício das relações nem tampouco para a tomada de decisões,  iniciativas, impulsos ou enfrentamentos. Tudo dependerá de nós mesmos. Força na peruca!

Entre os benévolos e expansivos Júpiter e Netuno,  está o velho e sábio Saturno,  tentando controlar os excessos,  os desperdícios,  os desmandos,  os delírios,  os golpes e as imoralidades: é proibido sonhar,  iludir,  blefar ou trapacear. Devemos nos ater à realidade,  ser objetivos e práticos,  mantendo os pés no chão. Por sorte,  Júpiter e Plutão se aliam ao stelium em Touro e prometem mudanças favoráveis,  quiça até alguns resultados concretos ainda neste ciclo;  mas tudo no ritmo do step by step. Portanto,  paciência e perseverança são as melhores atitudes a serem adotadas nas próximas semanas.  A boa notícia da semana é que Júpiter,  o planeta da sorte,  das chances e oportunidades retoma seu movimento direto também nesta semana,  o que alivia as trapalhadas do momento!  (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo  ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

Júpiter

 

ÁRIES – tudo tende a caminhar lentamente mas quem sabe ao longo do ciclo você possa ter boas notícias advindas das finanças e das negociações que terá que ativar com empenho e determinação. Seu foco ainda deve ser a justiça,  a expansão da mente e das fronteiras,  que foram obstaculizadas recentemente.

TOURO – Lua Nova em seu signo renova suas energias,  mas vai ter que fazer esforço dobrado para fazer as coisas acontecerem. Use sua sensorialidade e capacidade de avaliação da realidade e verá que sem enorme empenho,  as mudanças não ocorrerão. Por sorte,  sua regente Vênus vai ajudar. Nativos do 2º decanato mais favorecidos.

GÊMEOS – esse ciclo não deve agitá-lo muito. E,  em particular traz seu regente em passo retrógrado. Bem faria em baixar o ritmo e tentar ouvir as mensagens inconscientes que estão se processando no mais profundo de sua alma. E prepare um bom planejamento para o próximo ciclo,  cuja lunação será em seu signo.

CÂNCER – apesar da lentidão do ciclo,  sua regente Lua estará bem posicionada e vei ativar os projetos futuros. Mesmo com o ritmo esteja paquidérmico,  persevere firme e forte com seus planos. Conte com a ajuda dos amigos,  dos irmãos e dos parceiros. Dedique-se  empenho e, ao final do ciclo,  deverá colher bons frutos.

LEÃO – lunação deve promover algum movimento na área profissional. Se você  articular bem seus planos e projetos,  vai começar a ver resultados favoráveis em dez dias. Apesar de lentas,  suas colheitas devem gerar frutos financeiros também. Mas não sonhe acordado e mantenha os ânimos em alta. Quem sabe não vá se surpreender.

VIRGEM – lunação deve ampliar seus horizontes,  fronteiras e interesses,  trazendo-lhe novas perspectivas. Mas pode demorar um pouco pras coisas acontecerem. No entanto,  um belo triângulo,  encabeçado por Júpiter em seu signo,  promete favorecê-lo em especial. Cuide das relações familiares e domésticas com carinho.

LIBRA – sua regente Vênus promete advogar para que faça transformações importantes em sua vida,  com reflexos internos e externos; mas também no financeiro e no emocional, na casa e na família. Nada vai caminhar muito rápido,  mas você poderá se surpreender ao final. Cuide das relações com irmãos e vizinhos.

ESCORPIÃO – Lunação vai agitar suas relações,  parcerias e sociedades. Lembre-se de elogiar,  homenagear e fazer os outros se sentirem especiais em sua vida. No entanto,  é na área das finanças,  bens,  posses e valores que deve se empenhar ao máximo pra que voltem a funcionar normalmente logo. Seja radical nas mudanças e atitudes.

SAGITÁRIO – lunação deve focá-lo foco no seus dia a dia em que temas como saúde e relações no ambiente de trabalho ganharão evidencia. Não espere resultados para breve,  mas conte com algumas mudanças positivas ao longo do ciclo. A vida tem lhe exigido esforços: enxugue,  economize energia e aproveite os recursos de que dispõe.

CAPRICÓRNIO – contrariando tudo, esse ciclo deve ser gostoso pra você e estimular os assuntos mais legais da vida:  amores, criatividade,  lazer,  filhos ou obras. Não espere rápidas mudanças,  mas considere-se um dos três mais favorecidos do momento. E aproveite pra gozar a vida,  sentir a alegria de viver e de oferecer amor aos que ama.

AQUÁRIO – Lua Nova agita seus interiores,  relações íntimas e familiares. Mas se mantiver sua atenção em alta e sua expectativa em baixa,  poderá ver as coisas se transformarem a seu favor tanto na segurança emocional quanto nas finanças. Dedique atenção aos amigos,  ao profissional e aos projetos futuros.

PEIXES – ciclo vai ativar as áreas intelectual,  além das sociedades e parcerias,  a dos projetos futuros,  vendas,  negócios,  trocas,  contratos e transações de todo tipo. Bom,  né? Você terá tempo de articular o que for necessário e de ver que será possível fazer boas e favoráveis colheitas conforme o tempo passa.