Semana astrológica de 17 de abril de 2016

Essa coluna está sendo escrita durante a votação da admissibilidade do processo de impeachment da Presidente da Republica. Estamos atravessando a fase crescente da Lua,  embora não teremos condição de constatar seus efeitos com muita eficácia.  Essa fase lunar se presta a driblar os primeiros obstáculos do ciclo e a seguir em frente com nossos intentos e propósitos,  tentando que eles cresçam o máximo possível. Na fase da Lua Cheia,  tais iniciativas tendem a mostrar seus primeiros resultados.

No entanto,  esse ciclo está comprometido pela retrogradação de Marte,  que tem inicio neste domingo,  dia 17 de abril,  coincidindo com a votação do impeachment da Presidente da República. Coincidência?!? Claro que não! Isso é sincronicidade,  ou seja,  dois eventos de mesma qualidade que ocorrem ao mesmo tempo. O planeta Marte é regente do lugar que representa o Poder Executivo do mapa do nosso país. Ou seja,  no caso do Brasil,  podemos ver claramente aonde esse transito vai incidir: na mudança de poder.

Explicando melhor pra quem está lendo essa coluna pela primeira vez,  Marte é o planeta que rege nossa capacidade de agir,  reagir,  tomar iniciativas,  criar,  inventar,  nascer e renascer. Quando ele entra em retrogradação,  passa 80 dias andando para trás e isso tem reflexos sincrônicos em nossas vidas e nosso dia a dia. Dependendo de onde o planeta incide sobre o nosso mapa astral de nascimento,  sentimos alterações,  paradas bruscas,  descontinuidades,  retardamentos e etc… e pode demorar algumas semanas para que o assunto retorne à normalidade.

mapa geográfico do Brasil

No caso do Brasil,  o transito afeta a todos nós brasileiros e devemos estar atentos,  ligados e torcendo para que se encontre a melhor solução para o nosso país. Sabemos que não dá pra depender dos governantes que só pensam nos seus próprios umbigos. Portanto,  cabe a nós fazer corrente positiva pra que a melhor solução seja encontrada.

A partir de amanhã,  18 de abril,  saberemos para onde caminha ou não nosso destino coletivo. No entanto,  a vida continua e devemos nos empenhar pra que nossos intentos pessoais possam culminar na Lua Cheia que ocorrerá no dia 22,  às 2h25 em Escorpião. Lua Cheia que também coincidirá com a posição natal do planeta Marte do mapa de nosso país,  regente do Meio do Céu como já dissemos,  o lugar que representa o Poder Executivo.

Essa Lua Cheia é conhecida como Lua de Wesak ou Festival da Iluminação de Buda,  que personifica a expressão da Sabedoria de Deus e da Luz para alguns povos orientais e budistas. Este Festival ocorre quando o Sol está no signo de Touro e a Lua Cheia em Escorpião. Esses povos acreditam que é nessa Lua que Buda pode retornar a Terra e o Wesak é uma festa religiosa/espiritual em que se comemora essa libertação,  esse despertar e esse possível retorno de Buda ao lar.

É sempre positivo que em toda Lua Cheia,  possamos nos alinhar com as forças cósmicas através de nossos Mestres e anjos de guarda,  a fim de entrar em contato com a essência iluminadora deste evento mensal. Mas essa Lua Cheia é mais especial para realizar qualquer ritual dessa natureza. Portanto,  vamos aproveitar o momento e pedir paz,  iluminação e consciência!

Passada essa semana,  que certamente será estressante,  aproveite os feriados para recuperar as energias,  descansar e planejar a retomada das atividades na semana que começa em 25 de abril.

No entanto,  outro evento especial ocorrerá na semana seguinte,  que é a retrogradação do planeta Mercúrio,  o mensageiro. Esta sim é bem mais comum,  mas de qualquer modo,  também vai nos afetar a todos,  porém mais especialmente os nativos do 3º decanato de Touro,  Escorpião,  Leão e Aquário.

Como sempre,  por reger assuntos como comércio,  comunicação e telecomunicações,  transportes,  papéis e documentos,  além da fluência e da tramitação de qualquer processo ou procedimento,  Mercúrio nos convida a perceber aonde esse transito vai operar em nossas vidas e a tentar minimizar seus efeitos. Entre 28 de abril e até 22 de maio devemos estar bem atentos e evitar a assinatura de contratos,  procedimentos cirúrgicos ou negociações de grande monta,  aguardando o planeta retomar seu movimento direto.

Portanto,  as próximas semanas tendem a ser muito vagarosas e a exigirem de nós muita paciência e tolerância. Pois que as tenhamos! (veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também).

ÁRIES – os temas que estarão em foco serão os que se relacionam com seus propósitos,  valores,  filosofia de vida e justiça,  além de concursos públicos,  estudos superiores e novos horizontes. Tudo isso pode ser afetado pelo estancamento de Marte,  seu regente. Já Mercúrio incidirá sobre as finanças: acione paciência e perseverança.

TOURO – Lua cheia em seu oposto coloca as relações, parcerias e sociedades em evidencia. Até lá,  poderá sentir algum tranco em assuntos que se tornem críticos,  sejam emocionais ou econômicos. Já Mercúrio deve atingi-lo em assuntos físicos,  pessoais ou relacionados a filhos e mais especialmente os nativos do 3º decanato.

GÊMEOS – seu foco deve ser o relacionamento com parceiros,  sócios e clientes,  que podem vir a sofrer alguma mudança brusca,  alteração,  estancamento: fique atento. Lua Cheia atinge o dia a dia,  a saúde e o ambiente de trabalho e as energias por ali chegam ao auge. Já Mercúrio atinge setor que não deve afetá-lo muito. Bom,  né?

CÂNCER – Lua Cheia vai iluminar os afetos,  amores,  criações,  obras e filhos: comemore!  Mas seu foco deve continuara sendo o trabalho cotidiano,  sua agenda,  cuidados com a saúde,  relações com patrões e empregados: empenhe-se muito nesses temas nos próximos meses. Mercúrio avisa que projeto futuro pede dedicação e ordem.

LEÃO – continue atento aos afetos,  à criatividade,  questionamentos profissionais e filhos: algum desses temas tende a mudar bruscamente. Lua Cheia ilumina seus interiores,  família e assuntos domésticos: aproveite,  medite,  reflita,  descanse. Mercúrio tende a ralentar projeto profissional no qual vem trabalhando:  fique ligado.

VIRGEM – a Lua no céu estará em seu signo no dia 17:  fique ligado porque estará mais sensível e vulnerável,  principalmente se for do 1º decanato: lar e família em foco. Lua Cheia ilumina relação com comunicação,  aprendizado,  irmãos,  clientes e vizinhos. Já Mercúrio atinge setor de justiça,  estudos superiores,  fronteiras e viagens.

LIBRA – fique atento à comunicação,  trânsito,  transportes,  acordos,  contratos,  papéis e relações com irmãos,  colegas e vizinhos: algo por ali pode entrar em colapso de repente. Lua Cheia ilumina finanças,  bens,  posses e valores. Já Mercúrio atinge setor crítico onde alguns assuntos que parecem caminhar podem vir a inverter tendências.

ESCORPIÃO – próximas semanas serão agitadas pra você e seus parceiros. Seu regente Marte deve trazer algum descompasso na área das finanças. Lua Cheia será em seu signo e você deve comemorar a sorte de ter boas parcerias. Já Mercúrio retrograda no signo oposto e algum relacionamento deve entrar em cheque. Dedique-se.

SAGITÁRIO – o fato de Marte retrogradar em seu signo significa que algo chegou ao limite mas precisa ser repensado para que aconteça sob melhores condições e formas no futuro:  1º decanato em foco. Já Mercúrio vai trazer descompassos e atrasos no cotidiano,  saúde,  ambiente e relações de trabalho:  vá se preparando.

CAPRICÓRNIO – você será o mais privilegiado nesse movimento de Marte em ré: nada vai lhe afetar muito. Lua Cheia ilumina o eixo dos afetos,  filhos,  amigos,  criatividade e lazer. Quer mais?  Pois então comemore o amor. Já Mercúrio deve remexer justamente em sua relação com afetos,  filhos e obras: vá repensando tudo isso.

AQUÁRIO – Marte avisa: você já deve ter notado que algumas amizades precisam ser repensadas e que algum projeto futuro deve ser mais bem elaborado: faça isso. Lua cheia ilumina eixo do lar/família versus profissional: comemore sua sorte. Já Mercúrio vai lhe propor que repense algum tema dentro de casa e ou com seus íntimos.

PEIXES – é na área profissional,  no seu status e na sua posição no mundo que Marte o convida a rever planos e projetos. Lua cheia ilumina o eixo do conhecimento,  estudos,  viagens,  relação com fraternos e colegas: comemore. Já Mercúrio avisa que as comunicações,  o tráfego de veículos ou informações e network,  devem ser revistos.

 

 

 

 

 

 

Semana de 4 de abril de 2016 – Lunação em Áries

Estamos vivendo a fase minguante da Lua,  indicada pra arrematar as questões nas quais estamos envolvidos. Tenha como meta dar acabamento ao que puder e analisar os resultados obtidos até o próximo dia 5. A partir dali,  tente se preparar para a Lua Nova que acontecerá em Áries no dia 7 de abril,  às 8h31. Áries é o primeiro signo do zodíaco,  momento em que o ano realmente começa.

Constelação de Áries

Tivemos o ingresso do Sol em Áries,  marcando o Equinócio de Outono e o início do ano astrológico de 2016 no último dia 20 de março. Mas é agora que temos a primeira lunação nesse signo,  que é muito propício pra investir em novas iniciativas,  novos empreendimentos,  projetos ou negócios que possam se sustentar pelo ano afora. O signo nos contempla com forte dose de energia física e moral,  poder de decisão e direção,  determinação,  coragem e objetividade pra começar grandes empreitadas. Por isso,  é hora de agir e de investir!

Nesta lunação,  os luminares estarão em conjunção com Urano,  em harmonia com Saturno e em tensão com Plutão,  sugerindo fortes transformações durante o ciclo. Devemos estar atentos na relação entre o sonho e a realidade pra não nos iludirmos demais. E devemos nos cercar de cautela,  não nos precipitar e agir calcados num planejamento. Plutão em Capricórnio e Júpiter em Virgem estão unidos ao ascendente da lunação que é Touro,  para nos ajudar a manter os pés firmes no chão e investir em projetos de longa duração.

Sol e Lua juntos em Áries

Atenção:  o casal Vênus e Marte caminha unido em signos de fogo,  juntamente com Saturno,  o que nos reforça a força de vontade,  mas também demonstra que há muita ansiedade e pressa pra se chegar a algum lugar:  será que sabemos pra onde estamos indo?  Ou estamos galopando,  voando sem controle,  sem comando nem direção?

Reflita sobre o fato de que a civilização na qual vivemos parece nos empurrar atabalhoadamente para uma vida sem reflexão,  sem sentido ou significado. É hora de repensar os propósitos e valores disso tudo e de saber pra onde nos encaminham,    sugere Mercúrio – o mensageiro – que sozinho,   vagueia solto e sem rumo no espaço! Não aja por impulso!

Talvez seja por isso que a retrogradação de Marte venha tanto a calhar. Em Sagitário desde o dia 6 de março último,   o executivo do céu deve retrogradar a partir de 17 de abril. Desde então,   o planeta da ação,  da luta e da sobrevivência vem dando sinais do quê ou “dos quês”,   em termos coletivos /universais ou em nossas vidas particulares,  deve sofrer um descompasso,   uma parada,   um adiamento ou inação.

O casal Ares e Afrodite, ou Marte e Vênus

A retrogradação de Marte é muito especial porque se dá somente a cada dois anos,    gerando uma exceção,  já que o planeta é o motor de arranque do céu,  responsável pelas ações,  iniciativas,  começos e recomeços. Andando para trás,  o astro exige  contenção,   arremetimento,   reflexão e reavaliação das frustrações que deve ocasionar. É claro que estamos falando de algo que só ocorre numa das doze áreas de nossa vida,   onde as coisas devem ficar estagnadas. Mas cabe a nós saber qual delas é e como devemos agir ali pra restaurar as coisas ao longo do próximo trimestre  (veja texto do seu signo solar).

Como o evento dura 80 dias,  não convém iniciar projetos,  relacionamentos,  negócios ou parcerias nesse período e naquele determinado assunto;  também não convém mudar de casa ou escritório,   assinar contratos,   fazer cirurgias ou procedimentos radicais,   salvo em situações de emergência,   é claro. Portanto,    temos pouco mais de uma semana pra dar início aos nossos projetos de médio e longo prazo.  Já os de curta duração nem terão tempo de se sustentar porque serão atropelados pelo referido astro.

Como Marte é também o senhor da agressividade e da autodefesa,   quando distorcido,   pode gerar reatividade e belicosidade exageradas. Isso é especialmente importante para nós brasileiros,   já que no mapa do Brasil,  o planeta vai mexer com a Lua do mapa do nosso país,   que representa o povo,   já dividido diante dos fatos e acontecimentos que estamos vivendo atualmente. Recomenda-se acionar a calma,   a cautela,    a paciência e a tolerância pra atravessarmos o próximo trimestre com a resiliência necessária. Desejo a todos muita consciência e reflexão nesse momento histórico tão relevante em nossas vidas!  (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,   se você conhece o seu signo  ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – seu signo e regente demandam bastante atenção no período. A lunação vem com força total,  mas propõe que você faça mudanças radicais em sua vida tanto no que tange o pessoal e o profissional,  como também no que tange seus propósitos,  valores e filosofia de vida. Os relacionamentos parecem caminhar bem,  mas não custa cuidar deles com bastante carinho.

TOURO – essa lunação costuma não afetá-lo muito. Mas saiba que uma grande aliança entre Júpiter e Plutão favorece os nativos do 2º decanato do seu signo:  aproveite esse momento de expansão,  amor e criatividade. Examine se algum tema em sua vida não está beirando o exagero ou correndo sem limites. Pode ser emocional ou econômico-financeiro. Reflita.

GÊMEOS – esse ciclo ativa seus projetos futuros,  suas amizades e participação em grupos sociais. Tais temas tendem a sofrer uma aceleração e ou mudanças radicais. Mas o foco de suas atenções deve ser mesmo as relações: alguma delas pode se alterar e inverter o sentido de repente. É provável que você já saiba qual. Que tal tentar amenizar o impacto?

CÂNCER – lunação se dá na área profissional e vai trazer novidades,  mudanças e aceleração dos eventos por ali. Empenhe-se pra colher bem!  E fique atento às parcerias que se relacionam com tais negócios. No entanto,  é no dia a dia que deve dar maior atenção: o ambiente cotidiano,  a saúde ou a relação com patrões ou empregados pode sofrer alteração radical.

LEÃO – o ciclo estimula a expansão da mente,  das fronteiras do conhecimento,  de novos interesses e relações: justiça,  expansão e novidades positivas podem se acelerar por ali. Fique de olho nos seus afetos,  na criatividade e nos questionamentos que vem fazendo sobre tais assuntos. Mantenha os pés no chão. Finanças podem anunciar crescimento e estabilização.

VIRGEM – é no ambiente familiar e doméstico que a retrogradação deve mudar algo. É provável que você já esteja prevendo que algo não caminha bem e em compasso distorcido. A lunação deve acentuar sua percepção a respeito e vir a promover algumas mudanças que devem ocorrer em função de tudo isso. Seja radical e tenha coragem de empreendê-las.

LIBRA – Lua Nova se dá no signo oposto e deve estimular seus relacionamentos. Mas lembre-se que a bola da vez é o outro e,  a tal ponto,  que sua regente também se encontra por ali: elogie,  homenageie e agradeça pelas parcerias de que desfruta. Fique atento ainda às relações domésticas e familiares,  às finanças e principalmente às relações com irmãos e vizinhos.

ESCORPIÃO – a lunação deve ativar o ambiente profissional,  o dia a dia,  a saúde e a relação com patrões e empregados. Uma correria danada pode se instalar por ali: estabeleça algum domínio sobre a situação e aproveite as oportunidades de fazer mudanças radicais por ali. Mas é na área das finanças que você deve manter o foco e estar muito atento às inversões.

SAGITÁRIO – a presença dos planetas mais severos em seu signo perdura. Isso indica um período de autoanálise: entregue-se a isso. Nativos do 1º e 2º decanatos devem estar atentos aos principais aspectos da vida: pessoal e saúde. Algo vem dando sinais de exagero e poderá sofrer inversão de tendência em breve. Lunação estimula afetos e criatividade: dedique-se.

CAPRICÓRNIO – lunação atuará n o âmbito familiar e doméstico e deve promover novidades e mudanças radicais por ali: transforme-se internamente também. Há um aspecto favorável de crescimento que chama sua atenção para novos interesses,  assuntos e conhecimentos. Valorize a intuição e os sinais que a vida manda,  preciosos pro seu crescimento espiritual.

AQUÁRIO – nesta lunação os luminares estão em conjunção com seu regente,  o que é muito significativo pra você. Os temas estimulados são a mente,  o pensamento e as novas ideias que podem surgir vindas de si mesmo ou do contato com novas pessoas que chegarão na sua vida. Projetos futuros ou amizades que vinham caminhando bem podem se inverter repentinamente.

PEIXES – essa lunação ativa fortemente as finanças e a produtividade sugerindo novos ganhos ou novas formas de ganhar dinheiro. Somando-se  a isso que o setor profissional também se encontra ativado: mudanças,  inversões ou estancamentos podem ocorrer por ali. Fique ligado porque o assunto já vem dando sinais. Relações com parceiros,  colegas ou irmãos fluem bem.