Semana de 21 de março de 2016 – Lua Cheia com eclipse de novo

Estamos atravessando a fase crescente da Lua e nos encaminhando para a cheia. E realmente vimos os ânimos se exaltarem e as tensões entrarem em notável ebulição desde a Lua Nova.

Marte,  o executivo do céu,  vem sendo o principal indicador do aumento de temperatura das últimas semanas,  desde que entrou no signo de Sagitário no dia 6 passado.  Mas está na hora de revelar que Marte vai ficar praticamente no mesmo lugar em que está até final de setembro.

O planeta Marte

Isso porque ainda vai caminhar até os 8 graus de Sagitário e em 17 de abril inicia um movimento retrógrado que dura 80 dias,  retornando até os graus finais de Escorpião em final de junho. Só então o planeta retoma o movimento direto. Mas só vai readentrar o signo de Sagitário em 2 de agosto,  retornando e ultrapassando o grau 8 só no final daquele mês.

Portanto, o clima e os fatos que estamos vivendo,  sejam em níveis pessoais,  econômicos,  sociais,  políticos ou coletivos,  só devem encontrar solução e harmonia entre agosto e setembro próximos. É preciso ter muita calma,  tolerância,  parcimônia e responsabilidade com tudo e com todos: estamos no mesmo barco. Paciência e olho vivo são bem vindos!

Esse trânsito de Marte recai sobre todos nós,  uma vez que atinge pontos sensíveis do mapa natal do Brasil,  mas em especial,  toca os nativos do 1º decanato de Sagitário,  Gêmeos,  Virgem e Peixes seja de Sol,  de Lua,  Ascendente,  Meio do Céu ou planetas pessoais. Esses nativos já devem estar sentindo tais efeitos em suas vidas pessoais. Por isso,  de agora em diante não cutuquem o leão com vara curta pra não piorar ou colapsar mais a situação.

Cabe informar que o mapa do Brasil está bem ativado por Saturno,  o velho sábio,  exigente e corregedor,  que deseja tudo certinho e nos mínimos detalhes,  bem como por outros movimentos celestes: atravessamos momento de grandes transformações tanto no cenário político quanto no sociocoletivo. Mas tais transformações,  pra serem profundas e consistentes,  não devem acontecer da noite para o dia. Cabe a nós,  povo brasileiro manter a calma,  estar atento e ser solidário ao nosso país e à democracia.

No dia 20 de março,  teremos o ingresso do Sol em Áries,  marcando o Equinócio de Outono no hemisfério sul e de Primavera no norte. O evento será às 4h31 (horário em Londres) e marca o início do ano astrológico de 2016. Mas a entrada do Sol em Áries,  sempre eleva um pouco mais a fervura do caldeirão,  principalmente no Brasil,  que tem forte posição planetária no início daquele signo: novidades na política e na economia!

O casal Marte e Vênus,  planetas associados aos relacionamentos,  continuam em atrito no céu,  o que já vem ocorrendo há semanas e que se

Lua Cheia

traduz por relações conflituosas,  baixo nível de entendimento,  falta de paz e harmonia. Além da oscilação econômica,  devemos ter restrições concretas de todo tipo,  já que Vênus caminha rapidamente e deve entrar em conflito nessa próxima semana com o velho sábio Saturno.

A Lua cheia será no dia 23 de março às 9h02 em Libra e vai coincidir com um eclipse lunar,  momento em que o passado fica eclipsado e o futuro tende a se acelerar. O evento atinge a todos nós,  mas mais especialmente os nativos de Libra e Áries,  Câncer e Capricórnio do 1º decanato. O foco será os relacionamentos em geral,  mas também podem ser atingidos temas como paz,  justiça,  harmonia e diplomacia. A fase crescente da Lua costuma conduzir os assuntos que estão em curso ao auge e nos possibilitar ver com clareza pra onde caminham e,  se será necessário fazer alguma interferência para obter melhores resultados.

A boa noticia é que em meio a todos esses desafios e contratempos,  o mapa da Lua Cheia revela um triangulo bem positivo entre Plutão,  o poderoso e Júpiter,  o expansor,  que em signos de terra,  acenam com melhorias econômicas a médio prazo. Oxalá!  (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – a partir de domingo,  você passa ser o protagonista do mês: energias estarão em alta mas também os ânimos,  sendo que os relacionamentos serão o maior foco. Ainda bem que seu signo se harmoniza com seu planeta regente nesse momento e assim você estará mais preparado pros desafios que se apresentarem.

TOURO – sua regente se encontra em pé de guerra com Marte? E você está em pé de guerra com alguém? Sejam eles,  parceiros,  irmãos,  colegas ou vizinhos,  tente resolver ou amenizar a questão porque a tendência é enrijecer mais ainda em breve: esteja flexível. Cheia exalta a saúde e o cotidiano. Olho vivo.

GÊMEOS – Lua Cheia se aplica em setores muito gostosos como o da criatividade,  dos afetos,  sexo,  amizades e projetos futuros. As coisas tendem a se acelerar daqui em diante. Por isso, não permita que outros assuntos atrapalhem o bom andamento daqueles. Cuide com o excesso de palavras. Relações em geral continuam merecendo a maior atenção.

CÂNCER – sempre que temos alguma fase especial da Lua tal como um eclipse,  você é o maior atingido. Desta vez será no setor familiar em que algumas tendências devem se acelerar. Se for para o bem,  que ótimo. Senão,  tente melhorar as relações por ali. Saúde e justiça são outros temas em foco,  fique de olho. Profissional pode fluir bem se se dedicar.

LEÃO – Sol em Áries se harmoniza bem com você. Saturno e Marte incidem sobre os temas pessoais,  vocacionais e afetivos,  eventualmente sobre os domésticos também. Você deve atender às suas exigências e ter paciência para ver os resultados. Pode demorar alguns meses. Cheia promete semana agitada.

VIRGEM – Lua Cheia ativa as finanças e o setor econômico. De quebra,  o emocional  pode estar com a temperatura elevada também. Cabe manter a calma,  a atenção e a tolerância. Mas é no familiar que Saturno e Marte fazem as maiores exigências,  sejam  internas,  familiares ou afetivas: procure atende-las. Pessoal do 2º decanato com a vida em alta a médio prazo.

LIBRA – Lua Cheia em seu signo deve acelerar tendências que você já vinha sentindo. Isso pode ser muito bom,  desde que você esteja ciente da situação. O foco são as relações em geral,  mas as afetivas e societárias estão em maior evidência. Cuide da saúde e não se exceda. Lembre-se de que palavras demais,  mesmo que tenham boas intenções podem até causar guerras.

ESCORPIÃO – Lua Cheia atinge o dia a dia,  sua saúde e sua agenda,   que vão ficar agitadíssimos nos próximos dias. Saturno e seu regente Marte fazem exigências nas finanças que devem oscilar bastante nos próximos meses: olho vivo porque o processo de estabilização vai ser longo. Ponha atenção nos relacionamentos e lembre-se que seu pavio anda curto e afiado.

SAGITÁRIO – Cheia ativa os eixo dos amores /amizades e deve trazer novidades,  acelerar relacionamentos e projetos futuros com tendências positivas. Marte e Saturno exigem energia,  disciplina e foco no pessoal e na saúde: acione a paciência. Finanças e profissional estarão em alta mas podem trazer imprevistos. Dedique-se aos familiares.

CAPRICÓRNIO – Cheia traz bons ventos nos assuntos pessoais,  profissionais,  familiares e domésticos: aproveite a aceleração e faça as coisas acontecerem. Mas fique de olho nos imprevistos ou novidades inesperadas. Talvez o lar esteja precisando de mudanças mais definitivas e ou de infraestrutura: invista.

AQUÁRIO – o eixo do pensamento,  novas ideias e ideais estará agitado na próxima semana: boas notícias,  aceleração de planos, novidades. Projetos futuros se adiantam,  mas fique de olho porque algo pode travar em breve por ali. Amizades também podem sofrer a mesma tendência. Que tal prestar atenção aos gastos atuais: futuro próximo pode ficar mais restrito.

PEIXES – Lua cheia ativa o eixo finanças x economia: há que prestar atenção tanto às entradas como às saídas rápidas. Ganhos novos e extraordinários podem surgir,  mas fique atento. Relações afetivas e profissionais pedem muita atenção: não economize esforços e disciplina. Se está se sentindo frágil,  recolha-se e proteja-se um pouco. Deixe o tempo passar.

 

Semana de 7 de março de 2016 – Lunação + eclipse em Peixes

A nova lunação será no dia 8 de março às 22h56,  em Peixes. E vai coincidir com um Eclipse Solar Total,  momento de ficar bem atento e ser mais cauteloso com tudo à nossa volta. Até lá temos duas novidades: Mercúrio,  o mensageiro,   que entra no signo de Peixes e Marte,  o executivo,  que entra em Sagitário. O primeiro,  o planeta do pensamento e da capacidade de realizar processos mentais,  nos torna  emocionalmente mais inteligentes além de mais receptivos às pessoas e mais sintonizados com o entorno.

Já o Marte,  o planeta da ação e da capacidade de ir à luta pra defender nossas ideias,  crenças,  desejos e metas,  torna-se mais impetuoso e desbravador em Sagitário: nada pode nos impedir de conquistar o que queremos. Por isso mesmo,  cuidado pra não entrar em batalhas inúteis.

Até que a lunação se realize,  use os próximos dias pra analisar o que foi atingido nesta que termina e pra planejar a seguinte,  que em Peixes,  deve privilegiar assuntos humanitários,  sociais,  coletivos,  criativos e artísticos.

A Lunação/Eclipse é o alinhamento perfeito entre Sol,  Terra e Lua,  de modo que algum deles fica escondido. Eclipsar ou desaparecer,  obstruir,  enfraquecer,  provoca acelerações,  acentua crises ou traz inversão de tendências. Neste caso,  o eclipse oculta o Sol – ou a luz,  a clareza,  a consciência -,  que desaparece atrás do disco lunar,  evidenciando a Lua,  o passado: situações,  atividades,  relacionamentos,  ideias,  sentimentos e hábitos ressurgem mais atraentes do que nunca,  para que façamos uma escolha inovar ou repetir entre. Este eclipse afeta especialmente os nascidos no 2º decanato de Peixes,  Virgem,  Gêmeos e Sagitário. Seus efeitos começam a dar sinais um mês antes e perduram por 6 meses.

Quanto à lunação em si, quem está no comando da lunação é Saturno, que paira no ascendente da lunação em Sagitário,  vigiando e controlando tudo. Marte também se encontra por perto,  mas avisa que algo ainda não está pronto para ser posto em prática: não tenha pressa,  espere amadurecer.

Constelação de Peixes

Saturno,  o velho sábio e corregedor,  costuma apontar o dedo pra tudo, ser muito exigente,  querer de nós alta performance e dedicação plena pra qualquer assunto. Neste ciclo,  teremos que focar em qualidade,  fazer economia,  aceitar as regras dos mais poderosos,  nos enquadrar no sistema e trabalhar! Plante sementes com esses intuitos. E lembre-se que Saturno também premia quem faz bem a lição de casa. Se houver dedicação,  podemos colher bons resultados,  afirma ele. Ao se harmonizar com o criativo Urano em Áries,  o velho sábio indica que é tempo de usar toda a nossa criatividade pra renovar!

No mapa da lunação,  o velho sábio pressiona não apenas os luminares,  mas também Quíron,  o grande curador e Júpiter,  o generoso expansor,  o que se traduz por eu quero crescer mas não consigo,  quero avançar mas não posso,  quero expandir, mas não me deixam: pressões,  apertos,  enxugamentos,  desafios e eliminação do supérfluo a curto prazo,  serão necessários. Devemos ficar apenas com o mínimo,  com o osso,  com a estrutura. O resto deve ir embora. E devemos ficar de olho na saúde pública e nos cuidados necessários pra debelar os vírus que estão por aí: não há estrutura pra cuidar de todos os necessitados. Vemos ajudar e fazer a nossa parte?

Saturno na mitologia grega

Há outra tensão no ar,  desta vez entre Marte e Vênus,  os planetas dos relacionamentos,  o pode se traduzir por relações conflituosas,  baixo nível de entendimento,  de paz e harmonia,  restrições materiais de todo tipo. Como Peixes é o signo daqueles que sofrem calados por terem um alto nível de compreensão espiritual,  o astral parece adequado pra exercitar essa grandeza.

Mas não temos que nos contentar só com isso. Há outras oportunidades trazidas ainda pelos luminares,  que aliados ao Plutão,  indicam que é tempo de grandes transformações: ousemos fazê-las!  Plutão,  o senhor das transformações inevitáveis,  continua se estranhando com Urano,  o rebelde criativo,  acenando com mudanças coletivas profundas. Será um ciclo de desafios reais e concretos. Frente a  frente com Júpiter,  os luminares anunciam que se fizermos tais revoluções com coragem, haveremos de começar a crescer. Portanto, vamos arregaçar as mangas,  criar,  inventar,  dar tratos à bola e fazer dos limões,  uma boa limonada? (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – por mais incrível que possa parecer,  essa lunação não vai afetá-lo muito. Mas vai ter que pôr a mão na massa como todo mundo. Urano em seu signo se une a Saturno e o convoca a inovar! Pense nisso quando for traçar os planos da próxima lunação que será em seu signo. Até lá,  lembre-se de melhorar o humor porque seu regente anda forte e apimentado.

TOURO – Lua Nova aciona setor de projetos futuros e  exige que você pense bem antes de agir,  já que Vênus,  sua regente está pressionada,  assim como você também deve estar. Dedique-se a debelar a crise na qual se encontra,  seja emocional ,  material ou profissional. E só depois invista nos planos futuros. Tudo deve ser feito de forma enxuta: nisso você é craque.

GÊMEOS – o novo ciclo ativa o setor profissional,  onde terá que ser muito competente pra atingir resultados favoráveis. É que Mercúrio,  seu regente está espremido por Netuno,  o sonhador inveterado,  e sugere que cuide dos seus pensamentos,  atentando para o alto nível de confusão e negação da realidade. Os relacionamentos podem vir a ser um grande desafio.

CÂNCER – dedique-se a repensar seus propósitos,  aprofundar seus valores e rever suas crenças. Como tudo isso pode ser mais bem adaptado ao seu dia a dia e às novas atividades que vem desenvolvendo? A saúde também deve ser um foco:  melhore a qualidade do seu sono,  da alimentação,  do descanso. E cuide das crises financeiras,  que devem ser debeladas de vez.

LEÃO – esse ciclo de lunação costuma ser desafiante pra você e esse não foge à regra. Saturno propõe que use seus talentos e criatividade pra resolver as inúmeras crises que se apresentem sejam elas físicas, financeiras, econômicas, emocionais ou espirituais. As parcerias profissionais serão bem-vindas, mas tenha boa vontade e bom humor pra tratar bem as pessoas que cruzar.

VIRGEM – essa lunação vai ativar o signo oposto,  suas parcerias,  afetos,  sociedades. Você vai questionar profundamente a qualidade desses relacionamentos. Tenha certeza de que condizem com seus propósitos e valores ou se estão apenas tirando o seu sossego. Mas lembre-se de ser gentil. Você é o único do zodíaco que continua crescendo apesar da crise. Aproveite!

LIBRA – Lua Nova vai agitar seu dia a dia,  sua agenda,  seus ritmos cotidianos ou sua saúde. Seu maior desafio será a disciplina que terá que manter pra dar conta da enorme demanda que existe por ali. Sua criatividade anda em alta,  mas será preciso pôr ordem nas ideias antes de colocá-las em prática. Os parceiros,  apesar de excêntricos,  podem ser de grande ajuda.

ESCORPIÃO – o ciclo vai  ativar o lugar gostoso,  criativo e afetivo do seu mapa. No entanto,  as finanças devem o foco de suas atenções. É hora de enxugar os supérfluos,  repensar seus desejos x necessidades,  além de restringir os desejos daqueles que você ama. Faça isso o mais breve possível e vai se sentir bem melhor. Use a criatividade disponível e transforme sua vida.

SAGITÁRIO – Marte e Saturno em seu signo vão estimulá-lo. O primeiro agita a turma do 1º decanato e pode deixá-los mandões,  irritados e voluntariosos: maneirem na agressividade. O outro pressiona os do 2º decanato desde o início do ano: persistam na disciplina. O foco deve ser a casa,  a família e a intimidade. Finanças em fase de recuperação pedem empenho.

CAPRICÓRNIO – nesse ciclo,  não há a menor chance de ficar entediado. Lua Nova agita a mente,  a comunicação,  os deslocamentos e o dia a dia: prepare-se pras novidades,  mas também pra muita correria e alguns contratempos. As finanças merecem atenção e enxugamento. As relações familiares podem apresentar mudanças radicais.

AQUÁRIO – lunação ativa a produtividade e as finanças,  com direito a novidades e desafios. Os recursos podem entrar e sair sem que você possa estabelecer um controle da situação. Os motivos podem ser variados,  mas os projetos futuros é que devem exigir mais atenção e energia. Vênus,  aflita em seu signo,  pede que cuide do bolso e dos relacionamentos.

PEIXES – Lua Nova em seu signo renova suas energias e pede afinco e trabalho pra que dê conta das exigências,  dos desafios profissionais,  de cuidar da saúde e dos relacionamentos afetivos. Enxugamentos serão necessários em tudo que estiver em demasia. Projetos futuros com parceiros tendem a deslanchar. Fique de olho nas finanças: mudanças drásticas à vista.