Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

A Lua se encontra na fase crescente,  que nos convoca a investir para que as sementes plantadas na fase nova cresçam,  ganhem corpo e sigam em frente,  rumo ao ápice na Lua Cheia. Portanto,  ultrapasse qualquer obstáculo que se interponha no caminho e em breve verá que valeu à pena enfrentá-lo: os sinais mudarão de sentido e apontarão para o positivo.

Mercúrio,  o comunicador,  que passeia em Capricórnio,  está colado a Plutão,  o todo-poderoso. Ambos fizeram forte tensão com o rebelde Urano nos últimos dias e continuam a fazer nesta 2ª-feira: deu no que deu no âmbito político nacional;  e,  ao longo da semana,  Mercúrio deve se indispor com Marte,  o impulsivo executivo: correria,  descontrole e irritabilidade em alta,  além de fofocas,  mal entendidos,  discussões,  veemência com as palavras,  ofensas fora de hora,  acidentes e incidentes aqui e ali. Convém falar pouco e julgar o mínimo possível,  principalmente se for do 2º decanato de Capricórnio,  Câncer,  Áries e Libra.

A partir de 3ª-feira,  dia 22,  o clima muda radicalmente. O Sol adentra o signo de Capricórnio e Mercúrio se une positivamente à Lua,  a Quiron,  o curador,  à Vênus,  a bela benéfica e a Júpiter,  o benévolo expansor. Isso pode ser muito bom pra gente ainda produzir e crescer ao longo dessa semana. O ritmo se torna mais lento,  as tensões vão se transformando e,  pouco a pouco o astral vai ficando mais leve e o Natal começa a reinar. Porém,  não estaremos livres de discussões veementes: fiquemos ligados!

No dia do Natal seremos brindados com a Lua cheia,  que será às 9h13 do dia 25 em Câncer,  o signo do lar,  da família e da intimidade,  o que não poderia ser mais adequado para as festividades natalinas. Devemos agradecer. E passaremos a última semana do ano sob esse superbom agouro. Bom,  né?

Previsões para 2016

E Viva 2016,  que do ponto de vista numerológico,  é o final de um ciclo,  já que 2016,  soma um 9. Ingressamos nele em 2008,  que coincidiu com a entrada de Plutão em Capricórnio,  quando o mundo mudou de cara com a crise econômico-financeira dos EUA. Falaremos disso logo mais à frente.

O ano de 2016 será regido pelo Sol,  que tem muitas similaridades com o 9,  o mais emocional,  generoso e democrático dos números. O 9 é coletivo,  voltado para o publico,  um numero humanista,  cujos interesses coletivos são acentuados,  assim como as relações diplomáticas e internacionais; já o Sol,  o planeta do amor,  é o mais generoso e democrático do SS e podemos contar com ele todos os dias pra nos aquecer,  alimentar,  energizar,  sustentar e iluminar nossos caminhos. Tomara mesmo que tenhamos um ano mais humanista!

Voltando ao Plutão,  desde 2008,  muita coisa mudou no planeta,  no mundo,  no país e em nossas vidas. É hora de terminar o que foi começado lá,  de analisar os resultados,  eliminar o que não serve mais e usar 2016 pra fazer um balanço sobre quais dos nossos valores devem permanecer e quais serão os novos que desejamos implantar,  pra melhorar a qualidade de nossas vidas e tornar o planeta Terra,  um lugar melhor pra se viver.

Plutão,  o planeta que representa o poder dos mais fortes,  vai continuar em Capricórnio e,  agora que atingiu a metade do signo,  já sabemos ao que veio: nos conscientizar de que o sistema,  o status quo e a ordem estabelecida pelos dirigentes, – seja física,  material,  econômico-financeira ou sociopolítica – cada vez mais autoritária,  impositiva,  realista,  restritora,  conservadora e controladora.

Plutão descreve uma órbita de 250 anos em torno do Sol e fica por volta de 15 a 20 anos em cada signo. Em Capricórnio deve permanecer até 2023/24. No ano que vem,  assim como já tivemos em 2015,  o planeta se encontra em boas relações com Júpiter,  também conhecido como o benéfico,  que transita em Virgem no momento. O período mais exato já foi em outubro/2015 e deve se repetir de março a julho/16: isso deve ser bom pra economia em geral e bom pro Brasil,  principalmente de maio a julho,  trazendo estabilidade e crescimento para a agricultura. Devíamos apostar mais nessa área da economia.

Já o próprio Júpiter,  que entrou em Virgem em agosto e avançou dois decanatos,  agora em janeiro inicia seu movimento retrógrado. Em maio, retoma o movimento direto e em setembro/2016 entra em Libra,  o que deve ativar assuntos ligados à justiça,  direito internacional,  exportação/ importação de produtos mais sofisticados,  além de arte,  moda,  beleza,  diplomacia e relações sociais em geral.

Saturno,  o velho sábio e corregedor,  entrou definitivamente em Sagitário em 2015 e ali permanecerá até 2018. Em 2016 vai transitar pelo 2º decanato do signo e deve confirmar que as relações diplomáticas,  ecológicas e internacionais,  além das migrações,  continuam sendo as pautas mais urgentes nas agendas dos países mais poderosos do planeta.

Urano,  o criativo,  em Áries desde 2010,  estabelece boas relações com Saturno no início do ano,  o que aconselha investimentos nas áreas tecnológicas e científicas que visem melhorias sociais para as populações menos favorecidas. O aspecto também favorece possíveis descobertas nos campos da ciência e da tecnologia.

Netuno,  o mais sensível,  artístico,  espiritualizado e sutil dos planetas, continua em Peixes batendo na mesma tecla: o humanitarismo como meta maior e a globalização, a inclusão e a horizontalidade como valores que devem continuar se espalhando pelo globo. Netuno ainda avisa que as artes,  a cultura,  a saúde e a educação têm que constar como prioridades nas nossas agendas. E que devemos estar atentos aos desafios vindos pelas águas no ano que vem,  tais como o rompimento de barragens,  maremotos,  epidemias por água contaminada,  já que ele e Júpiter continuam em signos opostos.

Mercúrio, o pequenino mensageiro, deve retrogradar 4 vezes no próximo ano:

– em janeiro, a retrogradação será do dia 5 ao 25 em Aquário e Capricórnio;

– em maio será desde 28/04 ao dia 21, em Touro;

– em setembro será desde 29/08 ao dia 22, em Virgem;

– em dezembro será do dia 18 a 8 de janeiro de 2017,  em Capricórnio.

Lembremos que os temas que rege costumam patinar quando o planetinha anda para trás: comunicação,  comércio,  transportes,  além das atividades que envolvam a mente e a palavra,  documentos,  papéis e aparelhos eletroeletrônicos.

Em 2016 teremos também a retrogradação de Marte que será de 17 de abril a 29 de junho entre o começo de Sagitário e o final de Escorpião. É através de Marte, o “deus” da guerra, da criatividade e da coragem,  regente das nossas ações,  agressividade e sexualidade,  que manifestamos nossa vontade solar,  concretizamos nossas escolhas venusianas,  lutamos por nossas ideias mercuriais e defendemos nossos sentimentos lunares e territórios físicos.

Não é comum Marte retrogradar e o fenômeno ocorre somente a cada dois anos. Seu recuo dura 80 dias e costuma arremeter os motores de alguma situação ou relação que passou dos limites e precisa de uma parada brusca para que se reflita a respeito e se faça os devidos reajustes. A situação/relação pode dar sinais de crise em meados de março,  quando Marte entrar em Sagitário. O planeta vai andar por várias semanas naquele signo,  porém em ritmo bastante lento,  como que pra nos alertar de que algo não vai bem. E,  ao começar a retrogradação,  nos dará tempo de refletir e agir pra consertar a situação/relação.  Quando retomar seu movimento direto,  deve deixar o assunto resolvido.

Como sempre,  teremos alguns eclipses,  que em 2016,  serão os seguintes:

– Solar total em 9 de março,  2º decanato de Peixes

– Lunar penumbral em 23 de março,  1º decanato de Libra

– Solar anular em 1º de setembro,  1º decanato de Virgem

– Lunar penumbral em 16 setembro,  3º decanato de Peixes

Para o Brasil,  o ano vai ser de desafios,  é claro! Saturno,  o velho exigente e corregedor,  vai passar o ano todo pressionando o Sol do nosso país,  enquanto Júpiter,  o benéfico,  pode trazer algumas oportunidades de crescimento entre maio e junho. Mas tecnicamente,  ambos estarão tensos entre si,  o que na prática significa que queremos andar,  crescer,  retomar,  mas não conseguimos. Já Netuno,  o sonhador,  deve largar a Lua do nosso país ao longo do ano,  o que pode arrefecer o sofrimento,  a frustração e a desilusão do nosso povo,  o mais punido nessa incomensurável crise. Oremos pelo nosso país!

Desejo a todos nós um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

E que 2016 seja marcado pelo amor e pelo humanitarismo do numero 9 e do Sol. E que ambos espalhem luz,  energia,  saúde,  esperança, igualdade e fraternidade pelos corações de toda a humanidade! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIEScrescente não vai incomodá-lo. Continue firme,  perseguindo seus objetivos. Cuide das palavras e releve as provocações,  principalmente no profissional. Cheia coloca foco e calor no âmbito familiar: empenhe-se nos relacionamentos. Em 2016,  ponha foco nos assuntos ligados à justiça,  à aquisição de conhecimentos superiores e ao setor profissional.

TOUROcrescente mostra claramente quais obstáculos podem atrapalhar seus projetos futuros. Empenhe-se para não ter problemas maiores. E cuide dos exageros,  dos impulsos,  dos apetites em excesso. Em 2016,  cuide dos filhos,  dos afetos e obras: expresse o que há de melhor em você. Ponha foco nos assuntos críticos e,  se necessário,  procure uma terapia.

GÊMEOScrescente aponta falta de medidas no profissional. Se você prometeu mundos e fundos e não vai entregar,  avise os envolvidos. Seu regente bem afetado nos próximos dias sugere que baixe a bola e seja bem honesto consigo e com os outros. Em 2016 ponha foco nas parcerias,  relacionamentos,  assuntos críticos e na área economico-financeira.

CÂNCERcrescente trouxe alguma crise à tona: lide com ela e verá que é menor do que imaginava. Mercúrio sugere cuidar do que fala e do que ouve. Não julgue,  não prometa,  nem cobre alguém de algo. Cheia em seu signo vai abençoa-lo como merece. Em 2016 tenha foco na saúde,  nas parcerias,  relacionamentos e assuntos do dia a dia. Você tem aproveitado o tempo pra aprender algo de bom pra você pro mundo?

LEÃOcuide bem do cotidiano, da agenda e da saúde nos próximos dias. Um atravancamento pode ocorrer e propiciar gargalos ou problemas. Diminua a ansiedade e modere os excessos. Sol em Capricórnio pode vir a calhar,  baixando a ansiedade. Em 2016 ponha foco na carreira,  na criatividade,  afetos e filhos. E cuida da saúde e do dia a dia com muita atenção. Relações com patrões/empregados em foco também.

VIRGEMcrescente no oposto pode trazer desafios em parcerias. Cuide dos exageros e das altas expectativas. Não critique os afetos e filhos; releve provocações para não fazer da vida de todos,  um verdadeiro inferno. Em 2016,  tenha foco no lar,  na família,  nos afetos e na criatividade. Pessoal do 2º decanato pode se apaixonar: mas há que se ter cuidado com o que parece ser mas não é. Paixão não tem limites.

LIBRAMarte em seu signo anda provocador e começa a afetar os nativos do 3º decanato. Cuidado com as palavras e pra não atrair o que não quer nas relações familiares e profissionais. Em 2016 ponha foco no lar,  na família e na aquisição de conhecimento técnico. No 2º semestre,  Júpiter,  o benévolo expansor,  entrará em seu signo: planeje como quer fazer esse crescimento.

ESCORPIÃOMercúrio se aproxima dos seus regentes e entorna o caldo com suas fofocas: tenha cuidado com a comunicação com irmãos,  colegas ou vizinhos. E organize-se pra lidar melhor com a correria mental e física. Em 2016,  ponha foco nas finanças,  nas ideias,  no conhecimento e na mudança na sua maneira de pensar: seja radical! Projetos futuros estão em foco agora: fique ligado!

SAGITÁRIOcrescente propõe empenho pra dar conta de tudo o que a vida vem demandando ao mesmo tempo entre o pessoal,  o familiar e as parcerias. Modere os impulsos,  as paixões e os excessos pra não se arrepender depois. Em 2016,  o profissional deve continuar em foco. Nativos do 2º decanato passarão o ano em aperfeiçoamento: balanço e questionamento de todas as áreas da vida.

CAPRICÓRNIOse for do 2º decanato, ponha freio na boca e cuide das palavras,  das críticas,  dos julgamentos. Quem disse que você é o dono da verdade? Período excelente pra turma do 1º e do 3º decanato. Em 2016,  ponha foco no seu próprio aperfeiçoamento. Seja exigente e radical. E pense a respeito das suas frustrações e do quanto precisa cultivar a espiritualidade em sua vida.

AQUÁRIOo momento é de grande correria. Que tal se organizar melhor e não deixar tudo na base do improviso? Nem sempre dá certo,  você sabe. Crescente pede moderação nos gastos. Em 2016,  ponha foco nos projetos futuros e nas amizades. Apesar da sorte nas finanças,  pense em como é preciso cuidar delas com mais consciência. Tente passar do plano das ideias para o plano da realização.

PEIXEScrescente traz gargalos e desafios: enfrente-os e verá que logo passarão. Cuide das relações com parceiros e projetos futuros,  que podem sofrer alguma alteração radical. Em 2016,  ponha foco nas relações profissionais e parcerias. E aprenda a não misturar esses assuntos porque costuma não dar certo. Finanças estarão em alta se for produtivo,  prático e realizador. Bom,  né?

 

Semana de 7 de dezembro de 2015 – Lunação em Sagitário

Começamos a semana ainda sob os auspícios da Lua Minguante no dia 11,  quando haverá nova lunação. Até lá,  devemos nos dedicar a terminar as atividades do ciclo,  arrematando,  analisando os resultados e planejando o próximo ciclo.

E,  realmente parece que alguns assuntos ainda precisam de acabamento e definição. O impasse entre Marte,  o executivo,  que transita em Libra,  Urano,  o rebelde,  que caminha em Áries e Plutão,  senhor das transformações inevitáveis,  que se interpõe entre eles,  ainda permanece por toda a semana. A tensão é grande para o Brasil e os brasileiros e deve caminhar para definições políticas mais claras na guerra entre o executivo e o legislativo. E,  todos aqueles que têm planetas pessoais ou  ascendente no 2º decanato daqueles signos também devem ter algo para confrontar,  definir e resolver em suas vidas. O auge da tensão será nos próximos dias. Estejamos atentos!

Sagitário

Teremos a última lunação do ano no dia 11 de dezembro,  às 8h30 em Sagitário. O ano,  que passou voando,  está chegando ao fim. Mas do ponto de vista da qualidade,  nunca vivemos um ano tão banal e insignificante! Os planetas se mexem,  caminham,  nos cutucam,  mudam seus passos e seu bailado,  mas parece que aqui embaixo,  a humanidade insiste em repetir,  repetir e não mudar,  nem inovar em nada.

Sejamos mais criativos e ousados é o que nos sugere a próxima Lua Nova. Sagitário é o signo das novidades,  aventuras e inovações,  de gente que corre atrás de suas buscas e desejos,  que visa explorar novas fronteiras,  interesses e culturas. Sagitário é o signo dos andarilhos,  dos peregrinos, dos viajantes e romeiros, que jogam suas setas e correm atrás de seus intentos.

Nessa lunação,  os luminares se unem a Júpiter,  o benévolo expansor e regente do signo de um lado e a Urano,  o livre e inquieto revolucionário de outro,  sugerindo que nos aventuremos mais pela vida,  que sigamos mais livres e soltos,  degustando e curtindo o que ela possa nos oferecer de inovador,  instigante ou inédito. Essa Lua Nova sugere renovação tanto pela fase lunar quanto pelo próprio signo. Aposte,  invista,  ouse e renove!

Há também uma forte presença do elemento terra,  presente no ascendente em Capricórnio,  com Plutão,  o senhor das transformações inevitáveis,  cravado bem ali,  em tensão com Marte no alto do mapa e com o mesmo Urano no fundo do mapa. Não chegaremos ao final desse ciclo da mesma maneira que entramos,  sem antes passar por tremores,  trovoadas,  terremotos ou incidentes. Estaremos todos mais lutadores, desbravadores,  justiceiros e liderantes,  é o que confirma Marte no Meio do céu do mapa.

No entanto,  Marte,  o executivo,  está no pacífico e diplomático signo de Libra,  de onde tenta comandar o espetáculo,  representando o papel de

Marte ou Ares

herói.  Os heróis devem sair em defesa de suas bandeiras em favor do coletivo.  Mas nem todos estarão tão fortes ou tão convincentes.

Os benéficos Vênus e Netuno se aliam pra garantir que atingiremos nossos objetivos,  se desenvolvermos uma atitude amorosa,  incondicionalmente humana. Já Saturno,  o corregedor,  em tensão com o mesmo Netuno avisa que só serão atingidos os objetivos que forem calcados na realidade. Portanto moçada,  não adianta sonhar:  sejamos realistas!  Bom ciclo pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES – Lua Nova pode trazer expansão de horizontes,  ideias,  fronteiras,  interesses e conhecimentos. Pode trazer também novidades e surpresas bem positivas. Justiça estará em alta. Fique atento porque a área profissional pode sofrer alterações drásticas,  indisposição ou rompimentos com clientes ou parceiros. Mantenha o olho vivo e lembre-se de ser gentil.

TOURO – Lua Nova nesse signo sempre ativa área crítica da sua vida. Mas essa vem mais positiva. Porém,  não subestime a possibilidade de enfrentar desafios. Saturno,  que já passeia por ali,  vem demonstrando os efeitos tanto através de processos judiciais quanto de desafios financeiros: mantenha-se cauteloso e realista. Sua regente,  em fase romântica: aproveite.

GÊMEOS – Lua Nova ativa as parcerias,  sociedades,  casamento: é hora de valorizar,  homenagear e elogiar seus parceiros. Pode haver atritos nas áreas criativa,  amorosa,  econômica e de projetos futuros ou amizades. Fique atento porque algum desses assuntos pode apresentar mudanças radicais e surpresas: não provoque ninguém à toa.

CÂNCER – Lua Nova será no cotidiano e pode abranger o ambiente e as relações com colegas e com a saúde. A fase é positiva e poderá trazer crescimento e expansão. Mas isso vai exigir dedicação e responsabilidade. Nas áreas profissional,  familiar e das parcerias pode haver auditoria. Não permita que assuntos importantes atinjam limites,  pra não haver rompimentos.

LEÃO – essa é a fase mais aguardada do ano,  quando os afetos,  a criatividade e relação com obra s e filhos ganham destaque e trazem alegrias. Se depender dessa lunação,  você vai viver grandes emoções e boas novidades. Fique de olho nas relações profissionais cotidianas e nas áreas de comunicação e transito e não cutuque nada nem ninguém à toa.

VIRGEM – Lua Nova agita a área familiar e promete expansão,  novidades e muitas alegrias por ali. Pense em fazer aquela reforma,  pintura ou redecoração que vinha planejando. No entanto,  outras áreas merecem atenção: a financeira,  a dos amores e filhos e a da saúde. Não permita que nada beire limites ou atinja níveis de tensão acima do normal. Fique ligado.

LIBRA – essa lunação amplia suas ideias,  planos,  interesses,  espaços e relações. Mas preste atenção ao seu humor,  que anda bastante irritado: não cutuque os outros para não receber revide porque podem haver rompimentos com afetos,  filhos ou companheiros. Finanças estarão em alta. Que tal fazer aquele curso técnico de que tanto necessita?

ESCORPIÃO – Lua Nova vai convoca-lo a meter a mão na massa e realizar os planos concebidos no seu ciclo. É hora de arregaçar as mangas,  trabalhar,  fazer o bolo crescer e as devidas colheitas. Há grandes chances de haver crescimento e ter abundância. Vênus em seu signo promete muito romance. Mas convém ficar de olho na saúde,  no humor e no estresse.

SAGITÁRIO – Lua Nova em seu signo lunação renova suas baterias,  seu otimismo e fé na vida: aguarde boas novidades pessoais e afetivas,   além de significativa expansão profissional  durante esse ano.  Porém,  a área financeira e os projetos futuros devem ser tratados com muita paciência ou corre riscos de perder parceiros ou amigos. Cuidado com suas patadas.

CAPRICÓRNIO – com destaque nessa lunação,  seu signo recebe grande tensão. As áreas profissional e familiar podem pegar fogo à toa,  se não houver tato e paciência da sua parte. Baixe a guarda,  a temperatura,  o nível de exigência e a mania de autoridade sob pena de se indispor com quem não deve. Planeje o próximo ciclo que será em seu signo.

AQUÁRIO – o ciclo será promissor e deve apontar projetos futuros com amigos e parceiros: aguarde novidades que devem renovar ideais que acalenta e defende há tempo. As áreas profissional e financeira caminham ligadas harmonicamente. E,  se precisar de uma negociação milagrosa,  o momento é esse.

PEIXES – Lua Nova agita a área profissional e promete expansão financeira envolvendo parceiros ou sócios. Estes por sua vez,  podem vir a reconhecê-lo por alguma especialidade que você possui e que desempenha com muito talento. Amores estarão em alta,  assim como os assuntos ligados à justiça também. Mas algum tema anda crítico e exige atenção.