Semana de 21 de setembro de 2015

Porque Astrologia? Porque se prestássemos mais atenção aos sinais que o céu envia nos daríamos muito melhor aqui embaixo! O céu conversa conosco,  pena que não correspondamos. Se o fizéssemos,  evitaríamos tantos transtornos e perdas de tempo,  tais como o helicóptero que pousou na marginal de São Paulo em pleno dia que Mercúrio entrava em retrogradação. Conclusão: horas e horas de caos e transito intermináveis!  Vejamos mais sinais…

Iniciamos a semana com a Lua entrando na fase crescente,  que se deu em 21/09 bem cedinho,  em Sagitário,  signo da expansão,  do entusiasmo,  da alegria,  do conhecimento superior em busca de novos horizontes e culturas. O astral se eleva e é bom não economizar energia nos projetos que se tenha recém começado,  assim como ainda é tempo de se arriscar em novos projetos. Tente ampliar seus horizontes,  acredite neles,  invista,  tenha fé!

Constelação de Sagitário

E o período vai estar cheio de novidades! A começar por Saturno,  que acaba de entrar em Sagitário e lá permanecerá até dezembro de 2017. Saturno é o último planeta visível do SS,  regente dos limites,  contornos e fronteiras objetivas e palpáveis da vida e da realidade. Seus epítetos de senhor do carma ou velho sábio se referem à experiência acumulada no papel de corregedor,  como regente e controlador do status quo,  das leis vigentes,  das hierarquias, regras e limites socioculturais dentro dos quais devemos atuar,  visando obter sucesso,  segurança,  status,  reconhecimento,  estabilidade e colheitas concretas.

Em Sagitário,  o signo da expansão,  das viagens mentais ou físicas em busca do conhecimento,  da aventura e do alargamento de fronteiras,  Saturno pode ser uma verdadeira benção,  apesar de parecer um contrassenso. Essa soma de planeta e signo pode gerar um crescimento gradual,  planejado,  estruturado e seguro,  mesmo que lento. Vamos concentrar nossos esforços para crescer,  porém com planejamento,  dando um passo após o outro com firmeza,  responsabilidade,  pragmatismo,  de olho sempre na sustentabilidade. Afinal,  já sofremos muito por gastar acima do limite e de forma errada,  diz ele. Para o Brasil,  sua passagem por Sagitário pode ser ótima,  mesmo que demore um pouco pra fazer efeito.

As áreas mais beneficiadas serão a educação e a troca de conhecimentos em nível superior e internacional,  viagens e intercâmbios,  turismo,  exportação e importação,  legislação trabalhista,  que pode vir a melhorar as ofertas de emprego e as relações entre patrões e empregados. As relações internacionais e diplomáticas,  além das migrações também devem se beneficiar com a conscientização que Saturno nos trará. No dia em que Saturno entrou no signo,   mais de 7 refugiados sírios atravessaram as fronteiras da Hungria, maior numero até aquele dia.

O papa,  por exemplo,  ao visitar Cuba nesse final de semana parece saber como usar esse transito pelo signo. E o mundo devia aprender como tratar aqueles que migram e que deviam encontrar condições dignas de vida e emprego nos países que os recebem. Outros assuntos regidos ainda pelo signo são a ética,  a justiça e as relações diplomáticas,  campos em que o velho sábio terá muito que fazer,  né? Vamos torcer!?!

Outro evento importante do período é que Mercúrio entrou em retrogradação no último dia 18 de setembro e por 21 dias. Como o pequeno mensageiro está em tensão com Plutão,  o poderoso,  já causou das suas nas áreas em que rege, desde a sua entrada em marcha à ré:  comunicação e transportes,  comércio e trocas em geral,  estudos,  papéis,  documentos,  relações em geral,  acordos e contratos. Todos nós seremos atingidos,  mas mais especialmente os nativos do 2º decanato de Libra,  Áries,  Câncer e Capricórnio.

No meio da semana,  outro evento significativo é a entrada do Sol em Libra no dia 23,  às 5h21,  inaugurado o Equinócio de Primavera,  momento em que os dias e noites ficam iguais,  símbolo de harmonia,  beleza e equilíbrio das formas e das relações. Oba,  a melhor e mais bonita fase do ano está chegando!

O evento será muito favorável não só forma um excelente aspecto com Saturno,  favorecendo relações de todo tipo,  como será coroado pela harmonia entre os luminares,  já que a Lua estará entrando em Aquário: ótimo agouro! É hora de aproveitar,  negociar,  se expressar,  se lançar e lançar ideias e projetos,  ousando crescimento e novos afetos. Para nos ajudar,  Vênus,  a regente de Libra,  está aliada a Urano: juntos nos trazem aquela dose de criatividade e ousadia de que precisamos para alterar tudo que desejarmos.

Na quinta-feira entra nova energia,  desta vez mais radical,  enérgica,  incisiva e capciosa,  resultado de forte tensão entre Marte,  o planeta da ação e da reação e Saturno: tempo de conflitos,  lutas,  combates,  disputas e hostilidades.  O aspecto é mais tenso pros nativos do 1º decanato de Virgem,  Sagitário,  Peixes e Gêmeos e deve durar mais de uma semana. Olho vivo!

A semana culmina na Lua Cheia do dia 27,  às 22h52 em Áries,  que coincide com um eclipse lunar total,  bem forte. Um eclipse,  sabemos, acelera ou inverte tendências e,  no caso do lunar,  costuma comer etapas e acelerar o futuro,  ainda mais estando no apressadinho Áries. É bom não permitir que situações cheguem ao auge,  estejam beirando limites ou extrapolando medidas quanto mais nos aproximamos do fenômeno,  que atinge a todos nós,  mas mais especialmente os nativos do 1º decanato de Áries,  Libra,  Câncer e Capricórnio. No caso do Brasil,  sentiremos grandes efeitos sobre o Palácio do Planalto,  já que Plutão,  senhor das transformações inevitáveis,  que o representa no mapa do país,  se encontra nesta região do zodíaco. Será o impeachment? Veremos. Boa semana pra todos! (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES semana começa com correria e desafios na área profissional pra lá de estimulantes: corra atrás e vai dar certo. Semana com ênfase no signo oposto avisa que o outro está em destaque,  quer porque merece,  quer porque Mercúrio retrograda ali: criatividade e ousadia na área da expressão continuam deixando-o em exposição. Dê o seu melhor! Eclipse pede muita atenção,  resguardo,  cautela! Olho vivo na saúde!

TOURO fase crescente pode trazer alguns gargalos. Não deve recuar,  mas sim avançar. Enfrente seus medos e vai dar tudo certo. Período excelente pra você criar e inventar. O lar e a família continuam no foco das suas atenções. Mas agora em curva ascendente. Bom,  né? Área de saúde e cotidiano pede bastante atenção,  fique de olho. Amores e parcerias podem entrar em auditoria por alguns dias. Releve provocações.

GÊMEOSfase agitada,  né? Pois é, que tal um bom planejamento da sua semana? Há tantas atividades e projetos em jogo que o melhor é se organizar,  já que seu regente está bem atrapalhado. E,  se não bastasse isso,  as novas ideias não param de surgir. Tente selecionar. Saturno ativa as parcerias e diz que por ali as coisas devem amadurecer, ou amadurecer. Futuro deve se acelerar de forma inacreditável. Lar em foco a partir de quinta-feira.

CÂNCERa fase porque passa sua regente vai ser superestimulante  e trazer novas perspectivas para seus projetos começados nesse ciclo. Ao longo da semana também,  sobretudo no dia 23: astral em alta. As finanças continuam trazendo boas novidades. Senão,  crie você mesmo as oportunidades,  porque os agouros não podem ser melhores. Olho vivo em casa,  na família e principalmente na área profissional.

LEÃOo período pode ser muito criativo e rico. Vênus continua em seu signo,  cheia de ideias e de criatividade,  unida ao Urano,  regente de suas parcerias: busque-as. Fase crescente vai colaborar para que realize seus projetos de modo geral. Dia 23 já terá colheitas. Tudo vai dar certo. Cuide dos temas ligados à comunicação,  aparelhos,  veículos, transito e finanças. Não assine documentos importantes. Eclipse pode abrir novas portas e fronteiras.

VIRGEM a lua crescente será muito importante pra você porque põe à prova a maneira como está conduzindo seu novo ano,  seus novos projetos. Ainda é tempo de começar mais algum,  caso não o tenha feito ainda. Seu regente avisa que as finanças devem ser tratadas com muito zelo. Depois,  virá um crescimento firme e gradual. Casa e família exigem replanejamento. Fase de Marte em seu signo vai exigir dedicação. Olho vivo na saúde.

LIBRA use o início da semana para planejar e reorganizar sua vida. Com o Sol adentrando seu signo, terá mais um estímulo para que seja objetivo e eficiente nessa nova fase,  apesar de Mercúrio estar dizendo o contrário. Supere-se e domine a situação: saúde,  relações e projetos pessoais devem ser os focos. Área das amizades e novos projetos podem dar-lhe os sinais que faltavam para que decida por esse ou aquele caminho. Relações podem acelerar ou inverter.

ESCORPIÃO essa será a última semana de seu regente no profissional. Como ele continua cheio de energia,  aproveite a deixa,  sobretudo nessa 2ª-feira, com vento a favor na área das finanças. Se houver gargalos,  enfrente e verá que na verdade eram menores do que imaginava. Saturno se mudou pra finanças e avisa que justamente ali há o que fazer pra equilibrar as contas. A partir de quinta,  seu regente o enfrenta e ficará claro quais serão os passos futuros.

SAGITÁRIOvocê é um dos destaques da semana. Primeiro porque a crescente será em seu signo,  trazendo desafios e pedindo empenho pessoal extra pra área profissional: vai dar tudo certo,  supere-se. Saturno entra em seu signo e começa a exigir uma grande mudança em sua vida. Os nativos do 1o decanato serão os mais exigidos nesse primeiro mês. Correspondam. Eclipse atinge setor dos afetos amores,  filhos e criatividade: aguarde novidades e acelerações.

CAPRICÓRNIOárea profissional pegou de novo,  né? Pois é,  vai ter que ter bastante paciência pra destrinchar e compreender o que se passa ali. Se o problema for com documentos,  menos mal,  podem ser refeitos. Mas se forem com pessoas,  redobre o empenho para restaurar a situação. Saiba que desse período dependem os próximos meses. Aguarde boas notícias financeiras para o dia 23. Eclipse atinge o lar dos nativos do 1º decanato. Olho vivo.

AQUÁRIOessa será a ultima semana de desfrutes e arremates nas atividades em parceria que vem fazendo. Na próxima virão alguns desafios. Aproveite o período e ponha o que ainda precisar em ordem,  porque uma nova fase vem por aí. Preste atenção aos afetos,  amores,  obras e filhos. Dia 23, com a Lua em seu signo,  deve ter gratas surpresas. Eclipse pode ativar ou acelerar novos projetos,  ideias ou vontade de iniciar estudos em área inédita. Irmãos em foco.

PEIXES crescente propõe gargalo num relacionamento importante,  o que reflete no profissional. Não amarele,  enfrente e verá que era mais paura interna do que qualquer outra coisa.  Mercúrio faz das suas,  mas desde que você se mantenha calmo e não queira resolver nada às pressas nem por cima,  vai saber lidar com a situação. Essa semana pode ser decisiva. Empenhe-se. Tenha certeza de não estar beirando os limites nos assuntos ligados às finanças.

 

Lunação em Virgem – setembro 2015

Vênus voltou a caminhar em sentido direto nesse ultimo sábado. Ufa!!! Ainda bem,  porque tivemos um agosto emperrado,  apertado,  difícil. O aspecto nos afeta de forma positiva, mas mais especialmente pros nativos do segundo decanato de Leão, Aquário, Touro e escorpião.

Constelação de Virgem

A semana começa com a Lua em Câncer aliada ao Sol em Virgem,  o que é muito bom para conversas,  pactos,  acordos,  acertos. Essa tendência poderá ser muito boa pro nosso país,  já que comemora seu aniversário hoje, 7 de setembro. Na revolução solar do mapa do Brasil,  a Lua ocupa a casa da justiça,  da ética e da moral e o Sol na casa XI incita os mesmos temas,  negociações,  pactos,  acordos. Parece que começa a haver consenso nessa direção.  O ascendente está  em Escorpião e voltado pra a mesma casa IX,  o que reforça o quanto estamos desejosos por encontrar um caminho mais equânime pra essa tremenda crise moral e ética.

Um dos regentes do ascendente é Marte,  que está em Leão no Meio do céu,  ao lado de Vênus: tem dois lados desse barco que desejam o poder mas que precisam se entender melhor,  aceitar que nos representam e entrar em acordo logo. Essa conjunção de Marte e Vênus também aponta que a classe artística,  cultural e intelectual pode se unir e ajudar no processo já que o casal se alia com Urano,  o criativo. Aliás,  intuição,  irreverência,  criatividade,  revolução  serão necessárias para renascer  bem.

No entanto,  o outro regente de Escorpião é Plutão,  que se encontra em tensão com Mercúrio e Lua,  indicando que a comunicação ainda está ruidosa e crítica,  plena de intrigas,  ressentimentos,  suscetibilidades e sem consideração pelo povo,  pelo público,  por nós. Quando é que essa turma vai entender que não manda no país e sim que nos representa?

Quanto ao resto da semana,  devemos rever os assuntos onde Vênus caminha e tentar resolvê-los o melhor possível.  Mas em semana de Lua Minguante,  o melhor a fazer é planejar o ciclo novo que começa no próximo domingo.

Virgem, signo da natureza

A Lua Nova de Virgem será no dia 13 de setembro,  às 3h42. E,  apesar de coincidir com um eclipse solar penumbral,  ou seja fraco,  estará bem mais positiva do que as que temos tido nos últimos meses:  oxalá!

Lembremos que um eclipse provoca acelerações,  acentua crises ou traz inversão de tendências. Sendo solar,  o Sol – a luz,  a clareza,  a consciência -,  desaparece atrás do disco lunar,  evidenciando o passado:  situações,  atividades,  relacionamentos,  ideias,  sentimentos e hábitos ressurgem mais atraentes do que nunca,  para que façamos uma escolha. Esse eclipse afeta a todos nós mas mais especialmente os nascidos no segundo decanato de Virgem/Peixes,  Gêmeos/Sagitário.

Virgem,  o signo do mês,  pertence ao elemento terra: é objetivo,  perfeccionista e pragmático;  rege áreas como agricultura e pecuária,  saúde, biologia e medicamentos,  meio ambiente,  recursos naturais e humanos,  logística,  serviços e técnicas em geral.  Entre suas características figuram a produtividade,  uma enorme capacidade de trabalho e concretização,  o que exige de nós eficiência,  retidão,  detalhamento,  discriminação e análise.

Nesta lunação,  Sol e Lua ativam a área da produtividade,  do crescimento,  dos ganhos,  posses e valores e se encontram em ótima relação com o Meio do céu,  o objetivo maior do mapa,  onde colhemos resultados concretos e por eles somos reconhecidos.  No que depender de trabalho e empenho,  chegaremos lá com sucesso.

O regente da lunação é o Sol,  já que o ascendente está em Leão: estaremos focados em produzir,  fazer o bolo crescer,  obter ganhos e resultados

Eclipse solar

práticos,  sem no entanto,  abrir mão da autoexpressão e da espontaneidade. Para reiterar essa tendência,  Júpiter,  o fertilizador,  que também está em Virgem,  se alia a Plutão,  o representante do poder,  tentando fazer a economia girar e quem sabe até crescer um tiquinho;  já Saturno,  o velho corregedor,  em posição estrategicamente positiva,  promete estruturar e estabilizar o novo patamar a ser atingido.

Vênus e Marte em Leão,  como já dissemos acima,  estão em aliança com Urano,  deixando-nos intuitivos,  diligentes e ousados,  clamando por criatividade e renovação. Vamos mirar no futuro e dar passagem para o novo. Mas como nem tudo é perfeito,  Mercúrio,  o mensageiro,  tensionado por Plutão,  avisa que as revelações inevitáveis ainda não terminaram. E Indica que devemos estar atentos às intrigas,  mentiras,  promessas,  ofensas,  pensamentos recorrentes,  obsessivos,  desequilibrados.

Aliás,  devemos estar atentos a Mercúrio,  o mensageiro,  informante,  negociante,  que vai entrar  em retrogradação uns dias depois da lunação,  no dia 17 de setembro e por 21 dias. Por isso,  fique bem atento aos assuntos ligados a ele desde o início do ciclo:  pensamento,  comunicação,  transportes,  deslocamentos,  comércio,  estudos,  contratos,  documentos e papéis.  Netuno,  o nebuloso,  em  tensão com Júpiter chama atenção para o excesso de otimismo que pode levar a enganos,  confusões,  sonhos em demasia e aumento da inflação:  nem tudo o que reluz é ouro!  Desconfie. (Veja abaixo as tendências pro seu signo. E,  se você conhece o seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar. Comece fazendo um bom planejamento,  organizando sua agenda e afazeres cotidianos: estabeleça as metas que deseja atingir. Haverá uma melhora no astral,  nas condições e no ambiente profissional,  assim como uma elevação do seu bem-estar. Sua criatividade e ousadia estarão em alta. Mas as comunicações em parcerias estarão sob judice e pedem a maior atenção.

TOURO você está entrando numa das fases mais gostosas do seu ano!  É tempo de usar sua criatividade,  apostar nos afetos,  na relação com seus filhos: haverá grande vontade de se expressar. O melhor de tudo é que Júpiter também passeia por ali nos próximos meses e garante  não vai faltar oportunidade de expressar seus talentos. Os temas domésticos,  familiares e íntimos finalmente encontram paz e alegria. Olho vivo no dia a dia e saúde.

GÊMEOSLua Nova avisa que é tempo de reformar,  redecorar,  expandir ou mesmo mudar de casa. O que quere que viesse sugerindo isso,  agora tornou-se realidade. Confie na sabedoria de Júpiter e vai encontrar o melhor lugar pra você. Mas não se afobe porque haverá tempo pra tudo. A alta atividade mental e física que vem sentindo a tempo e que andou cheia de ruídos,  tende a fluir melhor. Cuide da criatividade e da comunicação com seus amores e filhos.

CÂNCER Lunação em seu mapa vai promover incremento mental,  intelectual e até físico, além da ativar a comunicação e pedir expansão do seu network: invista nisso e amplie seus  relacionamentos de toda sorte. Você se sentirá inclinado a aprender algo novo e interessante,  que deve também acrescentar a você alguma técnica que estava lhe faltando. As finanças retomam a normalidade mas com qualidade e quantidade bem superiores.

LEÃO é tempo de enfiar a mão na massa e fazer o bolo crescer! Tudo o que você concebeu,  criou e deu início,  agora deve passar para o nível das concretizações e lhe trazer o devido retorno financeiro. Nada virá aos borbotões porque a realidade não conspira muito a favor. Mas aguarde avanços e crescimento efetivo. Aquela imensa crise de identidade,  imagem ou afetos pela qual passou será substituída por  harmonia e a alegria voltará a reinar.

VIRGEMvocê é a bola da vez! Será que está pronto pra crescer e se desenvolver? Pois é o que vai ocorrer nos próximos doze meses com Júpiter em seu signo. E tudo começa nesta lunação em seu signo. Se você auscultou seus interiores pra saber quem é,  de onde vem e pra onde quer ir,  então é só começar a agir.  Os detalhes  irão se esclarecendo ao longo do caminho: aproveite porque as portas vão se abrir. Atenção às finanças porque seu regente retrogradará ali.

LIBRA os projetos nos quais estava envolvido e que vinham andando tropegamente,  agora deslancharam: imprima energia nos mesmos,  já que as parcerias acabaram se confirmando. Nascerão num futuro próximo. Esse ciclo aconselha a refletir sobre o futuro e ouvir o sussurro do destino pra dar início às ações no mês que vem,  quando será Lua Nova em seu signo. Comunicação em família e parcerias exige tato,  diplomacia e leveza. Fique ligado!

ESCORPIÃOUfa,  comemore! Finalmente a área profissional deslanchou e se mostra restaurada,  em plena vigor e atividade. Aguarde novidades,  brilho e sucesso para breve. Agora já pode pensar nos planos futuros que já começarão a pipocar logo na sua frente. Amigos podem estar envolvidos. Invista na participação social,  nos grupos de amigos,  redes sociais,  novas fronteiras. E não encuque muito porque não vale à pena.

SAGITÁRIO você já deve ter percebido que desde o ciclo passado a área profissional está se expandindo,  não deu? Pois aguarde promoções,  viagens,  crescimento e boas colheitas ao longo desse próximo ano. Mas não deixe de planejar esse crescimento para aproveitá-lo melhor. Esta lunação deflagra ali processos mais claros,  intensos e concretos,  apontando  quais  direções deve seguir. Temas afetivos e de justiça finalmente encontraram paz e harmonia.

CAPRICÓRNIOesses últimos meses foram de tirar o folego,  mas valeram à pena,  não? Agora é só colher os dividendos e a transformação ocorridos. E essa lunação abre novos horizontes,  amplia fronteiras,  sugere novos interesses,  espaços e lugares que podem envolver viagens longas. Bom,  né? No profissional,  temas como a comunicação,  promoções ou vendas em parceria pedem muita atenção já que Mercúrio vai retrogradar ali.

AQUÁRIO você tem que admitir que valeu a pena investir nas parcerias,  clientes,  afetos e companheiros: agora tudo flui como num céu de brigadeiro. E se você cheio de ideias e projetos futuros que os envolvem,  continue investindo e desfrutando do conquistado. Essa lunação somada a Júpiter ativam setor que costuma ser crítico,  mas parece que desta vez não haverá crise. Dê atenção à área de justiça,  documentos,  papéis e viagens.

PEIXES Lunação promove alta atividade no seu signo oposto,  o que se demonstrará através das várias oportunidades de parceria que aparecerão. Mas deve se certificar dos detalhes de cada relacionamento ou empreendimento porque você não anda com muita clareza. Só tome decisões quando tiver certeza. Lua cheia será no mesmo setor: aproveite para homenagear,  elogiar e comemorar o amor e as parcerias,  em conjunto.