Lunação em Gêmeos – maio 2014

A Lua Nova de Gêmeos será no dia 28 de maio às 15h41,  horário de Brasília.

constelação de Gêmeos

A lunação se dará no primeiro decanato do signo e os luminares estarão unidos ao Marte,  o que é muito bom,  já que é um dos regentes do ascendente da lunação,  que traz o ascendente em Escorpião:  as coisas deveriam fluir bem.  Porém,  Marte,  que é o planeta da ação e da luta,  da agressividade e da sexualidade,  através de quem manifestamos nossa vontade solar,  nossas escolhas venusianas,  nossas ideias mercuriais e nossos sentimentos lunares,  além de estar encapsulado na casa XII,  o que é sinal de ilusão ou mesmo de insucesso,  continua em conflito com Urano e Plutão,  o outro regente da lunação,  ambos transformadores radicais e imprevisíveis.  Sol e Lua ainda se encontram entrelaçados por Netuno,  o ilusionista,  o que sem duvida propicia sonhos e desejos,  mas que tendem a ficar só na ilusão e não se concretizarem.  O ciclo poderá até ser positivo,  mas é bom sabermos que os desafios serão muitos.

Para amenizar a situação,  há um triângulo equilátero no elemento água,  formado por Júpiter em Câncer,  Saturno em Escorpião e Quíron em Peixes,  que deverá nos favorecer bastante,  sobretudo nas questões humanas,  produtivas e financeiras.  Empenhe-se e aproveite a geometria sagrada que se forma no céu para crescer,  gerar ou colher os frutos plantados entre julho e outubro passados.

O mais incrível dessa lunação é que ela se dará em cima da Lua do mapa do Brasil,  que é em Gêmeos e conjunta a Júpiter,  o benéfico expansor.  A Lua do mapa de uma nação rege,  entre outras coisas,  o povo e sua alma,  que no nosso caso,  é fruto da miscigenação entre o índio,   o negro e o branco,  que misturados a outros povos imigrantes,  geraram o imenso caldo cultural da nossa terra e da nossa gente,  com muita criatividade,  rica literatura,  incontáveis gêneros musicais,  ritmos,  danças e folclore, únicos no planeta.  Por estar em Gêmeos,  a alma brasileira é jovial,  ingênua,  adaptável,  ágil,  versátil,  inconstante,  inteligente.  Pela conjunção com Júpiter,  é cheia de humor,  brinca,  improvisa,  samba,  canta e chora nas ruas,  esquecendo rapidamente de suas tristezas e injustiças,  quando o assunto é prazer e alegria.  Júpiter dá ao povo brasileiro grandes qualidades tais como a amplidão da bunda,  o requebrado,  o gingado,  o samba e o futebol no pé,  que somados à sensibilidade e à natureza que nos rodeia e inspira,  geraram arte e cultura,  ganharam mundo e são apreciados nos quatro cantos do planeta,   fonte de grande orgulho e autoestima pra nós brasileiros.

mapa político do Brasil

Mas,  essa conjunção mostra também a ambiguidade do nosso povo e nação em vários de nossos traços de caráter tais como querer ser sempre esperto,  ter alma de malandro,  querer levar vantagem em tudo,  gostar de pôr o burro à sombra,  lidar bem com desafios,  imprevistos e surpresas, ser preguiçoso,  comodista e não questionar quase nada,  nem quando enganado, entre mil outras características.  Ativada pela lunação e Cheia na inauguração da Copa,  a Lua e a alma brasileira estarão plenas,  lindas,  esperançosas e prontas pra jogar com o Brasil.

No entanto,  será que ganhar a Copa seria o melhor pro nosso povo e pro nosso país?  Será que mais uma vez ludibriados e entorpecidos pela vitória,  não estaríamos sendo levados a fazer escolhas políticas indevidas e inconsequentes num futuro próximo?  Felizmente ou infelizmente,  Mercúrio estará retrógrado em junho e deve pôr a boca no trombone,  revelando as ingerências e desmandos cometidos pelo governo em nome da Copa.  Os resultados como sempre serão os atrasos,  enganos,  conflitos,  acidentes e muita atrapalhada à la brasileira.  É esperar pra ver o circo pegar fogo e em seguida o governo se desculpando,  como sempre,  pelos seus desvios e incompetências.

E aí vai uma dica:  vamos acionar toda a calma e a tolerância possíveis porque o astral ainda vai ser bem tenso por todo o mês de junho.  E,  se Deus for brasileiro,  convém pedir-lhe que nos proteja!!!  (Veja abaixo as tendências pro seu signo e se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES (21/03 a 20/04) a fase de turbulência ainda não acabou.  O ciclo vai lhe mostrar como poderá encaminhar as conclusões.  Mas ainda podem haver alguns imprevistos,  mesmo que agora sejam mais amenos.  A agitação ainda será grande e as emoções também.  Amores,  parcerias,  relações e afetos vão estarão em pauta e em alta.  Família e ambiente doméstico podem trazer alguns desafios ainda.

TOURO (21/04 a 20/05)Lua Nova ativa os temas produtivos e financeiros:  ganhos,  bens,  posses e valores tendem a crescer.  Isso é bom e o anima,  mas só virá se estiver associado a empenho e trabalho fortes no cotidiano.  Esteja de prontidão pra isso.  Olho vivo na saúde e cuidado com o estresse.  Parcerias formadas no ano passado devem vingar,  crescer e gerar frutos.  Sua regente promete charme e atratividade acima do normal.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Lunação em seu signo renova suas baterias por mais um ano.  O prognóstico é bom,  principalmente pros assuntos da criatividade,  do coração,  prazeres e  autoexpressão.  Você vai poder tirar o atraso e deverá ter um ano de crescimento.  Nesse ciclo,  porém,  pode enfrentar alguns contratempos financeiros,  que vão tirá-lo do prazer em que desejaria estar.  Mas isso pode ser muito bom,  assim você não se aliena demais.

CÂNCER (21/06 a 22/07)chegou a hora de crescer,  de produzir,  se estabilizar,  colher e curar as mais diversas áreas de sua vida.  O triângulo das águas o afeta mui positivamente.  Mas não bobeie,  não delegue e nem fuja da raia.  Temas críticos devem retornar na 2ª quinzena para serem resolvidos de vez.  E prepare planos futuros com cuidado,  para as novas sementes que irá plantar na Lua Nova em seu signo no mês que vem.

LEÃO (23/07 a 22/08)a atual lunação vai ser decisiva pra você.  Os projetos em curso e os futuros dependem de ser bem captados e tratados agora,  para que sejam bem planejados no ciclo que vem e possam ser bem implantados no outro ainda,  quando será Lua Nova em seu signo.  Mas é neste que as negociações de toda sorte se darão.  O Triângulo das águas deve ajudá-lo muito a compor as interrelações e captar os recursos.

VIRGEM (23/08 a 22/09)se foi na área das finanças que teve problemas,  você vai pôr tudo em ordem agora,  juntamente com a área profissional que está sendo ativada e incrementada com a lunação.  Mas deverá ter objetividade,  energia e determinação.  Pode haver forte expansão de ganhos,  desde que haja bastante empenho de sua parte.  Há muitos envolvidos querendo lhe ajudar.  Aproveite isso e permita-se ser ajudado.

LIBRA (23/09 a 22/10) –   a lunação aciona o setor da justiça e da ética,  abre portas,  expande horizontes,  amplia visão de mundo: sua seara deve chegar ao final,  com Marte passando pela terceira vez no ponto decisivo.  É agora ou nunca.  Negociações de todo tipo vão testá-lo em sua capacidade de encontrar o equilíbrio das forças.  Áreas materiais,  concretas e profissionais crescem e se curam de vez.  Quer mais?  Empenhe-se!

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)o triângulo benéfico envolve você como centro das atividades produtivas.  Ainda terá 2 meses de muito trabalho.  Os assuntos profissionais e outros temas vão chama-lo à realidade e desafiar sua capacidade de negociação.  Seus regentes estarão em conflito nesta lunação.  Nem tudo vai dar certo.  Em compensação,  amores e criatividade podem fluir bem.  Cuide contra o excesso de autoritarismo e agressividade.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) –  o ciclo ativa as áreas sociais e os relacionamentos estarão férteis e estimulantes:  convites,  parcerias,  propostas.  No entanto,  tenderá a estar dispersivo.  Mantenha o foco em áreas sensíveis como finanças,  afetos,  criatividade,  temas críticos.  Áreas humanas e espirituais tendem a crescer e a ocupar um espaço real:  ligue-se na sincronicidade da vida e na oportunidade de sanear dívidas.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01) –  sua via crucis parece estar terminando.  Foi uma fase de grande batalha,  questionamento,  reelaboração e reposicionamento nos quatro cantos de sua vida.  Agora sim,  tudo deve caminhar na direção certa.  Mas ainda não dá pra relaxar.  Reconheça,  agradeça e reverencie aqueles que lhe ajudaram durante o processo,  sejam colegas,  irmãos,  amigos ou  parceiros.  Sem eles,  não teria ido tão longe.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) –   lunação promete um período alegre,  afetivo,  criativo,  prazeroso,  interessante,  favorável.  Não perca a chance de curtir e cultivar os amores,  use suas habilidades sociais,  ame e divirta-se.  As ideias que vinham sendo elaboradas,  começam a se materializar.  A área profissional ainda apresenta desafios,  mas agora a coisa vai crescer.  Creia na sincronicidade da vida e na mão divina, que tudo provem e socorrem.

PEIXES (20/02 a 20/03)seu signo está envolvido no triângulo das águas com dois componentes,  Netuno e Quíron,  os curadores,  que lhe garantem muitas realizações.  Alguns nativos vão colher agora mesmo, outros ao longo dos próximos meses.  Mas será um crescimento efetivo.  A Lua Nova promete alegres momentos no aconchego do lar e da intimidade.  Foco nas finanças e no emocional para sair de vez da crise.

 

 

 

 

 

Semana de 19 de maio de 2014

Caminhamos para a fase de Lua Minguante,  que será no dia 21 às 10h00 em Peixes.  Nesta fase,  o brilho e a luz da Lua vão gradualmente diminuindo,  o que sugere finalização,  recolhimento,  interiorização.  É hora de refletir sobre o ciclo e de preparar o momento novo,  mas não sem antes realizar as colheitas e avalia-las para poder pensar nos planos futuros e fazer o planejamento das ações a serem tomadas na próxima Lua Nova.  Respeitar as fases da Lua é aproveitar o ritmo e o fluxo da natureza com inteligência.

Também no dia 21 de maio,  o Sol entrará em Gêmeos e a sensação de morosidade deve passar,  ao mesmo tempo que um ar mais esperto,  ágil e rápido,  toma conta do espaço:  é tempo de mudanças!  E,  no mesmo dia 21 de maio,  Marte retoma o seu movimento direto após 80 dias andando pra trás.  Ufa!  Que maravilha!!!

Marte,  o “deus da guerra por excelência,  mas também da criatividade e da coragem”,  regente da nossa capacidade de agir,  da agressividade e sexualidade,  entrou em retrogradação em 1º de março passado em Libra.  É através de Marte que manifestamos nossa vontade solar,  que concretizamos nossas escolhas venusianas,  que lutamos por nossas ideias mercuriais,  que defendemos nossos sentimentos lunares e nossos territórios físicos.

Retrogradar ou “andar para trás” não acontece de fato,  mas é a impressão que temos quando o observamos o caminhar do planeta do nosso ângulo de visão aqui da Terra.  Como efeito,  significa que os temas acima citados ficam,  por aquele período alterados,  quer por falta,  quer por excesso.  A falta de atuação deste “deus”,  que “resolveu tirar férias”,  nos acarretou muitos danos.  Marte também pode ser impulsivo,  inconsequente,  instintivo,  egoísta e cruel:  agir apenas por impulso promove estragos,  pois não é uma ação originada na vontade nem no coração.

Não é comum Marte retrogradar e o fenômeno ocorre somente a cada dois anos.  Seu recuo dura 80 dias e costuma arremeter os motores de alguma situação ou relação que passou dos limites e precisa de uma parada brusca para que se reflita a respeito e se tome providencias. Ocorre que dessa vez,  o planeta estava unido tensa e drasticamente aos gigantes Plutão,  Urano e Júpiter,  os radicais transformadores:  os estragos foram bem maiores,  tanto das situações e relações que estacionaram como a economia,  a política,  a justiça, as relações exteriores,  quanto das que deram errado como a invasão da Ucrânia,  as desastrosas declarações dos políticos,  as manifestações ultragressivas que vemos aqui e acolá,  os desmandos e incompetência do governo nas providências da copa e mais inúmeras situações que muitos de nós viveram em suas vidas pessoais e profissionais,  principalmente os nativos de Libra,  Áries,  Câncer e Capricórnio,  que foram obrigados a enfrentar mudanças drásticas e radicais em suas vidas ou o destino não se responsabilizava pelo que viria.  Em algum lugar do nosso mapa e de nossas vidas,  foi preciso mudar e mudar mesmo.

Ares / Marte - deus da guerra ( editado de sobremitos.blogspot.com)

E,  nesse momento em que o planeta retoma o movimento direto,  a tendência é,  vagarosamente,  as coisas ir para o seu lugar.  Ufa!!! Por isso,  não faça nada até o fatídico dia 21 de maio e,  a partir dali,  observe e só aja na medida em que for tendo certeza de que suas ações são legítimas e regidas pelo coração e não mais pelo ego.  Mas o mais indicado mesmo é se preparar pra retomada a partir da Lua Nova da semana que vem.  Mas ainda por algumas semanas,  o deus da guerra ainda estará ligado aos gigantes das mudanças para que os processos de mudanças sejam realmente completados.  (Veja abaixo  as tendências pro seu signo e, se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIESnão entre na semana sem um bom planejamento e adie tudo o que for possível pra depois do dia 21. Relacionamentos em foco, assim como relações profissionais.

TOURO – seu ano começou bem agitado e é bom fazer uma boa avaliação das colheitas dessa primeira fase antes de partir pra execução dos projetos. Ouça a intuição.

GÊMEOSseu regente continua muito bem na foto. Mas ainda não é hora de agir pra questões de vulto. Espere a Lua Nova em seu signo e restaure os amores perdidos.

CÂNCERse ligue no lindo triangulo que está no céu e do qual Júpiter em seu signo faz parte com Saturno e Quiron: concretização e cura de situações tensas estão a caminho.

LEÃOfase da lua vai propiciar colheitas na área profissional.  Pode ser que venha associada a mudanças radicais ou não. Mas fique ligado nas viradas da vida.

VIRGEM – seu regente continua muito bem na área profissional. Porém o bolso, os amores, as dividas e os projetos futuros pedem olhar bem atento.

LIBRA – mudança radical está chegando ao turning point e deve começar a dar sinais de meia volta vou ver! Se você não entende o que quer dizer, terá que reaprender a viver.

ESCORPIÃOMinguante será alta no setor profissional e vai propiciar boas colheitas. Grande triângulo de água traz promessa de sucesso e cura em breve: invista nisso!

SAGITÁRIOminguante avisa que haverá boas colheitas. No âmbito das finanças e dos amores, continue com as mudanças. Projetos futuros agora retomarão rumo certo.

CAPRICÓRNIO – minguante pode surpreender com soluções amorosas favoráveis. E o resto de sua vida, que andou de pernas pro ar, começa dar sinais de reversão de quadro.

AQUÁRIOminguante promete boas colheitas no aspecto pessoal. Ideias se transformam em projetos práticos e ganham corpo, crescimento, desenvolvimento.

PEIXES fase crítica começa a ser revertida. Se foi emocional ou no financeiro, observe a situação ser revertida e retomar grande crescimento, com direito a cura e desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

 

Semana de 12 de maio de 2014

O astral parece querer melhorar. Oba e Ufa!

Pra começar,  Júpiter caminha rápido e começa a sair do grande e tenso quadrado que permaneceu no céu dos últimos meses.  E,  o grande benéfico se alia a Saturno,  prometendo que as coisas podem começar a melhorar.  Os dois são planetas de desenvolvimento e,  quando unidos,  propiciam crescimento sustentado.  Mesmo com Saturno andando pra trás,  podemos aguardar que o curso das atividades seja vagarosamente retomado.  No dia 14,  às 16h17 teremos a Lua Cheia no signo de Escorpião.  Esse é um Plenilúnio importante,  já que acentua aspectos profundos e transformadores,  soma do planeta com o signo,  conhecido como potente,  ocultista,  misterioso,  esotérico,  bruxesco.

Na Astrologia,  a Lua significa o inconsciente,  o passado,  a memória e a nossa ligação com as emoções,  quer sejam boas ou ruins.  O signo lunar do nosso mapa astral descreve como reagimos emocionalmente às circunstâncias da vida.  Quando o Sol ilumina plenamente a Lua ou a luz ilumina as sombras,  podemos nos conscientizar das nossas ancestralidades e subterrâneos.  E é na Lua de Escorpião que esse processo fica mais acentuado,  justamente pela natureza do signo,  que já nos remete ao mais profundo do nosso inconsciente,  às nossas entranhas,  à possibilidade de morrer e renascer.

Lua Cheia

Essa Lua Cheia é conhecida também como a Lua de Wesak,  o grande festival do Oriente,  também conhecido como Festival da Iluminação ou de Buda.  Wesak,  que em sânscrito quer dizer maio,  é uma festa da libertação,  do despertar e da transfiguração,  que promove uma ponte entre a humanidade e a espiritualidade,  o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior,  uma jornada de volta ao lar.  Buda,  que personifica a expressão da Sabedoria de Deus,  da Luz,  do Propósito Divino,  é evocado e aparece.  Neste dia,  a cada ano,  imensas multidões no Oriente aguardam o retorno do Celestial Gautama,  o BUDDHA,  conforme Ele mesmo prometeu.  Gautama surge em seu corpo de Luz no norte da Índia e toda a Hierarquia Espiritual da Terra comparece diante d’Ele.

Nesse ano,  a Lua Cheia de Escorpião fará parte de um grande triângulo de luz,   formado por Saturno,  que estará junto dela,  ambos em boas relações com Júpiter e com Quíron,  o grande curador.  Nesse momento temos a oportunidade de fazer aproximação espiritual profunda e definida com nosso Eu Superior ou com Deus e o Amor,  com o Poder e a Sabedoria,  centralizando-nos no coração e meditando em conexão com a chama trina que se evidencia quando meditamos.  Em todas as luas cheias,  é positivo se alinhar com as forças cósmicas superiores,  meditar e fazer contato com a grande hierarquia de luz.  Porém,  nessa Lua Cheia é indispensável fazê-lo,  ainda mais no momento crucial em que a humanidade se encontra.  Oremos pela humanidade!  Veja abaixo  as tendências pro seu signo e,  se você conhece seu signo ascendente,  leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES início da semana terá alguns desafios nos relacionamentos afetivos. Enfrente-os com maturidade e não com egoísmo. Na Lua Cheia transmute tudo o que deseja com fé.

TOURO – essa é lua cheia do seu signo. Mais do que ninguém você estará conectado com ela. Apesar de ser tão materialista, não deixe de aproveitá-la e fazer seus pedidos.

GÊMEOS seu regente está em posição estratégica para fazer negociações, unir forças, pôr pessoas em contato, juntar coisas e lados que não se juntariam normalmente.

CÂNCER apesar de ser profunda, a Lua Cheia vai ativar temas leves pra você: criatividade, amores e afetos chegam ao auge. Cheque os desejos e os caminhos futuros.

LEÃO fase da lua vai questionar temas familiares e domésticos ou lhe mostrar seus méritos e ganhos nessa área. Possibilidade de adquirir novos imóveis se apresenta.

VIRGEM – seu regente facilita negociações de toda sorte pra que possa incrementar ganhos e valores: aproveite. Lua cheia evidencia assuntos que merecem atenção.

LIBRA – lua cheia pode apontar o início de fase de recuperação, que começa por oportunidades concretas, materiais e palpáveis e se estende pelas próximas semanas.

ESCORPIÃO: lua cheia em seu signo vai deixar bem claro o que você vem conquistando nesse trabalho sobre si, seus amores, criatividade e assuntos ligados à justiça divina: o

SAGITÁRIOo prognóstico de que o quadro está se revertendo continua e na lua cheia isso vai ficar evidente. Seja emocional ou econômico-financeira, a crise está passando.

CAPRICÓRNIO – lua cheia deixa claro para onde deve se encaminhar o futuro. Parcerias e relacionamentos serão incrementados para ativar a recuperação.

AQUÁRIOprofissional em fase de recuperação e mais, em fase de desenvolvimento. No início, o movimento será tímido, mas o tempo se encarregará do crescimento.

PEIXESmomento de cura e de constatação de seus valores morais e éticos, vai lhe trazer justiça e merecimento, caso você tenha feito bem a lição de casa. Senão, repense.