Semana de 27 de janeiro / Lunação em Aquário

Período requer atenção!!!

A semana será de Lua Minguante em seu período final,  momento recomendado apenas para avaliar e analisar as conquistas ou as perdas,  além de planejar o próximo ciclo que começa no dia 30 de janeiro,  com a Lua Nova.  Não é hora de começar nada e sim de aguardar não só a Lua Nova como o final da retrogradação de Vênus em Capricórnio,  que agora atinge seu ponto mais crítico,  aliando-se a Plutão.

Nascimento de Vênus por S. Botticelli

Devemos ficar atentos porque tendemos a estar excessivamente desconfiados,    exigentes e críticos,  a fazer cobranças demais dos outros,  a enfiar a faca no pescoço alheio,  a exigir posicionamentos e atitudes dos parceiros,  familiares ou colegas,  já que ficamos contabilistas demais tanto com a realidade,  os negócios,  o bolso e os gastos quanto com os relacionamentos e as emoções.  Depois de um mês de racionamento de despesas e freio de mão puxado,  fruto justamente dessa posição que a pequena benéfica ocupa,  entramos na semana em que atinge seu momento mais agudo. Cuidado também para não fazer promessas que não poderá cumprir. Por isso,  acione toda a calma,  paciência e maturidade possíveis para atravessar o período até 1º de fevereiro e adie tudo o que se relacione com os planos material e emocional.  Uma boa utilização desse período pode ser a análise de suas atividades,  de suas prioridades,  de seus valores e de seus relacionamentos.  Mas não é hora de partir pra ação.  Aguarde e depois que o planetinha começar a andar pra frente,  você checa o que realmente tem valor pra você a ponto de merecer sua dedicação,  seu tempo,  sua energia,  sua produtividade,  seu amor e  seu dinheiro.  Júpiter, o benéfico,  se opõe ao casal Vênus/Plutão,  o que só amplia o efeito de sua união,  escancara a nossa impotência e denuncia nossa incapacidade de lidar com as frustrações e perdas.

Marte,  o planeta da ação e Mercúrio,  o mensageiro,  continuam unidos em prol de nos ajudar a pensar de forma intuitiva,  pontual,  aguda e focada,  visando atingir objetivos intelectuais,  sociais,  comerciais ou de comunicação.  Mercúrio,  que está em Aquário,  acaba de se desgarrar de Saturno,  o que deve nos deixar mais otimistas e alegres.  Porém,  em breve,  nosso mensageiro vai entrar em Peixes e,  a partir do dia 5 de fevereiro,  iniciar sua próxima retrogradação.  Portanto,  o período entre 1º e 5 de fevereiro será a única janela que teremos para dar início a novos projetos,  negócios,  assinatura de contratos,  parcerias,  relacionamentos,  iniciativas e cirurgias eletivas.  Depois,  só haverá outra chance a partir de meados de maio.  Fique atento!

Lunação em Aquário

Aquário

A próxima lunação será ainda em janeiro,  no dia 30,  às 19h40,  em Aquário.  O astral,  que já vem mudando desde que o Sol entrou naquele signo,  vai mudar bastante,  já que os luminares estarão associados a Urano,  o regente do mesmo signo,  eterno criativo,  rebelde,  contestador,  intuitivo e futurista,  prometendo um ciclo fértil em ideias,  projetos e criatividade,  principalmente no que tange os temas intelectuais,  científicos,  sociais e coletivos.  E muito acelerado!!!

Os relacionamentos também estarão ativados já que o Sol,  regente do ascendente da lunação,  que está em Leão,  se encontra na casa das parcerias e associações.  Vênus,  a regente dos relacionamentos e dos ganhos materiais,  que andava retrógrada desde 20 de dezembro,  ao retomar o movimento direto no primeiro dia de fevereiro deve colaborar para,  paulatinamente,  ir deixando os assuntos do coração e do bolso em ordem.  Porém,  na lunação,  a pequena benéfica se encontra enfurnada na tensão entre Plutão,  Urano e Júpiter,  o que irradia e estica seus efeitos colaterais por todo o ciclo.  Ou seja, ainda teremos um bom período de negociação e vacas magras pela frente,  seja nos negócios,  na economia e na política,  como nos relacionamentos em geral.  Devemos tomar cuidado ainda com os desmandos e os excessos,  já que a dupla Urano/Júpiter sobre Vênus pode nos entusiasmar demais:  queremos tanto que nossos desejos sejam atendidos,  que pagamos qualquer preço,  corremos riscos demais,  gastamos desmedidamente e nos expomos mais do que devíamos.  É bom manter controle sobre a ansiedade,  a gula,  a volúpia e o nível de exigência.

Saturno,  o velho sábio,  que caminha em Escorpião,  ocupa lugar de destaque na lunação,  sinalizando que o período pode apresentar obstáculos,  desafios,  apertos e pressões consideráveis.  Por isso,  ser saturnino é aconselhável:  ser paciente,  tolerante,   persistente,  trabalhador,  dedicado e precavido são bons predicados para serem utilizados agora.   Veja abaixo as dicas pro seu signo solar. (se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo ao mesmo também)

ÁRIES (21/03 a 20/04)

Sua vida será bem remexida nos próximos meses e nas principais áreas: pessoal, familiar/doméstica, relacionamentos e profissional.  Relaciona-mentos de toda sorte passarão por testes e checagens. Se estiver preparado e mirando nas direções corretas, vai ultrapassar bem os desafios, tirando bom proveito e reinventando-se.  Dedique este ciclo para fazer planos e projetos visando o futuro a curto, médio e longo prazos.

TOURO (21/04 a 20/05)

Lunação ativa a área profissional e promete novas ideias e projetos que podem vir a promovê-lo e a destacá-lo. Assuntos ligados à justiça, viagens, cursos especializados ou novos interesses retomam seu curso, mas pedem olho vivo aos detalhes e relacionamentos. Alguma parceria, afeto ou sociedade precisa de toda a sua atenção e auxílio: dedique-se. Amizade, saúde ou funcionário próximo tende a patinar num futuro breve.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)

Lunação ocorre na área de viagens, justiça, assuntos internacionais, cursos especializados e novos interesses: novidades à vista. Invista. Seu regente está em boas relações com o Nodo Norte do destino. Mas vai retrogradar na área profissional e algum tema deverá ser revisado a fundo. Há informações que você não tem ou que só serão disponibilizadas com muito esforço: corra atrás. Amores vão bem por hora, mas deve ficar de olho.

CÂNCER (21/06 a 22/07)

Você terá novidades mui positivas e oportunidade de resolver temas profissionais que vinham se arrastando. Vênus volta a caminhar no seu oposto: suas parcerias e afetos se reativam, mas o saldo positivo só será conquistado no tempo. Cuide bem das primeiras tratativas para que tudo fique bem esclarecido. Júpiter em seu signo retoma crescimento em março: aproveite esse ciclo para planejar como deseja crescer. Olho vivo no familiar.

LEÃO (23/07 a 22/08)

Lunação no seu signo oposto ativa suas parcerias, afetos, casamentos, associações: aguarde novidades positivas e estimulantes. Ou crie novas parcerias e sociedades. Ao caminhar, Vênus deixa a saúde e os assuntos cotidianos mais organizados, mas certifique-se de que os detalhes estão realmente em ordem. Mercúrio aponta que pode haver alguma crise em andamento seja no emocional ou no financeiro: cuide do assunto.

VIRGEM (23/08 a 22/09)

Aguarde boas novas no seu dia a dia, na sua saúde ou no ambiente de trabalho. Quanto à saúde, é hora de começar atividade física inédita, que seja estimulante ou desafiante.  Seu regente indica que algum relacionamento está mal parado ou tende a ficar. É alguém de quem você gosta muito; mas a falta de comunicação está pondo tudo a perder: abra o coração e declare-se. Fique atento ao aspecto financeiro. Pode haver crise.

LIBRA (23/09 a 22/10)

Lunação será excelente para a criatividade, os amores, o lazer e a diversão. Haverá novidades estimulantes e rejuvenescedoras: abra-se pra isso. Na área pessoal, algum novo projeto, parceria ou relacionamento vem se aproximando e tomando conta de sua vida. Ótimo, mas lembre-se que tudo que chega de forma muito incisiva, precisará de um reequilíbrio no futuro. E saiba virá num futuro próximo. Olho vivo no familiar!

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

Lunação traz algo totalmente novo na área doméstico-familiar: pessoas, reformas, visitas, incrementos, redecoração surgem para deixar tudo mais agradável e estimulante. Mercúrio aponta desequilíbrios na área afetiva ou na relação com filhos. Se você não sabe do que se trata, se abra para perceber melhor suas relações afetivas. Relacionamento com pessoa próxima já foi retomado, mas ainda não está normalizado.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

Lua Nova ativa sua mente e amplia curiosidade. Voce deve buscar novos interesses, espaços, pessoas, cursos. Vai ser um ciclo agitado e cheio de novidades. Aliás, como você gosta. Aceite e confira os convites que surgirem. Temas financeiros retomam o andamento, mas ainda estão longe da normalidade. Planeje melhor e no futuro próximo poderá resolver sua área econômica. Mercúrio indica que há mal entendidos em família.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)

Vênus retoma o movimento direto em seu signo e tende a deixar sua vida mais organizada. Mas pode levar algum tempo ainda. Se foi sua saúde, sua área afetiva ou pessoal que pegou, você já está restabelecendo o equilíbrio novamente. Mas ainda está frágil, tênue e merece atenção, cuidados, definições claras. Área financeira, ativada nesse mês, promete boas novidades. Amigos e projetos futuros pedem atenção também.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)

Lua Nova em seu signo promete deixar a vida cheia de novidades, criatividade, fertilidade mental e intelectual, novos estímulos. Desses novos inputs vai depender toda a atividade do seu ano. Mercúrio indica que a área financeira merece atenção. Pesquise, esclareça e reequilibre. E dê atenção especial ao projeto intelectual que pode se tornar profissional: talvez haja descompasso e precise de longa revisão.

PEIXES (20/02 a 20/03)

Lunação não vai afetá-lo, mas sugere que você fique bem aberto às mensagens que vêm do seu inconsciente e nas quais deve investir na próxima lunação, que será em seu signo. Com Mercúrio retrógrado em seu signo, você pode se meter em algum equívoco ou mal-entendido, que pode vir a decepcioná-lo. Por isso, abra bem os olhos, pesquise, vá fundo e não se deixe levar por romantismos, principalmente se for do 1º decanato.

 

 

 

 

 

 

 

Semana de 20 a 26 de janeiro de 2014

O Sol acaba de entrar em Aquário, o signo da consciência social, do idealismo, do altruísmo, da liberdade, igualdade e fraternidade: de agora em diante, o astral tende a melhorar e nós nos tornaremos mais ousados, com o freio de mão menos puxado!

Mercúrio, o mensageiro, que também se encontra em Aquário, se une ao Marte em Libra ao longo da semana, favorecendo o comércio, as negociações e a promoção de produtos e serviços: aproveite! Os assuntos que precisem de defesa, argumentação e retórica também estarão favorecidos.

Vênus, por sua vez, vai se libertando devagarinho das garras do Marte, o que também deve surtir efeitos positivos nos relacionamentos, principalmente os afetivos e dos nativos do segundo decanato de Libra, Capricórnio, Áries e Câncer. Mas a pequena benéfica ainda ficará presa ao Plutão por algumas semanas: mágoas e ressentimentos ainda serão remoídos por um longo período.

A semana começa com bom humor e alto astral: Lua em Virgem se une a Vênus em Capricórnio e promete um dia ameno, com ótimas chances de entendimento entre as pessoas, já que estaremos todos simpáticos e munidos de boa vontade. A 2ª-feira termina com bom aspecto entre Lua e Saturno, o que nos torna práticos e eficientes, satisfeitos com os bons resultados do nosso trabalho.

Na 3ª-feira, uma excelente união entre Sol e Lua garante harmonia e bom desempenho para qualquer iniciativa que vise propagar, divulgar, ensinar, comunicar: aproveite!

Já na 4ª-feira, o céu estará mais tenso e nós aqui na Terra mais ansiosos, querendo resolver tudo a ferro e fogo. Não vai adiantar forçar a barra. O ideal mesmo é acionar o jeitinho e a paciência para lidar com os desafios e obstáculos que surgirem. Mais à noite, o clima melhora e ficamos mais energizados, comunicativos e espertos. É hora de circular e aceitar os convites que podem pintar na última hora.

A Lua entra na fase minguante no dia 24 de janeiro às 3h20: é hora de fazer as devidas colheitas que o ciclo proporcionou ou de avaliar porque não foram tão fartas quanto queríamos, repensando o futuro e planejando as novas iniciativas a serem tomadas na próxima Lua Nova. De qualquer modo, a semana termina com o astral em elevação de novo, principalmente na 6ª e no domingo. Portanto, vamos agradecer porque o ciclo deve terminar bem melhor do que começou!!!

Veja abaixo, as dicas pro seu signo solar e boa semana!!!

Áries – seu astral vai melhorar consideravelmente, já que seu regente saiu de zona de tensão. Arremate o que for preciso para terminar o ciclo com saldo positivo. Aproxime-se dos seus afetos.

Touro – sua regente estará em menos pé de guerra com o mundo. Mas ainda vai passar algumas semanas aliada a Plutão, o que pode mantê-lo na zona de mágoas e ressentimentos. Porque mesmo?

Gêmeos – seu regente em alta no inteligente, excêntrico e comunicativo Aquário. É hora de sair pro mundo, circular, vender seu peixe, se auto-promover, pensar no futuro e amarrar planos.

Câncer seu regente fará ótimas conexões durante o período. É hora de aproveitar e reconstruir relacionamentos, correr atrás de planos e projetos, tentar amarrar as pontas de tudo o que deseja.

Leão – seu regente entra em seu oposto para iluminar seus relacionamentos, parcerias, sociedades de agora em diante. Cotidiano e a saúde tendem a melhorar, mas ainda demandam atenção.

Virgem – semana começa com ótimo astral para restaurar relações afetivas que estavam machucadas. Seu regente vai ajudar o cotidiano a deslanchar melhor e deve refletir positivamente no seu bolso.

LibraMarte em seu signo se junta ao Mercúrio e você pode aproveitar para ampliar seu campo de atuação, buscando realizar agora o que ficou emperrado ultimamente: mãos à obra.

Escorpião – seu regente agora mais solto promete levantar o seu humor. Unido ao Mercúrio, deve deixar o astral familiar em alta e trazer agitação para dentro de casa. Semana vai ser produtiva.

Sagitárioárea das comunicações em alta. É hora de circular mais, de promover mais seus produtos ou serviços, de aceitar convites e de explorar as novidades intelectuais que a vida vai lhe trazer.

Capricórnio – Vênus em seu signo estará menos tensa e isso é excelente para você recuperar o ânimo e o humor. Seu regente fará boas alianças e as coisas tendem a deslanchar bem mais e melhor.

Aquário – Sol promete recarregar suas baterias e avisa que 3ª-feira, 6ª-feira e domingo serão dias especialmente positivos para você. Seu regente Saturno estará mui bem aspectado e produtivo: aproveite!

Peixes – semana começa com relacionamentos em alta. Mas o mais interessante será prestar atenção ás mensagens que seu inconsciente deve lhe mandar e que serão uteis num futuro próximo.

 

Semana de 13 a 19 de janeiro de 2014

O período tende a ser mais ameno, já que a Grande Cruz que se formou no céu das ultimas semanas, está arrefecendo: a agressividade e a violência devem diminuir. No dia 16 de janeiro, às 2h53, teremos Lua Cheia em Câncer, momento em que os assuntos iniciados no ciclo atingem o auge e demonstram claramente que resultados serão obtidos. Se preciso, ainda dá tempo de corrigir algumas rotas para que os resultados sejam melhores. Até lá, continuamos firmes em nossos propósitos, apesar de todos os desafios que o ciclo nos enviou.

O Sol se alia a Saturno no início da semana e nos permite organizar e priorizar melhor as tarefas, sedimentar e estruturar alguns projetos, concretizar objetivos. Mercúrio entrou no signo de Aquário e nossos pensamentos ficam mais velozes e intuitivos. Podemos enxergar os rumos que as coisas devem tomar e nos antecipar aos acontecimentos, otimizando providências.

No dia 14 de janeiro, o céu estará generoso, com Lua, Netuno e Nodo Norte em aliança nos signos de água, o que fortalece as relações e propicia criatividade, fertilidade, compreensão, confiança.

Na Lua Cheia, nosso satélite estará aliado a Saturno e ao Sol, o que determina que a segunda fase do ciclo tende a ser de melhores concretizações e resultados. Mercúrio estará aliado a Urano, tornando-nos mais inteligentes, perceptivos, intuitivos, espertos; tudo tende a andar mais depressa também. Convém atentar para o aumento de ansiedade e aceleração.

Mas, durante todo a semana, nosso maior desafio será como lidar com as relações humanas, já que Vênus e Marte, o casal dos afetos, se encontram em tensão: é difícil se entender com as pessoas, tolerar as diferenças, respeitar o ritmo e a opinião alheios. Há que se fazer força para que as fagulhas não peguem fogo. Sejamos mais pacientes, compreensivos, tolerantes e amáveis. O aspecto é geral, mas atinge especialmente os nativos de Libra e Áries, Câncer e Capricórnio do segundo decanato. Ou pessoas que tenham planetas ou posições pessoais nesses setores do zodíaco.

Veja abaixo, as dicas pro seu signo solar e boa semana!!!

Áries – você vem sendo desafiado, mas está podendo mostrar todo o seu heroísmo. Afetos e família são os focos principais. Não se desvie.

Touro – sua regente em pé de guerra com o mundo, sugere que se relacione com a maior atenção e com boas intenções. Dê o melhor.

Gêmeos – você estará mais rápido, ágil, esperto e perceptivo. Use isso em seu benefício e no dos outros também. Não seja egoísta.

Câncerpessoal do 2º decanato terá que resolver conflitos. Mas lembre-se de não cria-los também. Lua Cheia pode ser aconchegante.

Leão – Lua Cheia mostra resultados positivos na organização que fez no cotidiano e na saúde. O outro está receptivo e esperto. Aproveite.

Virgem – amores podem chegar a um momento positivo. É hora de comemorar com a pessoa amada. Se não rolou: reveja sua postura.

LibraMarte em seu signo continua querendo encrenca. Voce se acha pacífico, né? Pois, então, demonstre e pare de cutucar o outro.

Escorpião – semana vai ser ótima para organizar e focar em planos futuros. Fique ligado nas relações: você pode estar provocador.

Sagitárioseu regente tem posto lenha na fogueira no que tange os relacionamentos. Amigos e afetos têm razão de reclamar.

Capricórnio – Vênus em seu signo está enganando você: trate melhor os outros e terá a recíproca de volta. Não acredita? Tente.

Aquário – você estará ligado, intuitivo, esperto, rapidinho. É hora de vender seu peixe, se promover, divulgar seus projetos novos.

Peixes – semana tende a ser calma pra você e, generosa por volta da 4ª e da 5ª feiras: lembra  do “milagres acontecem…”.

 

 

 

 

 

Semana de 6 a 12 de janeiro de 2014

O clima tenso do primeiro dia do ano parece arrefecer. Mas ainda teremos uma semana tensa entre Sol/Plutão em Capricórnio e Marte em Libra, aspecto expandido de agora em diante por Júpiter em Câncer: são forças que puxam em direções perpendiculares, nos propondo confrontos internos e externos, tomada de decisões, escolhas. Esse vai ser o grande tema senão do ano, de todo o primeiro semestre.

No dia 8 de janeiro, às 1h40min entramos na fase crescente da Lua. Será um dia de lutas, trabalho e questionamentos.  A Lua estará em Áries, fechando um quadrado no céu entre ela e os planetas acima mencionados: não titubeie e continue firme em seus propósitos, mesmo que a vida tente fazê-lo desistir.

Vênus continua a retrogradar e, nesse mesmo dia 8, deve trombar com Mercúrio que caminha direto em Capricórnio: se você ainda não sabe o que a pequena benéfica pretende que você reexamine, nos próximos dias vai ficar sabendo. Logo a seguir, será hora de tomar as devidas providências para que o assunto seja resolvido. Mas tenha paciência porque pode demorar até o final do mês para as coisas irem pro lugar.

Júpiter e Saturno persistem tecnicamente unidos, o que é excelente para dar continuidade ao nosso lento crescimento, seja em que área for. O Nodo Norte do destino,  se une a Netuno, o generoso,  para nos lembrar de que a bondade, a beleza, a esperança, a sensibilidade e a capacidade de nos nos envolvermos com os outros ainda existem: aguarde milagres, insights mediúnicos, inspirações, sentimentos de amor e encantamento.

Capricórnio, o signo que nunca se cansa nem desiste, envia as atitudes-chaves da semana: dê continuidade, trabalhe firme, dedique-se e tenha paciência com tudo e todos, principalmente com você!

Veja abaixo, as dicas pro seu signo solar e boa semana!!!

Áries na 4ª-feira, tudo atinge um clímax. Não deixe que nada beire o limite. Voce será desafiado por outros ou por situações. Paciência é o mais indicado.

Touro – tensões no dia a dia ou na saúde pedem parcimônia. Justiça, planos intelectuais, viagens e relações com o mundo pode fornecer informações preciosas.

Gêmeos crises devem ser administradas para que não atinjam o ápice. Faça isso no início da semana porque na 4ª grandes desafios virão à tona.

Câncer – pessoal do 2º e 3º decanatos terão grandes conflitos para lidar nos quatro cantos de suas vidas. Armem-se de paciência e arregacem as mangas.

Leão – trabalho, trabalho e mais trabalho. Já tínhamos avisado, né? Por isso, organize-se para não ser atropelado pela realidade. O momento é critico.

Virgem – é na área amorosa, afetiva ou sexual que enfrenta seus maiores desafios. Solidão ou mal-entendidos? Agora vai saber como deve lidar com eles.

Libra – Marte em seu signo tanto o deixa mais provocativo quanto o faz atrair mais provocações. Não conte com ninguém. Voce pode sobreviver lutando sozinho sim!

Escorpião Não está ruim pro seu lado. Continue firme e forte na sua toada rumo ao crescimento sustentado. Mas conte com correrias, imprevistos e novidades.

Sagitário imprevistos vão tirá-lo do sério. Não diga que não sabia. Podem ser financeiros, afetivos ou ainda envolver amigos, projetos futuros. Lide com isso.

Capricórnio – o período está bem agitado pro seu lado, mas você adora ser desafiado e vai tirar de letra. Só cuide da saúde para não se estressar muito.

Aquário – você continua tranquilamente em férias? Pois faça isso, porque a sorte está do seu lado e o deixou mais isolado da azáfama cotidiana. Por enquanto.

Peixes – fique ligado: um golpe de sorte pode trazer exatamente o que você queria. Pode parecer que foi com esforço, mas milagres também acontecem.

 

 

 

 

Previsões para 2014 – Um ano para refletir e fazer escolhas

2014 = 7

Na numerologia,  2014 soma um 7,  número através do qual Deus conversa conosco:  são 7 os dias da semana,  os planetas visíveis a olho nu,  as cores do arco-íris,  os níveis angélicos,  as notas musicais;  nós possuímos 7 corpos,  7 chakras,  7 buracos no rosto e por aí vai.  O 7 representa o sagrado,  o místico,  o espiritual,  traduz a conversa entre céu e terra,  nos remete à reflexão e à busca de respostas às várias perguntas que nos ocorrem nesse momento crítico que a humanidade atravessa.

No Tarô,  o 7 representa a carta do Carro,  que traz um homem sobre uma carruagem puxada por 2 cavalos,  um da razão e outro da intuição.  O homem caminha rumo ao futuro mas não tem o comando das rédeas em sua mão.  No primeiro momento de consciência individual na escala evolutiva do tarô,  o homem tenta antecipar o porvir.  O 7 pressupõe reflexão,  aprofundamento e percepção do entorno,  para que haja compreensão e para que as escolhas sejam realizadas de forma genuína.

Na Astrologia,  teremos duas fases bem distintas entre o primeiro e o segundo semestres.  No primeiro,  vários planetas pessoais estarão retrógrados de janeiro a julho,  reforçando a ideia de que é hora de rever,  revisar,  refletir,  escolher,  redirecionar:  estamos correndo a tamanho galope que nem nos damos conta da aceleração em que vivemos.  Estamos indo pra onde mesmo?

Vênus,  que está retrógrada em Capricórnio,  continuará caminhando do final do terceiro até o final do segundo decanatos:  relacionamentos e recursos de toda sorte estarão em foco e questionamento,  atingindo especialmente os nativos daquele signo e também os de Áries,  Libra e  Câncer dos mesmos decanatos.

Em fevereiro,  Mercúrio retrograda entre o comecinho de Peixes e os decanatos finais de Aquário:  confusões,  mal-entendidos,  ineficiência,  interferências e questionamentos espirituais,  universais e humanitários estarão presentes.  Em março será a vez de Marte,  o raivoso,  retrogradar por todo o signo de Libra,  onde já se encontra bem desajeitado:  serão quase tres meses de questionamentos e desagravos para reparar os desequilíbrios e desmandos ocorridos nas áreas sociais,  públicas,  políticas,  diplomáticas e de justiça.  O fenômeno atinge novamente os nativos de Áries, Libra, Câncer e Capricórnio.

Em junho,  será a vez de Mercúrio retrogradar de novo,  desta feita entre o comecinho de Câncer e os finais de Gêmeos.  Recomenda-se,  na medida do possível,  que se evite a abertura de empresas,  a tomada de decisões,  os investimentos de vulto,  os procedimentos médicos que não sejam emergenciais e as situações de risco por todo o semestre.

Júpiter,  o generoso expansor,  que costuma emanar fertilidade e abundância por onde passa,  estará transitando entre o segundo e o terceiro decanato de Câncer até julho,  quando entrará em Leão.  Saturno adentra o segundo decanato de Escorpião já em janeiro e caminha direto até março,  quando inicia retrogradação até o mês de julho.  A fase de retrogradação tende a acentuar as reflexões do primeiro semestre para os nativos de Escorpião,  Touro,  Leão e  Aquário.  Ao retomar o movimento direto no segundo semestre,  o velho sábio,  corregedor e senhor do carma,  vai andar ligeiro e adentrar o signo de Sagitário ainda no finalzinho de 2014.

Urano,  o imprevisível,  rebelde e inovador,  continua transitando em meados de Áries,  peitando Plutão,  o poderoso,  praticamente por todo esse ano.  Os momentos mais críticos desse enfrentamento são agora em janeiro e depois em abril de 2014.  Já Netuno,  o regente da hiper- sensibilidade,  da capacidade que temos de ser humanos,  humanitários,  criativos,  artísticos,  talentosos e imaginativos,  de sonhar,  se emocionar,  se arrebatar e se envolver com a vida,  caminha vagarosamente no início de Peixes e ali permanecerá por todo o ano,  derramando suas benesses e encantos mundo afora,  principalmente para os nativos daquele signo e também os de Câncer e Escorpião.

Em 2013 corremos tanto,  tentando fugir da crise e da realidade,  que a primeira Lua Nova de 2014 perpetua o mesmo clima.  O fenômeno,  que ocorreu no primeiro dia do ano,  às 9h15 em Capricórnio,  aponta tensões e grandes mudanças.  Os luminares estão coladinhos a Mercúrio/Plutão e em tensão com Marte e Urano.  Trocando em miúdos,  Capricórnio é um signo de terra,  ligado à matéria e à realidade,  regente do status quo vigente,  do capitalismo selvagem,  da luta pela segurança e pela manutenção do poder,  sobretudo o palpável.

Plutão,  o senhor das transformações inevitáveis,  está ali desde 2008,  revolucionando as formas de poder e controle,  intensificando as alterações climáticas e o aquecimento global,  enfatizando a crise econômico-financeira,  a escassez de recursos e o desequilíbrio ecológico por que passamos;  vagarosamente a humanidade se dá conta de que a renda e os recursos concentrados na mão de alguns,  só faz manter seu poder e seus privilégios.  Na verdade,  são poucos os que através do domínio,  da força,  da imposição e do autoritarismo tentam manter o jogo de forças inalterado:  mas até quando?

A tensão com Urano,  o revolucionário,  que já ocorre há anos,  representa a luta dos indivíduos comuns pela ruptura com tal padrão de realidade tão nu e cru,  em favor de uma nova conjuntura,  calcada em maior liberdade,  democracia,  solidariedade, sustentabilidade e humanitarismo.  Marte envolvido nesse jogo de forças atualmente,  só põe mais lenha na fogueira, acirra as tensões e a crise.  Janeiro promete não dar fôlego desde o início e 2014 já começa pra valer:  quem sabe é preciso apertar mesmo o cerco para que algo de novo aconteça!  E que venham as grandes transformações,  porque do jeito que está não dá mais para continuar!

Não deixe de fazer a sua parte,  de fazer o que estiver ao seu alcance para mudar o nível de consciência,  transformando a realidade do seu entorno e daqueles que você ama e preza.  Se cada um fizer um pouquinho,  podemos mudar o mundo,  sim!

No segundo semestre,  a realidade parecerá mais amena e deve conspirar mais a nosso favor:  Júpiter entra em Leão,  se alia a Urano e promete ampliar o espírito empreendedor,  trazer novidades,  renovar o positivismo,  propiciar maior crescimento.  Só haveremos de ter uma retrogradação de Mercúrio e de assistir o arrefecimento da tensão entre Urano e Plutão:  a crise mundial pode vir a arrefecer e o astral melhorar consideravelmente.  Mas, até lá,  há muitas escolhas a fazer!

Alguns eclipses vão ocorrer ao longo do ano:  um lunar total em 15/04 no terceiro decanato de Libra e outro solar em 29/04 no primeiro decanato de Touro.  No segundo semestre,  em 8/10 haverá outro lunar total em meados de Áries e um solar parcial em 23/10 no início de Escorpião.  Não devemos permitir que situações estejam beirando o seu limite na ocasião de qualquer eclipse,  principalmente se pertencermos aos decanatos e signos mencionados.

O Brasil,  que atravessa um ano 22/4 (07+09+2013=22/4, ultimo aniversário),  viverá um momento-divisor de águas,  um primeiro semestre de crises,  provações e privações.  Quem sabe assim nos demos conta de que esta fase deve terminar para que outra comece:  esperemos que haja profundas mudanças e que os brasileiros consigam fazer melhores escolhas no futuro próximo!

Veja abaixo as previsões para o seu signo em 2014 e para janeiro especialmente. (se você conhece seu signo ascendente, leia o texto relativo a ele também)

Feliz 2014!!!

Áries – momentos mais críticos serão agora e em abril, principalmente na área dos relacionamentos. Não permita que conflitos em parceria cheguem a beirar os limites porque podem virar litígios. Área doméstico-familiar em crescimento a partir de março e, a área do amor e da criatividade, a partir de julho: aguarde boas novas. Em janeiro, o profissional estará em foco e com fortes demandas. Se você tem dívidas, é hora de tentar negociá-las.

Tourorelacionamentos, projetos intelectuais e futuros voltam a crescer a partir de março. A área doméstico-familiar recebe impulsos positivos e crescimento a partir de julho. No momento e em abril, o dia a dia e a saúde pedem muita atenção. Lunação de janeiro ativa os mesmos temas e mais a ética, a moral e a justiça, as viagens e os projetos internacionais, os novos interesses e os horizontes intelectuais. Fique ligado ao eclipse de abril.

Gêmeos – crise atual deve se acirrar com a lunação: algum afeto ou tema econômico-financeiro precisa de foco e aprofundamento. Não releve o conselho e não tente se esquivar do assunto, para não comprometer o futuro. O bolso tende a retomar crescimento a partir de março e temas intelectuais, comerciais e promocionais a partir de julho. Fique ligado nas retrogradações de seu regente: fevereiro pode pegar no profissional e em junho no financeiro.

Câncerreveja seus planos de crescimento para retomar desenvolvimento a partir de março. As áreas mais críticas da vida estarão em foco agora e em abril: relacionamentos e parcerias pedem atenção, reflexão e redirecionamento; casa e família passam por crise e tensão; área profissional promete alteração e mudanças para quem se aprofundar e refletir. O processo será lento e longo. Dedique-se, questione-se e mude. E conte apenas consigo mesmo.

Leão – se tinha planos de descansar, não vai ser possível. A lunação vai ativar a área cotidiana, o ambiente de trabalho e a saúde. Há muito o que fazer e algumas arestas a aparar: algo ou alguém ali demanda reflexão e direcionamento. Você deve se dedicar a fazer planos de como e onde quer crescer a partir de julho, quando Júpiter estiver em seu signo. Irmãos, amigos ou projetos futuros que envolvam viagens, justiça ou novos estudos pedem reflexão e escolhas.

Virgem – Lunação ativa seus amores, criatividade, relação com filhos e com obras: alguma crise em curso pede revisão e acertos, seja na área financeira ou afetiva. Ou será que algum projeto que estava prestes a nascer, precisa ser redimensionado? Reveja também as amizades, os projetos futuros e pense no que você quer fazer a partir de julho: será que algum relacionamento novo quer fazer parte de sua vida? Mas será que há espaço pra isso? Reflita a respeito.

Libravarias áreas de sua vida pedem revisão: saúde e vitalidade, amores e parceiras, família e área doméstica, profissão e carreira. Desde meados de dezembro havia vários sinais de que era preciso ver, revisar, questionar e se reposicionar. Se você não ouviu os sinais, agora deve estar lamentando. Se ouviu, já percebeu que o processo de cura vai ser lento e que é preciso muita dedicação. Não espere pelo outro e nem o culpe por seu próprio destino: ponha mãos à obra.

Escorpião – Saturno em seu signo continua propiciando reestruturação. Mas a área financeira depende de alguns processos de justiça ou de alguma revisão filosófica de sua parte. Ou será que precisa aprender algo novo ou se especializar em alguma atividade mais humana? No momento, há que ter paciência e aceitar que algo seja amadurecido para vir à tona só a partir de julho. Entre março a julho enfrentará a fase mais intensa. Depois, é só colher os louros.

Sagitárioa área concreta, produtiva, material e financeira está em crise? E o que você está fazendo por elas? Projetos futuros dependem de planejamento, posicionamento, dedicação. Se você sente que algo novo está para acontecer, saiba que nada vai cair do céu: é preciso parar, pensar, planejar, estabelecer um orçamento e aí sim, dar vazão à obra. Ainda haverá muitos descompassos até meados do ano, quando só então as coisas devem deslanchar.

Capricórnio – você está no centro de tudo e tudo depende de como encara a vida, do que pensa sobre o futuro, sobre seus relacionamentos, seu entorno. Comece pela saúde, seu corpo, sua vitalidade. Depois passe pela área familiar, onde a instabilidade parece imperar, enquanto você não se posicionar. Por fim, pense se está contente com o que faz ou com o modo como faz. Mudanças radicais serão necessárias. Pare de empurrar com a barriga.

Aquário – a lunação parece que não vai incomodá-lo. Voce pode continuar em férias e terá bastante tempo para elaborar seus planos futuros até a próxima lunação em seu signo. Mas não fique apenas no nível da razão e aprofunde-se, permita-se sentir o que realmente deseja, cuide do corpo, dos amores, do coração. O ano está apenas começando. Que tal se abrir para os afetos uma só vez na vida? O mundo não é feito só de ideias e pensamentos…

Peixes – seus planos só devem deslanchar a partir de março. Até lá, alguns descompassos devem ser enfrentados para que você pare e perceba que tem que refazer os projetos futuros e repensar as parcerias que vinha desenvolvendo. Voce está mudando profundamente e deve prestar atenção: sua vida tende a ficar como você quer, mas vai demorar um pouco pra isso. Acompanhe no processo, mas antes faça um balanço de valores e filosofia de vida. Amplie horizontes e verá que deve aprender algo novo.

 

 

 

 

 

 

Semana de 23 a 28 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

Na sua trajetória em torno da Terra ao longo do ano (na verdade é a Terra que orbita em torno dele, mas a impressão que temos é ao contrário), o Sol forma dois pontos de Equinócio, que marcam o início da primavera e do outono e dois pontos de Solstício, que marcam o início de verão e do inverno. No dia 21 de dezembro passado, com a entrada do Sol em Capricórnio, tivemos o Solstício de Verão aqui no Hemisfério Sul e o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte. No Norte, onde o inverno é mais rigoroso, o solstício representa o ponto de maior escuridão e frio, momento em que o Sol se encontra mais longe da Terra, na porta hibernal. Esse momento marca também o início da fase luminosa do ciclo anual, pois é aqui que o Sol começa sua trajetória em direção à primavera. Assim como o Solstício de Verão marca o início da fase de obscurecimento, na porta estival. Na tradição chinesa, descrita no I Ching, o Livro das Mutações, o Solstício de Inverno é representado pelo hexagrama Retorno, ponto de transição sugerido pelo fato de que após as linhas obscuras yin expulsarem todas as linhas luminosas yang acima, outra linha luminosa surge novamente embaixo, anunciando que o tempo das trevas passou: o solstício de inverno traz a vitória da luz. Esse movimento não é provocado pela força mas pelo próprio curso da natureza, já que o movimento é cíclico e se completa em si mesmo. Tudo vem de modo espontâneo e no devido tempo. Na tradição hindu, da mesma forma, o solstício hibernal abre a devayana, a via dos deuses, enquanto o estival abre a pitriyana, a via dos ancestrais, que corresponde na tradição pitagórica, à via dos deuses e dos homens. E é também por esse motivo, que a tradição cristã escolheu esse momento como símbolo do nascimento de Jesus, já que é no terceiro ou quarto dia após o solstício de inverno no Hemisfério Norte, que realmente se vê o disco solar renascendo no horizonte, como sinal de retorno da Luz, da Vida, da Energia, do Espírito, da Esperança. Ali, o movimento está em seus primórdios e deve-se fortalecê-lo através do repouso, pra que não se dissipe prematuramente. Por isso, desejamos a todos um bom descanso! Como somos todos iguais perante Deus, nesta semana não teremos previsões por signo. Na próxima, não perca as previsões gerais e por signo para 2014.

Feliz Natal! (texto editado por Ciça Bueno do “I Ching, o Livro das Mutações”, Richard Wilhelm, Ed. Pensamento, 1993 e, do Dicionário de Símbolos, J.Chevalier e A. Gheerbrant, Ed. José Olympio, 5ª edição, 1991)